FECHAMENTO DE CONVÊNIO - CAR155
Neste relatório a farmácia informa qual é o convênio que desejar fazer o fechamento, e o sistema relacionará todos os clientes que compraram na farmácia com seu saldo devedor. O fechamento só acontecerá quando o mesmo for feito oficialmente, caso contrário, o relatório pode ser emitido quantas vezes forem necessária.
Acesso rápido Localização: Relatórios > Contas a Receber > Fechamento de Convênios |
Menu Fiscal - Abre o Menu Fiscal do sistema |
F2 - Consultas |
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ALT + I - Para imprimir |
ALT + F - Para Sair |
Veja abaixo a descrição detalhada de cada campo:
- Selecione as filiais: Para as farmácias que possuem mais de uma loja, é no banco de dados do SoftPharma que estão armazenadas as informações das filiais, o usuário pode selecionar a(s) filial(is) que deseja emitir o relatório.
- Tipo de relatório: Informar a forma que deseja imprimir o relatório.
- Analítico - Emite as compras totalizadas, e sai logo abaixo nota a nota que o cliente comprou.
- Sintético - Emite as compras dos clientes totalizadas.
- Tipo de filtro: Selecione se deseja fazer o fechamento por "Convênio" ou "Clientes", onde por clientes (pouco usado) permitirá que seja selecionado um intervalo de clientes para fechamento, mas o relatório sairá da mesma forma que por convênios.
- Observação: Quando selecionado "Por Cliente", deverá informar a matrícula do cliente no convênio ou buscar o cliente através do "F2 - Consulta Clientes".
- Intervalo de convênios/Clientes: (F2 - consulta convênios / Clientes), Informe entre qual(is) convênio(s) ou clientes deseja emitir o relatório de fechamento de convênios. Caso o usuário desejar emitir o fechamento "geral" , o mesmo poderá informar somente os intervalos abaixo.
- Importante: São filtrados os clientes e convênios que estiverem cadastrados no sistema com situação Normal, Bloqueado e Suspenso.
- Tipos de Convênio: Selecione os tipos de convênio que deseja fazer o fechamento. Selecionando aqui os tipos de convênio sem informar o intervalo de códigos é possível fazer, simultaneamente o fechamento de todos os convênios daquele tipo. Por padrão, vem desmarcado apenas o tipo Particular, pelo fato deste convênio geralmente ser fechado individualmente por cliente.
- Filtro de data: Selecione o intervalo de data desejado para emitir o relatório de fechamento de convênios.
- Data de fechamento: O sistema selecionará todas as compras pela data de fechamento do convênio informada.
- Data de emissão: O sistema selecionará todas as compras pela data de emissão (compra) do cliente para fechamento do convênio.
- Intervalo de datas: Informe entre qual(is) data(s) de fechamento ou compra deseja emitir o fechamento ou clique com o mouse no ícone dentro do campo da data "Jan", este botão abre um calendário para a procura da data. Caso o usuário desejar emitir um relatório "geral" , o mesmo poderá clicar com o mouse no botão IMPRIMIR (ALT + I).
- Imprimir relatório com Produtos?: Se o usuário marcar esta opção, o sistema vai emitir em anexo ao relatório de fechamento de convênio a relação dos produtos que cada cliente comprou no mesmo período do fechamento de convênio.
- Imprimir NCM? Essa opção permite que o relatório traga o NCM dos produtos. Aqueles que não tiverem NCM cadastrado, aparecerão com esse campo em branco.
- Quebra de Página: esse campo possibilita que o usuário selecione como gostaria que o relatório fosse ordenado:
- Nenhuma: ao selecionar essa opção o relatório será apresentado como é atualmente.
- Cliente: nessa opção os produtos serão agrupados por cliente, buscando a informação de quais produtos cada cliente do convênio que comprou no período estipulado na pesquisa e ainda com o valor pago pelo mesmo.
- Convênio: ao selecionar essa opção os produtos serão agrupados por convênio, ou seja, mostrará os produtos que foram adquiridos. O relatório apresentará a quantidade, produto e o valor total dos mesmos, não será apresentado o preço unitário da venda, pois poderão ocorrer alterações de preço no determinado período. Por exemplo: Reajuste de preços.
- Imprimir indicativo de receita: este campo somente estará habilitado quando estiver marcado o campo "Imprimir relatório com produtos?", e quando parametrizado imprimirá uma coluna indicativa se a venda foi feita com prescrição médica ou não.
- Imprimir dependentes: quando no campo Tipo de Relatório estiver selecionada a opção "Analítico (com títulos)" e o Tipo de Filtro por "Cliente" este campo ficará disponível, e quando marcado serão impressos todos os títulos de compras realizadas pelos clientes e posteriormente serão agrupados os títulos por dependente, desta forma será identificado qual é o dependente responsável por determinadas compras.
- Imprimir número de requisição?: Se o usuário marcar esta opção, o sistema emitirá uma relação das requisições com seus números de valores respectivamente. Esta opção é usada para as farmácias que utilizam no cadastro de convênios as requisições como obrigatórias.
- Ordenar o relatório por matrícula?: O sistema emite o fechamento em ordem alfabética, caso o usuário desejar emitir o fechamento em ordem de matrícula, marque esta opção.
- Imprimir conta contábil? Marque este campo se desejar imprimir a conta contábil do cliente no relatório de fechamento de convênios.
- Imprimir recibo de entrega? Marque este campo se desejar imprimir ao final do relatório de fechamento do convênio, um recibo de entrega do relatório ao convênio.
- Processar oficial gerando chave de convênio? O fechamento de convênio só será efetuado se marcado esse campo, caso contrário só emitirá o relatório quantas vezes forem necessárias. Marcando como oficial, a partir deste momento o usuário não conseguirá alterar os títulos que foram fechados e será gerado um título "virtual" para o convênio que fica disponível para pagamento no programa de pagamento de convênios.
- O programa de Fechamento de Convênio tem opção de emitir a 2ª via do relatório de fechamento, boleto e geração do arquivo texto para o convênio.
- Para o usuário poder alterar novamente algum convênio ou título que foi fechado, deve acessar o programa de fechamento de convênios, "estornar" o fechamento, alterar o que for necessário e refazer o fechamento.
- Observação:
- Na impressão do relatório, onde é mostrada a descrição "(Mnl)", indica que este título foi incluído manualmente na conta do cliente.
- Quando venda parcelada, o sistema imprime no relatório de fechamento de convênio, além do número da parcela, também o número total de parcelas em que foi feita a venda. Por exemplo: para uma venda feita em três vezes, no relatório do primeiro fechamento seria impresso "1/3", no segundo fechamento "2/3" e no último fechamento "3/3".
- Importante:
- Ao realizar o fechamento do convênio o sistema verifica se a data de vencimento configurada no cadastro do convênio é 28, 29, 30 ou 31. Caso caia em algum desses dias, verifica ainda se no mês em questão o calendário possui esta data. Se não houver no calendário o dia correspondente, a data de vencimento é fixada no último dia do mês, conforme seu calendário.
CONFIGURAÇÕES POR USUÁRIO
O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa "Fechamento de Convênios - CAR155" e clique em "Outras Opções". Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:
Guias
- Desmarque a Guia 1 para liberar o desconto associação somente para os produtos que não estão em promoção (default é para todos os produtos vendidos). OBS. O sistema considera produtos em promoção para os produtos que em seu cadastro tenha no campo "% promoção" liberado a seguinte regra: "Quando comprar maior ou igual a 1 qtde... X % de desconto".
- Desmarque a Guia 2 do programa Fechamento de Convênio para o usuário, o sistema emite o relatório imprimindo o CPF do cliente no lugar do RG.