Para realizar o cadastro de um novo produto, clique na opção +Novo Produto na tela inicial da rotina.
Dados Gerais
- Código: deve ser definido o código do novo produto;
- Descrição: deve ser inserida a descrição do novo produto;
- Referência: é possível informar um código de referência para o produto;
- Pesquisa: selecionando a lupa de pesquisa será possível encontrar a referência para o produto sendo cadastrado. Com o resultado da pesquisa, deverá selecionar uma opção de referência do produto e inseri-la clicando em "Selecionar";

Selecionar referência
- Gerar Nova Referência: ao marcar o sistema buscará o último número inteiro de referência cadastrado e somará mais um para gerar a referência deste produto que será exibida na página seguinte;
- Inserir ID da cor na referência informada: ao marcar esta opção em um cadastro de produto com grade, a referência definida será vinculada automaticamente com o ID de uma cor cadastrada no sistema;
- Cód. Auxiliar: é possível informar um código auxiliar para localização do produto;
- Empresas: deverá selecionar quais empresas o produto ficará disponível;
- Fornecedor: deve ser selecionado o Fornecedor do produto;
- Fornecedor exclusivo: marcando este campo o Fornecedor informado passa a ser exclusivo do produto novo;
- Comprador: poderá selecionar um comprador que ficará vinculado ao produto;
- Status: poderá definir o status do produto para controle dele no sistema. Entre as opções, o usuário poderá definir se o produto está Disponível para compra, Indisponível para compra ou Em liquidação;
- Produto contabiliza saldo em estoque: marcando este campo o estoque do produto será contabilizado a cada movimentação realizada com ele;
- Controle de serial: marcando esta opção indicará que o produto é controlado por serial. Ao marcá-lo, serão exibidos outros campos para preenchimento;
- Tipo: deverá selecionar se o serial é do tipo numérico ou alfanumérico;
- Tamanho: poderá definir o tamanho do serial em caracteres;
- Campos relacionados ao serial: poderá selecionar qual o campo que será relacionado ao serial;

Incluir serial
- Controle de lote na compra e venda: marcando esta opção indicará que o produto é controlado por lote. Para que este campo seja exibido é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx e habilitar o parâmetro "Empresa utiliza controle de produtos por lote" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Grupo Estoque;
- Possui garantia nacional/troca fácil: ao marcar este campo indicará que o produto terá garantia nacional ou troca fácil após a venda;
- Disponível para multimarca: deverá ser marcado caso o produto seja disponível para multimarcas também.
- Indisponível para venda: marcando este campo o produto não poderá ser vendido para consumidor final, significando que é para uso e consumo da empresa;

Seção Dados Gerais
- O campo "Disponível para multimarca" só será exibido para empresas em que os produtos sejam utilizados em multimarca.
- O campo "Inserir ID da cor na referência informada" só vai estar disponível para seleção quando o parâmetro "Apresentar a opção de concatenação da cor junto com a referência do produto" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Estoque > Grupo Cadastro de Produtos estiver marcado;
- Caso o produto já tenha sido movimentado, somente um usuário com permissão poderá alterar o parâmetro "Controle de lote na compra e venda". A permissão "Alterar parâmetro de controle de Lote na compra e venda para produtos já movimentados (inclusive em massa)" pode ser habilitado em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo Estoque > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Estoque;
- Se a permissão de usuário "Alterar parâmetro de controle de Lote na compra e venda para produtos já movimentados (inclusive em massa)" estiver habilitada para o usuário e o parâmetro "Controle de lote na compra e venda" for marcado, caso o produto possua o saldo 0, será exibida a seguinte validação:

Se o saldo for 0, mas o produto já tenha tido movimentações, então a validação será diferente:

- O campo Status, ao ser cadastrado, será validado nas seguintes rotinas:
- Suprimentos > Compra > Pedido de Compras (Automático);
- Suprimentos > Compras > Relatórios > Relatório de Cobertura;
- Suprimentos > Estoque > Relatórios > Lista de Preço;
- Suprimentos > Estoque > Relatórios > Ajuste de Preço;
- Suprimentos > Estoque > Relatórios > Giro Médio e Cobertura - Dashboard;
- Suprimentos > Estoque > Relatórios > Registro de Inventário;
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Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico / Consultores Linx - Para que o campo "Possui garantia nacional/troca fácil" seja exibido é necessário habilitar dois parâmetros:
- Parâmetro "Utiliza garantia nacional" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento > Grupo Garantia Nacional;
- Parâmetro "Utiliza troca fácil" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Faturamento > Grupo Troca Fácil;
- Caso somente o parâmetro "Utiliza garantia nacional" esteja marcado, o campo será exibido no cadastro para alteração quando o produto for integrado;
- Para habilitar o campo "Gerar Nova Referência" deve-se marcar o parâmetro "Gerar Referência automática" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque.
- Para que o campo "Empresas" esteja disponível para seleção é necessário que o parâmetro "Escolher empresa onde o produto estará disponível" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque > Grupo Cadastro de Produtos esteja habilitado;
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Estrutura Mercadológica
- Setor: serão apresentados apenas os setores habilitados para a empresa logada;
- Linha: deverá ser selecionada a qual linha pertence o produto;
- Marca: deverá selecionar a marca do produto;
- Coleção: deverá selecionar a qual coleção o produto pertence;
- Espessura: deverá selecionar a espessura do produto;
- Classificação: deverá selecionar a classificação do produto;
- Cadastro em grade: marcando esta opção será exibida a seção de grade de produtos;
- Tamanho: deve ser informado o tamanho do produto. Caso a opção Cadastro em grade esteja marcada, o campo Tamanho será exibido na seção Grade de Produtos;
- Cor: devem ser informadas as cores do produto. Caso a opção Cadastro em grade esteja marcada, o campo Cor será exibido na seção Grade de Produtos.

Seção Estrutura Mercadológica
Clicando sobre o ícone
, será aberta uma janela onde será possível realizar o cadastro de uma estrutura mercadológica caso não tenha nenhuma disponível para seleção no cadastro do produto.

Atalho para Cadastro de Estrutura Mercadológica
Também será possível digitar para realizar a busca de uma estrutura mercadológica, e caso não esteja cadastrada, poderá selecionar o link "Criar novo registro" para cadastrar.

Novo Registro
Para saber mais sobre os cadastros de estrutura mercadológica, acesse os manuais clicando aqui.
- Alguns campos poderão ter sua nomenclatura alterada de acordo com a parametrização de Legenda Dinâmica adotada pela empresa. Para mais informações sobre legenda dinâmica e alterações é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix.
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Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico / Consultores Linx - Para alterar a legenda dinâmica da estrutura mercadológica da empresa é necessário acessar: Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque > Grupo "Legenda Dinâmica".
- Para o preenchimento opcional do campo Tamanho ou Cor será necessário que o parâmetro "Habilitar preenchimento opcional do campo Tamanho ou Cor" esteja marcado em Empresa > Parâmetros Globais > Estoque > Grupo Cadastro de Produtos. Este parâmetro só será exibido caso o "Utilizar grade ao invés de campos adicionais" esteja marcado. Lembrando que o preenchimento será opcional para informar um ou outro, ao menos um dos dois campos precisa ser preenchido;

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Campos Adicionais
Para empresas que utilizam campos adicionais ao invés de grade, o quadro "Campos Adicionais" será apresentado. Para definir se a empresa utiliza campos adicionais é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.
Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico / Consultores Linx Somente os campos adicionais que estiverem configurados em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque > Configurar legendas dos campos adicionais serão exibidos no cadastro. |

Seção Campos Adicionais
Preço de Compra e Venda
- Unidade de compra: deve ser selecionada o tipo de unidade de compra. Este campo será exibido para portais configurados para fator de conversão;
- Unidade de venda: deve ser selecionada o tipo de unidade de venda. Ex: UN ou CX;
- Fator de conversão: permite informar o fator de conversão da compra para venda do produto;
- Unidade tributável: poderá definir qual será a unidade tributável do produto. Este campo só será exibido caso o parâmetro "Habilitar edição da unidade tributável dos produtos" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - NF-e > Grupo Gerais estiver marcado;
- Fator de conversão tributável: ao selecionar qual será a unidade tributável do produto, o usuário poderá definir neste campo o fator de conversão que irá representar a quantidade em unidade tributável que irá corresponder a uma unidade de venda;
- Moeda: serão exibidas para seleção todas as moedas cadastradas no portal. Poderá selecionar a moeda usada para compra/venda do produto;
- Fundo propaganda %: este campo será exibido somente se o parâmetro "Habilitar DRE Gerencial" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso restrito > Contabilidade > estiver marcado. Poderá informar um valor para o fundo de propaganda entre 0,00% e 100,00%;
- Valor de Compra;
- Custo com ICMS: define o custo do produto;
- Desconto: define o desconto do produto;
- Acréscimo: define a porcentagem de acréscimo;
- IPI%: será informado na inclusão de itens após o cadastro. O campo será sempre exibido independente do parâmetro "Credita IPI de Compra" estar marcado ou não;
- Frete: será exibido o valor do frete;
- Despesas acessórias: este campo recebe informação quando é realizada a entrada de mercadoria com uma Natureza de Operação de Entrada que possua a opção "Custo de Reposição" marcada. Mais informações sobre a Natureza de Operação podem ser consultadas clicando aqui;
- Substituição tributária: este campo recebe informação quando é realizada a entrada de mercadoria com uma Natureza de Operação de Entrada que possua a opção "Custo de Reposição" marcada. Mais informações sobre a Natureza de Operação podem ser consultadas clicando aqui;
- Diferencial ICMS: este campo recebe informação quando é realizada a entrada de mercadoria com uma Natureza de Operação de Entrada que possua a opção "Custo de Reposição" marcada. Mais informações sobre a Natureza de Operação podem ser consultadas clicando aqui;
- Custo líquido: será exibido o valor do custo líquido: Custo ICMS $ + Acréscimo + Frete + Despesas + Subst. Tributária + Diferencial de ICMS - Descontos;
- Valor de Venda;
- Informar mark-up (%) e calcular preço de venda (R$): ao marcar esta opção, será possível informar o percentual do mark-up e o preço de venda será calculado de acordo com o percentual;
- Informar preço de venda (R$) e calcular mark-up (%): ao marcar esta opção, será possível informar o valor do preço de venda e o mark-up será calculado de acordo com o valor;
- Mark-up: indica o percentual de lucro que a empresa deseja ter sobre o preço do custo líquido calculado. Se o parâmetro "Empresa trabalha offline" estiver marcado, não será possível definir a porcentagem de mark-up, Para definir este parâmetro é necessário entrar em contato com o suporte técnico;
- Preço de Venda: será apresentado o valor informado no campo "Custo ICMS $".
- Dados Adicionais;
- Custo indexado: definir valor para custo indexado;
- Desconto especial %: definir a porcentagem do desconto especial;
- Preço com desconto especial: definir o preço com o desconto especial aplicado;
- Múltiplo de venda: definir qual será o múltiplo de venda do produto;
- Comissão %: definir a porcentagem de comissão na compra ou venda do produto;
- Fundo Propaganda %: definir a porcentagem para o fundo de propaganda;
- Percentual Royalties: Neste campo é possível inserir o valor de Royalties, específico, para o produto. O relatório de "Markup por Produtos Vendido" irá usar com prioridade este valor, em seus cálculos. Caso este campo não seja preenchido, o relatório utilizará o valor de Royalties definido para o grupo em que o produto faz parte, no "Cadastro de Setor". Para que este campo seja exibido, é necessário que o parâmetro "Utiliza relatório de Markup por produtos vendidos", disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso restrito > Faturamento, esteja marcado.
- Permite desconto;
- Desconto máximo permitido %: este campo será exibido somente se o campo "Permite desconto" estiver marcado e se o parâmetro "Utiliza desconto por produto" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque estiver marcado. Poderá definir o valor percentual máximo de desconto permitido para o produto;

Seção de Preço de Compra e Venda
Os componentes do valor de compra podem mudar de acordo com a configuração da base: - Se a empresa não considera preço de venda com custo líquido e não credita IPI na compra:
- Custo ICMS, IPI, Custo líquido;
- Se a empresa não considera custo líquido e credita IPI na compra:
- Custo ICMS, Custo líquido;
- Se a empresa considera custo líquido e não credita IPI na compra:
- Custo ICMS, Desconto, Acréscimo, IPI, Frete, Despesas, Substituição Tributária, Diferencial ICMS, Custo líquido;
- Se a empresa considera custo líquido e credita IPI na compra:
- Custo ICMS, Desconto, Acréscimo, Frete, Despesas, Substituição Tributária, Diferencial ICMS, Custo líquido;
Referente as casas decimais Em Empresa > Parâmetros Globais > Sistema é possível configurar a forma de arredondamento da quantidade de decimais para o preço dos produtos, componentes e decimais para reajuste de preços. - Se o campo "Unidade Tributável" não tiver nenhuma opção selecionada, então o campo "Fator de conversão tributável" ficará somente para leitura e será salvo em BD com o valor igual a 1;
- Se o campo "Unidade Tributável" tiver uma opção selecionada, então no campo "Fator de conversão tributável" poderá ser incluída a informação numérica com 4 casas decimais.
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- Ao alterar o preço de venda ou mark-up, o sistema atualizará o cadastro do produto e será gerado um log da alteração, o log poderá ser consultado através da rotina de pesquisa de logs (Empresa > Segurança > Pesquisar Logs). Mais informações sobre a pesquisa de logs vide Manual de Empresa, tópico Pesquisar Logs.
- O cadastro de um produto é uma operação conduzida primariamente pela própria empresa. Portanto, o custo líquido de um produto é afetado pela aplicação de descontos progressivos, resultantes de uma política definida pela empresa. Tais descontos, por serem progressivos, afetam diretamente a composição do preço líquido do cadastro do produto.
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Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx Para habilitar o parâmetro "Empresa trabalha offline" é necessário acessar Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque - Custos. |
Calculadora de Mark-up
No campo "Mark-up", ao selecionar o ícone
, será exibida uma tela para preencher as informações para o cálculo do Mark-up.
- Comissão: poderá informar o percentual da comissão;
- Despesas Diversas: poderá informar o percentual das despesas diversas;
- Frete: poderá informar o percentual do frete;
- Impostos: poderá informar o percentual dos impostos;
- Lucro Líquida: poderá informar o percentual do lucro líquido;
- Porcentagem Total: será realizada a soma das porcentagens dos campos informados;
- O cálculo da Porcentagem Total será: Porcentagem Total = Percentual da Comissão + Percentual das Despesas Diversas + Percentual do Frete + Percentual dos Impostos + Percentual do Lucro Líquido;
- Divisor: o cálculo para encontrar o Divisor do produto, será:
- Divisor = 100 / (100 - Porcentagem Total);
- Markup: o cálculo para encontrar o Markup do produto, será:
- Markup = (Divisor - 1) * 100;
- O valor do Markup será exibido em percentual;
- Custo com ICMS:
- Preço de Venda: o cálculo para encontrar o Preço de Venda do produto, será:
- Preço de Venda = (Custo do Produto * Markup) / 100 + Custo do Produto.

Grade de Produtos
Esta seção somente será exibida quando o campo "Cadastro em grade" estiver marcado na seção de "Estrutura Mercadológica".
- Tamanho: pode ser selecionado o tamanho do produto;
- Classes: caso exista alguma classe de tamanho cadastrada em Suprimentos > Estoque > Cadastros Auxiliares > Classe de Tamanho, será permitido que o usuário selecione uma das classes cadastradas. Para mais informações sobre as classes de tamanhos, acesse o manual clicando aqui;
- Cores: pode ser selecionada a cor do produto;

Definir grade de produtos
Após a seleção dos campos, será exibida a grade dos produtos relacionando tamanho x cor. Além disso, poderão ser editadas as seguintes colunas:
- Código: será gerado automaticamente, porém é possível inserir manualmente. Ao clicar sobre o botão "Automático", será exibida a mensagem abaixo para confirmar.

Inserir Código Manualmente
Clicando em "Sim", o campo ficará disponível para edição.

Inserir Código
- Referência: permite inserir a referência do produto. Caso o campo "Gerar Nova Referência", na seção de Dados Gerais, esteja marcada, então a referência da grade de produtos será gerada automaticamente;
- Código de Barras: clicando sobre o link disponibilizado nesta coluna poderá cadastrar um código de barras manualmente separadamente para cada grade gerada. No cadastro poderá informar o tipo de código e inserir o código para o produto em grade;

- ID Cor: será preenchido automaticamente o ID de uma cor já cadastrada no sistema caso o parâmetro "Inserir ID da cor na referência informada" estiver marcado;
- Custo ICMS: permite inserir o valor de custo ICMS do produto, basta clicar sobre o ícone
.

Seção de Grade de Produtos
Clicando sobre o ícone será possível realizar o cadastro rápido de cores ou tamanhos. |
Tributação
- Replicar tributação para todas as empresas: no cadastro de um produto este campo virá marcado sem a possibilidade de desmarcá-lo. A sua funcionalidade será replicar para todas as empresas as informações dos campos de Configuração Tributária e de Regime de Incidência do PIS e COFINS;
- Tipo de Item: pode ser selecionado o tipo de item do produto;
- Origem da mercadoria: pode ser selecionada a origem do produto, se é Nacional ou Estrangeiro. Indica de onde vem o produto.
- EX: caso o NCM informado tenha EX relacionado, permite selecionar um destes registros. O EX indica a aplicação do Regime Ex-tarifário de um determinado NCM;
- NCM: deve ser selecionado um NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul);
- CEST: neste campo serão listados CESTs que possuem vínculo com o NCM selecionado no campo "NCM", além disso, também serão exibidos os códigos que não possuem vínculo com nenhum NCM;
- Regime de Incidência do PIS e COFINS: ao cadastrar um novo produto, este campo será atualizado automaticamente com base no Sistema de Tributação da empresa cadastrada, baseando-se nas regras:
- Lucro Real = Não Cumulativo.
- Lucro Presumido = Cumulativo.
- Configuração tributária: deve ser selecionada a configuração tributária do produto;
- FCI: permite que o usuário tenha meios de gravar o FCI recebido na Nota Fiscal de seus fornecedores e possa enviá-los em duas notas de saída: NF-e e NFC-e;
- Código do benefício fiscal: poderá inserir o código do benefício se obtiver com até 10 caracteres;
- Produto produzido em escala não relevante; exclusivo para produção realizada por empresas optantes pelo Simples Nacional, constituída por um único estabelecimento.
- CNPJ do produtor: este campo será exibido caso o campo "Produto produzido em escala não relevante" estiver marcado. Poderá inserir o CNPJ do produtor;
- Produto supérfluo (sujeito à tributação do Fundo de Combate à Pobreza): marcando esta opção, indicará que o produto sofrerá tributação da instituição do Fundo de Combate à Pobreza;

Seção de Tributação
Sugestão automática de ID de Configuração Tributária
Ao preencher os campos “Origem da mercadoria” e “NCM”, quando o usuário clicar no campo “Configuração Tributária” o sistema irá sugerir um ID de Config. Tributária para esse produto, baseado nas informações desses campos preenchidos, simplificando e facilitando a busca pelo ID apropriado. Mas também é possível escolher um outro ID diferente do que foi sugerido.
E necessário que o código do NCM inserido esteja cadastrado no sistema e que já tenha ID de Config Tributária fazendo referência a ele.
Para cadastrar NCM no sistema, vá no menu Suprimentos > Estoque > Cadastros Auxiliares > NCM/CEST.
Para cadastrar ou editar ID de Config Tributária, vá no menu Suprimentos > Estoque > Cadastros Auxiliares > Config. Tributária (Novo).
A sugestão de ID de Config Tributária aparecerá no topo da listagem do campo.