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Exportação/Importação Coletores de Dados - EST235b


      Este programa é utilizado para exportar as informações dos produtos para o Palm Top para que seja realizada a contagem do estoque e na sequência importar as informações de cada produto e suas quantidades para o sistema, para então atualizar o estoque da farmácia. 


Acesso Rápido

Localização: Lançamentos > Estoque > Balanço com Confronto  > "Coletor"

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2 - Consulta Produtos / Consulta por nome

 

F5: Estrutura Coletor de Dados

ALT + P - Processar a exportação ou importação dos dados

ALT + R - Buscar arquivos a importar.

ALT + F - Fechar a tela de Importa/Exporta dado s para Palm Top


Informações Solicitadas

  • Selecione uma opção:
    • Exportar dados - Esta opção é utilizada para exportar os produtos para o Palm Top para que seja efetuada a contagem do estoque. As informações são exportadas de acordo com os filtros especificados abaixo.
    • Importar dados - Esta opção é utilizada para importar os produtos contados do Palm Top para o sistema, permitindo a atualização do estoque.

Exportar Dados

      • Opção de Equipamento: Selecione o equipamento utilizado para efetuar a contagem do estoque. A opção "Layout específico" deve ser utilizada para exportar informações para algum equipamento que não esteja listado. Nesta opção o Palm deve adequar-se ao layout desenvolvido pela Softpharma.
      •  Exportar com Base: Esse campo permite ao usuário selecionar se deseja realizar a exportação através de "Balanço Selecionado" ou "Filtro Específico", esse campo estará disponível somente para balanços sem produtos pré-definidos.
        • Balanço Selecionado -  Ao selecionar essa opção e clicar em Processar, o sistema permitirá que salve o arquivo em formato texto na pasta Exportação (C:\Arquivos de Programas\softpharma\exportação)
        • Filtro Específico - Selecionando essa opção permitirá ao usuário que realize os seguintes filtros:
          • Separador: Alguns Palm's Top utilizam separador de campos. Quando necessário o usuário deve configurar o separador utilizado para cada equipamento. O Softpharma já traz como padrão o separador utilizado em cada opção.
          • Produto: Informe o código do produto ou busque-o através do atalho "F2". Se desejar um filtro mais avançado pressione em "".
          • Tipo de Produto: Informe o código do tipo de produto ou busque-o através do atalho "F2". Se desejar um filtro mais avançado pressione em "".
          • Laboratório: Informe o código do laboratório ou busque-o através do atalho "F2". Se desejar um filtro mais avançado pressione em "".
          • Substância: Informe o código da substância ou busque-a através do atalho "F2". Se desejar um filtro mais avançado pressione em "".
          • Seção: Informe o código da seção ou busque-a através do atalho "F2". Se desejar um filtro mais avançado pressione em "".
          • Nulas: Marque esta opção, para que sejam filtrados os itens que não possuem seção configurada em seu cadastro.
          • Posição de Estoque: Defina se deseja realizar a contagem de itens com estoque positivo, zerado, negativo ou todos.
          • Movimentações: Neste filtro é possível definir a exportação de itens baseando-se em:
            • Todas entradas e saídas
            • Vendas Canceladas e Itens Devolvidos: Ao selecioná-la, o sistema buscará os itens que voltaram ao estoque por meio de cancelamentos e restornos, sempre de acordo com os filtros realizados acima. Com esta opção, no campo "Intervalo de Movimentação" deverá informar a data em que houve os cancelamentos e retornos de venda. No caso de retorno, o sistema considerará a data informada como a data de emissão da nota de retorno. Ou seja, se desejar ajustar o estoque de itens devolvidos, cujas notas de retorno foram emitidas dias 01/04 e 02/04, deverá informar o período 01/04/2xxx à 02/04/2xxx. Itens, cuja nota de devolução foi cancelada, também farão parte desta contagem.
          • Produtos Divergentes de Balanços Anteriores: Utilizado para definir se serão exportados para o coletor, produtos que tiveram divergências em balanços anteriores, podendo definir por Data ou por Data e Balanço.
        • Todos produtos ativos;
        • Produtos com divergência após Confronto: Esta opção deve ser utilizada após o balanço ser confrontado. Ao selecioná-la, o sistema realizará a exportação de todos os produtos que tiveram divergência, entre a quantidade contada e a quantidade em estoque no sistema, para que seja realizada a recontagem destes itens.
        • Contagem Coletor não processada: Ao selecionar essa opção e clicar em Processar, o sistema permitirá que salve o arquivo em formato texto na pasta Exportação (C:\Arquivos de Programas\softpharma\exportação). Quando selecionada, será habilitado o campo "Divergência", para que seja selecionada quais divergências deseja exportar para recontar.
          •  Divergência: Neste campo serão listadas as seguintes opções de divergência:
            • Todos;
            • Produtos Contados no Balanço e Sem Lotes;
            • Produtos não cadastrados;
            • Produtos não pertencentes ao balanço;
            • Produtos Inativos;
            • Produto Ativo em pré-venda/orçamento

      Ao pressionar em Processar, o sistema solicitará o diretório onde deseja gravar o arquivo que deve ser importado para o Palm Top.

Importar Dados

      • Opção de Equipamento: Selecione o equipamento utilizado para efetuar a contagem do estoque. A opção "Layout específico" deve ser utilizada para exportar informações para algum equipamento que não esteja listado. Nesta opção o Palm deve adequar-se ao layout desenvolvido pela SoftPharma. Veja abaixo o layout de exportação e importação do arquivo para cada equipamento.
      • Para itens já contados neste balanço: Neste menu, defina como deseja que o sistema proceda com os itens já contados, se:
        • Somar quantidades - opção padrão. a quantidade a contar será somada à já contada;
        • Substituir quantidades - Em vez de somar, substituirá a quantidade já informada para o item, isso valerá para as quantidades dos lotes também. Ressaltando, que selecionando esta opção será substituído apenas a quantidade do item recontado, os demais não serão alterados.
      • Selecione um arquivo de retorno a Importar: Na tabela abaixo aparecerá os arquivos a serem importados, para realizar importação basta selecionar o arquivo e pressionar o botão "Processar".

Importante! O sistema traz como padrão o arquivo de importação do coletor de dados com base em um nome fixo, por exemplo para o Palm One – SPT 15xx será "coletaSP2.txt", porém permite o usuário selecionar outro arquivo diferente.

      • Separador: Alguns Palm's Top utilizam separador de campos. Quando necessário o usuário deve configurar o separador utilizado para cada equipamento. O SoftPharma já traz como padrão o separador utilizado em cada opção.

Observação: Ao importar os itens, será possível informar se deseja somar ou substituir a quantidade já contada.

Informações Gerais

  • Na contagem de produtos via coletor de dados, não são importadas contagens de produtos com quantidade igual a 0 (zero). Para um produto ser considerado como CONTADO, a quantidade informada para o mesmo deve ser diferente de 0 (zero).
  • Produtos sob controle especial de lotes e vencimentos não são exportados para coletor, exceto para o modelo Metrologic - Scan Palm 2. Isso se deve ao fato de que o coletor não possui um software que suporte tal exportação e captação dos lotes e vencimentos.
  • Os itens com controle de lote/vencimento, que forem importados do coletor sem nenhuma informação de lote/vencimento e com quantidade igual a do estoque no sistema, apresentará a opção de manter tais informações. Caberá ao usuário analisar se as informações estão corretas ou se é necessário informá-las no balanço.
  • Quando forem contados itens pelo coletor de dados não pertencentes à lista atual, mas que estejam cadastrados no sistema, os mesmos são gravados em uma nova lista para futura atualização do estoque. Estes itens são inseridos em uma nova lista chamada Produtos com Divergência.
  • Por meio da tecla de função "F8 – Produtos com divergência" o usuário poderá visualizar e imprimir a listagem dos itens divergentes com relação ao balanço aberto na tela. Ao clicar em Processar nesta nova tela com algum item selecionado, este item será adicionado ao balanço aberto e será removido da tela de divergência. Observação: Os itens cuja divergência for causada pela falta de informação de lote, ao pressionar Enter ou dar um duplo clique sobre ele, será apresentado as informações de lote/vencimento presentes em seu cadastro, como ocorre na contagem manual.
  • Os coletores de dados Motorola-Symbol necessitam da importação do campo "área", essa informação é uma separação virtual (temporária) permitida pelo coletor, e no SoftPharma é a junção de várias seções/prateleiras. Ao iniciar a contagem o coletor de dados Motorola-Symbol permite informar no equipamento qual é a "área" que está sendo contada, após a contagem é gerado um relatório com as divergências para uma nova conferência através do SoftPharma.

Importante! Essa informação área não é obrigatória, e se um mesmo produto estiver em áreas diferentes, o sistema armazenará essa informação para posterior localização. Na view do programa "Balanço Confronto" contém a coluna "Área" que armazenará essa informação, e quando não houver informará N/I (Não Informado).

Coletores De Dados Integrados Com o Softpharma

      Veja abaixo o layout de cada equipamento, dos Coletor de Dados, integrado com o SoftPharma:




Como Imprimir?




 
 
 

  • Sem rótulos