Processos da gestão de estoque de peças de simples remessa (Livre de Débito).
Produto | Linx DMS |
|---|---|
Menu | Linx DMS > Oficina > Parâmetros > Módulo Linx DMS > Oficina > Atendimento |
Data |
|
Neste documento estão descritos os procedimentos de configuração e utilização do Linx DMS referentes ao processo de Gestão de Estoque de peças - Remessa em Garantia BYD, desde o recebimento de peças em notas fiscais de simples remessa até a saída das mesmas através da OS, gerando uma nota fiscal Livre de débito.
Neste controle, as peças recebidas em simples remessa terão seu saldo considerado como "Pertence a terceiros" de forma que a saída das mesmas irá sempre ler este saldo para realizar a baixa do estoque.
Este documento aplica-se a todas as concessionárias da marca BYD.
PRÉ REQUISITO
A função 869 foi inclusa no Linx DMS.
Como padrão, essa função é criada para todos os usuários, isso permite ao usuário realizar o processo de Gestão de Estoque de Garantia BYD.
Tipos de Transação
Acesse o menu Linx DMS > Faturamento> Cadastro >Tipo Transação.
No cadastro de Tipos de Transações, verificar se existem transações para entrada e saída de itens pertencentes a terceiros que poderão ser utilizadas no processo. Senão houver, deverá ser cadastrado uma transação para cada.
Estas transações serão utilizadas no processo de emissão de nota de entrada e de saída dos itens que forem enviados pela Montadora para atender a esse tipo de garantia. No cadastro de ambas deve ser indicado no campo Subtipo Transação o campo "Pertence a Terceiros".
Importante!
Criar a "Referência Cruzada Código Fiscal Operação" cadastrada de acordo com o tipo de transação, categoria/estado do cliente e o código de tributação do item. E criar a referência cruzada de Pagamento para a entrada da nota fiscal dos itens.
Transação de Entrada
Figura 1: Cadastro do Tipo de Transação.
Transação de Saída
Figura 2: Cadastro do Tipo de Transação
Parâmetros do Módulo
Acesse o Menu Linx DMS > Oficina > Parâmetros > Módulo
Na aba Garantia, informar os campos na caixa “Emissão de NF Peças Livre de Débito BYD”. Deve Configurar o Tipo de Transação de saída Pertencente a Terceiros, Condição de Pagamento e o Cliente que serão utilizados para emissão da nota de Descrição Livre.
Importante: Possuir "Referência Cruzada Código Fiscal Operação" cadastrada de acordo com o tipo de transação, categoria/estado do cliente e o código de tributação do item.
Figura 3. Manutenção dos parâmetros
.
Código Fiscal
Acesse o Menu Linx DMS > Configuração > Cadastros > Código Fiscal
Na aba "Outras opções" foi incluído o parâmetro "CFOP utilizado para Entrada de Itens em Garantia BYD", que serve para o controle de notas fiscais de entrada de Itens pertencentes a terceiros.
É indicado que seja criado um CFOP específico para uso no processo de entrada de peças em garantia, para os seguintes casos:
Quando for recebida uma nota fiscal da Montadora que possua peças em garantia normal e peças que deverão ser incluídas no estoque pertencente a terceiros, o processo de entrada da nota deverá ser normal, considerando a transação de entrada de peças para o estoque.
Os itens que são estoque normal, recebem o CFOP de entrada, e somente para o item que deverá ser pertencente a terceiros, deverá ser informado nele o CFOP criado e que esteja com o parâmetro citado marcado. Isso fará com que o item tenha o seu saldo enviado para terceiros.
Figura 4. Manutenção do Código Fiscal de Operação
UTILIZAÇÃO DO PROCESSO
Notas de Entrada
Linx DMS > Pecas > Transações > Entradas > Notas de entrada.
Para que o processo seja executado corretamente :
- Utilizar o CFOP para o Código de Operação que foi marcado o campo "CFOP utilizado para Entrada de Itens Livre de Débito" (conforme a figura 2).
- Cadastrar a referencia cruzada para a transação de entrada a ser utilizada para esta operação (figura 1), essa referência considera o cliente, a categoria do cliente, o tipo da transação e o código de tributação do item.
- Com o parâmetro CFOP configurado com o código referente a operação de simples remessa, os itens serão alocados no campo "Pertence a Terceiros", a fim de controlar corretamente as peças desse processo.
Figura 5: Linx DMS > Pecas > Transações > Entradas > Notas de entrada
Após entrada da nota fiscal é possível consultar o saldo do item para conferência da entrada da peça
Linx DMS > Peças > Consultas > Itens do Estoque > Aba Detalhes >Estoque - Campo "Pertence a Terc."
Figura 6. Linx DMS > Peças > Consultas > Itens do Estoque > Aba Detalhes >Estoque - Campo "Pertence a Terc."
Criação de solicitações de garantia em Ordens de Serviço
Linx DMS > Oficina > Atendimento
Nas telas do sistema onde é possível realizar atendimento ao cliente com a inclusão de solicitações tipo garantia, clicar com o botão direito do mouse, em cima do grid onde localizam-se as solicitações.
Serão listadas as opções do menu, selecione a opção "Criar Solicitação Livre de Débito"
Figura 7. Abertura de Atendimento, Criar solicitação Livre de Débito
A solicitação Livre de Débito será destacada na cor cinza.
Figura 8. Abertura de Atendimento, Criado solicitação Livre de Débito
Requisição de peças em solicitações Livre de Débito
Ao efetuar a requisição de itens em solicitações livre de débito será considerada como disponível a quantidade do campo "Pertence a Terceiros" no estoque, e não a quantidade do campo "Contábil". Será considerado também, o preço que veio da nota fiscal de remessa.
Figura 9. Seleção de peças
Na imagem abaixo é possível verificar a quantidade Pertencente a Terc, que é a exibida na Figura 7, coluna Disponível.
Figura 10. Consulta Gerencial de Peças (Aba "Estoque")
Processo automático de seleção de peças Livre de Débito
Para acessar o processo automático de requisição de itens, na tela de "Seleção de Peças" dentro da Solicitação Garantia, acessar o botão "Notas Fiscais Livre de Débito(869)".
Figura 11. Seleção de peças - Botão Notas Fiscais Livre de Débito
Na tela de seleção, realize um dos filtros disponíveis e para selecionar a nota na aba Resultado com duplo clique ou clicando no botão na parte inferior esquerda da tela.
Figura12 : Selecionar Notas Fiscais Livre de Debito
Para o processo automático, somente é permitido selecionar 1 nota fiscal de entrada por vez.
O sistema irá importar para a tela de seleção de peças, os itens da nota fiscal de entrada que foram realizados com uma CFOP Remessa em Garantia, desconsiderando outros itens de CFOP normal.
Nessa importação automática o Linx DMS também irá trazer, dentro da quantidade que foi dado entrada na nota fiscal, a quantidade disponível na sessão de estoque de "terceiros", ou seja, se na nota fiscal de entrada selecionada, um determinado item foi realizado a entrada de 5 unidades e no estoque de terceiros somente há disponível 3, o Linx DMS considerará somente os 3, bem como caso haja uma quantidade maior ou igual a constante na nota fiscal de entrada selecionada a operação será executada com a quantidade total ao qual foi realizado o item na nota.
Dependendo da quantidade de itens Livre de Débito constantes na nota fiscal de entrada este processo pode demorar alguns minutos.
Durante esse processo será exibido uma mensagem como visto na figura abaixo, indicando que o processo está sendo realizado pelo Linx DMS.
Figura 13: Seleção de pelas pertencentes a terceiros.
Finalização de Ordem de Serviço
Enviar a Ordem de Serviço para o Frende de Caixa
Menu Linx DMS > Oficina > Ordem de Serviço > Manutenção
Para o processo de fechamento da O.S. e emissão da Nota fiscal Livre de débito. No botão "Valorização", teremos a visão da Ordem de Serviço. Este relatório exibe as peças normais e Remessa em Garantia, pode ser observado que o valor total da Valorização da O.S., não tem somado o valor da peça de Remessa em Garantia.
Figura 14. Manutenção da Ordem de Serviço
No botão "Valorização", teremos a visão da Ordem de Serviço. Este relatório exibe as peças normais e Livre de Débito destacadas por seção.
OBS: As peças Livre de Débito não têm seus valores somados no campo "Total Geral" deste relatório.
Figura 15: Valorização da O.S
Ao clicar no botão Encerrar Ordem de Serviço , será exibido os dados para conferência.
Clicar no botão "Nota Fiscal" para que o Linx DMS envie os dados para o Frente de Caixa.
Figura 16. Encerramento de Ordem de Serviço;.
Importante!
Caso a Ordem de Serviço contenha Solicitações de Garantia e Solicitações Normais o processamento será dividido em 2 partes:
O Linx DMS irá processar e gerar a nota fiscal para as peças pertencentes a terceiros exibindo a tela de dados da Emissão de NF de Remessa em Garantia.
A Nota é emitida em nome do cliente, mas com faturamento para a Montadora.
Figura 17. Dados da NFE Livre de Débito
Clicando ok, o DMS irá exibir a mensagem "NF Descr. Livre de Débito enviada ao Frente de Caixa", finalizando o envio da NF Desc. Livre de Débito.
Figura 18. Conclusão do processamento da Nota Fiscal (peças livre de débito)
Importante!
Caso na mesma O.S. haja peças normais e peças Remessa Garantia, o processo irá prosseguir e em seguida serão processados as peças normais.
Após concluído irá exibir a mensagem "Ordem de Serviço enviada para o frente de caixa"
Figura 19. Conclusão do processamento da Nota Fiscal (peças normais).
Manutenção de Notas Fiscais
Menu Linx DMS > Faturamento > Notas Fiscais > Manutenção.
Incluído a opção "NF. Livre Débito" possibilitando filtrar o contato referente a solicitação Remessa Garantia vinculado a Ordem de Serviço.
O resultado da consulta irá trazer todo os contatos vinculados a Ordem de Serviço informada, inclusive o contato referente a Solicitação Livre de Débito.
Figura 20: Consulta Manutenção Movimento Nota Fiscal.
Manutenção de Ordem de Serviço
Menu Linx DMS > Oficina > Ordem de Serviço > Manutenção > aba Dados Gerais
- Incluído o campo "Contato Livre de Débito" destacando a informação do contato referente a Remessa em Garantia. Este campo será apresentado somente após o contato Remessa em Garantia for criado e refere-se ao contato do Frente de caixa, que localiza a nota.
Figura 21: Destaque do contato Livre de Débito na manutenção da Ordem de Serviço.
Cancelamento de Nota Fiscal
Menu Linx DMS > Faturamento > Consulta / Relatórios > Operações Fiscais
- Iniciando o cancelamento através da nota referente ao contato Remessa Livre de Débito o sistema automaticamente irá cancelar o contato vinculado a solicitação de Remessa em Garantia.
Figura 22: Cancelamento de Notas Fiscais.
Incluída a opção Pertence à Terceiros, possibilitando gerenciar a quantidade de itens Pertencentes a Terceiros disponível em estoque.
Figura 23: Relatórios de Estoque de Peças.
Relatório do Estoque incluída a coluna P Terc destacando a quantidade disponível em estoque do item Pertencentes a Terceiros.
Figura 24: Relatórios de Estoque de Peças.
Caso a Ordem de Serviço contenha somente Peças Normais ou Peças Livre de Débito, o Linx DMS somente realizará um dos processos de acordo com o existente, dessa forma, a mensagem de resultado será respectiva ao processo realizado.
Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.






















