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Curva ABC de Produtos - EST190


      Neste relatório o SoftPharma classifica todos os produtos cadastrados no sistema em relação a curva ABCD de produtos. O usuário configura (informa) os percentuais para cada curva, sendo que esta curva pode ser melhor analisada em gráfico que também esta disponível no sistema no menu gráfico. A curva tem maior exatidão sendo emitida em um período de 120 dias e para cada tipo de produtos (Éticos, Similares, Perfumarias...). O usuário deve ter maior cuidado em entrada e saída de inverno com produtos específicos desta temporada (produtos sazonais).

 

Acesso Rápido

Localização: Relatórios > Estoque > Curva ABC de Produtos

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2 - Para consultas

1ALT + A - Para agendar o processamento automático da curva

ALT + P - Para processar o relatório/atualização curva

ALT + F - Para fechar o programa.


  1ALT + A / Agendamento - Ao pressioná-los, será aberto a tela para que seja configurado o agendamento do processamento automático da Curva ABC. Estará liberado aos usuários que possuírem a guia 2 desmarcada.

Importante!

    • Ao classificar uma curva ABC de produtos, o sistema pega o filtro informado e zera o mínimo e a demanda dos produtos, informa curva D e depois classifica a curva de acordo com o filtro.
    • No caso de cálculo de demanda da Curva A e B, todas as vezes que a quantidade de demanda tiver casa decimal superior a 1, o sistema faz arredondamento para cima. Exemplo: demanda calculada em 2,3 arredonda para 3 unidades, demanda calculada em 4,7 arredonda para 5 unidades e assim sucessivamente.
    • E no cálculo de demanda da Curva C, quando tiver casa decimal os valores serão arredondados conforme exemplo: se  for  2,3 será arredondado para 2; e quando for 2,5 será para 3.
    • O sistema classificará a curva ABC de todos os produtos que não tem "demanda fixada" no cadastro de produtos, pois esses produtos devem ser alterado manualmente sua demanda direto pelo cadastro, ou o usuário retirar a fixação da demanda.
    • Quando configurado "Gerar demanda de vendas realizadas entre filiais" (Parâmetros > Controle de Filial) serão consideradas as vendas que foram feitas entre lojas para o cálculo de demanda. Essa configuração também será validada no processo de agendamento da Curva ABC, a validação se o cliente é filial ou não, será feita através do CNPJ cadastrado no cliente para com o CNPJ da filial. 

Filtros Disponíveis

  • Opções - Permite ao usuário escolher se deseja gerar o relatório ou atualizar o produto pela curva:
    • Gerar relatório: ao selecioná-la apenas gerará o relatório da curva para posterior análise, habilita o filtro Filiais para opção de múltipla escolha.
    • Atualizar produtos pela curva: em substituição ao antigo campo com o mesmo nome, ao selecionar essa opção além de atualizar os produtos pela Curva gerará o relatório no final, e selecionando essa opção apenas será permitido selecionar uma filial por vez.
    • Exportar para Excel .csv: ao selecionar essa opção, será gerado um arquivo externo em Excel ".csv" somente com o filtro dos itens que estiverem ativos, independente se houve ou não venda no período informado.
  • Filial: Selecione nesse menu qual ou quais filiais deseja realizar a Curva ABC de Produtos.
  • Opção de Filtro: Selecione a opção de filtro que deseja classificar a curva ABC de produtos.
    • Geral: Informe esta opção caso desejar classificar a curva ABC de todos os produtos da empresa.
    • Tipo de produto: Informe esta opção caso desejar classificar a curva ABC somente de alguns tipos ou linhas de produtos (recomendado).
    • Laboratório: Informe esta opção caso desejar classificar a curva ABC somente de alguns laboratórios, não sendo possível atualizar a classificação no cadastro de produtos.
    • Grupo Principal: Informe esta opção caso desejar classificar a curva ABC selecionando os produtos de determinado grupo de produtos. Ex.: somente das Perfumarias.
  • Intervalo de Tipo de Produto/Laboratório: (F2 - Consulta tipo de produto ou laboratório). Informe entre qual(is) tipo de produto(s) deseja emitir o relatório. Se preferir busque-os através do atalho "F2".
  • Sazonalidade: esse campo permite um melhor filtro da Curva ABC dos produtos, pois permite que seja emitido o relatório dos produtos por seus picos de vendas (sazonais), com essa informação é possível avaliar a demanda da sazonalidade passada, informação importante para efetuar previsões de compra e promoções.
    • Anual: com essa opção marcada buscará os produtos que tem giro de vendas durante o ano todo.
    • Verão: nessa opção traz todos os produtos que possuem maior giro de vendas no verão. Por exemplo: protetor solar.
    • Inverno: e nessa opção traz todos os produtos que possuem maior giro de vendas no inverno. Por exemplo: antigripal.
  • Produtos fracionados: através das opções: geral, sim e não, buscará os produtos que possuem ou não fração.
  • Intervalo de Data de Emissão: Informe entre quais datas de emissão (ideal um período mínimo de 90 dias) que deseja emitir a curva, ou clique com o mouse no ícone dentro do campo da data "JAN", este botão abre um calendário para a procura da data.
  • Não incluir produtos cadastrados entre: também é um campo de datas onde o usuário poderá selecionar o período que deseja não relacionar os produtos que foram cadastrados nesta época.
  • Opção de Resultados:
    • Por Quantidade (Giro): Emitir por esta opção quando o usuário desejar classificar a curva ABC por quantidade (mais giro quantitativo). Esta opção deve ser usada para calcular o novo estoque mínimo e demanda para a compra. Importante: o sistema considera apenas os dias que ocorreram as vendas dentro do período informado pelo usuário.
    • Financeira: Emitir por esta opção para o usuário classificar os produtos de mais giro financeiro na farmácia. Esta opção não é indicada para calcular estoque mínimo e demanda, e sim para verificar os produtos que tem o maior giro financeiro.
    • Por Lucratividade: Emitir por esta opção para o usuário classificar os produtos que deram mais lucro bruto para a farmácia. Com este relatório é possível saber a classificação dos produtos que "deixaram"  mais dinheiro na farmácia. O calculo é: (Preço de venda - CMV) = lucro bruto).
  • %A; %B e %C: Informe os percentuais para classificação ABC, o sistema trás automático os percentuais cadastrados nos parâmetros podendo o usuário modificá-los. Esses totais devem fechar em 100%. OBSERVAÇÃO: caso estiver liberado para o usuário informar uma quantidade manual a ser acrescida a quantidade informada pelo sistema, é logo após informado esses percentuais que o sistema solicita a quantidade que será somada a demanda calculada pelo sistema. Está opção existe para que seja somada uma quantidade fixada pelo cliente em cima do calculo de demanda.
  • Demanda Para: Informe para quantos dias deseja fazer as compras, ou seja, a farmácia deve sempre manter em estoque uma quantidade suficiente para XX dias para a curva A,B e C.
  • Prazo de entrega dos produtos: Informe a quantidade de dias para o qual deseja gerar a curva ABC. Essa opção é utilizada principalmente para perfumarias que tem prazo de entrega maior, dificilmente sendo entregues no dia seguinte ao pedido.
  • Somar em: através das opções Unidade ou Percentual nesse campo permite ao usuário ajustar as demandas para as curvas A, B e C.
  • Atualizar produtos pela Curva: Marca este campo somente quando o usuário desejar atualizar os produtos cadastrados com a nova curva ABC. Recomendado quando o usuário selecionar um período mínimo de 90 dias e selecionar a opção por Quantidade).
    • Quando emitido o relatório marcando a opção 'Atualizar produtos pela curva', o banco de dados local será atualizado (assim como já acontece hoje), e também atualizará os demais bancos, sempre respeitando o código da filial que executou o processo.

Agendamento Curva ABC

      Através do botão “Agendamento” o usuário poderá agendar o processamento automático da curva para uma data e horário específico. Está configuração deverá ser realizada pela filial devidamente parametrizada como responsável por este procedimento, na guia estoque do programa “Parâmetros da Empresa”.

      Ao pressioná-lo será aberta a tela para que o agendamento seja configurado. A tela é composta pelas guias “Agendamento”, onde serão definidas as regras do agendamento e os itens para a geração da curva, também poderá visualizar os agendamentos criados, e “Log Execução” onde é possível visualizar os agendamentos já executados e os não executados, devido a alguma falha.

      Na guia “Agendamento” terão os seguintes campos:

  • Descrição: Informe o nome para o agendamento;
  • Filial de Execução: Estará preenchido pela filial configurada como responsável para o agendamento e execução da curva ABC;
  • Situação e Data de Criação: Mostrará a situação e data/hora de criação do agendamento. Durante o cadastro de um agendamento ele permanecerá em branco. Quando estiver visualizando um agendamento já criado, aparecerá se o mesmo está ativo ou inativo e a sua data/hora de criação.
  • Período de execução: Deverá ser configurado a frequência de execução do agendamento, se será executado uma única vez, semanalmente ou mensalmente, e conforme a opção selecionada serão disponibilizados outros campos para que sejam inseridas as regras de execução.
    • Uma única vez – Quando selecionada esta opção, precisará definir a data/hora em que o processamento será executado. A data e a hora não poderão ficar menor que a atual (caso seja para o mesmo dia).
    • Semanal – Quando selecionada esta opção, precisará definir os dias da semana em que o processamento será executado e se a execução se repetirá toda semana ou em semanas alternadas.
    • Mensal – Quando selecionada esta opção, precisará definir os dias do mês aos quais o processamento será executado, podendo escolher do dia 1 ao 31. Se no dia 03, for selecionado como dia de execução: 02 a curva será processada somente no dia 2 do mês seguinte.
  • Processar curvas para as filiais: Selecione para quais filiais o processamento da curva será aplicado. São mostradas apenas as filiais ativas no sistema.
  • Opção de filtro: Selecione se deseja filtrar os itens por Tipo de Produto, Grupo principal ou Geral. Quando por Tipo de Produto, poderá selecionar os tipos por intervalo ou pela funcionalidade de filtro avançado. Se por Grupo principal, deverá selecionar os grupos desejados.
  • Sazonalidade: Selecione os itens de acordo com a sazonalidade (Anual, Verão ou Inverno).
  • Produtos fracionados: Defina se deseja filtrar produtos fracionados, não fracionados ou ambos.
  • Intervalo de data de emissão e Não incluir produtos cadastrados entre – Estes campos serão apresentados em tela, quando em “Período de Execução” for selecionado a opção = Única Vez.
  • Executar curva com base nos últimos “x” Dias e Excluir os produtos cadastrados a menos de “x” Dias – Estes campos serão apresentados em tela, quando em “Período de Execução” for selecionado a opção: Semanal ou Mensal.
    • Executar curva com base nos últimos “x” Dias – Informe a quantidade de dias que deseja levar em consideração para a geração da curva. Será aceito até 3 (três) dígitos. Caso seja informado um valor menor que 60 (sessenta) será apresentado uma mensagem informando que a quantidade de dias é baixa para a análise e processamento da curva e que o aconselhável é informar em torno de 90 (noventa) dias, porém será possível prosseguir.
    • Excluir os produtos cadastrados a menos de “x” Dias – O sistema não considerará os produtos cadastrados anterior aos dias mencionados aqui. Poderá informar até 2 (dois) dígitos. Na execução da curva, será considerado como intervalo de datas, a data atual menos os dias informados neste campo.
  • %A; %B; %C e Demanda A/B/C para “x” dias – Estes campos terão as mesmas funcionalidades que têm na tela principal, ou seja, deverão ser informados os percentuais para cada curva e a quantidade de dias para a demanda das curvas A, B e C.

      Após informar os campos e filtros, que definirão os itens que farão parte da geração da curva e o momento em que o processamento da curva ocorrerá, clique em “Gravar” ou pressione Enter até que o agendamento apareça no quadro abaixo.

Observação: Ao gravar as informações, o sistema mostrará uma mensagem do real horário em que a curva será executada. Ou seja, mesmo que seja configurado e definido um horário para o agendamento, o sistema irá executá-lo posteriormente, conforme o executo cadastrado em banco de dados.
Para uma melhor explicação dos horários de execução dos agendamentos é possível validar através do ícone existente ao lado do campo “Hora de Execução”, onde é representado o horário conforme o banco de dados da filial.

      No quadro, o agendamento aparecerá com as informações: Código e Descrição, filial que executara o processamento, período de execução, a opção de filtro utilizada e a data em que o mesmo foi criado. Clique duas vezes sobre o agendamento, caso queira carregá-lo em tela para realizar uma alteração.

      Para criar um agendamento a partir das regras e filtros de um agendamento existente, carrega o agendamento que existe em tela (selecione-o no quadro de agendamento e clique duas vezes sobre ele) e pressione o botão “Duplicar”. Ao pressioná-lo, os filtros e regras do agendamento existente serão carregados em tela, necessitando apenas informar uma nova descrição para o novo agendamento.

      Para excluir/inativar um agendamento, selecione-o e pressione Delete. Quando o agendamento selecionado não tiver sido executado nenhuma vez, será excluído definitivamente. Se o agendamento já tiver sido executado pelo menos uma vez, o mesmo será apenas inativado.

Observação: Os agendamentos que estiverem configurados com o período de execução “Uma única vez”, após serem executados serão excluídos automaticamente.

  • Agendamento: Selecione se deseja os agendamentos ativos ou inativos e os mesmos serão listados no quadro para visualização.
    • Ativos: Agendamentos que ainda ocorrerão;
    • Inativos: Agendamentos que foram inativados;


      Na guia “Log Execução”, terão os seguintes campos:

  • Descrição: Informe uma descrição para o que o sistema busque agendamento com este nome.
  • Intervalo de Execução: Informe o intervalo em que o agendamento foi executado.
  • Situação: Busque os agendamentos por situação: Executado, Não executado ou Geral.
  • Registros: Defina a quantidade de registros que deseja listar em tela.


Informações adicionais

      Abaixo segue uma explicação sobre a classificação dos produtos ABC.

  • Produtos da curva A: São os produtos de alto giro quantitativos/financeiro da empresa, ou seja, a curva A representa a quantidade de vendas em itens/valor financeiro referenciada no filtro de percentual da curva A do relatório.
  • Produtos da curva B: São os produtos de médio giro quantitativos/financeiro da empresa, ou seja, a curva B representa a quantidade de vendas em itens/valor financeiro referenciada no filtro de percentual da curva B do relatório.
  • Produtos da Curva C: São os produtos de baixo giro quantitativos/financeiro da empresa, ou seja, a curva C representa a quantidade de vendas em itens/valor financeiro referenciada no filtro de percentual da curva C do relatório.
  • Produtos da Curva D: São os produtos que não possuem movimentação dentro do período selecionado no relatório. Uma vez que o produto seja classificado com D, sua demanda e seu mínimo serão zerados.
  • Base de cálculo para o estoque mínimo e demanda: O Softpharma leva em consideração os pontos abaixo para calcular o estoque mínimo e demanda dos produtos. Com as informações abaixo, informada nas fórmulas de cálculo de estoque mínimo e demanda, o sistema sugere a quantidade ideal de cada produto é necessária para atender a demanda de venda.

  • Estoque Mínimo: É a menor quantidade do produto que deve existir em estoque, em uma data qualquer, para atender as vendas até a chegada do novo pedido. Esta quantidade mínima é diferente para cada produto, pode inclusive ser diferente para o mesmo produto em diferentes épocas do ano. Esta quantidade geralmente é a média de venda do produto diária, vezes, os dias que pretende manter o produto em estoque.
  • Estoque Demanda: É a quantidade ideal do produto que deve existir no estoque para atender a demanda de vendas para o número de dias solicitado no filtro para cálculo da curva ABC. Este será o estoque regulador da farmácia, ou seja, todas as vezes que o estoque estiver abaixo da demanda, o sistema solicitará a diferença para reposição. O estoque de demanda é a média de venda (estoque mínimo) mais a oscilação de venda do produto, onde esta oscilação é calculada sobre a diferença entre a menor e a maior venda do produto no período selecionado.
  • Exemplos de mínimo e demanda:
    • Considerando nível de atendimento para a curva A.
    • Considerando prazo de revisão ou dias demanda de 7 dias.
    • Considerando prazo de entrega de 1 dia.
    • Cálculo de estoque mínimo para um produto A:
      • Média de venda mensal = 791 unidades / 90 dias trabalhados * 30 dias = 263,67
      • F1= (7 prazo de revisão 1 prazo de entrega)/7 prazo de revisão = +1.14
      • F2= 2,055 * (Raiz quadrada 1,14) / 3 = 0,73
      • Oscilação de venda= (0,73 * (4 maior venda - 0 menor venda) * 7 prazo de revisão)/30 = 0,68
      • Estoque mínimo= (1,14 * 263,67 Média Mensal * 7 Prazo de Revisão) / 30 = 70 unidades
      • Estoque demanda= 70 estoque mínimo + 0,68 oscilação =  71 unidades

Observação: é possível somar quantidade ao cálculo da demanda feito pelo sistema, no entanto deverá liberar o campo através das guias, maiores informações em "Configuração do usuário". 

 


CONFIGURAÇÕES POR USUÁRIO

      O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa "Curva ABC de Produtos - EST190" e clique em "Outras Opções". Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

Guias

  • Desmarque a guia 01 para que o usuário tenha acesso aos campos que permitem o acréscimo de uma quantidade fixada pelo usuário ao cálculo de demanda feita pelo sistema.
  • Desmarque a guia 02 para que o usuário tenha acesso ao botão "Agendamento".

 
 




  • Sem rótulos