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CONDIÇÕES DE PAGAMENTO – PAR115


      Cadastros das condições de pagamento que a farmácia utilizará. Exemplo: (à vista, a prazo, cheques pré-datados, cartão de crédito...).

 

Acesso Rápido

Localização: Parâmetros > Condições de Pagamento

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1. Condições de Pagamento

  • Código: (F2 - Consulta condição de pagamento por nome), Informe o código da condição de pagamento, caso o usuário desejar cadastrar a condição o sistema informa automaticamente o novo código.
  • Descrição: Nome da condição de pagamento a ser cadastrada ou alterada. Cadastrar descrições com, no máximo, 16 caracteres, que é o limite aceito pelas impressoras fiscais (ECF).
  • Selecione os PBM's que deseja utilizar nesta condição de pagamento: Caso a farmácia tenha algum PBM que queira vender nesta condição de pagamento, selecione o(s) PBM´s autorizados a venda para essa condição de pagamento.
  • Na venda ECF, utilizar qual tipo de documento: Quando for emitido um cupom fiscal (ECF) gravar a nota e os títulos com o tipo de documento informado nesta condição de pagamento.
  • Na venda de nota fiscal manual, utilizar qual tipo de documento: Para quando a impressora fiscal estiver em manutenção e estiver usando no sistema a emissão de nota fiscal manual, lançar no sistema todas as notas e títulos no tipo de documento informado.
  • Aceitar entrada na venda? Marcando esse campo o sistema solicitará como essa entrada pode ser aceita na venda (dinheiro, cheque a vista ou cartão), para isso, deve-se marcar a opção desejada. Lembramos que a opção cheque, é somente para cheques "à vista".
    • Se desejar que sejam impressas no cupom fiscal, o nome das condições de pagamento em que foi recebida a entrada na venda, basta teclar Enter sobre a opção de entrada (cheque, cartão) e informar a descrição da modalidade de pagamento na qual deseja que seja impressa. Atenção: o nome da modalidade deve estar exatamente igual ao cadastrado na impressora.
  • Bloquear sistema de fidelidade? Marcando este campo, todos as vendas efetuadas nesta condição de pagamento não será calculado pontos ao sistema de fidelidade do cliente. Consultar o manual de processos do sistema de fidelidade para verificar como fazer sua liberação e como é seu funcionamento.
  • Cupom Adicional na Venda?: ao marcar essa opção permitirá que sejam impressões cupons adicionais na venda, poderá selecionar até 08 vias.
  • Modalidade de Pagamento: O sistema oferece 4 opções para cadastramento da condição de pagamento:À vista, A Prazo, Cheque Pré-datado e Cartão.
    • À vista?: Marque este campo caso a condição de pagamento que esta sendo cadastrado seja a vista.
      • Plano de contas: (F2 - Consulta plano de contas), Informe em qual conta o sistema deve lançar o valor da venda. Com base nessa conta o sistema projeta o demonstrativo de resultados.
      • % desconto máximo permitido: Informe qual é o percentual máximo de desconto permitido ao vendedor liberar no ato da venda. É possível informar este mesmo percentual de descontos por laboratório, tipo produto ou grupo principal, mas deverá estar usando a opção de "desconto por item" dos parâmetros. Maiores informações leia tópico abaixo sobre descontos.
        • Observação: a partir do release 150.0 a cobertura de ofertas não é aplicável em venda concomitante para aquelas farmácias que trabalham com venda diretamente em Cupom Fiscal.
      • Mapa de caixa (desdobramento): Informe quais são os possíveis desdobramento  de caixa autorizado ao caixa receber do cliente (dinheiro, cheque a vista, cartão de débito, vale transporte, vale alimentação...). Na venda todas as vezes que informar que a venda está sendo feita "a vista" o sistema solicitará esse mapa de caixa para que seja informado o montante de cada uma dessas formas de pagamento.
    • A prazo?: Marque este campo caso a condição de pagamento que esta sendo cadastrada seja de venda a prazo.
      • Faturar na? 1ª, 2ª... Data base ou prazo: O sistema solicita ao usuário em qual(is) data(s) base de vencimento deseja colocar esta condição de pagamento. Exemplo: (um convênio com fechamento no dia 20, marcando na 1ª data base, o sistema coloca o fechamento do título na primeira data base, se marcar a 2ª data base, o sistema coloca o fechamento do título na segunda data base, e assim sucessivamente. Caso o cliente marcar a 1ª e a 2ª ou qualquer outra, o sistema divide o valor da venda em quantas datas base foi marcada e coloca o fechamento do título em suas respectivas datas de fechamento e vencimento).
      • % de juros a cobrar: Caso a farmácia desejar cobrar juros no ato da venda do cliente, informar o percentual de juros a cobrar. Para isso basta dar 2 clique em cima da data base desejada e o sistema abrirá uma tela para ser informado o % de juro a ser cobrado. Importante: esse juro não será destacado na nota, somente no título a receber do cliente.
      • Plano de contas particular: (F2 - Consulta plano de contas), Informe o código do plano de contas para uma venda a um cliente particular (fiado). Com base nessa conta o sistema projeta o demonstrativo de resultados.
      • Plano de contas convênio: (F2 - Consulta plano de contas), Informe o código do plano de contas para uma venda a um cliente conveniado. Com base nessa conta o sistema projeta o demonstrativo de resultados.
      • % desconto máximo permitido: Informe qual é o percentual máximo de desconto permitido ao vendedor liberar no ato da venda a prazo. É possível informar este mesmo percentual de descontos por laboratório, tipo produto ou grupo principal, mas deverá estar usando a opção de "desconto por item" dos parâmetros. Maiores informações leia tópico abaixo sobre descontos.
      • Parcela mínima R$: determina um valor de parcela mínima para vendas a prazo, por condição de pagamento. Suporta até o valor 99999,99. Em todas as vendas e na pré-venda o valor de parcela mínima será interpretado para o pagamento a prazo. Quando o valor da parcela calculado na venda for menor que o valor informado de parcela mínima, a venda/pré-venda não poderá ser concluída. Será exibida uma mensagem informando desta situação ao usuário. Para as vendas realizadas em uma única parcela (como a condição a prazo de 30 dias, por exemplo), a tratativa será a mesma. Para as vendas realizadas em várias parcelas, será considerado o valor de cada parcela, sendo este confrontado com o valor configurado na condição de pagamento. Quando o campo 'parcela mínima R$' for igual a zero no programa de 'Condições de pagamento', indica que não há um valor mínimo para parcela, então, o sistema entenderá que não será feito nenhuma validação quanto ao valor.
    • Cheque pré-datado?: Marque este campo caso a condição de pagamento que esta sendo cadastrada seja cheque pré-datados. Abaixo segue informações de como cadastrar a condição de pagamento e também pode ser consultado o manual de processo do cheque pré-datado.
      • Plano de contas: (F2 - Consulta plano de contas), Informe em qual conta o sistema deve lançar o valor da venda. Com base nessa conta o sistema projeta o demonstrativo de resultados.
      • Dias de prazo para o cheque pré-datado: Informe para quantos dias no máximo a farmácia aceita o cheque pré-datado.
      • Sugerir DATA BOM PARA no momento da venda? Se desmarcada essa opção, o sistema não traz automaticamente a data sugerida conforme a quantidade de dias de prazo no cheque. Obs.: Os testes de data máxima permitida permanecem, mesmo que a data não seja sugerida.
      • % desconto máximo permitido: Informe qual é o percentual máximo de desconto permitido ao vendedor liberar no ato da venda. É possível informar este mesmo percentual de descontos por laboratório, tipo produto ou grupo principal, mas deverá estar usando a opção de "desconto por item" dos parâmetros. Maiores informações leia tópico abaixo sobre descontos.
      • Consultar cheque(s) via aplicativo TEF? Marcando essa opção o sistema faz a consulta de cheques pelo aplicativo TEF. Esta opção é válida para o TEF da SiTEF (TEF SiTEF), da Software Express.
    • Cartão de crédito?: Marque este campo caso a condição de pagamento que esta sendo cadastrada seja de cartão de crédito ou débito.
      • Aceitar entrada na venda? Para homologação de TEF não é permitido aceitar entrada nesta modalidade de venda.
      • Transação eletrônica de fundos homologadas para a venda (TEF): Abaixo segue as operadoras que a SoftPharma tem homologado para fazer TEF, marcando uma ou mais das operadoras, o sistema vai solicitar na venda o recebimento com o cartão e vai fazer o TEF com a operadora. Existe uma operação "Amex / Visa / RedeCard (somente controle)" que quando marcada será usada pelas farmácias que desejam controlar o cartão de credito, mas não tem o TEF para fazer na venda.
      • % Desconto máximo: Informe o percentual de desconto máximo a ser cedido pelo vendedor na venda para esta condição de pagamento. É possível informar este mesmo percentual de descontos por laboratório, tipo produto ou grupo principal, mas deverá estar usando a opção de "desconto por item" dos parâmetros. Maiores informações leia tópico abaixo sobre descontos.
      • Plano de contas: (F2 - Consulta plano de contas), Informe em qual conta o sistema deve lançar o valor da venda. Com base nessa conta o sistema projeta o demonstrativo de resultados.
      • Selecione as bandeiras que deseja utilizar: Selecione as bandeiras que serão aceitas nesta forma de pagamento, essas bandeiras estarão disponível ao caixa no momento da venda. Selecionando essa opção, ainda fica obrigatório selecionar a operadora quando a farmácia deseja fazer o TEF, pois existem várias bandeiras que são aceitas por uma única operadora, então, independente da bandeira selecionada, o sistema solicita no caso de TEF para qual operadora será enviada a transação, caso contrário, selecionar a opção "POS Somente Controle".
  • Situação: Este recurso mostra a situação da condição de pagamento (se está ativo ou inativo). Ao cadastrar uma nova condição de pagamento, esta estará sinalizada como 'ativa'. Caso a farmácia não a utilize mais, pode-se inativá-la, bastando editar a condição de pagamento e então clicar no botão 'Excluir'. Ao clicar F2 para consultar as formas de pagamento, as condições que foram inativadas serão listadas na aba 'Inativos'.

Atenção! Quando for selecionada uma forma de pagamento inativa para a venda, a venda não poderá ser concretizada sem antes tornar o modo de pagamento 'ativo' novamente.

2. Descontos

      Quando o usuário estiver usando a opção de "desconto por item" nos parâmetros do sistema, é liberado para que o usuário possa configurar seus descontos à vista no balcão além de uma forma "geral" em cada condição de pagamento, mas também por laboratório, tipo produto ou grupo principal, seguindo exatamente essa ordem na liberação dos percentuais de descontos. Abaixo segue explicação dos campos e como informá-los.

  • Modo de Pagamento: neste campo poderá selecionar as condições de pagamento (dinheiro, cartão, cheque e etc.), definir os descontos conforme campos abaixo.
  • Desconto Máximo: selecione se o desconto máximo informado será aplicado em "Vendas" ou "Cobertura de Ofertas".
  • Opção: selecione a opção que deseja liberar um percentual de desconto diferenciado Laboratório, Tipo de Produto ou Grupo Principal.
    • Lembre-se: ordem verificada pelo sistema é primeiro desconto liberado ao laboratório, depois descontos liberados no tipo de produtos, depois os liberados no grupo principal e se não encontrado nenhum destes descontos, o sistema vai pegar o desconto informado na condição de pagamento.
    • Exemplo: Na condição de vendas "a vista" foi liberado 10% desconto, mas foi configurado nesta guia que o laboratório "EMS, BAYER" podem receber até 15% de descontos. Desta forma em todas as vendas a vista o sistema vai liberar 10% de descontos aos produtos que não pertencem aos laboratórios especificados e nestes será liberado até 15%.
  • Laboratório / Tipo produto / Grupo principal: Dependendo da opção escolhida, o sistema abre opção para selecionar os laboratórios, tipos ou grupos a serem liberados descontos diferenciados.
  • % Desconto máximo permitido sem senha: inserir o percentual de desconto que o usuário poderá aplicar sem a liberação do supervisor.
  • % Desconto máximo permitido com senha: desconto máximo permitido com a senha do supervisor.
  • Abaixo o sistema informará todas as regras de descontos informada pelo usuário, bastando este selecionar e dar ENTER para alterá-la ou selecioná-la e pressionar DELETE para apagar a regra.
  • Usar os botões de Liberar e Retirar Descontos para fazer o processo em lote em todas as filiais e/ou condições de pagamentos da farmácia.





  • Sem rótulos