Este relatório apresenta a lucratividade bruta que a farmácia obteve por produtos, tipos de produtos, laboratórios, vendedores ou convênios. Esta informação está baseada nas vendas emitidas e ordenada por lucratividade.
Acesso Rápido
Lucratividade
Selecione uma ou mais filiais para emissão do relatório, selecione se deseja analisar a lucratividade por: Produto, Tipo de Produto, Laboratório, Colaborador, Convênio ou por Grupo Principal (informará a lucratividade bruta por grupo principal de medicamento e solicitará quais os grupos de produtos que deseja que sejam filtrados no relatório)
Dependendo da opção selecionada será habilitado o campo para consulta de intervalo ou seleção. Por Exemplo: Lucratividade por Produto habilitará o campo "Intervalo de Produtos".
Se habilitado, informe o intervalo de tipo de produto e intervalo de laboratórios, os mesmos terão disponíveis o filtro avançado para pesquisa (+). Na sequência, poderá selecionar a opção de Linx Promo, se o usuário desejar retirar apenas vendas com linx promo, sem linx promo ou geral. Selecione a opção de filtro desejada (venda completa, somente tele entrega, somente vendas, tabloide, etc...)
Quando selecionado as opções "Por lista promoção/tabloide vigente" e "Por lista promoção/tabloide vencida", será considerado tabloides e listas Softpharma e Plugpharma.
É necessário informar o intervalo de data de emissão, poderá clicar no botão JAN para abrir um calendário para facilitar a busca, caso o usuário desejar emitir um relatório "geral" , o mesmo poderá clicar com o mouse no botão IMPRIMIR ou pressione ALT + I. Selecione se deseja que no relatório seja apresentado o custo médio ou o custo médio contábil. Se o usuário desejar, poderá ordenar o relatório pelo percentual de custo da mercadoria vendida (CMV), no campo ordenar por %CMV, através das opções: nenhuma, crescente ou decrescente, permite ao usuário identificar de uma forma mais ágil onde a loja está obtendo maior ou menor lucratividade, auxiliando em tomadas de decisão.
O usuário pode se desejar, listar somente produtos com regras por quantidade, agrupar por filial, não considerar vendas entre filiais (desconsiderar vendas realizadas para cliente, onde seu cadastro tenha um CNPJ igual a uma das filiais cadastradas em Parâmetros > Filiais), marcando seus respectivos campos.
Observações
Quando o relatório informar um percentual de C.M.V. "negativo", indica que a farmácia teve prejuízo na venda do produto. Na versão anterior o sistema informava um percentual acima de 100%, agora o sistema indica o percentual de prejuízo que houve.
Quando a farmácia utilizar o "Integração Plugpharma" e pertencer a Rede Associativa Ultra Popular, os grupos principais serão alterados para a descrição auxiliar inserida pelo usuário, através do programa Plugpharma, mas se por ventura esse campo estiver em branco listará o grupo principal Padrão do Softpharma.