Assunto

Distinção entre Rejeições da SEFAZ e validações de estrutura (Schema XML)

Produto

Linx DMS/BRAVOS

Menu

Frente de Caixa

Data

 

Autor

Vanessa Gotz

Área

Suporte Segmento Automotivo


Finalidade

Esta página tem por finalidade explicar a diferença entre mensagens de rejeições da SEFAZ, e mensagens de validações de estrutura do XML (de acordo com os arquivos que estiverem na pasta Schema).

Abrangência

Esta página é destinada às concessionárias que possuem dúvidas sobre a origem das mensagens apresentadas ao tentar emitir NF-e no Frente de Caixa.


Aplicação

Mensagens de validação de estrutura do XML (Schema)


  • Antes do xml da Nota Fiscal ser enviado para validação junto à SEFAZ, ocorre uma validação de estrutura do xml.
  • O sistema compara a estrutura do xml com os arquivos existentes no Path Schema Nfe (menu Configuração> Cadastros> Empresas e Revendas, aba NF-e> Outras Informações NF-e).

Esses arquivos são disponibilizados para download no Portal NF-e > guia Esquemas XML, e contém as regras de estrutura definidos pela SEFAZ. Dessa forma é importante que os mesmos estejam devidamente atualizados, para que a validação seja realizada de forma correta.

  • Caso a estrutura do xml não esteja de acordo com o que consta nos arquivos schema, será apresentada uma mensagem com o seguinte formato:

1. Observe que o código da mensagem referente a validação de estrutura de xml contém 2 dígitos. Quando a mensagem se refere a uma rejeição da SEFAZ, o código da mensagem apresentada contém 3 dígitos;

2. Quando ocorre rejeição de schema, o contato permanece na aba Pendentes do Frente de Caixa;

3. Nesse caso em específico, os arquivos salvos no Path Schema Nfe estavam desatualizados, e ainda não estavam preparados para aceitar o valor 'SEM GTIN' na tag <cEAN>;

4. Para resolver a situação, foi necessário acessar o Portal NF-e > guia Esquemas XML e fazer download do pacote completo e mais recente de arquivos schema, e salvá-los no Path Schema Nfe definido em Configuração> Cadastros> Empresas e Revendas, aba NF-e> Outras Informações NF-e;

5. Se os arquivos salvos no Path Schema Nfe estiverem atualizados, é necessário que a estrutura do XML esteja adequada a exigência da SEFAZ.


Mensagem de Rejeição da SEFAZ


  • Se não houver nenhum problema na estrutura do xml, a Nota Fiscal é enviada para validação junto a SEFAZ.
  • Se houver erro de validação, no Frente de Caixa será retornada mensagem no formato abaixo:
  • Ao pressionar OK na mensagem, será apresentada a mensagem abaixo, ou seja, o contato sairá da aba Pendentes do Frente de Caixa e a Nota Fiscal será gravada no menu Faturamento> Notas Fiscais> Manutenção, mas ainda estará pendente de validação na SEFAZ:

1. O código da mensagem de rejeição da SEFAZ contém 3 dígitos;

2. Para obter mais detalhes sobre as regras de validação, pode-se acessar o Portal NF-e > guia Notas Técnicas e localizar a Nota Técnica que criou a rejeição.

Por exemplo: A Rejeição 508 foi criada na Nota Técnica 2015.003 - v 1.94, e na página 14 pode ser verificada a regra de validação:

3. Após entender por que está ocorrendo a mensagem e corrigir o que estiver ocasionando a rejeição, a Nota Fiscal pode ser enviada para validação novamente, através de Faturamento> Notas Fiscais> Manutenção, aba Capa> sub-aba NF-e/NFC-e> botão Envia SEFAZ. Também é possível fazer o reenvio através do menu Faturamento> Notas Fiscais> Consulta NF-e pendente de autorização, ou através do Frente de Caixa> aba NF-e Pendentes;

4. Caso não seja mais possível reenviar a Nota Fiscal para validação, devido a alteração de valores, etc.. a numeração da Nota Fiscal deverá ser inutilizada através do menu Faturamento> Consultas/Relatórios> Operações Fiscais, e o atendimento deverá ser refeito com a nova parametrização.