Neste tópico será descrito todo o processo necessário para realização de uma venda com Entrega Futura.
Em Suprimentos > Estoque > Produtos > Cadastro de Produtos, o item deverá estar configurado com a opção "Item vendido preferencialmente como entrega futura".
Cadastro de produtos
Para mais informações sobre o cadastro de produtos, clique aqui.
Para as operações de entrega futura é necessário que as vendas em que o cliente será responsável pela retirada do produto e ou as que serão entregues sob responsabilidade do próprio centro de distribuição estejam com as naturezas de operações correspondentes configuradas corretamente. Para tanto, acesse Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Fr. de Loja > Grupo Venda com Entrega Futura e selecione uma opção para os campos "Natureza de Operação (cliente retira)" e "Natureza de Operação (entrega pelo CD)".
Configuração de natureza de operação
Desta forma, ao realizar vendas no POS com itens de entrega futura e na listagem para as definições de frete indicar "Cliente Retira" o sistema utilizará a natureza selecionada no parâmetro, do mesmo modo, se selecionado um transportador.
Ao finalizar um DAV, um orçamento é gerado automaticamente no Microvix ERP, após este processo, o Microvix POS gera um crédito ao cliente que será utilizado na geração da Nota Fiscal. No entanto, para que este crédito seja gerado é necessário que a Operação Padrão 63 - Faturamento Antecipado esteja configurada corretamente em Adm./Financeiro > Cadastros Auxiliares > Contabilidade > Operações Padrões.
Para iniciar o processo de venda com itens de entrega futura é necessário primeiramente gerar um DAV, ele poderá ser realizado a partir de um orçamento no Microvix ERP ou diretamente no Microvix POS.
A partir do orçamento no ERP
Ao executar a rotina e cadastro de Orçamento/Pedido (Faturamento > Orçamento/Pedido > Cadastro de Orçamento/Pedido) com produtos de entrega futura, no momento da geração do orçamento será apresentado o número do orçamento, da ficha e do DAV gerado.
Ficha e DAV gerados
Para informações sobre o cadastro de orçamento/pedido, clique aqui. |
A partir do Microvix POS
O processo de criação do DAV de entrega futura no POS ocorrerá conforme o funcionamento atual da rotina, basta que sejam inseridos os itens no documento, selecionada a forma de pagamento e gravado. Além disso, antes de gravá-lo será possível conceder desconto/acréscimo nos itens ou no subtotal da venda.
Inserção de itens no DAV
Seleção de pagamento e geração do DAV
Caso o DAV ou o Orçamento sejam cancelados, não serão mais exibidos no Microvix POS ou ERP; |
Item com Ação Promocional
Caso o item configurado como de entrega futura esteja cadastrado em uma ação promocional, ao gerar o DAV o desconto será considerado e apresentado no campo "A.P. Desconto".
Desconto de ação promocional
Caso o cliente não seja identificado na criação do DAV/Orçamento, durante a finalização, o sistema solicitará a identificação, primeiramente no resumo do DAV e posteriormente na tela de vendas, o usuário será direcionado diretamente para opção de pesquisa.
Inserir cliente
Pesquisa de cliente - direcionamento
Caso persista, será exibida a seguinte mensagem:
Alerta identificação do cliente
No Microvix POS, através da opção "Vendas em Aberto" disponível no menu Gerencial, é possível consultar o DAV gerado correspondente aos itens de entrega futura. Ao acessá-lo, na tela "Resumo do DAV" serão apresentadas as informações de Código do Produto, Descrição, Preço Unitário, Quantidade, Desconto, Acréscimo, Preço Total e Entrega.
Resumo do DAV
Na coluna Entrega, o ícone de caminhão () representa o item que será entregue futuramente e o ícone de sacola (
) representa o item que será levado pelo cliente após o pagamento. Quando o produto possuir em seu cadastro a opção de entrega futura marcada, o caminhão será apresentado imediatamente ao informar a ficha. Porém, ao clicar sobre qualquer um dos ícones, é possível alterar a forma de entrega. Na tela também são apresentadas as opções de Alterar (desabilitada ) Imprimir e Finalizar. A opção "Alterar" sempre estará desabilitada quando a rotina de entrega futura estiver ativa.
|
Quando o documento for gerado a partir do Microvix POS, será possível realizar a sua alteração, incluindo ou cancelando itens, concessão de descontos, entre outros. Os itens adicionados serão obrigatoriamente de entrega imediata. No entanto, caso o DAV tenha sido originado via integração, criado no ERP, a opção de alteração estará indisponível e ao clicar em finalizar, caso o usuário realize a alteração de algum dos itens, o sistema exibirá o seguinte alerta.
Alerta alteração do DAV
Na impressão serão apresentadas as informações presentes no DAV.
DAV
Ao clicar em "Finalizar", o DAV será finalizado e o usuário poderá prosseguir com a venda. Na tela de venda, serão apresentados apenas os produtos que serão retirados pelo cliente, nela pode ser realizada a inclusão de itens normalmente, porém somente itens que o cliente irá retirar no ato. Os produtos de entrega futura podem ser visualizados na tela "Listagem para Entrega Futura" através do botão "Ent. Futura".
Tela de venda
Quando o DAV possuir apenas itens de entrega futura, ao finalizá-lo, a tela de vendas será exibida em branco, porém o usuário poderá acrescentar novos produtos. |
Na tela de listagem para entrega futura será possível definir as informações de frete para os itens.
Listagem de itens para entrega futura
Se o parâmetro "Bloquear valor frete tipo FOB na nota" estiver marcado, e o campo "Tipo Frete" estiver selecionado com a opção "Destinatário", o valor do frete não poderá ser definido pelo usuário.
Cadastro de endereço
Caso as informações relacionadas ao frete não sejam preenchidas, o sistema exibirá um alerta e não será possível prosseguir com a finalização.
Alerta
O pagamento deverá ser do valor total da venda, independente se um ou mais itens são de entrega futura.
Pagamento
Para DAVs gerados a partir de integração não será possível conceder descontos na finalização, ao aplicar o sistema exibirá a seguinte mensagem.
Alerta
Caso o DAV possua desconto de ação promocional, o valor será destacado no campo "A.P. Desc.".
Valor de desconto destacado
Caso a operação padrão 63 - Faturamento Antecipado não esteja configurada, ao finalizar uma venda com itens de entrega futura o sistema emitirá o seguinte alerta. Alerta |
Ao finalizar um DAV com itens de entrega futura no PAF-ECF, o limite informado para uma determinada forma de pagamento deve ser o valor dos itens de entrega futura, caso contrário o sistema emitirá um alerta e impedirá a inserção do valor.
Por exemplo: em uma venda com valor total de R$ 2.080,00, na qual R$ 2.000,00 corresponde aos itens de entrega futura e R$80,00 aos itens de entrega imediata. Caso o usuário queira pagar R$ 1.800,00 em dinheiro e R$ 280,00 em cartão, o sistema efetuará o bloqueio, pois o mínimo em dinheiro deveria ser R$ 2.000,00 que é o valor dos itens de entrega futura.
Bloqueio valor menor
Ao finalizar a venda, o Microvix POS realizará a impressão do documento fiscal e do Relatório Gerencial. No documento fiscal será apresentado apenas o produto que o cliente retirou e o valor do segundo item será especificado como "Troco", este troco é na verdade um crédito para o cliente que é apresentado no relatório gerencial.
Quando o DAV for gerado diretamente no Microvix POS, ao finalizá-lo, o sistema automaticamente gerará um pedido que poderá ser faturado através da rotina de Emissão de Nota Fiscal, disponível no menu de Faturamento do ERP.
Pedido gerado
Para a devida execução da rotina é necessário que as operações padrões estejam configuradas corretamente, para tanto contate seu contador. |
Após realizar a venda no POS, em Faturamento > Emissão de Nota Fiscal > Faturar Pedido, o usuário deve realizar o faturamento do pedido para que seja emitida a nota fiscal que acompanhará o produto na entrega. No detalhamento, serão apresentados os itens do pedido porém, o item que foi retirado da loja pelo cliente será apresentado com o seu valor a faturar zerado. Isto porque apenas o item de entrega futura poderá ser apresentado na nota fiscal. Na coluna "Já entregues" será apresentada a quantidade do produto retirado pelo cliente.
Detalhamento de entrega futura
|
Ao prosseguir deverá ser realizada a finalização do pedido, serão apresentadas algumas informações na página de dados e valores da nota fiscal.
O plano de pagamento não poderá ser alterado e o sistema considerará a informação inserida na finalização do DAV.
Finalização de pedido de venda para entrega futura
|
INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX Para desabilitar a funcionalidade de múltiplos planos de pagamento é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento > parâmetro "Utiliza múltiplos planos de pagamento" deve estar desmarcado. |
As vendas geradas com itens de entrega futura poderão ser visualizadas nos seguintes relatórios:
Previsões
Importante! Para os relatórios de Faturamento por Vendedor e Desempenho por Vendedor é necessário possuir ao menos um pedido faturamento, caso contrário, não será possível efetivar a consulta. |
No relatório de Orçamento/Pedidos, disponível em Faturamento > Orçamento/Pedido > Relatórios é possível verificar os pedidos realizados através de entrega futura, para tanto na página de filtros é necessário marcar a opção "Exibir somente orçamentos/pedidos de entrega futura".
Exibir orçamento de entrega futura
Na listagem retornada, a coluna "Faturado" apresentará todos os valores já faturados, da mesma forma, os valores pendentes de faturamento poderão ser consultados na coluna "À Faturar". Os ícones "", "
" e "
" indicarão que os orçamentos/pedidos estarão com o status faturado totalmente, parcialmente e não faturado, respectivamente.
Listagem retornada
Para mais informações sobre o relatório de Orçamento/Pedido, clique aqui. |