Visão Geral do Módulo

Este módulo é representado por telas  que auxiliam o planejamento execução e acompanhamento de uma ação de marketing, por meio destas telas, são selecionadas a lista de clientes, mídia, oferta e orçamento da ação.

Algumas definições:

Lista de cliente: Determina grupo de clientes que farão parte de uma campanha ou ação definido por perfil, frequência ou período de compra.

Campanha: Posicionamento estratégico dos varejistas, saber se comunicar de maneira adequada com seu consumidor, buscando atender os diferentes perfis dos clientes. Com mix de produtos, serviços, buscando interagir e criar uma sinergia junto ao seu público consumidor, despertando por meio de promoções ou ações direcionadas, fidelizar clientes e alavancar vendas.
 
Ação de Marketing: Fidelização no sentido de atrair o clientes, por meio de ofertas ou promoções destinadas a um grupo especificou ou não, com intuito de manter o relacionamento como também atrair outros clientes.

Menus de Apoio

Este módulo é estruturado em quatro sub módulos principais:


  • Campanhas e Ações;

Acompanhamento da Ação (durante o prazo de validade da ação).
Acompanhamento do envio (caso seja feito pela plataforma de envio de E-mails/SMS integrada ao Linx Retail CRM).

  • Tabelas de Apoio

No submenu é possível cadastrar e consultar:
Eventos de Marketing;
Cadastro de tipo de Segmentação;
Cadastro de Tipos de Oferta.

  • Consultas de Ações e Retornos;

Importar Dados de Envio das Mensagens via E-mail/SMS;
Consulta de Vendas, Ação e Clientes;
Acompanhamento de Envio das Mensagens via E-mail/SMS e retornos.

  • Integração Parceiro - Credenciais WebServices

Disponíveis consultas para acompanhamento da execução das ações, tanto enquanto estão dentro do prazo de validade quanto posteriormente após seu término. A estrutura é composta por:
Contagem de Retorno da Ação:
Vendas do Retorno da Ação:
Acompanhamento da Ação:
Acompanhamento Envio:
Clientes por Ação:
Na tela de acompanhamento do envio é possível visualizar os dados de envio e-mail marketing.

Planejamento de uma ação de marketing

Toda ação começa antes de acessar o sistema. As definições como "o que se pretende", "para quem será destinada", além dos objetivos e metas devem estar claras, para que todos caminhem em busca de um único ideal.

O planejamento de ações, geralmente, é gerado a partir de um briefing. Os envolvidos expõem suas necessidades e desejos. A recomendação, é que essa etapa inicial seja realizada fora do sistema.

Primeiramente, deve ser definida uma ferramenta para o controle do planejamento. Pode ser uma planilha ou formulário, que auxiliará na estratégia e prazos a serem adotados, além de informações que poderão servir de "guia" para alimentar o sistema (cadastro de ações, entre outros). Um planejamento realizado da forma correta pode resultar na otimização de tempo nas demais etapas do processo. No início, é sugerida a utilização desta metodologia de trabalho. No futuro, quando o usuário tiver domínio, poderá utilizar o sistema diretamente.

O planejamento consiste em duas ações principais. Uma primeira e essencial, fora do sistema e a outra, já no sistema, uma vez que dependa das informações de consulta para mensurar o tamanho do segmento que será ativado.

Primeira Fase - Fora do Sistema

Verifique, a seguir, a sugestão de procedimentos para o planejamento das ações. É importante ressaltar que esta primeira etapa deve ser realizada fora do sistema, para que:


  • Para que as eventuais e normais dificuldades no uso inicial do sistema não interfiram na definição do que será feito;
  • Para forçar uma definição clara do que deverá ser realizado e independe do sistema;
  • Para otimização do tempo. Ao realizar um planejamento corretamente, quando entrar no sistema, pelo menos o nível macro do objetivo terá sido definido.


Planilha para Planejamento de Ações

Nome da Ação

 

Objetivo do Marketing

 

Período de Validade

 

Público Alvo (filtros)

Variável 1

 

Variável 2

 

Variável 3

 


  • Nome da Ação: Defina o nome da ação. Escolha um nome que expresse claramente qual o evento ou segmento que será ativado. Algo que identifique a ação.
    • Dia dos namorados 2017.
  • Objetivo de Marketing: Informe o que pretende com a ação.
    • Ativação de Vendas.
  • Período de Validade: Defina em qual período a Ação vai valer. Esta informação é fundamental para que depois o sistema possa responder e mostrar o resultado da ação.
    • 01/06/2012 até 15/06/2012.
  • Público-Alvo: Defina os clientes que serão ativados, ou seja, os critérios/condições que deverão ser atendidos pelos clientes para que participem da ação. Estes critérios serão os filtros utilizados para a seleção de clientes.


Por exemplo:
Para os Dia dos Namorados, serão selecionados os clientes que:

    • Sexo Feminino;
    • Idade entre 15 a 30 anos;
    • Classificadas entre as Melhores clientes da Rede;
    • E que tenham E-mail (a intenção é utilizar o e-mail para divulgação da ação).


Planilha para Planejamento de Ações

Nome da Ação

Dia dos Namorados

Objetivo do Marketing

Ativar Vendas

Período de Validade

15/06/2012 até 15/06/2017

Público Alvo (filtros)

Variável 1

Sexo Feminino

Variável 2

Idade entre 15 e 30 Anos

Variável 3

Incluídas entre as melhoras RFV

Variável 4

Com e-mail cadastrado


Segunda Fase - Já no sistema


Para dar sequencia ao planejamento, é sugerida a utilização de uma segunda planilha, já com informações extraídas do sistema. A pergunta principal que deve ser respondida é: Quantos clientes atendem aos critérios definidos?


A partir dessas informações, será possível dimensionar o gasto com a ação, além de possibilitar ajustes como o aumento ou diminuição do escopo, conforme o orçamento disponível.


O primeiro passo para dar sequencia ao planejamento é localizar, no sistema, onde será realizada a consulta para mensurar a quantidade de clientes que atendem aos critérios. Na planilha, a Quantidade Total de Clientes.


Etapas

Descrição

 

Valores

1

Determinação de Clientes/ Público Alvo da Campanha.

Os critérios para segmentação da base de clientes devem ser estabelecidos no planejamento.

Quantidade Total de Clientes

 

Grupo de Controle

 

Quantidade Líquida de Clientes

 

2

Oferta

Custo Unitário da Oferta

 

Custo Total da Oferta

 

3

Peça de Comunicação

Custo Unitário da Peça

 

Custo Total da Peças

 

4

Canal de Comunicação
(E-mail, SMS , Correios)

Custo unitário do envio

 

Custo Total do envio

 

5

Custo Total da Ação

 

 


 


Para fazer uma Consulta, há dois locais "candidatos" no sistema:


  • Marketing Campanhas e Ações
  • Cadastros e Cargas

Para este tipo de informação, é recomendada a utilização da opção Cadastros e Cargas por dois motivos:


1. Na fase do Planejamento da Ação muitos ajustes deverão ser feitos até que a quantidade seja ajustada ao orçamento ou às peças disponíveis para brindes, etc.
2. Neste módulo, as consultas retornam no grid a relação completa dos clientes, individualmente, que atendem aos critérios, possibilitando a visualização, por amostragem, se os clientes atendem aos critérios estabelecidos.

Atenção

É muito comum, ao realizar os filtros, cometer-se erros. Esta conferência é altamente recomendável, já que permite a correção do filtro. Caso cometa um erro , você estará fazendo uma ação para o público errado e os resultados podem ser desastrosos.

Fluxo Linx Retail CRM


Fluxo de Processos



Fluxo no Linx Retail CRM




Processo CRM


O Módulo Cadastros e Cargas, na verdade, abrem caminho para o planejamento e execução de ações para mudar a realidade analisada.


O processo de planejamento, execução e avaliação destas ações é realizado no módulo Marketing e Segmentação.


Os processos realizados por meio do Linx Retail CRM está estruturado em:

  • Seleção/Criação de Filtros (definição das condições que os clientes devem ter para participar da ação);
  • Seleção/Criação de Listas (dos clientes que vão participar das ações);
  • Seleção/Criação de Campanhas (grupo de ações);
  • Seleção/Criação e Avaliação de Resultados das Ações de Marketing.


Processos


  • Gerando uma Lista
  • Procedimentos para criar uma Campanha de Marketing
  • Cadastrando uma Ação Vinculada a uma Campanha
  • Consultas e Acompanhamento de Execução da Ação

Gerando uma Lista


  • Lista;

Processamento e seleção dos clientes que farão parte de uma Campanha ou Ação de Marketing.
Principais telas de Filtros para gerar lista e arquivos de clientes.(formato CSV).

  • Cadastro de Clientes
  • Conta Clientes
  • Lista

Análise de Clientes

Veja a seguir como gerar uma lista:

A análise realizada para se identificar quais grupos de clientes farão parte de uma campanha ou Ação de marketing é determinada na geração da Lista.

O Linx Retail CRM permite que por meio de consultas do cadastro de cliente, seja gerada uma Listagem dos clientes.

1. Acesse o Módulo Cadastro e Cargas;

2. Em seguida clique no SubMenu Cadastro Contas Cliente;

3. Acesse a tela Cadastro Cliente;

4. Faça um filtro de acordo com o perfil de cliente que vai pertencer a lista gerada;

5. Clique no botão Pesquisar.

6. Após carregar os registro, clique na opção Geração de Arquivos;

7. Informe um nome e a Rede para Lista que será gerada;

8. Clique no botão Salvar Alterações;

9. Para gerar uma lista acesse a opção Geração de Arquivos.


Após gerar a Lista


1. Informe um nome para Lista.
2. Informe a Rede.
3. Clique em Salvar Alterações.

Procedimentos para criar uma Campanha de Marketing


Verifique, a seguir, os procedimentos para realização da consulta para geração de Lista:


Cadastramento de uma Campanha de Marketing


Verifique, a seguir, os procedimentos para a criação de uma nova campanha:


1. Acesse o Módulo Marketing Campanhas e Ações, Menu campanhas e Ações.

2. Clique no botão Incluir. Será exibida a tela de Campanha.

3. Informe o nome da Campanha e estabeleça o período de Validade.

4. Informe também a Rede a qual a campanha será associada.

5. Para exemplificar a criação desta campanha, os custos não serão detalhados. Clique em Salvar para registrá-la.

A campanha estará disponível para a realização das Ações.


Atenção

Por meio da tela de Cadastro de Clientes, Lista ou Pesquisa Especial é possível gerar a lista de clientes.


Cadastrando uma Ação Vinculada a uma Campanha


Para fazer uma nova ação, é necessário definir:


  • Filtros: para segmentar clientes
  • Listas: Uma relação nominal dos clientes que participarão da ação;
  • Campanha: Para abrigar ações dentro de um objetivo comum;
  • Tabelas de Apoio: opções para caracterizar a ação (oferta).

1º Passo


1. Acesse o Módulo Marketing Campanhas e Ações.

2. Submenu Campanhas e Ações.

3. Acesse a tela Ações de Marketing.

4. Informe um nome para Ação, data inicial e final.

5. Vincule uma Campanha a Ação.

6. Informe a Rede que a Ação deve pertencer.

7. Vincule a Lista gerada anteriormente a Ação.


2º Passo

1. Na página Informar Valores da Ação,preencha os dados necessários.
2. Clique no botão Aprovar Ação para aprovar a ação cadastrada.
3. Clique no botão salvar alterações.


Atenção

A estruturação de campanhas não é uma prática comum às empresas de varejo.
A utilização do Linx Retail CRM requer a adoção de um procedimento mais estruturado, com a realização de uma campanha para associação das ações.
Para as empresas que utilizam ações isoladas, é sugerida a criação de uma campanha genérica, com validade anual.

Consultas de Acompanhamento de Execução da Ação


Para consultar uma ação em processo de envio das mensagens aos clientes da lista, verifique as opções a seguir:


No módulo Marketing Campanhas e Ações, estão disponíveis no sub menu de Consultas de Ações e Retornos as seguintes opções:


  • Acompanhamento da Ação
  • Acompanhamento de Envio
  • Clientes por Ação
  • Vendas por Ação de Marketing
  • Análise de Vendas por Ação (Pivot)


Procedimentos Gerais para Consulta


Verifique, a seguir, os procedimentos para consulta do Menu Consultas de Ações e Retornos:


Exemplo:

1. Acesse o módulo Marketing e Campanha e Ações.

2. Na opção Consultas Ações e Retornos, selecione a tela Acompanhamento de Ação.

3. No campo Ação ,clique com o botão direito para selecionar a ação a ser acompanhada.

4. Na parte superior da tela são exibidos os dados da Ação.

5. A área inferior é dividida em duas partes:


  • Lado esquerdo: os dados de Integrantes da Ação, como Quantidade Total e o percentual da Meta atingida.
  • Lado direito: os dados de envio quantidade e valores,Grupo de Controle, Eventos da Ação e Controle Diário de Retorno.

Este acompanhamento da ação pode ser feito tanto durante o prazo de validade da ação e após seu encerramento.


Atenção

O processamento (atualização) do sistema diário é realizado com atraso de alguns dias (delay). A quantidade de dias é parametrizada conforme a necessidade da empresa, no momento da instalação.


Outras Consultas Disponíveis


Acompanhamento da Ação:

  • Desempenho da ação.
  • Status
  • Percentual de Clientes que compraram na Ação

Acompanhamento de Envio:

  • Para acessar os detalhes de envio realizado por meio da plataforma integrada (do parceiro).
  • Quantidade de clientes que receberam a mensagem.
  • Quantidade de clientes que abriram a mensagem.

Clientes por Ação:

  • Visualização de dados da Ação realizada;
  • Totais de Clientes;
  • Status de Clientes na Ação.

Vendas por Ação de Marketing:

  • Total de Vendas para Ação;
  • Total da Venda por cliente;
  • Itens vendidos na Ação.

Análise de Vendas por Ação (Pivot):

  • Dados relacionados a Ação de acordo com consulta configurada pelo usuário.