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TELE-PROCESSAMENTO – IMP120   


      Este programa possibilita ao usuário buscar os retornos de notas fiscais, faltas dos fornecedores, ofertas, boletos e preços de mercadorias dos fornecedores e da SoftPharma para atualização.

 

 
IMPORTANTE: Para usar o teleprocessamento, é necessário que a farmácia entre em contato com o fornecedor e solicite seu cadastro no pedido eletrônico utilizando o SoftPharma. Desta forma o fornecedor será configurado no layout do SoftPharma e por fim liberará o acesso à farmácia.

      Se o sistema informar uma mensagem que o fornecedor não está configurado, basta o usuário clicar no botão "Configurar" e informar os campos necessários para configurar o fornecedor selecionado. Para facilitar, selecione o fornecedor e clique no botão "Padrão" e informe somente os dados que estiver faltando (código da farmácia no fornecedor, usuário de acesso e senha de acesso).

  • Selecione um Fornecedor: Selecione o fornecedor que deseja fazer a transmissão de pedidos, retornos, notas fiscais ou preços. Ao selecionar, o sistema informará as configurações existentes para o mesmo, caso não exista o sistema solicitará se deseja configurar.  A configuração ou alteração das informações existentes devem ser realizadas através do botão "Configurar".
    • Ao configurar o fornecedor ENTIRE, o campo "Seu Código" estará desabilitado para edição, porém, basta pressionar o atalho F4/Gravar e o código será carregado automaticamente conforme o CNPJ da filial.
  • Selecione a opção desejada: Selecione a opção que deseja efetuar no tele-processamento:
    • Buscar arquivo de preços e atualizar: Selecione esta opção para buscar e atualizar os arquivos de preços do fornecedor selecionado, depois será chamado o programa para atualizar os preços na base de dados do SoftPharma. Nesta opção de atualização, o usuário terá a opção de importar os preços do fornecedor sem que seja atualizado os preços da farmácia (Consultar manual da importação de preços). Essa opção é a mais indicada para que o usuário faça, caso marcar para atualizar os preços da farmácia também, o sistema o fará de acordo com o arquivo texto que está sendo importado, podendo causar problemas nos preços caso o arquivo não seja atualizado.
    • Buscar Nota Fiscal de Entrada: Selecione esta opção para buscar o arquivo de nota fiscal de entrada de mercadorias. Se configurado nos parâmetros (guia entradas) que a farmácia utilizará pré-nota de compras, o sistema lançará essa nota no programa de pré-notas de compras para que seja conferida e depois autorizada a sua entrada no estoque. Caso contrário, o sistema fará automaticamente a entrada no estoque da nota fiscal. O usuário deve informar qual o tipo de documento que será dado entrada na nota fiscal e se a nota é "Estadual ou Interestadual":
      • Caso não utilizar o parâmetro de "Utilizar pré-nota de compras?" e ao buscar a nota do fornecedor a mesma não for lançada automaticamente no estoque, pode ser devido a existência de um produto na nota que não tem conexão com o fornecedor e o sistema lançou mesmo assim automático para a pré-nota de compras para ser verificada, corrigidas as divergências e depois liberada para o estoque.
      • Ao importar a nota fiscal de entrada eletrônica, o sistema sempre verifica se os itens a serem dado entrada estão "ativos" no cadastro de produtos, e, caso algum desses itens comprados esteja como "inativo" no cadastro, automaticamente o sistema "ativa" o produto para dar entrada da mercadoria.
      • Na entrada de mercadoria, o sistema verifica o CNPJ do fornecedor a ser dado entrada e quando encontrado faz a entrada para o fornecedor que tem o mesmo CNPJ informado no arquivo a ser dado entrada, e, ignorando o fornecedor de conexão do produto. Essa operação é feita para atender casos de distribuidores tem filiais em outros estados e as notas são emitidas por estas filiais, mas entregues pelo distribuidor do estado. Por Exemplo: Santa Cruz tem compra estadual e Interestadual, o pedido e a nota eletrônica são gerados pelo CD do estado, mas a nota fiscal é emitida pela filial (outro CNPJ) de outro estado. Essa medida foi tomada para resolver problemas contábeis e do Sintegra, onde esses devem ter as notas lançadas para os fornecedores corretos (motivo pelo qual o CNPJ é obrigatório no cadastro de fornecedor).
      • Todas as notas de compras importadas eletronicamente é calculado o C.M.V. de todas as mercadorias que estão entrando no estoque.
      • Ao fazer a importação eletrônica de notas fiscais, o sistema já grava as informações referentes a CST e tributação conforme arquivo de notas do fornecedor. Caso o fornecedor não disponibilize esses dados na nota fiscal, então o sistema grava conforme o cadastro de produtos.

      Importante: O fornecedor é responsável por enviar a nota fiscal no formato correto quando nota fiscal estadual ou interestadual. Caso isso não esteja sendo feito, é necessário entrar em contato com o mesmo e solicitar a correção.

      Atenção: para os clientes que possuem o produto "43 - Importação de NF-e" liberado para sua farmácia essa funcionalidade de buscar pela nota de entrada será descontinuada, e para aqueles clientes que ainda não possuem o produto acima referenciado o sistema apresentará uma mensagem informativa que estará disponível somente para os próximos 60 dias.

  • Buscar Retorno de Pedidos: Selecione esta opção para buscar o arquivo de retorno de faltas do pedido enviado, essa opção é usada quando no envio do pedido o fornecedor não gerou as faltas no momento da transmissão.
  • Buscar Ofertas: Selecione esta opção para buscar o arquivo de ofertas dos fornecedores que tiverem liberados essa opção e autorizados no código da farmácia. Nesta opção vai ter todos os produtos que o fornecedor tem em oferta e sempre deve ser atualizado essas ofertas antes de fazer o pedido para o fornecedor. Após atualizados e no momento da geração do pedido de compras, tem a opção para selecionar somente os produtos em oferta do fornecedor.
  • Buscar Boleto: Selecione esta opção para buscar o arquivo de boleto bancário para lançar no contas a pagar do SoftPharma. Nesta opção o sistema solicitará se o boleto é de notas faturadas no estado ou fora do estado.

Quando o produto "70 - Cote Fácil" estiver liberado:

      O Cote Fácil é um programa de cotações on-line, e ao selecionar o fornecedor "Cote Fácil", haverá duas opções no menu 'Selecione a opção desejada':

  • Enviar cadastro de produtos: tem como finalidade exportar todos os produtos cadastrados na farmácia, conforme informado nos filtros. Ao selecionar esta opção, será aberta uma nova tela contendo os filtros para Tipo de Produto e Laboratório com o Filtro Avançado, e Mix (este será com base na filial logada). O botão 'Exportar' deverá gerar os arquivos conforme informações dos filtros e será salvo na pasta 'Softpharma > CoteFacil > Produtos'.
  • Importar pedidos: ao selecionar esta opção será aberta a pasta da qual o usuário deverá selecionar o arquivo para importar os pedidos gerados no Cote Fácil para o Softpharma.

      Na importação, é aberta uma tela na qual é necessário digitar a data de entrega do pedido, pois a Cote Fácil não disponibiliza essa informação e é utilizada para avaliar o nível de serviço do fornecedor. E ao processar o arquivo, os pedidos serão importados diretamente para a situação 'Aguardando entrega'. Os pedidos serão separados por filial, conforme o CNPJ da farmácia que está retornado no arquivo. Caso houver mais de um fornecedor com o mesmo CNPJ, será solicitado que o usuário selecione o fornecedor desejado.






 

  • Sem rótulos