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Movimento de Contas a Pagar - CPA120


      Este programa é utilizado para realizar o controle de todas as duplicatas de fornecedor, possibilitando ao usuário consultar, efetuar pagamentos, alterações, estornos, entre outras movimentações.


Acesso Rápido

Localização: Lançamentos > Contas a Pagar > Movimento

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

1F3 - Agrupamentos

F4 - Gravar informação que está na tela

2F5 - Créditos

3F6 - Consulta itens da nota fiscal

F7 - Acesso ao programa Espelho de Nota Fiscal

F8 - Seleciona

F9 - Entregues

F10 - Vincular Duplicata à Lotes CPA

F11 – Movimento de Lotes CPA

4F12 - Filtros auxiliares

 

ALT + P - Procurar as duplicatas conforme filtros informados

ALT + N - Novo lançamento

ALT + T - Pagamento parcial ou total da duplicata

ALT + E - Estornar pagamento/lançamento

ALT + R - Reparcelar

ALT + G - Agrupar duplicatas

ALT + A - Alterar duplicata

ALT + F - Fechar tela de Movimento de contas a pagar

 

 
1F3 - Agrupamentos - possibilita a visualização de todo o agrupamento, ou seja, ao selecionar a duplicata e posteriormente pressionar F3, quando a mesma for uma duplicata agrupadora abrirá a tela "Visualizar Agrupamento" apresentando as informações referente as duplicatas.

2F5 - Créditos - permite baixar créditos de devoluções de mercadorias no caixa financeiro ou banco, maiores informações no item "Créditos de Devoluções", quando "em banco" carregará a data automaticamente sem a necessidade de informar novamente na tela, e o "Caixa Financeiro" utilizará a data informada para efetuar o lançamento.

3F6 - Consulta itens da nota fiscal - exibe os itens da nota fiscal que originou a duplicata. Utilizado somente para as duplicatas oriundas de nota fiscal de entrada de mercadorias.

4F12 - Filtros auxiliares - utilizado para filtrar as duplicatas utilizando um conjunto de filtros otimizando as buscas por duplicatas para conferência, os filtros são: número da nota de entrada, data de emissão,  data de lançamento, valor da duplicata, lotes, duplicatas agrupadoras, documento, duplicatas entregues, código de barras, origem (manual ou automática)*, número e data da nota de devolução. 

  • A origem manual refere-se as notas que que foram lançadas pelo Movimento de Contas a Pagar e Lançamento de Despesas, e a origem automática lista as duplicatas geradas pelo processo de entrada de mercadoria.

Totalizadores: na tela principal são apresentados totalizadores no rodapé da tela conforme filtros selecionados pelo usuário, as informações são: saldo devedor, devolução, encargos, total selecionado, desconto financeiro, saldo total. 

 Filtros Disponíveis

  • Fornecedor: Informe o código do fornecedor do qual deseja consultar as duplicatas, ou deixe em branco para consultar todas as duplicatas de determinado período. Há também a opção de filtro avançado que permitirá ao usuário detalhar melhor a sua pesquisa.
  • Intervalo de Vencimento: Informe entre quais datas de vencimento deseja consultar as duplicatas ou clique com o mouse no ícone dentro do campo da data . Este botão abre um calendário para o usuário selecionar a data. Pode-se deixar este campo em branco para consultar todas as duplicatas de determinado fornecedor, independentemente do vencimento.
  • Situação: Informe qual é a situação das duplicatas que deseja consultar:
    • Ativos: São as duplicatas que ainda estão em aberto na farmácia para pagamento.
    • Pagos: São as duplicatas que já foram pagas pela farmácia.
    • Devolvidos: São as duplicatas de notas fiscais de compra lançada, que por ventura sofreu devolução para fornecedor.
    • Geral: Mostra todas as duplicatas lançadas para determinado fornecedor ou em determinado período (ativas, pagas e devolvidas).
    • Agrupadas: apresenta as duplicatas que foram agrupadas.
  • Selecione as Filiais: campo de múltipla seleção que possibilita ao usuário selecionar todas, uma ou várias filiais. Esta opção é utilizada por redes de farmácias que utilizam replicação de dados e que possuem as informações de todas as filiais em seu banco de dados.
  • Registros: devido ao grande movimento de duplicatas em algumas farmácias, esse campo auxilia a restringir o número de registros que aparecerá na tela, sendo: 500, 1000, 2000, 3000, 4000, 5000 ou Todas.

      O SoftPharma exibe uma tabela com todas as duplicatas de acordo com os filtros selecionados acima. As duplicatas são indicadas com um ícone para facilitar a identificação de sua situação, conforme legenda abaixo:

 - Indica que a duplicata está ativa e em atraso;

 - Indica que a duplicata está ativa e vencendo no dia; 

 - Indica que a duplicata está ativa e a vencer;

 - Indica que a duplicata está paga ou devolvida; 


Observações

  • A coluna Duplicata indica se a duplicata foi entregue para pagamento. Para que esta informação seja exibida é preciso que, ao receber a duplicata, o responsável acesse o lançamento correspondente e marque a opção "Duplicata entregue?".
  • Quando o produto "96-PagFor" estiver liberado à filial, será apresentado a coluna "Situação PagFor" onde aparecerá a situação da duplicata junto ao Pag-For Bradesco.

Informações Importantes

    • Quando o produto "38 - Integração Contábil" estiver habilitado:
      • Não será possível utilizar um Plano de contas que já esteja previamente configurado no "Configuração Plano de Contas", na seleção deste plano apresentará a seguinte mensagem: "Caro Usuário, O Plano de contas informado está parametrizado em configurações do plano de contas, não será permitido lançar títulos para este plano de contas, porque poderá ocasionar divergências na exportação de informações fiscais/contábeis".
      • Ao realizar alguma alteração e/ou reparcelamento de lançamentos o sistema bloqueará o campo "Plano de Contas" quando o lançamento for oriundo do programa "Entrada de Mercadoria", ou seja, lançamentos automáticos. Porém quando for originado do programa "Lançamentos de Contas a Pagar" o campo ficará habilitado para edição.
      • Ainda no Reparcelamento não será permitido selecionar as duplicatas quando estas forem de notas diferentes do mesmo fornecedor, interromperá o processo e apresentará a mensagem: "Para Reparcelar título(s), o mesmo deve pertencer a mesma Nota e Fornecedor".
      • Não será permitido efetuar o Agrupamento de títulos, quando eles possuírem plano de contas diferentes, se sim interromperá o processo e apresentará a mensagem: "Para realizar o agrupamento, a(s) duplicata(s) selecionada(s) não pode(m) possuir plano de contas diferentes". Porém se os títulos tiverem o mesmo plano de contas, no agrupamento o campo "Plano de Contas" ficará desabilitado.
      • Se ao efetuar um Lançamento, Pagamento, Agrupamento ou Estorno de uma duplicata a data informada estiver dentro do período de um lote na contabilidade que esteja fechado/exportado, será bloqueado o processo informando a seguinte mensagem: "O dia xx/xx/xxxx está com o movimento contábil fechado para a filial xx. Para utilizar esta data, o lote deve ser reaberto. Entre em contato com o responsável informando a situação".

1. Novo Lançamento

      Esta opção é utilizada para realizar um novo lançamento (manual) para o fornecedor. No lançamento manual é preciso informar:

  • Filial: Selecione a filial para a qual deseja lançar a duplicata.
  • Fornecedor: Informe o fornecedor para o qual está fazendo o lançamento.
  • Local de Pagamento: Informe o local de pagamento desta duplicata. Exemplo: (Carteira, Banco, Duplicata, etc.). Para controlar os locais de pagamentos a serem utilizados por usuário e fornecedor, utilizar a guia 6 e configurar por fornecedores quais poderão ser utilizados.
  • Tipo Documento: Informe o tipo de documento utilizado pela farmácia. Exemplo: (Nota Fiscal, Duplicata, Boletos, NF-e, etc.). Para controlar os tipos de documentos a serem utilizados por usuário e fornecedor, utilizar a guia 6 e configurar por fornecedores quais poderão ser utilizados.
  • Plano de Contas: Informe o plano de contas referente a esta despesa. É por meio desta conta que a farmácia pode analisar os relatórios gerenciais, tais como Demonstrativo de Resultados da farmácia, que possibilita ao administrador tomar as decisões da empresa. Para controlar os planos de contas a serem utilizados por usuário e fornecedor, utilizar a guia 6 e configurar por fornecedores quais poderão ser utilizados.
  • Nota Fiscal: Informe o número da nota fiscal ou documento que originou esta despesa.
  • Valor Nota Fiscal: Informe o valor da nota fiscal.
  • Modo Pgto: selecione se o pagamento é a vista ou a prazo, quando for a vista o campo "Nr. Parcelas" será bloqueado para edição selecionado 1 parcela e o campo Data Vcto será igual a data atual.
  • Nr. Parcelas: Informe a quantidade de parcelas em que será dividido o pagamento da duplicata.

Importante: Nas duplicatas oriundas de lançamento manual, é possível alterar o valor da duplicata. Isso permite que o usuário possa lançar uma duplicata com valor presumido, e alterar para o valor real quando a despesa se confirmar. A diferença do valor é lançada na razão de fornecedores e é lançado registro desta operação, que pode ser visualizado no programa Visualiza log de acesso. 

1.1. Desdobramento das Parcelas

      É possível informar até 60 (sessenta) parcelar para cada lançamento do fornecedor. Dessa forma, o sistema permite até mesmo que sejam lançadas duplicatas relacionadas a financiamentos, que possuem um prazo mais longo para pagamento.

      Observação: Quando no campo "Modo Pgto" for selecionado a opção À Vista, a tela de desdobramento de Parcelas é aberto de igual forma, para que o usuário informe os mapas de caixa para o pagamento da duplicata.

  • Documento: informe o número do documento referente a parcela. Exemplo: número do boleto ou duplicata.
  • Data de Emissão: Informe a data de emissão da duplicata ou clique com o mouse no ícone dentro do campo da data . Este botão abre um calendário para a procura da data.
  • Data de Vencimento: Informe a data de vencimento da duplicata ou clique com o mouse no ícone dentro do campo da data . Este botão abre um calendário para a procura da data.
  • Valor da Parcela: Informe o valor da parcela que está sendo lançada.
  • Desconto financeiro: Informe o valor do desconto financeiro recebido do fornecedor para a parcela que está sendo lançada. Este valor fica a título informativo no contas a pagar para que quando for fazer o pagamento da duplicata o sistema informe este valor na tela para que seja deduzido da duplicata. Esta dedução não é feita automaticamente, cabendo ao usuário proceder com os lançamentos necessários.
  • Vencto Descto Financeiro: Informe uma data de vencimento para o desconto financeiro. O preenchimento deste campo não é obrigatório, porém quando for informada uma data que seja fim de semanas ou feriados o pagamento é realizado no primeiro dia útil, para fins de não perder o desconto financeiro o sistema apresentará uma mensagem informativa.
  • Encargo Financeiro: Informe, quando  houver, o valor referente aos encargos financeiros, boletos, ou outros encargos.
  • Observação: disponível para informar alguma observação.
  • Fundo Fixo: Marque esse campo para indicar que a duplicata movimentará o fundo fixo, sendo esta exibida no processo de auditoria de caixa.
  • Duplicata Entregue?: marque o checkbox caso a duplicata já tenha sido entregue.
  • Data Entrega: Será habilitada quando o campo "Duplicata Entregue?" estiver marcado, e deve se indicado aqui a data exata da entrega da duplicata.
  • : Este botão estará disponível ao lado de cada parcela e ao pressioná-lo abrirá uma tela para que seja informado, manualmente ou via leitor de códigos, o código de barras para a duplicata. Esta informação é utilizada para procedimentos com a Integração Pag-For Bradesco.

2. Pagamentos

      Para efetuar pagamentos de duplicatas é necessário marcar a(s) duplicata(s) que deseja pagar e clicar em Pagamentos ou teclar ALT + T. É permitida a baixa de várias duplicatas simultaneamente, mesmo que de fornecedores, plano de contas, documentos e filiais diferentes. Este processo, contudo, fica restrito à baixa em caixa financeiro pois, no caso de conta bancária, para fins de contabilidade, não existe o pagamento de duplicatas com plano de contas e filiais diferentes, ou seja, caso necessário exportação de arquivos para contabilidade, essas informações ficariam incorretas. Quando selecionadas duplicatas com plano de contas, tipo de documento e fornecedor diferentes, ao clicar em Pagamento o sistema traz a informação de "Múltiplos selecionados".

      Na tela de pagamento é necessário informar:

  • Data de Pagamento: O sistema traz automaticamente a data do servidor, permite ao usuário alterá-la conforme sua necessidade. Não é possível efetuar pagamento de duplicatas com data superior à data atual.
  • Total devolução: Neste campo é exibido o valor total de créditos de devolução de fornecedor que será utilizado no pagamento desta duplicata. Ao clicar no botão o sistema abre a tela de vinculação de créditos de devolução de mercadorias para que o usuário selecione os créditos e informe os valores que deseja deduzir da duplicata. Atenção: este botão somente é exibido quando selecionado apenas uma duplicata.
    • É permitido que a soma do valor dos créditos selecionados seja menor ou igual ao valor da duplicata, ou seja, o usuário pode abater 100% do valor da duplicata, caso haja créditos suficientes.
    • Quando uma duplicata foi paga totalmente com os créditos de devolução, ao realizar o estorno da mesma o sistema desvincula todos os créditos selecionados para o pagamento.
  • Total Descto Fin.: oNeste campo será exibido ou não com o valor do desconto financeiro a ser aplicado, baseado no preenchimendo do campo "Data Vcto Desc. Financeiro" no momento da geração do título. Se a data de vencimento do desconto financeiro estiver:
    • Preenchido: Considerará esta data na baixa do título, ou seja, se a data de vencimento do desconto financeiro anterior a data de pagamento, não considerará o desconto financeiro no pagamento. Se a data de vencimento do desconto financeiro for igual a data de pagamento, considerará o desconto financeiro no pagamento.
    • Não Preenchido: Sempre concederá o desconto financeiro na baixa da duplicata. 
  • Aplicar: Selecione a opção adequada caso desejar aplicar juros ou descontos ao valor total da duplicata.
  • Valor do Juro/Desconto: Informe o valor que deseja aplicar de juros ou de descontos, conforme opção selecionada acima.
  • Valor retenções: Quando o pagamento for referente à títulos de fornecedores que têm retenções de impostos configurados no Calendário Fiscal, esse campo apresentará o valor de retenções de impostos. Ao clicar no botão serão exibidas duas tabelas:
    • Valor retenções: Nesta lista são mostrados os impostos configurados no 'Calendário fiscal' para retenção de impostos. Os valores ali contidos são referentes aos títulos selecionados para o pagamento atual.
    • Valor acumulado: Conforme forem sendo pagos os títulos para determinado fornecedor, os impostos (devidamente configurados no 'Calendário fiscal') também irão sendo acumulados nesta lista, ou seja, assim que o título for pago, os valores dos impostos da lista 'Valor retenções' irão ser transferidos e acumulados na lista 'Valor acumulado'. Quando for atingido o valor mínimo para geração da guia de recolhimento do imposto, esse valor será inserido automaticamente no campo 'Valor retenções'.
    • Para a geração de títulos de retenção, o sistema fará algumas verificações:
      • será verificado se há pagamentos de títulos com retenção de impostos para o fornecedor nas filiais com a mesma base de CNPJ para o período configurado no 'Calendário fiscal' e também para a despesa que está sendo paga. Em outras palavras, como o cadastro de fornecedores é o mesmo para todas as filiais com a mesma base de CNPJ, então, a guia a ser gerada para o fornecedor irá abranger o recolhimento de valores de todas as filiais.
      • deverá ser verificado se já foi gerado título de retenção neste período para o fornecedor, pois, quando for atingido o limite mínimo para geração da guia, e esta foi gerada, será gerada uma guia para cada novo título que for pago.
      • será verificado se o imposto e o período de retenção estão devidamente configurados no 'Calendário fiscal', caso na haja configuração, será exibida uma mensagem informando os impostos e o período que não têm configuração no 'Calendário fiscal'.
    • Observações:
      • considerando que a retenção do IRRF será realizada no momento do lançamento do título e não mais no seu pagamento, o sistema não gerará um novo título para pagar a retenção do imposto após a efetivação do pagamento do lançamento. e as regras de retenção do INSS seguirão as mesmas do IRRF.
      • Caso a nota de serviço não contenha retenção de ISS e mesmo assim o usuário decida efetuar a retenção do imposto para seu município, este valor não se lançado pelo lançamento da nota, e sim o valor pago referente a este tributo será lançando diretamente no "Movimento de Fornecedores" como um novo título conforme o processo atual.
    • Acumulo de retenções: ocorre quando a soma das retenção de um determinado imposto atinge o valor mínimo de retenção, com base nessas informações podemos observar:
      • que o acúmulo do ISS será somente para a filial do próprio lançamento. Logo, para efetuar o cálculo do acúmulo o sistema não validará as notas do mesmo fornecedor de outras filiais, mesmo que pertença a mesma base de CNPJ.
      • E para os tributos PIS/COFINS/CS/IRRF/INSS, somente acumulará os valor da retenções, quando os títulos pagos forem da mesma base de CNPJ.
  • Total a pagar: O sistema faz o cálculo automático do valor a pagar, considerando o valor da duplicata, desconto financeiro, juros, descontos e devoluções. Caso o usuário desejar efetuar o pagamento parcial da duplicata basta alterar o total para valor que está efetivamente pagando.

Importante: O valor do desconto financeiro é válido somente até a data de vencimento do mesmo. Ex.: Duplicata com valor 100,00 com 10,00 de desconto financeiro vencendo na data atual. Se a duplicata for paga hoje, o sistema informará valor a pagar de 90,00, pois irá considerar o desconto financeiro. Se o pagamento for efetuado um dia após a data de vencimento do desconto financeiro, o total será de 100,00, pois o desconto já estará vencido.

Observações: quando marcado o parâmetro 'Permitir Recebimento/Pagamento Somente Entre Filiais de Mesma Base CNPJ' da Configuração Contábil, e o 'Receber Títulos de Outras Filiais?' dos Parâmetros da Empresa, será permitido receber títulos normalmente quando a base de CNPJ for a mesma, caso contrário, será exibida a mensagem: 'Pagamento de títulos de filiais com base de CNPJ distinta não permitido. Impossível continuar.' Atenção: quando qualquer dos dois parâmetros estiver desmarcado, será permitido o recebimento normalmente. 

2.1. Desdobramento do pagamento

      Ao realizar o pagamento de alguma duplicata o sistema abre a tela de desdobramento do contas a pagar, onde deve ser informado o valor que será debitado de cada local: controle bancário, caixa financeiro e caixa diário. Caso algum dos campos esteja desabilitado significa que o plano de contas escolhido não possibilita o lançamento no local de pagamento que está desabilitado.

  • Controle Bancário: Informe o valor a ser debitado do controle bancário para o pagamento da duplicata. É preciso informar o número da conta corrente e o valor, e se foi pago em cheque, ainda precisa informar o número do cheque e data de "bom para", para que seja realizado o controle dos cheques emitidos.
  • Caixa Financeiro: Informe o valor a ser debitado do caixa financeiro. Para pagar em caixa financeiro não é necessário informar desdobramento, somente lançar o valor a pagar no campo Valor caixa financeiro.
  • Caixa Diário: Para pagar a duplicata debitando o valor deste local de pagamento é preciso informar os desdobramentos do caixa, já que este valor sairá do caixa diário da farmácia.

Observações: Na importação de uma Nota Fiscal Eletrônica o sistema verifica se o valor desta é menor que o valor da duplicata, se SIM automaticamente será efetuado um lançamento de "Encargo Financeiro/Boleto", para os casos que onde o valor da Nota Fiscal é parcelado, o valor da diferença será rateado entre as duplicatas pertencentes àquela compra.

3. Estorno

      Para realizar o estorno de algum pagamento ou duplicata é necessário marcar o lançamento desejado e clicar no botão Estorno ou teclar ALT + E. Abaixo listamos algumas situações em que é possível realizar estornos:

  • Se a duplicata já estiver totalmente paga basta clicar com o mouse em "Gravar" ou pressionar ALT + G e o sistema fará o estorno de seu pagamento total.
  • Se a duplicata estiver parcialmente paga são listados todos os pagamentos parciais já marcados, podendo desmarcar os que não deseja estornar. Clique em gravar para efetivar o estorno.
  • Se a duplicata estiver ativa, sem nenhum pagamento, o usuário poderá estorná-la, uma vez que tenha sido lançada manualmente. Caso seja oriunda de entrada de mercadorias, a duplicata somente poderá ser estornada mediante cancelamento da nota fiscal.
  • Se a duplicata tiver sido paga com cheque será necessário estornar os lançamentos do cheque no Controle de cheque pré-datado, e o estorno do pagamento da duplicata será feito automaticamente.
  • Caso a duplicata que está sendo estornada pertença a um lote pago via 'Controle bancário', o valor estornado deverá voltar para o caixa financeiro em que a duplicata foi paga.
  • É possível estornar várias duplicatas simultaneamente, desde que todas estejam com situação ativa e sem nenhum pagamento.
  • Não é permitido estornar duplicatas que estejam com o status ativo e sejam originadas pelo programa "Lançamento de Despesas", caso necessite efetuar algum estorno deverá ser realizado o cancelamento da nota de despesa.

4. Agrupar Duplicatas

      Para realizar o agrupamento de duplicatas basta marcá-las e clicar em Agrupar duplicatas ou teclar ALT + G. Na tela que é aberta devem ser lançadas as seguintes informações:

  • Nota: quando as duplicatas agrupadas pertencerem a mesma nota o sistema carregará automaticamente o número da nota, porém será permitido a alteração do número e também que seja  informado 0 (zero), e quando as duplicatas pertencerem a diferentes notas o campo será apresentado em branco.
  • Local de Pagamento: Informe o local de pagamento desta duplicata. Exemplo: (Carteira, Banco, Duplicata, etc.).
  • Plano de Contas: Informe o plano de contas no qual este lançamento deve ser lançado. O plano de contas influencia diretamente no relatório de Demonstrativo de Resultados da farmácia.
  • Fornecedor: através deste menu será permitido selecionar o o Fornecedor da nota agrupadora, estarão relacionados os fornecedores das duplicadas selecionadas.  
  • Tipo Documento: Informe o tipo de documento utilizado pela farmácia. Exemplo: (Nota Fiscal, duplicata, carnê, etc.).
  • Lote: permite informar e pesquisar (F2) pelos lotes de contas a pagar. 
  • Observação: O usuário pode informar um histórico do lançamento neste campo ou alguma outra informações útil a respeito do agrupamento das duplicatas.
  • Duplicata entregue: esse campo servirá para o usuário sinalizar que está em posse das duplicatas do agrupamento, lembrando caso todas as duplicatas que estiverem sendo agrupadas já estiverem marcadas como entregue, esse campo ficará marcado automaticamente.

4.1. Duplicata Agrupadora


  • Documento: Informe o número do boleto do fornecedor que referencia a duplicata que está sendo lançada. Caso esta informação não exista o campo pode ficar em branco.
  • Emissão: Informe a data de emissão da duplicata que está sendo gerada.
  • Vencimento: Informe a nova data de vencimento da duplicata que está sendo gerada.
  • Valor duplicata: Esse campo traz a soma dos valores das duplicatas selecionadas, não sendo possível alterar.
  • Valor devolução: Esse campo é somente leitura e apresenta a soma dos valores de devolução, das duplicatas selecionadas.
  • Desconto financeiro: Esse campo traz o valor do desconto financeiro das duplicatas selecionadas.
  • Vencimento desconto financeiro: Informe a data em que se encerra o período para desconto.
  • Encargo financeiro: Esse campo traz o valor do encargo financeiro das duplicatas selecionadas, sendo possível alterá-lo.
  • Duplicatas do fornecedor que podem ser agrupadas: Esta lista mostra as duplicatas que estão na situação 'ativa', que não são agrupadoras, que não tenham pagamento parcial, que foram lançadas pela 'Entrada de mercadorias – FAT110', que não estão para um lote de contas a pagar e que pertençam ao fornecedor selecionado.
  • Duplicatas agrupadas: Exibe as duplicatas agrupadas.

      Não é permitido agrupar duplicatas com pagamento parcial, de fornecedores diferentes, duplicatas 'Agrupadoras' e já agrupadas, somente poderão ser agrupadas duplicatas 'Ativas'. Quando selecionada uma duplicata 'Agrupadora' e clicar no agrupamento será aberto um recurso que permite a edição das duplicatas agrupadas à 'Agrupadora'. É possível agrupar duplicatas com valores de devolução que terão seus valores somados e lançados para uma duplicata 'Agrupadora'.

      Também é permitido o agrupamento de duplicatas que estejam contidas em um lote de contas a pagar e nem de origem 'Manual', pois entende-se que a utilidade dessa função está mais voltado para duplicatas originadas em entrada de mercadorias, ou seja, de origem 'Automática'. 

Observação:

  • é possível efetuar agrupamentos de duplicatas de fornecedores ou filiais diferentes, desde que esses pertençam a mesma base de CNPJ, caso pelo menos uma filial/fornecedor tiver a base de CNPJ diferente, não será possível realizar o agrupamento e apresentará uma mensagem informativa. E no agrupamento de filiais, a duplicata agrupadora pertencerá a filial que for selecionada na tela de agrupamento.
  • Está disponível o atalho F12 - Filtros, que por sua vez possibilitará ao usuário filtrar as duplicatas disponíveis para serem agrupadas, ou seja, nessa tela o usuário poderá consultar por intervalo de número da nota ou valor da duplicata.

5. Reparcelar

      A duplicata poderá ser reparcelado se estiver com situação "Ativa". Aquelas que possuem valor de desconto ou encargo financeiro podem ser reparceladas normalmente, e também aquelas que forem de um mesmo fornecedor.

      O reparcelamento não será habilitado para as duplicatas com as seguinte situações "Pagamento Parcial"; "Duplicatas de Fornecedores Diferentes"; "Duplicatas agrupadoras ou na situação agrupada" e "Duplicatas com valores de devolução". Também não será permitido reparcelar (nem agrupar) duplicatas que pertencem a um lote CPA porque quando uma certa duplicata pertence a um lote, considera-se que seu pagamento já está programado, ou seja, toda a operação necessária de agrupamento e reparcelamento já deve ter sido realizada.

      Somente será permitido o parcelamento se a data de emissão e data de origem do lançamentos forem iguais.

  • Filial: traz informação da filial onde está lançada a(s) duplicata(s). (não editável)
  • Fornecedor: informa o código e nome fantasia do fornecedor. (não editável)
  • Local Pagto: apresenta o local de pagamento vinculado a duplicata, mas se houver necessidade de substituir por outro poderá informar o código ou pressionar F2 para consulta e seleção.
  • Tipo Docto: apresenta o tipo de documento vinculado a duplicata, mas se houver necessidade de substituir por outro poderá informar o código ou pressionar F2 para consulta e seleção.
  • Plano Contas: apresenta o local de plano de contas vinculado a duplicata, mas se houver necessidade de substituir por outro poderá informar o código ou pressionar F2 para consulta e seleção.
  • Nr. Nota Fiscal: mostra o número da Nota Fiscal, caso houver necessidade de substituir por outro poderá informar outro número.
  • Valor Nota Fiscal: traz o valor total da Nota Fiscal. (não editável)
  • Modo de Pagamento: é possível solicitar a forma de pagamento: à vista ou a prazo, e por padrão traz selecionada a opção A prazo.
  • Nr. Parcelas: informar o número total de parcelas. 

5.1. Desdobramento das Parcelas

      O processo de Desdobramento de Parcelas segue o mesmo do relacionado no tópico "Novo Lançamento", e também será mantida a mesma data de lançamento dos lançamentos originais, sem a opção de mudança pelo usuário, assimo como o tipo de origem. A mesma data será lançada para a data de emissão e data de lançamento, os vencimentos ficarão com a mesma data atual (30, 60, 90 dias....) 

5.2. Observações

      Ao processar o reparcelamento, as duplicatas selecionadas para o reparcelamento serão estornadas e as novas duplicatas criadas serão lançadas como "Inclusão manual". 

      Quando houver nota de entrada, esta será desvinculada da duplicata original que está sendo reparcelado. No Razão de fornecedor, a duplicata que está sendo estornada será lançada com o histórico "Estorno p/ reparcelar" e o valor será lançado a crédito. A duplicata que está sendo criada para o reparcelamento será lançada em "Inc. via reparcelamento" e será lançado como débito.

      Ao selecionar as duplicatas para reparcelamento, serão feitas as seguintes validações:

  • Quando as duplicatas selecionadas possuírem o mesmo número de nota, será mantido o vínculo da nota com as novas duplicatas que estão sendo criadas. As duplicatas originais serão estornadas e essa informação será gerada no "Razão de fornecedor".
  • Quando as duplicatas forem provenientes de notas diferentes, não é permitido manter o vínculo com as notas fiscais de origem.
  • Quando se tratar de reparcelamento de duplicatas que uma mesma nota, as novas duplicatas geradas serão sinalizadas como "lançamento automático", ou seja, como se estivessem sido lançadas pelo programa "Entrada de mercadorias". Já as duplicatas de notas diferentes terão as novas duplicatas lançadas como "lançamento manual". Essa sinalização é apresentada na tela de "Movimento de fornecedores" através da coluna chamada "Origem", onde o número "1" representa as duplicatas oriundas de lançamento manual e o número "0" de lançamento automático.

      É possível reparcelar duplicatas de filiais e/ou fornecedores diferentes que possuam a mesma base de CNPJ, ou seja, o usuário poderá selecionar várias duplicatas de fornecedores/filiais diferentes desde que possuam a mesma base de CNPJ e posteriormente clicar com o mouse no botão Reparcelar.

6. Alteração

      Para realizar uma alteração de duplicata é preciso marcá-la e clicar em Alteração ou teclar ALT + A. Caso a duplicata esteja ativa, o usuário poderá realizar algumas alterações de dados, caso contrário, apenas exibirá a tela com as informações para consulta. 

  • Lote: permite informar o lote de pagamento de Contas a Pagar.
  • Local de Pagamento: Informe o local de pagamento desta duplicata. Exemplo: (Carteira, Banco, Duplicata, etc.).
  • Tipo Documento:  Informe o tipo de documento utilizado pela farmácia. Exemplo: (Nota Fiscal, duplicata, carnê, etc.).
  • Plano de Contas: Informe o plano de contas no qual este lançamento deve ser lançado. O plano de contas influencia diretamente no relatório de Demonstrativo de Resultados da farmácia.
  • Nota Fiscal: Informe o número da nota fiscal ou documento que originou este lançamento.
  • Documento: Este é o número que identifica a duplicata do fornecedor.
  • Emissão: Informe a nova data de emissão da duplicata ou clique com o mouse no ícone dentro do campo da data . Este botão abre um calendário para a procura da data.
  • Lançamento: apresenta a data que foi lançada a duplicata, campo somente leitura, não sendo possível alterar. 
  • Valor Duplicata: apresenta o valor da duplicada selecionada. 
  • Vencimento: Informe a nova data de vencimento da duplicata ou clique com o mouse no ícone dentro do campo da data . Este botão abre um calendário para a procura da data.
  • Vlr Devolução: Clique neste botão para vincular ou visualizar os créditos de devolução de fornecedor vinculados à duplicata. Este valor é deduzido do valor total da duplicata no pagamento do boleto bancário. Para o valor de devolução, pode-se inserir qualquer valor menor ou igual ao valor da duplicata.
  • Desconto fin.: Informe o valor do desconto financeiro recebido do fornecedor para a parcela que está sendo lançada. Este valor fica a título informativo no contas a pagar. Ao pagar a duplicata, caso desejar utilizar este desconto, deve ser informado manualmente. Este valor não é deduzido automaticamente porque em muitos casos a duplicata já vem com o valor líquido, ou seja, já considerando o desconto financeiro. 
  • Vcto Desc Fin.: Informe uma data de vencimento para o desconto financeiro. Se efetuar o pagamento da duplicata após essa data, o desconto financeiro será zerado, ou seja, não será abatido do valor total da duplicata.
  • Encargo Fin.: valores referente aos encargos financeiros cobrados na duplicata.
  • Observação: Este espaço é reservado para que seja informado um histórico do lançamento ou qualquer outra informação útil que desejar.
  • Situação: Neste campo é exibida a classificação da duplicata no Pag-For Bradesco. Quando a duplicata estiver recusada, será exibido o motivo da recusa e a descrição: Ativo-Recusado. Se estiver agendada, terá a descrição: Ativo-Agendado. Quando paga, exibirá informações referente ao pagamento. Estas classificações serão abordadas no tópico 8. Clique aqui para ir direto ao tópico.
  • Cód Barras: Informe o código de barras para a duplicata, manualmente ou via leitor de códigos. Esta informação é utilizada para procedimentos com a Integração Pag-For Bradesco. Será possível inserir, alterar ou remover o código de barras para a duplicata, desde que a mesma não esteja em um lote ativo com arquivo de remessa já gerado.
  • Duplicata entregue? Selecione este campo quando receber a duplicata do fornecedor. Essa informação ajudará na hora do pagamento da duplicata ao fornecedor, pois será possível saber se a duplicata foi ou não entregue à farmácia.
  • Alçada Autorizada por: traz a informação do usuário que autorizou o lançamento da alçada, quando não houve necessidade de autorização de alçada apresentará "NÃO INFORMADO" esse campo será preenchido automaticamente pelo sistema, não sendo possível sua edição.

Observação: No momento da devolução, é realizado o vínculo com o valor total da duplicata. Após esse processo, no Contas a pagar, pode-se observar que a duplicata ainda fica ativa, mas, ao efetuar o pagamento desta, o sistema verifica que o valor está zerado e realiza a baixa normalmente.

  • Informação do Lote: nesse campo apresenta um resumo das informações de pagamento do lote selecionado, tais como: local de pagamento, previsão de pagamento, valor lote, agência, conta, banco.

7. Vincular Código de Barras

      Pressione este botão para vincular código de barras às duplicatas. Quando a farmácia possuir Integração com PagFor Bradesco, é imprescível que as duplicatas possuam um código de barras vinculado.

  • Código de Barras: Informe manualmente ou via leitor de código, o código de barras. Ao informá-lo, será consultado se o mesmo já existe no sistema; se SIM, a duplicata vinculada a este código será carregada em tela. Se NÃO, iniciará uma busca por possíveis duplicatas que podem se referir ao código informado, a partir de informações como: Valor, Data de Vencimento. O resultado da busca será apresentado em tela, caso seja localizado mais de uma duplicada "compatível" com o código informado, será necessário optar por apenas uma.
  • Lote: Este campo é utilizado para consultar lotes de contas a pagar "Ativos", para realizar o vínculo da duplicata ao mesmo. 
  • Os campos "Descrição", "Lançar Pagamento Em", "Filial" e "Data de Pagamento", serão preenchidos automaticamente com as informações já cadastradas do lote selecionado e se manterão bloqueados para alteração.
  • Duplicata Entregue: Deve ser marcado para sinalzar se a duplicata selecionada foi ou não entregue. Se para a duplicata buscada, o campo "Duplicata entregue?" já tiver sido marcada na tela de Alteração de Lançamentos, já virá marcado. 
  • Data Entrega: Será hablitado somente se o campo "Duplicata Entregue" estiver marcado e deverá ser informada a data exata da entrega da duplicata.

8. PAG-FOR BRADESCO

      O produto "96-Pag-For Bradesco" proporciona a geração de lotes de contas a pagar com para o pagamento de duplicatas em banco. As duplicatas são enviadas em forma de arquivo de remessa ao banco e o mesmo responde com um arquivo de retorno. Neste arquivo, conterá informações das duplicatas e uma classificação para cada uma delas, podendo ser: Normal, Agendada, Paga ou Recusada

      As duplicatas na situação "ATIVA", serão classificadas de acordo com o retorno do banco, podendo ser:

  • Normal – Duplicatas que ainda não foram classificadas.
  • Agendada – Duplicatas que foram exportadas para o banco, já estipulando uma data de agendamento para pagamento, esta data por sua vez deve sempre ser diferente da data atual e deve ser agendada para o próximo dia útil bancário. Duplicatas classificadas como AGENDADA poderão ser alteradas somente mediante ao arquivo de retorno do banco. A partir do momento em que o banco envia o retorno, elas poderão ser classificadas com as seguintes situações:
    • Paga – Quando o arquivo de retorno volta confirmando o pagamento da duplicata.
    • Recusada – Quando o arquivo de retorno informar que por algum motivo não foi possível realizar o pagamento. Explicaremos esta classificação mais à frente.
    • Normal/Ativo – Quando é solicitado ao banco o cancelamento do agendamento da duplicata. O sistema não possuirá este cancelamento de agendamento, neste primeiro momento.

      A situação "RECUSADA" será aplicada, quando a duplicata recebida pelo banco, constar alguma inconsistência que impossibilita o agendamento ou o pagamento da duplicata. Quando no retorno do banco tivermos um produto com a classificação de recusado, junto com ele estará a justificativa pela recusa, que poderá ser consultada pelo usuário, permitindo que o mesmo realize os ajustes necessários ou mesmo o pagamento individual da duplicata, mesmo por que a duplicata é extraída do lote.

9. Créditos de Devolução

      Ao pressionar a tecla "F5", será aberta a tela do programa chamado 'Créditos de Devolução', que possui os seguintes campos:

  • Selecione as filiais: campo de múltipla seleção que possibilita ao usuário selecionar, uma, todas ou várias filiais cadastradas no sistema.
  • Fornecedor: lista o código e o nome do fornecedor. Se já estiver selecionado um fornecedor na tela principal do programa 'Movimento de Fornecedores', este será carregado automaticamente. O fornecedor poderá ser pesquisado através da tecla F2 – Consultar;
  • Opção - Selecione a opção deseja, sendo elas:
    • Créditos de devolução a vincular: lista o valor dos créditos que ainda podem ser vinculados a uma duplicata ou que podem ser baixados (basta clicar no botão 'Baixar' para baixar os títulos). Se o usuário quiser vincular o crédito a uma duplicata, deve-se efetuar o processo já existente hoje: selecionar uma duplicata, clicar no botão 'Alterar' e realizar o vínculo do crédito;
    • Créditos de devolução vinculados à duplicatas: lista o valor dos créditos que estão vinculados à uma duplicata do fornecedor. Como o usuário não pode fazer nenhuma movimentação desse crédito, os botões 'Baixar' e 'Estornar' ficarão desabilitados;
      • Quando uma duplicata agrupadora possuir crédito de devolução lançado diretamente nela, esse valor também será considerado na soma dos créditos.
    • Créditos de devolução baixados: lista os créditos que foram baixados em Banco ou Financeiro. O botão 'Baixar' será desabilitado, pois o usuário poderá apenas estornar o crédito.

Observação: É possível efetuar vínculos e baixas parciais nos créditos de devolução. Um crédito de R$ 100,00, por exemplo, do qual R$ 50,00 foi vinculado a uma duplicata e R$ 30,00 foi baixado em Banco. Neste caso, deverá ser apresentado o valor R$ 20,00 na opção 'Créditos de Devolução a Vincular', R$ 50,00 na opção 'Créditos de Devolução Vinculados a Duplicatas', e R$ 30,00 em 'Créditos de Devolução Baixados em Dinheiro'.

  • Total créditos: disponível no rodapé da tela, mostra o total de créditos ativos do fornecedor selecionado. Este valor será composto somente por créditos que ainda não foram utilizados. No caso de créditos que foram utilizados parcialmente, será somado apenas o valor residual;
  • Total selecionado: este campo ficará situado no espaço inferior direito da tela, e mostrará o valor do crédito selecionado. Quando selecionado mais de um crédito, os valores serão somados;

      Na tabela com retorno da consulta, poderão ser observados os seguintes indicadores:

  • Ícone verde: informa que há créditos ativos.
  • Ícone preto: apresenta que são créditos vinculados a uma duplicata ou créditos baixados.

Atalhos e botões

  • F2-Consultar: conforme padrão no SoftPharma, o atalho F2 ativará tela de consulta de Fornecedores.
  • F8-Seleciona: selecionará todos os itens ao mesmo tempo.
  • Baixar: a funcionalidade do botão baixar também poderá ser acionada pelo atalho "ALT+B", e funcionará apenas para créditos ativos, por isso estará habilitado somente quando selecionada a opção 'Créditos de devolução a vincular'. Ao selecionar um crédito ativo e clicar neste botão, o sistema abrirá uma tela na qual o usuário selecionará em que local será baixado o crédito. O crédito não precisa ser baixado com seu valor total, podendo ser baixado parcialmente. Haverá duas opções de baixa: Banco ou Caixa Financeiro. O Plano de Contas que deverá ser movimentado é o '2.1 – Duplicatas pagas' ou o plano de contas definido para movimentar as Entradas de Mercadorias, pois, como se trata de uma devolução de mercadoria que a farmácia adquiriu, um 'contra lançamento' será efetuado para o plano de contas, deduzindo o valor da movimentação desta conta. Neste caso, o lançamento será de crédito.

Importante! Quando for selecionado mais de um crédito, o usuário poderá baixar um valor parcial deste total selecionado, e o sistema irá baixar os créditos proporcionalmente.

  • Estornar: a funcionalidade do botão baixar também poderá ser acionada pelo atalho "ALT+E", este botão estará habilitado somente para a opção 'Créditos de devolução baixados'. Somente serão estornados registros que foram baixados em Banco ou Caixa Financeiro. O estorno efetuará um débito no plano de contas, e o valor voltará a ser exibido na opção 'Créditos de devolução a vincular'. Independentemente do local em que o crédito foi baixado, seja Caixa Financeiro ou Banco, o estorno ficará concentrado apenas no botão 'Estornar', ou seja, não há a necessidade de que o usuário acesse o Caixa Financeiro ou Controle Bancário para realizar o estorno. Além disso, poderá ser estornado mais de um crédito por vez.

Observações: ao estornar uma duplicata agrupadora o crédito existente ficará disponível para um novo vínculo, e ao processar o estorno de uma duplicata, o sistema manterá o status de entrega, ou seja, se o campo "Duplicata entregue" estiver marcado após o estorno o mesmo permanecerá como antes.

  • Fechar ou ALT+F: Fechará a tela.

Observações Gerais

  • Para os fornecedores que possuírem planos de contas vinculados ao seu cadastro, o sistema validará se o Plano de Contas informado está vinculado ao fornecedor, se porventura o usuário informar um que não esteja apresentará uma mensagem de orientação.
  • Para os reparcelamentos, somente ocorrerá a validação dos planos de contas vinculados ao fornecedor quando o lançamento for de origem manual.
  • Quando o cliente tiver o produto "38 – SPED/ECD – Escrita Contábil" liberado:
    • Ao tentar realizar algum lançamento/movimentação em data que já possua lotes fechados nas situações (em processamento, fechado, exportado ou sem movimento), não será possível realizar o lançamento e apresentará uma mensagem informativa "Para a data dd/mm/aaaa existe lote de movimentação contábil ativo".
    • Ao tentar realizar algum lançamento/movimentação em data de consolidação posterior, quando os lotes não estão fechados, se há lotes válidos, validará se dentre estes lotes algum deles está com inconsistência ou cancelados, caso contrário não será possível efetuar o lançamento, apresentando a seguinte mensagem: "Para a data dd/mm/aaaa existe lote de movimentação contábil ativo" e apresentará no máximo até 03 lotes nesta condição.

 


CONFIGURAÇÕES POR USUÁRIO

      O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa "Movimento de fornecedores - CPA120" e clique em "Outras Opções". Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

Tabulações

  • Desmarque a tabulação 1 para que o usuário não tenha acesso a inserir novos lançamentos.
  • Desmarque a tabulação 2 para que o usuário não tenha acesso a realizar pagamento total de duplicatas.
  • Desmarque a tabulação 3 para que o usuário não tenha acesso a realizar pagamento parcial de duplicatas.
  • Desmarque a tabulação 4 para que o usuário não tenha acesso ao botão Estorno.
  • Desmarque a tabulação 5 para que o usuário não tenha acesso a alterar duplicatas.
  • Desmarque a tabulação 6 para que o usuário não tenha acesso a realizar agrupamento de duplicatas.
  • Desmarque a tabulação 7 para que o usuário não tenha acesso a alterar a data de emissão das duplicatas ao realizar um novo lançamento.
  • Desmarque a tabulação 8 para que o usuário não tenha acesso reparcelar duplicatas.

Guias

  • Desmarque a guia 3 para que o usuário não tenha acesso a baixar duplicatas ou fazer lançamentos à vista no caixa diário.
  • Desmarque a guia 4 para que o usuário não tenha acesso a baixar duplicatas ou fazer lançamentos à vista no controle bancário.
  • Desmarque a guia 5 para que o usuário não tenha acesso a baixar duplicatas ou fazer lançamentos à vista no caixa financeiro.
  • Desmarque a guia 6 para que o usuário possa efetuar apenas lançamentos manuais na modalidade de pagamento "À vista" e, para fornecedores que possuam planos de contas configurados em seu cadastro ("F6" do Cadastro de Fornecedor). Além disso, o usuário conseguirá visualizar somente os títulos lançados manualmente por ele próprio.
  • Desmarque a guia 7 para que o usuário tenha acesso a lançar somente duplicatas de fundo fixo.





  • Sem rótulos