• Como configurar o sistema Degust para funcionamento do autoatendimento vertical?
  • Configurações Web do autoatendimento vertical.
  • Configurações PDV do autoatendimento vertical.


Introdução

O autoatendimento é um PDV de venda do tipo balcão, porém com algumas particularidades. Com o autoatendimento, o próprio cliente da loja faz a compra e efetua o pagamento diretamente em dinheiro ou nos cartões de crédito, débito ou voucher (refeição). Para que as formas de pagamentos funcionem a loja deve contratar o serviço junto à operadora do TEF do autoatendimento (exclusivamente o D-TEF da Linx).

Importante

  • O autoatendimento não pode ser o servidor do sistema Degust PDV (devem ser máquinas separadas).
  • Atenção aos pré-requisitos do equipamento do autoatendimento.
  • As observações (sem gelo, com limão, entre outras) não funcionam no autoatendimento, é um recurso exclusivo do PDV.
  • As imagens deste projeto devem ser colocadas na pasta “Imagem/Vert” até segunda ordem. Esta separação foi feita para evitar conflitos com os autoatendimentos horizontais.

Hardware - Pré-requisitos

Resolução 1080 x 1920 pixels.

Mínimo com 4GB de RAM - Aconselhável 8GB e HD de 500GB

  • Intel Core i3 – 7ª Geração ou superior ou Intel Core i5 acima da 3ª geração; 
  • 4 Gb Ram.
  • 4 Portas USB 
  • 500 Gb de HD 
  • Windows 7 Pro ou Ultimate (32/64 Bits) com SP1 ou 
  • Windows 10 Pro (32/64 Bits) 
  • Windows 10 IoT Enterprise (64 Bits) 
  • Pinpad (Para uso do Autoatendimento é obrigatório o uso do D-TEF ou SITEF via DLL)
  • Impressora (Vide: Equipamentos Homologados) ou Bloco Impressor (Vide: Equipamentos Homologados)

Imagens

Imagem

Tamanho (largura x altura)

Tipo

Descrição

Banner inicial

1080 x 1920 pixels

JPG

Imagem que é mostrada em tela cheia antes de iniciar o pedido.

Banner Topo

1080 x 456 pixels

JPG

Imagem exibida a cima dos produtos disponíveis para seleção.

Grupo de Produto e Produto de Venda

256 x 256 pixels

JPG / JPEG

Imagem que exibe os produtos disponíveis para venda e permite seleção do produto.

Botão Voltar

85 x 87 pixels

PNG

É exibido o botão seta voltar no rodapé para retornar à tela de pedidos.

Botão “Não Obrigado”

445 x 99 pixels

PNG

É exibido o botão “não obrigado” quando houver a opção de acréscimo de ingredientes.

Botão “Continuar Comprando, Perfeito! Quero Pagar”

477 x 127 pixels

PNG

Botões exibidos no rodapé da tela indicando qual passo o cliente pode seguir.

Botão de forma de pagamento Cartão de Débito

954 x 720 pixels

PNG

Exibe as imagens com os cartões aceitos pela rede e formas de pagamentos débito, credito e refeição.

Botões de forma de pagamento Cartão de Crédito e Voucher

477 x 360 pixels

PNG

Exibe as imagens com os cartões aceitos pela rede e formas de pagamentos débito, credito e refeição.


Configurações do Degust Web

1. Incluir imagens nos Produtos de Venda


Acesse “Cadastro / Estoque / Produto de Venda / Produto de Venda”, utilize os filtros e o botão “Consultar” para localizar o produto desejado, clique sobre o produto e será aberta a tela abaixo.

Importante - Para otimizar a aparência do autoatendimento é sugerido inserir a imagem sem cor de fundo ou com o fundo da mesma cor do autoatendimento.

Clique no botão imagens, em seguida, na aba “AA Vertical”, clique em “Selecionar Imagem”, localize a imagem no computador e clique em ‘Enviar Imagem”. Obs.: As imagens dos produtos devem ser JPG.

2. Incluir imagens nos grupos de Venda Orientada

Acesse “Cadastro / Estoque / Venda Orientada / Grupo de Venda Orientada”. Utilize os filtros e o botão “Consultar” para localizar o grupo desejado. Clique sobre o grupo e será exibida a tela abaixo. Marque as opções “Exibir valor dos produtos no autoatendimento” e “Exibir descrição do grupo no autoatendimento”.

Importante - Para otimizar a aparência do autoatendimento é sugerido inserir a imagem do grupo de V.O. sem cor de fundo ou com o fundo da mesma cor do autoatendimento.

Clique no botão imagens, em seguida, na aba “AA Vertical”, clique em “Selecionar Imagem”, localize a imagem no computador e clique em "Enviar Imagem”. Obs.: As imagens dos grupos devem ser JPG.

3. Configuração do Autoatendimento

Acesse “Cadastro / Configuração / Configuração de Autoatendimento”, clique em “Incluir” e será exibida a tela abaixo. Digite o nome do autoatendimento, o tempo de exibição do banner (em segundos) e o tempo limite para inativar o autoatendimento (em segundos).

4.  Cadastro de Loja

Acesse “Cadastro / Loja / Loja”, Utilize os filtros e o botão “Consultar” para localizar a loja desejada e clique sobre ela. Será exibida a tela abaixo, em “Config. Autoatendimento” selecione o autoatendimento cadastrado anteriormente e clique em “Salvar”.

5. Cadastro de Banner

Acesse “Cadastro / Loja / Configuração de Banner / Banner” e clique em “Incluir”. Na tela que será exibida, digite a descrição do banner, a prioridade (numeral), a ação (por padrão é nenhuma), marque os dias da semana que o banner será visualizado e clique em “Prosseguir”.

 

Em seguida, clique na aba “Configuração / Restrição de Horário” onde poderá ser marcada a opção “Trabalhar com restrição por horário” se desejar, digitando o horário e clicando em “Incluir” (Segundo botão incluir). Caso não queira usar a restrição de horário, clique apenas em “Incluir” (primeiro botão Incluir) em “Configuração de Banner por aplicação”.

Será exibida a tela abaixo, em “Aplicação” selecione “Auto Atend. Vertical” e em “Tela” selecione a opção “Tela Descanso Vertical” ou “Banner Topo Vertical” e clique em “Salvar”.



Importante - É permitido cadastrar várias imagens para a tela de descanso e banner topo vertical que irão se alternando respeitando a ordenação configurada (prioridade). Os formatos aceitos são “JPG, JPEG e PNG”.

Após “Salvar”, será exibida a tela de seleção de imagens automaticamente. Clique em “Selecionar Imagem”.

Localize a imagem desejada no computador e clique em “Abrir” e depois em “Enviar Imagem”.

Ao retornar à tela de cadastro de banner, clique em “Salvar”. Se Desejar inserir mais banners basta repetir o processo. Para cada banner deve ser feito esse mesmo processo.

6. Configuração de Banner por loja

Acesse “Cadastro / Loja / Configuração de Banner / Config. Banner Loja” e clique em “Incluir”. Em “Banner” selecione o banner cadastrado anteriormente e o período de vigência (não inserir data acima 2025), período em que esse banner ficará ativo no autoatendimento, e clique em “Incluir”.

Será exibida a tela de seleção de lojas automaticamente. Selecione as lojas desejadas no lado esquerdo e clique no botão “>” para adicioná-las ao lado direito e depois clique em “Confirmar”.

Ao retornar na tela de configuração de banner por loja, clique em ‘Salvar”.

Repita esse processo para todos os banners inseridos.

Acesse “Cadastro / Configuração / Configuração do franqueador”, marque a opção “Trabalhar com Multi-Idioma” e clique em “Salvar”. Observação - Essa configuração não remove os botões de idiomas (Inglês e Espanhol) exibidos no autoatendimento. Atualmente, não existe configuração para remoção desses botões de idiomas.

7.  Configuração de idiomas (Descrição na tela do Autoatendimento)

Em seguida, acesse “Cadastro / Loja / Configuração de Loja” na visão da loja, marque a opção “Trabalhar com Multi-Idioma” e clique em “Salvar”.

Agora acesse “Cadastro / Loja / Configuração de Idiomas / Padrão de Tradução” e clique em “Incluir”. Digite a descrição desejada e clique em “Salvar”.

Em seguida, acesse “Cadastro / Loja / Configuração de Idiomas / Tradução por referência” e altere as descrições das telas desejadas. Basta selecionar o “Padrão” cadastrado anteriormente, o “Idioma” e clicar em “Consultar”. Digite o texto desejado na coluna “Tradução” e clique em “Fechar”.

Caso queira alterar também as nomenclaturas exibidas no autoatendimento dos grupos de V.O., legenda de produto principal ou de um determinado produto, acesse “Cadastro / Loja / Configuração de Idiomas / Tradução”.

Selecione o “Padrão”, “Idioma”, em “Tabela” selecione uma das três opções desejadas e clique em consultar, Na coluna “Tradução” digite o texto que será exibido no autoatendimento.

Importante

A descrição do produto pode ficar à frente da imagem no autoatendimento e não ficar visualmente atrativo.

A partir da versão 3.0.23.7 existe a opção “Exibir descrição dos produtos” na configuração geral, aba “autoatendimento”. Dessa forma, o cliente poderá utilizar o nome do produto na imagem.

Existe a opção para remover a descrição dos grupos de V.O. no autoatendimento, pois alguns clientes usam a nomenclatura dos grupos nas imagens.

8. Descrição do grupo de V.O. no autoatendimento

Para remover os nomes dos grupos no autoatendimento basta acessar “Cadastro / Estoque / Venda Orientada / Grupo de Venda orientada”, utilize os filtros e o botão “Consultar” para localizar o grupo desejado e clique duas vezes sobre ele. Desmarque a opção “Exibir descrição de grupo no autoatendimento” e clique em “Salvar”.

9. Configuração dos valores de Mix de Produto

Os valores exibidos no autoatendimento são os valores da coluna “Valor Mix Produto” da tabela de preço. Lembrando que a exibição de valores de produtos funciona apenas para produtos principais no autoatendimento (secundários e terciários não exibem valor).

Lembrando que para habilitar essa coluna na tabela de preço é necessário marcar a opção “Mix de Produtos” no cadastro do produto (Cadastro / Estoque / Produto de venda / Produto de venda).

Configurações Degust PDV

Acesse “Configurações e Cadastros”, clique na opção “03 – PDV”, informe o número do PDV que utilizará o autoatendimento e configure a aba inferior “Vd. Balcão/Autoatendimento” conforme a imagem abaixo. Não esquecer de configurar o finalizador padrão como “CRT” para ele ficar disponível conforme o exemplo da imagem abaixo.

Em seguida, acesse “Configurações e Cadastros / 01 Configuração Geral”, clique na aba “Autoatendimento”, selecione as opções e cores desejadas. Acesse o autoatendimento para testar as mudanças.

Detalhes da configuração geral da aba "Autoatendimento"

Imagem de Fundo: Imagem utilizada em todas as telas do autoatendimento e os formatos aceitos são: “JPG, JPEG, PNG”. Obs. Há uma imagem dentro da pasta “DegustWin\imagem\” chamada “NoImageAADescanso.jpg” que deverá ser substituída pela imagem de fundo nova. É importante ter o mesmo tamanho (comprimento e altura em pixels).

Identificar automaticamente cliente: Essa opção é utilizada para o consumidor efetuar a compra no autoatendimento informando o CPF/CNPJ no cupom, caso esta opção esteja desabilitada, o autoatendimento não irá perguntar se deseja CPF/CNPJ na compra.

Identificar se o pedido é para viagem: Essa opção permite ao cliente escolher se ele irá consumir os produtos no estabelecimento ou para viagem.

Permitir pagamento em dinheiro no autoatendimento: Para os terminais que aceitam pagamento em dinheiro, esta opção deve ser assinalada.

Tipo de fonte das legendas: Essa opção permite ao cliente escolher a fonte que será utilizada na legenda dos produtos.

Exibir opção para informar a quantidade na venda sugestiva: Marque essa opção para utilizar o “+” e “-” na composição do autoatendimento. Lembrando que deve ser feita a configuração de venda orientada chamando o grupo de composição algumas vezes, por exemplo, cinco vezes para utilizar o recurso.

Exibir o valor dos produtos em todos os níveis (Secundário e terciário): Essa opção permite a exibição dos valores de todos os produtos disponíveis para venda.

Aplicar a fonte em todas as legendas: Essa opção força a mesma fonte (letra) em todas as legendas de produtos.

Exibir a descrição das operações de composição: Assinale esta opção para exibir a descrição das operações de composição, a fim de orientar melhor o cliente.

Exibir a descrição dos produtos: Assinale esta opção para exibir a descrição dos produtos de venda.

Considerar produto com valor zerado no cálculo do valor de referência: Assinale esta opção para que os produtos com valor zerado sejam considerados no cálculo do valor de referência.

Exibir a senha ao finalizar a compra: Assinale essa opção para exibir a senha de retirada do pedido no balcão após finalizar a venda.

Destacar mensagens /totais da tela de conferência (Vertical): Destacar etiqueta do titulo e do total (deixar negrito)

Exibir descrição das formas de pagamento (Vertical): opção para exibir ou não a descrição das formas de pagamento

Exibir descrição dos grupos /categorias (Vertical): opção de exibir os nomes dos grupos (abaixo da imagem)

Exibir o valor dos produtos na conferência quando forem iguais a zero: opção para sumir o valor quando for zero na tela de conferência

Exibir a legenda Balcão/Viagem (Vertical): opção para exibir ou não a descrição

Exibir a quantidade na conferência (Vertical): exibir a coluna com quantidade vendida

Trabalhar com ajuste do tamanho das imagens na tela: Essa configuração é para ajustar na tela as imagens conforme a quantidade de produtos e o espaçamento da tela, ou seja, se está habilitada, quanto menos produtos, maior ficará a imagem deles. Obs: Ela para de aumentar na quantidade de produtos = 4

Trabalhar com informação detalhada do produto que inicia a venda: informação detalhada na tela de venda orientada

Trabalhar com imagem adicional na tela de finalização: Essa configuração quanto ativa exibirá uma imagem no rodapé da tela de finalização do auto atendimento vertical da venda. A imagem usada deve ser salva no na pasta ...Imagem\ "ImagemAdicionalAAV.jpg"

Mensagem padrão do painel de senha: Mensagem que aparece no KDS no lugar do Nome Ex:  "TOTEM"

Exibir produtos em tela secundária: opção para exibir produtos e grupos na mesa tela ou em telas separadas

Configurações de cores

Configurações de cores

Cor fonte da grade: Altera a cor dos títulos das telas, das mensagens de orientação dos grupos de venda, do valor total do pedido.

Cor da fonte (Letra): Altera a cor da descrição dos grupos e dos produtos. No exemplo, o contraste entre branco e amarelo dificultou a visualização.

Cor dos painéis internos: Altera a cor de fundo das descrições de grupos e produtos além dos painéis internos, que são mais centralizados.

Cor dos painéis externos: Altera a cor dos painéis externos. Algumas telas do autoatendimento vertical não possuem painéis internos. Para um layout mais “limpo”, recomenda-se a utilização da mesma cor para painéis internos e externos.

 Cor do painel rodapé: Altera a cor do painel de rodapé.

 Cor do cabeçalho: Altera a cor do cabeçalho. OBS: Esta cor só será visível se não houver banner de topo carregado.

 Cor fonte do “Seu pedido”: Seleciona a cor do texto no título “Seu Pedido”

 Cor fonte do título de conferência: Seleciona a cor do título na tela de conferência do pedido

 Cor fonte da grade de conferência: Cor da grade de fundo na conferência

 Cor fonte do valor do “Seu pedido”: Cor do texto na soma total do “Seu Pedido”

 Tamanho da área dos grupos: Definir um tamanho padrão na área de grupos.

 Cor fonte da descrição detalhada: Seleciona a cor da descrição detalhada


Cores herdadas da configuração do Autoatendimento horizontal

Configurações de cores

Cor do teclado virtual: Altera a cor de fundo das opções “Sim” e “Não” da mensagem de confirmação ao cancelar pedido.

Cor do texto teclado: Altera a cor das opções “Sim” e “Não” da mensagem de confirmação ao cancelar pedido.

Cor da fonte nas telas de mensagem: Altera a cor da fonte nas mensagens do sistema.



Outras configurações

As demais configurações sobre a troca das imagens dos botões, imagem de fundo, logomarca, botões “+” e “-“, composição de produtos e acesso ao atendimento permanecem as mesmas em relação ao guia do autoatendimento horizontal, com exceção dos citados abaixo:

• Editar e substituir imagens de botões dentro de C:\DegustWin\Imagem\AutoAtendimento\Botoes
• Editar e substituir imagens de botões dentro de C:\DegustWin\Imagem
• Executar o SQLUpgrade com o arquivo Traducoes.ubd
• Instalar a fonte dosis (Caso o pdv ainda não possua instalado)

Para conferir o guia, acesse: Autoatendimento - Configurações Web e PDV


Está com alguma dúvida?

Consulte todos nossos guias na busca de nossa página principal clicando aqui.

2 Comentários

  1. Anônimo

    Boa tarde!

    Possuímos três lojas e em apenas uma delas vendemos a linha de sorvetes. Estamos instalando o autoatendimento em uma das lojas, porém aparece o cardápio completo. Como consigo inativar um grupo de produtos apenas no autoatendimento dessa unidade? 

  2. Anônimo

    Boa tarde,

    Sim é possível inativar o grupo de produto pro Auto Atendimento.

    Neste caso, peço para que entre em contato com o time de suporte para auxilia-lo.

    Abs e boas vendas!