O que é planejamento de compras?
É o processo de estabelecer objetivos e táticas para obter o melhor valor em uma compra específica. Isso é feito por uma equipe de compras composta por parceiros de negócios com interesse na compra, incluindo a organização que solicita a compra, a organização de compras e outras organizações necessárias para ajudar a determinar o melhor valor.
Como o software gestão de compras pode te ajudar?
Com um software de gerenciamento de compras você tem o total controle de recebimentos e dos fornecedores, tornando possível a real diminuição dos gastos através da compra dos produtos necessários e na quantidade adequada. O planejamento de compras leva em consideração todos os estágios de compra de estoque. O gerenciamento de projetos bem-sucedido mantém a eficiência na cadeia de suprimentos e pode criar uma parceria fornecedor-distribuidor que agiliza futuros projetos de compras.
No EMSys foi implementado todo processo de planejamento de compras até a fase final de efetuar o pedido de compras para o fornecedor. Neste manual será apresentado o menu planejamento de compras, onde o usuário realizará todo processo de planejamento.
Já com todo o cadastro e parametros preparado podemos iniciar o processo de compra através do Relatório de Planejamento de Compra ou pela Negociação de Compra.
Para dar inicio ao planejamento de compras no EMSys acesse o menu: Gerencial → Estoque → Planejamento de Compra → Planejamento de Compra
Antes de executar qualquer processo nessa tela o usuário que está logado, temos que informar os seguintes campos que serão utilizados como filtro para geração do relatório ou da Negociação de Compra: Família de Compra, Empresa, Item, Categoria, Sub- Categoria, Fornecedor, Condição de Pagamento e Tipo de Planejamento. |
Faça o preenchimento dos campos e selecione corretamente as informações para criar o planejamento e gerar os relatórios.
É possível selecionar mais de uma Sub-Categoria.
Tipo de Planejamento Deverá selecionar qual o tipo de cálculo que será utilizado para fazer o planejamento de compra. Serão exibidas as seguintes opções: Qtd. Estoque Máximo, Qtd. Estoque de Segurança e Qtd. Por Demanda. Quando selecionar a quantidade por demanda será necessário informar os dados que estão box Demanda. |
Após finalizar com os preenchimentos das informações na tela, é possível fazer a geração dos arquivos, relatórios, cotação e negociação.
Para maiores informações do Processo "Gerar Cotação e Gerar Negociação de preço", acesse os link abaixo.
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Ao clicar na Opção Gerar Arq. Fornecedor, será apresentado uma tela para confirmar a geração.
Está opção irá definir a geração do Arquivo fornecedor detalhado ou não.
Selecione a marca, sub-categoria e categoria, ou deixe em branco o importante é fazer a seleção dos itens abaixo, e clique em Gerar Arquivo.
Informe o nome do arquivo e selecione o local onde será salvo o arquivo e clique em Salvar.
Arquivo gerado com sucesso, agora é só abrir o arquivo e encaminhar para o fornecedor.
Gerar Relatório: O Relatório será gerado conforme foi selecionado os filtros e a opção ao lado .
O relatório encontra-se disponível para os usuários que precisam e gostam de fazer analises e acompanhar as informações, preenche o máximo de informações principalmente as que são obrigatórias. Quando clicar e estiver faltando algum campo para informar o sistema retornará com uma mensagem, tudo pronto clique na opção Relatório.
Aguarde um momento que o sistema irá abrir automaticamente.
Com o Relatório aberto é possível Imprimir, Salvar e realizar as analises necessárias.