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BAIXA DE ENCOMENDAS/FALTEIRO - IMP155a


      Este programa é utilizado para realizar o controle de falteiros lançados e encomendas feitas pelos clientes para serem entregues nos próximos dias. É possível realizar o acompanhamento das encomendas pendentes e já baixadas de determinado período. O mesmo se dá para falteiros.


Acesso Rápido

Localização: Compras > Encomendas / Falteiros > "Opções"

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2 - Consulta por nome

Atalhos Encomendas

F5 - Acesso ao Cupom Fiscal com os itens das encomendas selecionadas

F6 - Acesso à Nota fiscal manuscrita série D com os itens das encomendas selecionadas

F7 - Acesso ao Cadastro do cliente da encomenda selecionada

F8 - Acesso ao Cadastro do produto da encomenda selecionada

F9 - Acesso à Pré-venda com os itens das encomendas selecionadas

1F10 - Editar Encomenda

ALT + B - Baixar encomenda

ALT + P - Procurar conforme filtros selecionados

ALT + I - Listar as encomendas que estão na tela

ALT + F - Fechar tela de baixa de encomendas

 

Atalhos Falteiros

2F4 - Pedidos de Compras

F5 - Estatística

F6 - Estoque nas Filiais

F7 - Motivos

F8 - Seleciona

F9 - Demanda

F10 - Alteração Avançada de Produtos

F11 - Análise do Falteiro

ALT+P - Procurar

ALT+E - Excluir

ALT+I - Imprimir

ALT+F - Fechar


1F10 - Editar encomenda: permite selecionar uma encomenda, na situação pendente, e alterar as informações de quantidade, previsão de entrega, e observação. Para efetuar essa alteração deverá ser informado o usuário e senha do colaborador. Observando que a alteração da quantidade de produto encomendado não alterará a quantidade de produto já lançado no pedido de compras, então, fica a cargo do usuário atualizar a quantidade no pedido.

2F4 - Pedido de Compras: através desta atalho o Softpharma abre o programa "Pedidos de Compras", exceto quando o usuário selecionar alguma(s) solicitação(ões) do Falteiro e pressionar a tecla F4, onde será possível inserir todos os produtos em um pré-pedido com a quantidade de compra igual a zero (0), através da tela "Destino para os itens de compras".

1. Encomendas

  • Situação: Selecione a situação desejada para a consulta:
    • Pendentes: Exibe a lista das encomendas que estão pendentes para ser entregues ao cliente. Podendo filtrar por:Data de previsão de chegada ou data de encomenda, essas encomendas são sinalizadas:
      •  bolinha verde: quando estão com prazo de entrega no dia ou data futura,
      •  bolinha vermelha: quando o prazo de entrega estiver vencido.
    • Entregue: Lista as encomendas que já foram baixadas para ser entregues ao cliente. Podendo filtrar por:Data de previsão de chegada, data de encomenda ou data da entrega.
      •  bolinha preta: as encomendas que já foram entregues serão sinalizadas pela bolinha na cor preta.
    • Cancelada: apresentará as encomendas que foram canceladas. Podendo filtrar por: Data de previsão de chegada, data de encomenda ou data do cancelamento.
      •  bolinha preta: as encomendas que foram caneladas serão sinalizadas pela bolinha na cor preta.
    • Geral: Utilize este filtro para consultar todas as encomendas de determinado período. Lista tanto as encomendas pendentes quanto as que já foram entregues ao cliente. Podendo filtrar por:Data de previsão de chegada ou data de encomenda.
  • Intervalo de Datas: através destes campos o usuário poderá selecionar o intervalo de datas conforme selecionado no campo 'Filtrar por'.
  • Somente produto com estoque positivo: ao marcar este parâmetro somente as encomendas que possuírem produtos com estoque positivo serão listados, e o total será apresentado na coluna Qtde Estoque.
  • Botão Baixar: após selecionar uma encomenda e clicar no botão "Baixar" o usuário deverá selecionar se a baixa é por encomenda "Entregue" ou "Cancelada":
    • Encomenda Entregue: a encomenda apenas será baixada e marcada como entregue. A data da encomenda entregue será gravada conforme a data do servidor. Encomendas entregues serão marcadas com uma bolinha preta;
    • Encomenda Cancelada:  quando selecionada esta opção, será solicitada que seja informada uma justificativa para o cancelamento em um novo campo. Esta informação será obrigatória. Somente após informada a justificativa a encomenda será marcada como 'cancelada'. A data em que a encomenda foi cancelada será gravada conforme a data do servidor. Essa encomenda será marcada com uma bolinha preta ou vermelha (para encomendas já vencidas).

      Abaixo são exibidas todas as encomendas de acordo com o intervalo informado nos filtros acima e quando a encomenda estiver "Pendente" para ser baixada, basta selecioná-la e clicar em "Gravar" que o sistema baixará automaticamente a encomenda.

      Importante! A baixa da encomenda não chama automaticamente a tela de vendas para fazer o faturamento da encomenda. É preciso que o usuário realize a venda dos itens encomendados e posteriormente faça a baixa da encomenda para o controle da farmácia. A encomenda é a garantia de que o produto será comprado, porém não há como garantir que para cada encomenda baixada foi realizada uma venda para o cliente correspondente. 

2. Falteiro

      O principal objetivo desta função é analise dos pedidos do falteiro pelos responsáveis pelo Compras, e os solicitantes verificar os retornos dos pedidos de faltas, segue abaixo a relação dos filtros disponíveis para auxiliar na execução desta funcionalidade.

  • Filial: campo de múltipla seleção que permitirá selecionar uma ou mais filiais conforme a necessidade da pesquisa pelos falteiros.
  • Período de Lançamento: informe as datas de início e fim do período que deseja pesquisar.
  • Motivo: nesse campo atrás além dos quatro motivos padrão (Falta Crônica, Estoque Negativo, Ruptura de Estoque, Demanda Zerada), os demais motivos criados pelo usuário através do atalho "F7 - Motivos"
  • Situação: apresenta a situação dos pedidos: Em analise (situação padrão e identifica que está sendo analisado pelo setor responsável); analisado e inativo. Os pedidos de falteiros não serão mais excluídos, pois essas informações auxiliam na analise dos pedidos realizados pela farmácia.
  • Filtro Adicional: além dos filtros acima, também é possível refinar a pesquisa por: Produtos, Curva ABC, Seção, Laboratório, Colaborador, Tipo de Produto e Grupo Principal. E dependendo da opção selecionada será habilitado um campo para fins de realizar as pesquisas.
  • Analisar movimento na rede: ao selecionar esse campo permitirá ao setor de compras efetuar uma pesquisa de como estão as solicitações dos produtos em sua rede, ou seja, quantidades pedidas por filiais, e também quantidade de filiais que solicitaram esse produto.
  • Período de movimentação: informe o período da analise dos movimentos dos produtos na rede.

    Abaixo localiza-se um tabela que apresentará as informações dos pedidos pesquisados conforme os filtros selecionados acima, e através desta tabela o Gerente/Responsável pelo pedido poderá observar o status de retorno do pedido (coluna "Retorno de Análise"), Disponibilizamos também os seguintes sinalizadores para melhor visualização dos lançamentos:
  X    - Inativo;
 - Analisado;
  - Em análise (Não Analisado);

Análise do Falteiro "F11"

      Esse atalho é utilizado pelo Setor de Compras para fins de informar o retorno de análise, a tela contempla um campo com observação e também é possível alterar o motivo da solicitação, por exemplo: "Pedido não será possível realizar, pois está em falta de matéria prima no mercado" e no campo "Motivo: Falta Crônica". 

Cadastro de Motivos "F7"

      Através desta tela é possível cadastrar, ativar ou inativar os motivos que serão utilizados pelo Falteiro e Analise, nesta tela encontra-se os campos "Descrição" e "Situação".




  • Sem rótulos