Skip to end of metadata
Go to start of metadata


Conceitos Código de Benefício fiscal

Para saber sobre os conceitos que envolvem o código de benefício fiscal, acesse o material Código de Benefício Fiscal (Tag cBenef) ou clique aqui.



Informação do Código de Benefício Fiscal

Para preencher o código do benefício fiscal, vá até o  menu Estoque > Item > Item e pesquise o item desejado, em seguida clique na aba Faturamento, verifique na opção Classe Fiscal qual a tributação que está vinculada ao item. Na aba Fiscal verifique qual é o código do NCM utilizado pelo item em questão. 



Para vendas feitas no PDV utilizando NFC-e, deve ser verificada a tributação do tipo ECF do item em questão. 



  

Em seguida, vá até o menu Fiscal > Classe Fiscal e realize a busca pela descrição que consta na Classe Fiscal. Feita a busca, na parte inferior da tela procure pelas tributações de entradas e saídas de seu estado vigente, perceba que, destacado em amarelo estão as tributações referentes ao estado em questão. 



Incluindo o Código cBenef no EMSys

No EMSys o código cBenef será vinculado ao cadastro do NCM, para adiciona-lová até o menu Fiscal > NCM, insira o código correspondente ao NCM e clique em pesquisar, em seguida vá até a ultima aba da tela, Inf. Adic. Apuração,  e no campo Tributação selecione a tributação que foi informada na Classe Fiscal do item. Para vendas no PDV é necessário incluir da mesma forma a tributação ECF que consta no cadastro do item utilizando o mesmo cBenef.  Em seguida informe o estado do emitente (PR,RJ ou RS) e no campo Cód. Inf. Adic. Apur informe o código cBenef. Clique no  para incluir e  para salvar o cadastro.


1 - No EMSys já existe a tabela com todos os códigos cBenef, por isso não será necessário realizar o cadastro do mesmo.

2 - O código de ajuste cBenef, deve estar vinculado ao CST da tributação do item.


  

Feito todos os procedimentos aqui explanados, exporte os dados para municiar o PDV com as informações cadastradas no EMSys, para isso, vá até o menu Exportação de Dados, selecione o PDV e clique em Exportar Dados, não sendo necessário marcar nenhuma opção, somente o PDV desejado. 


A sefaz disponibilizou uma tabela com o cBenef para cada estado que pode ser acessado através dos links abaixo.


PORTAL SPED TABELAS

TABELA cBenef X CST

Confira o passo a passo neste vídeo.

Código cBenef

Importante

Vale lembrar que as informações como: tributações, NCM e cBenef deve ser fornecidas pelo contador responsável pelo estabelecimento.