GERENCIADOR WEBVENDAS - IMP340
Esse programa consiste na integração do SoftPharma com o gerenciador de e-commerce, e tem por sua principal função exportar automaticamente informações de cadastro de produtos para a plataforma. Para essa funcionalidade foram disponibilizadas as abas: "Manter Listas de Produtos", "Manter Quantidades", "Configuração", "Pedidos" e "Log Pedidos".
Lembrando que este programa somente estará disponível para as lojas que possuírem pelo menos um dos produtos de e-commerce abaixo liberado, qualquer dúvida sobre essa liberação deverá entrar em contato com o Departamento Comercial:
- 67 - Integração Vtex
- 76 - Integração Web Vendas
- 77 - Integração Redes Associativas/Vannon
Acesso Rápido Localização: Importação/Exportação > Gerenciador e-Commerce |
2F7 - Obtém modalidades |
3F8 - Estoque Filiais |
4F9 - Verifica pedido / Reprocessar preços |
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ALT + E - Enviar |
ALT + G - Gerar |
ALT + S - Salvar lista |
ALT + I - Imprimir relatório |
ALT + F - Fechar programa |
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5DEL - Remove modalidade de pagamento Softpharma |
ENTER - Editar Valores |
1F2 - Consulta:
- na tela "Configuração" ao pressionar essa tecla de atalho na tabela "Modalidade de Pagamentos", permitirá ao usuário criar vínculos entre as modalidades.
- na tela "Pedidos" permite ao usuário visualizar os itens que contemplam o pedido ou nota fiscal.
2F7 – Obtém Modalidades: esta função busca no e-commerce todas as modalidade de pagamento disponíveis.
3F8 – Valida status dos pedidos: na aba "Pedidos" essa função verifica se o pedido já foi baixado no e-commerce, assim sendo, os que já estiverem baixados no SoftPharma terão o status atualizados no E-Commerce.
4F9 – Verifica pedido: verifica se um pedido específico está cancelado, se sim alterará seu status no sistema.
4F9 - Reprocessar preços: sobrescreve o preço de venda lista dos produtos marcados, atualizando com as informações contidas no cadastro do produto, zerando o percentual de desconto.
5DEL – Remove modalidade pagamento SoftPharma: ao pressionar a tecla DEL/Delete em uma determinada modalidade, os vínculos entre elas serão desfeitos.
Manter lista de produtos
Através desta aba é possível gerar e/ou efetuar as devidas manutenções em uma lista de produtos que serão exportados para o e-commerce, sendo que essa lista possuí um nome fixo: "LISTA E-COMMERCE".
Na tela foram disponibilizados alguns campos como:
- Nome Lista: Para que o usuário informe um nome indicativo da lista a ser gerada;
- Publicar: Deve obrigatoriamente estar marcado para que a lista seja enviada para o e-Commerce, como exemplo a "Vannonn";
- Atualização Automática: Nesse menu possui as seguinte opções:
- Não atualizar nenhuma informação: será gerada a lista porém não realizará nenhuma alteração nos itens do filtro;
- Atualizar apenas "Preço de venda", sem alterar % de desconto: Permitirá atualizar paenas o preço de venda dos produtos, porém não alterará a % desconto aplicada no mesmo;
- Atualizar "Preço de venda", sem alterar "Preço promocional": Atualizará apenas o preço de venda do produto, porém não alterará a informação de preço promocional aplicada ao produto;
- Atualizar "Preço de venda e Promoção": Selecione esa opção quando desejar que seja realizado a alteração tanto do preço de venda quanto a promoção aplicada ao produto.
- Tipo de Produto: Informe o intervalo de tipo de produto que deseja gerar a lista. É possível utilizar a tecla "F2" para localizar o tipo de produto desejado;
- "Inicial(is)": Informe aqui a inicla do nome do produto prtencente ao tipo selecionado anteriormente que deseja gerar na lista. Por exemplo, se for digitado a letra "C", serão listados todos os produtos que iniciam com "C" no início do nome, pertencente ao tipo de produto indicado no campo anterior;
- Laboratório": Você também pode filtrar ainda mais indicando os produtos de um único laboratório. Pressionando a tecla "F2", localize o laboratório que deseja gerar a lista de produtos. Caso deixe esse campo em branco, serão listados de todos os laboratórios cadastrados;
- "Seção": Caso utilize "Seções" para separação dos produtos, também será possível aplicar o filtro de seção nesse campo. Basta pressionar a tecla "F2" e localizar a seção em que os produtos estejam localizados para realizar a geração da lista;
- % Desconto": Seu preenchimento não é obrigatório, mas poderá ser utilizado quando o usuário quiser informar um desconto padrão para toda a lista.
- Por exemplo: Para os medicamentos do Laboratório "XXX" o desconto padrão for 5%, não será necessário alterar essa informação em cada um dos produtos, apenas deverá inserir esse valor no campo % Desconto e posteriormente pressionar ENTER.
- Data Última Venda: Também poderá inserir aqui uma data indicando os produtos que possuem como data de última venda de acordo com a informada nesse campo.
- E ao lado desses campos o sistema apresenta a "Informação da lista atual", que contém a data de criação e da última alteração.
Após preencher os filtros acima e clicar no botão Gerar (ALT+G), os produtos serão listados na tabela posicionada abaixo dos campos. Segue algumas observações sobre a manutenção dos produtos.
- Ao pressionar ENTER sobre um produto específico permitirá alterar o Preço de venda, % Desconto programado e o Preço de venda com desconto.
- Os produtos que possuírem descontos serão sinalizados com uma bolinha verde em frente a descrição do produto.
- Para essa tela também estão disponíveis os atalhos:
- F2 - Consulta: através do atalho F2, abrirá a tela de consultas de produtos, e também é uma forma alternativa de inserir itens à lista de maneira independente.
- F5 - Produtos: ao pressionar esse atalho abrirá a tela do programa "Cadastro de Produtos" com os dados cadastrais do item selecionado.
- F8 - Estoque Filiais: e essa função acessará o programa "Estoque disponível nas filiais", permitindo visualizar a quantidade do produto selecionado disponibilizada em cada uma das filiais.
- E para excluir algum item da lista, deverá selecioná-lo e pressionar a tecla DELETE.
- Botão Enviar (Alt+E): ao pressioná-lo enviará as informações ao e-commerce, porém somente depois que a lista for salva. Esta ação realizará o cadastro de produtos junto ao e-commerce e o processo de inativação dos itens que foram removidos da lista.
- Importante: sempre que sempre que inserir ou remover algum item na lista, esta obrigatoriamente deverá ser transmitida para o e-commerce, para que as alterações realizadas tenham valor junto.
Manter Quantidades
Na aba "Manter quantidades" o usuário poderá configurar o código e o percentual de estoque a ser transmitido por filial para o e-commerce.
Para isso deverá selecionar as filiais na tabela "Selecione as filiais que exportarão o estoque para o e-Commerce", e através do duplo clique com o mouse o SoftPharma permitirá configurar o "Código" e o "% Estoque a transferir".
- O código é fornecido pelo próprio e-Commerce;
- E o cálculo da quantidade itens a transmitir é realizado da seguinte forma: se for definido que apenas 50% da quantidade em estoque será transmitida, então um produto com 10 (dez) unidades no SoftPharma serão transferidas 5 (cinco) unidades para e-Commerce. Lembrando que sempre serão transmitidos valores inteiros, ou seja, ocorrerá arredondamentos em caso de cálculos que possuírem casas decimais.
- Agrupar quantidades em estoque das filiais ao enviar: ao marcar esse campo serão enviadas as quantidade de estoque de todas as filiais que estiverem selecionadas, porém essas quantidades serão agrupadas, sendo assim, quando estiver configurado, o sistema não reconhecerá a diferença entre os códigos das filiais e nem a diferença entre os percentuais de estoque a transferir, ou seja, estas informações obrigatoriamente deverão estar iguais para todas as filiais marcadas para assim enviar estoque para o e-commerce.
- Importar pedidos utilizando CEP para identificar filial: e ao marcar esse campo não será utilizado o código filial para determinar qual filial a pré-venda será gerada, e sim o CEP do cliente, ao importar os pedidos do e-commerce, o cadastro de clientes é retornado e atualizado no SoftPharma, desta forma o endereço vinculado possui o CEP da entrega, e através desta informação o sistema verificará em qual faixa de CEP da entrega se enquadra e para qual filial a pré-venda foi direcionada.
- E através do campo "Intervalo CEP" permitirá ao usuário inserir um intervalo de CEP e vincular para qual filial será direcionada a pré-venda, também é possível importar um arquivo de CEP, através do atalho "F12 – Importar arquivo de CEP.csv", ao pressionar a tecla para efetuar a importação o sistema apresenta a mensagem abaixo referente ao layout do arquivo.
Após essas configurações devidamente preenchidas, deverá salvar as alterações realizadas e pressionar em ENVIAR para que as informações sejam devidamente atualizadas.
Configuração
E na aba "Configuração" são realizadas as parametrizações referente à transmissão para o e-commerce, onde:
- O usuário e senha (WebService) são fornecidos pelo e-commerce;
- No campo "minutos" é definido pelo usuário o intervalo para transmissão das informações de estoque dos itens contidos na lista e-Commerce gerada;
- Observação: o SoftAutoRun utilizará a informação do campo minutos para processar a importação de pedidos do e-commerce.
- Observamos que uma nova transmissão será iniciada apenas quando a anterior já estiver finalizada para que não ocorram transmissões simultâneas de terminais diferentes;
- Por padrão apenas uma filial é responsável por transmitir o estoque para o e-commerce, e nessa tela deverá ser configurada qual será essa filial;
- E também deverá preencher o "Endereço Web Service".
- Em "Configurações gerais pedidos" estão disponíveis os campos "Convênio", "Vendedor" e também a tabela "Modalidade de Pagamento", que permitem ao usuário configurar para qual convênio os clientes importados do e-commerce serão cadastrados, informar um vendedor para lançar as vendas/pedidos e através da tabela "Modalidade de pagamento" o usuário poderá listar as formas de pagamento existentes no e-commerce e vincular com as modalidades do SoftPharma.
- Através do atalho Insert, é possível novas modalidades de pagamento para as vendas. Quando selecionado uma condição mde pagamento na modalidade de pagamento "Cartão", no campo "Bandeira" poderá selecionar a bandeira que deseja vincular à condição de pagamento. Ao realizar uma pré-venda e-Commerce, será valiado se a pré-venda já possui uma bandeira pré-definida. Se Sim, a venda será finalizada utilizando a bandeira pré-definida no pedido, e o NSU padrão "9999999999". Se Não, a bandeira e o NSU são solicitados para o usuário no caixa.
Pedidos
Nesta tela o usuário poderá pesquisar pelos pedidos através dos campos: "Data Pedido" e "Situação", onde o intervalo de datas referem-se ao dia do pedido no e-commerce, e no campo "Situação" há quatro opções: todas, pendente, cancelado e baixado, que apresentam o status da venda no SoftPharma.
Além dos campos estão disponíveis duas tabelas: "Pedidos" e "Pedidos/Notas SoftPharma".
- Pedidos: nesta tabela são relacionados os pedidos importados conforme os filtros acima mencionados, apresentando as seguintes informações: código do pedido, data e hora, cliente, valor, pagamento (modalidade de pagamento do SoftPharma) e o status do pedido.
- Pedidos/Notas SoftPharma: e nesta tabela são apresentadas as informações referente ao faturamento do pedido no SoftPharma, código da filial que direcionou o pedido, código do pedido ou nota, série, tipo (pré-venda ou nota), valor, frete e estoque que o item pertence.
Após realizadas as importações dos pedidos, o SoftPharma direcionará os mesmos para pré-vendas tele-entrega no programa Caixa On-line. E depois de baixadas ocorrerá atualização do status das vendas no e-commerce para "ERP Processando".
Log Pedidos
As operações de importação e cancelamentos serão gerados logs, e o usuário poderá filtrar esses logs pela "data de importação", e/ou "situação" (todas, sucesso ou erro), os resultados serão apresentados na tabela "Log importação pedidos" com as seguintes informações: código do pedido, data e hora, mensagem retornada para o processo executado e situação.
Relatório (Imprimir)
Ao pressionar o botão "Imprimir" (ALT+I), o sistema apresentará um relatório com: Código de barras, descrição do produto, laboratório, tipo de produto, código seção, valor venda, valor de venda com desconto, percentual de desconto, custo médio.
Observações Gerais
- O fechamento das vendas realizadas através do e-Commerce será efetuado manualmente no SoftPharma, ou seja, nesse primeiro momento o usuário deverá acessar a tela de "Vendas NF-e – FAT104" e emitir as respectivas notas fiscais referentes as vendas realizadas no e-commerce.