ÍNDICE

Chamado: 721.710


Data: 30/07/2018


Assunto

Tornar obrigatório informar a solicitação de serviço do cliente nas notas emitidas no balcão de peças e oficina. 


Abrangência

Emissão de notas de venda de peças e serviços. 


Aplicação

Implementada uma opção que permite o usuário informar a solicitação de serviço do cliente nos dados adicionais das notas de peças e serviços. Este código de solicitação de serviço será gravado no histórico das duplicatas para facilitar a cobrança junto ao cliente.

Para que o usuário não esqueça de informar este código de solicitação de serviço disponibilizado pelo cliente foi criado o parâmetro "Obrigar Informar a Solicitação de Serviço nos Dados Adicionais" no cadastro do cliente.


  • Linx DMS > faturamento > manutenção de clientes > cadastro de clientes



Fig. 1 – Manutenção de Clientes


Se a opção <Obrigar Informar a Solicitação de Serviço nos Dados Adicionais> estiver marcada na aba <Complemento> do cadastro de clientes, quando o usuário for enviar uma nota de peças para o frente de caixa ou encerrar uma O.S., o sistema irá verificar se o código da solicitação de serviço foi informada nos dados adicionais da nota.


  • Linx DMS > peças > atendimento balcão


Fig. 2 – Venda de Peças


Ao clicar no botão <Confirmar> na tela do atendimento no balcão e no cadastro do cliente a opção <Obrigar Informar a Solicitação de Serviço nos Dados Adicionais> estiver marcada será verificado se a solicitação de serviço do cliente foi informada nas informações adicionais da nota e caso não tenha sido será mostrado a mensagem abaixo obrigando que o usuário informe o respectivo código.


Fig. 3 – Mensagem de Alerta



Fig. 4 – Venda de Peças > Inf. Adicionais


Clicando no botão <Inf. Adicionais>, será aberta a tela para informar os dados adicionais da nota conforme mostrado abaixo:


Fig. 5 – Solicitação de Serviço


Na aba <Solicitação de Serviço>, o usuário deverá informar o código da solicitação de serviço para que a nota possa ser enviada ao frente de caixa.
Atenção: Se a opção <Obrigar Informar a Solicitação de Serviço nos Dados Adicionais> estiver desmarcada, o preenchimento deste código não será obrigatório.
Durante o processo de emissão da nota no frente de caixa, serão gerados os respectivos títulos a receber e o código da solicitação de serviço do cliente ficará registrado no histórico da duplicata conforme demonstrado abaixo:


Fig. 6 – Manutenção de Títulos a Receber


  • Linx DMS > oficina > ordem de serviço > Manutenção




Fig. 7 – Manutenção da Ordem de Serviço


Para fazer o encerramento de uma O.S., o usuário deverá clicar no botão <Encerra O.S.>, onde será mostrada a tela de encerramento da ordem de serviço conforme mostrado abaixo:



Fig. 8 – Encerramento da Ordem de Serviço


Ao clicar no botão <Nota Fiscal> e, no cadastro do cliente, a opção <Obrigar Informar a Solicitação de Serviço nos Dados Adicionais> estiver marcada, será verificado se a solicitação de serviço do cliente foi informada nas informações adicionais da nota e, caso não tenha sido, será mostrada a mensagem abaixo, obrigando que o usuário informe o respectivo código.



Fig. 9 – Mensagem de alerta


Clicando no botão <Inf. Adicionais>, será aberta a tela para informar os dados adicionais da nota conforme mostrado abaixo:



Fig. 10 – Encerramento da Ordem de Serviço > Inf. Adicionais



Fig. 11 – Solicitação de Serviço


Na aba <Solicitação de Serviço>, o usuário deverá informar o código da solicitação de serviço para que a nota possa ser enviada ao frente de caixa.
Atenção: Se a opção <Obrigar Informar a Solicitação de Serviço nos Dados Adicionais> estiver desmarcada, o preenchimento deste código não será obrigatório.
Durante o processo de emissão da nota no frente de caixa, serão gerados os respectivos títulos a receber e o código da solicitação de serviço do cliente ficará registrado no histórico da duplicata conforme demonstrado abaixo:



Fig. 12 – Manutenção de Títulos a Receber