Nas vendas de produtos controlados pelo SNGPC o sistema solicitará ao vendedor algumas informações exigidas e transmitidas a ANVISA, que são:

  • produto é preenchido automaticamente com o produto vinculado a venda.

  • Informar o CR/UF do profissional que prescreveu a receita. Devido ao fato de que o arquivo de exportação da ANVISA não suporta CRN - Conselho Regional de Nutrição, ao tentar informar um Nutricionistas na dispensação de produtos controlados pela vigilância sanitária, o sistema não permitirá a conclusão apresentando mensagem informativa.

  • O campo Uso prolongado somente estará disponível quando o produto selecionado estiver substância principal que gere informações ao SNGPC ou for antimicrobiana, se for SIM a validade máxima será de 90 (noventa) dias contados a partir da data atual.

  • Os campos Solicitar Receita e Vencimento em dias são preenchidos automaticamente conforme configurações efetuadas nos programas "Tipo de Produto" e "Cadastro do Produto". (campo não editavel)

  • No campo UF/Receita deverá informar o Estado de origem da receita prescrita e na sequencia o número da receita apresentada pelo cliente ao farmacêutico, caso não tiver, o farmacêutico poderá deixar esse campo em branco que o sistema informará automaticamente um número de receita controlada pela farmácia de acordo com seqüência informada nos Parâmetros do sistema. O sistema aceita até 16 dígitos no número da receita, isso porque o número da receita azul é maior que das receitas brancas.

    • Observamos que a informação da UF é importante pois alguns medicamentos de controle especial a receita só poderá ser dispensada no Estado emissor da mesma.

  • Na sequência informe a quantidade prescrita na receita, por padrão estará informada a quantidade dispensada na fita detalhe, o sistema validará que o valor deverá ser maior ou igual ao da fita detalhe.

  • Informar a data de prescrição da receita, o vencimento da receita será apresentado conforme configurações no Cadastro de Produto > Substância. Quando a(s) data(s) informada(s) estiver(em) vencida(s) exibirá uma mensagem "Receita vencida há XX dias". E quando não estiver vencida: "Receita vencerá daqui há XX dias".

Importante


Essa data será transmitida ao SNGPC. Lembramos ainda que o vencimento da receita é de responsabilidade do farmacêutico e não do Linx SoftPharma, portanto, o aceite ou não da venda com a receita apresentada é de responsabilidade do farmacêutico. Caso seja informada uma receita já vencida, no caso das vendas para Farmácia Popular, a venda poderá ser bloqueada.

  • O CID é referente ao código internacional de doenças, essa informação não é obrigatória
  • Dados do Paciente: Informe os dados do paciente (em que será administrado o medicamento). Estas informações são exibidas nos relatórios de movimentação de psicotrópicos: nome , data de nascimento, endereço, telefone e sexo.

  • Dados do Comprador: Informe os dados do comprador do medicamento. Estar informação são exportadas para a ANVISA pelo arquivo XML: nome, tipo de documento que foi apresentado no ato da compra, documento, órgão expedidor, UF. 

O botão Associadas é somente exigida ou solicitada quando a farmácia está exportando as informações de vendas com receituários aos institutos de pesquisas, não tendo relação nenhuma com o SNGPC.

Importante! 

  • Não é permitida a venda de itens psicotrópicos que estejam sem saldo em estoque, mesmo que o sistema esteja configurado para aceitar estoque negativo.

  • Mesmo que o sistema inteiro esteja parametrizado para que não repetir itens na venda, na venda de psicotrópicos os itens serão repetidos pois é necessário informar o lote de cada item.

  • Se a data da receita estiver vencida, será exibida uma mensagem nesta tela informando desta situação, e o campo 'Data receita' é carregado com base na data informada no campo 'Data prescrição receita' para o primeiro produto da venda. Se a data atual for mantida ou alterada, a data será replicada para todos os produtos.

  • Os campos serão liberados conforme o tipo de produtos (psicotrópicos, antimicrobianos e uso veterinário), pois para cada um deles a ANVISA solicita determinadas informações.