ÍNDICE

O que é?


O BRAVOS Mobile é uma solução desenvolvida para dispositivos móveis, o que envolve tablets e smartphones.
Esta solução tem como objetivo o aprimoramento e inovação dos processos das concessionárias de veículos. É uma ferramenta robusta e pode ser utilizada pelos clientes da Linx que já possuem os pré-requisitos especificados neste manual, tópico <Pré-Requisitos>.

Como ele funciona?


O BRAVOS Mobile é composto por duas partes básicas, o Serviço e a Aplicação.

  • Serviço: O serviço é um WebService que faz a interação do BRAVOS existente com a aplicação do tablet. Ele faz as interações com os sistemas e com o banco de dados, assegurando que as informações e operações realizadas no tablet sejam consistentes;


  • Aplicação: A aplicação é a funcionalidade que é executada no tablet, onde acontece a interação do usuário.


Todas as funcionalidades que rodam na aplicação se comunicam com o serviço, que por sua vez, faz a devida comunicação com o BRAVOS.

Pré-Requisitos


Para utilizar o BRAVOS Mobile o cliente necessitará, obrigatoriamente:

  • Possuir um BRAVOS Linx ;
  • Possuir uma rede Wi-fi;
  • Possuir um tablet com os pré-requisitos mínimos:

    • Tamanho mínimo: 10 Polegadas;

    • Processador Octa Core de 1.6GHz;

    • 3GB de RAM;

    • Câmera de 8MP;

    • Versão do Sistema: Android 7.0 (Nougat);


Importante: As orientações contidas neste manual referem-se ao sistema operacional no idioma português. Se o seu estiver em inglês, vão existir diferenças nas nomenclaturas. Se não encontrar um serviço mencionado em português, tente no idioma do seu sistema operacional.

Passos para Instalação


Antes de iniciar esta instalação, certifique-se de que você passou por todos os passos do seguinte manual:

DocumentoManual Instalação Linx DMS 


Diretório de Imagens:

Para configurar o diretório de imagens do mobile, é necessário acessar o configurador do LinxDMS (C:\inetpub\AtualizacaoLinxDMS\Services\ConfiguradorLinxDMS.exe). Neste executável, acesse a aba aba "Mobile" e informe no campo "Armazenamento das imagens de veículos:" o mesmo caminho definido no campo referente ao mobile, no menu "Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas".
Obs. 1: O caminho configurado deve ser uma pasta de rede pública (sem senha).

Obs. 2: Este caminho pode ser definido no procedimento de instalação mencionado no passo anterior.

Após isso, para a instalação do BRAVOS Mobile você deve passar por mais estes 2 passos:

Passo 1: Configuração das Permissões e Licença


Antes de começar a utilizar a aplicação é preciso realizar algumas parametrizações e configurações, conforme orientado nos tópicos a seguir.

Permissão de Usuários

Este tópico refere-se as parametrizações dos usuários que irão utilizar o sistema. Realize a parametrização de acordo com seu BRAVOS.
Para que um usuário possa utilizar o BRAVOS Mobile, ele deve possuir um usuário cadastrado no BRAVOS. Se o cliente for usuário do BRAVOS, as funcionalidades exibidas no Mobile são referentes às permissões que ele tem nos programas do próprio BRAVOS. Ou seja, se um usuário tem permissão para acessar o programa de Avaliação de Seminovos no BRAVOS, quando ele entrar no BRAVOS Mobile, ele terá a permissão para utilizar a funcionalidade de Avaliação de Seminovos.

Licença

Para que o aplicativo possa funcionar corretamente, ele precisa estar cadastrado no serviço e possuir uma vaga disponível na licença liberada pela Linx. A licença é um cadastro que o cliente tem nos servidores da Linx para poder utilizar as funcionalidades. A liberação correta da licença dependerá do contrato do cliente com a Linx.
Para utilizar a licença e liberar um tablet para o uso, o cliente deve abrir o programa Gerenciador de Licenças Mobile. No servidor do LinxDMS deverá acessar o diretório: C:\inetpub\Linx_Config1\Services\MobileLicenseCli.exe. Ao abrir o programa, é preciso conectá-lo, faça isso pressionando o botão <Conectar> no canto superior esquerdo do programa.


OBSERVAÇÃO

A descrição "...\Linx_Config1\..." dependerá da configuração de cada ambiente, podendo possuir uma pasta com um outro nome diferente de Linx_Config1.




Neste momento, o usuário poderá cadastrar sua licença de duas formas: através de um código ou de um arquivo com extensão *.linx enviada para o cliente. Ambas serão abordadas a seguir.
Dá primeira forma, o usuário deverá clicar no botão  . O programa pedirá que o usuário verifique se há uma conexão com a internet. Se ela existir, será pedido ao usuário um código gerado pela Linx e enviado para o cliente por e-mail, para cadastrar a sua licença. Se o usuário inserir o código corretamente, o programa se comunicará com o servidor da Linx e cadastrará seu CNPJ.
Dá segunda forma, o usuário terá recebido um arquivo *.linx da Linx. Então, basta clicar sobre o botão  para importar os dados da licença.
Com isso serão exibidas para o usuário algumas informações sobre a licença, funcionalidades que ele tem acesso e os dispositivos já cadastrados.

Caso exista alguma vaga em aberto, para incluir um novo dispositivo basta clicar sobre o botão  . Neste momento, é preciso preencher um campo chamado <Alias>, que nada mais é do que um apelido que o usuário vai dar para aquele aparelho cadastrado, para poder identificá-lo posteriormente. Depois que o <Alias> é preenchido, o programa gera um número chamado <PIN> com uma validade de 1 hora. Este número será inserido no tablet para o mesmo poder se comunicar com o Gerenciador de Licenças e cadastrá-lo com permissões na licença. Caso o usuário não utilizar o número PIN dentro do seu prazo de validade, ele não funcionará mais, e o processo terá que ser refeito.
Caso não exista nenhuma vaga em aberto, é preciso abrir uma. Para isso, basta clicar no botão  e escolher um dispositivo para ser excluído. O botão atualiza a lista de dispositivos.
Com o número PIN em mãos, já é possível realizar a configuração do tablet.
: Clicando no botão o programa regravará as visões dos veículos, isso se faz necessário quando ocorrer problema nas fotos dos Checkin da Oficina. Exemplo: Solicita a abertura da foto da frente do veículo e é mostrada a lateral do mesmo.
: Atualiza as informações internas definidas pela VW, como por exemplo, Itens de Checklist, Mídias e Motivos.

Passo 2: Configuração da Origem de Tráfego


Acesse o BRAVOS, no menu/caminho CRM Plus > Parâmetros > Módulo.
Na aba "Geral" sub aba "Web/Mobile", informar uma origem de tráfego para os contatos WEB.

Atualização dos Serviços

  • Observação:
    •  O Linx DMS Mobile utilizará apenas o IIS.


Periodicamente, são disponibilizadas novas funcionalidades na integração com os dispositivos móveis.
Sendo assim, a cada liberação dos serviços, será disponibilizada uma nova versão do instalador do programa.
Para atualizar, siga os seguintes passos:
1. Na estação servidora, abra a guia de serviços do Windows (Executar > services.msc)
2. Localize o "Serviço de Publicação na World Wide Web", conforme ilustração abaixo:

3. Clique em <Parar>, para interromper os serviços.

Observação: Se o servidor possuir outros serviços de publicações web rodando, como Apache, Tomcat ou o executável para checagem de licenças dos tablets, é preciso para-los também.
4. Faça o download do Linx DMS, acessando a página Distribuição do Linx DMS e execute a instalação.


5. Ao concluir, os arquivos estarão atualizados, e você poderá clicar em <Iniciar> para ativar o <Serviço de Publicação na World Wide Web>. 

ATENÇÃO: É recomendável que a atualização seja realizada fora do horário de expediente, pois, ao desativar o IIS, outros serviços podem ser prejudicados.



Para concluir a instalação do BRAVOS Mobile, pode seguir as orientações do Manual BRAVOS Mobile Configuração




  • Sem rótulos