→ 34385 - Realizadas as adequações para atender à Nota Técnica 2025.002 referente à Reforma Tributária: - Nas 'Configurações NF-e' (disponível em: Parâmetros > Configuração > Configurações NF-e - par121), foi incluída a opção para 'Ativar as regras da Reforma Tributária antes da data de obrigatoriedade'. Para saber mais, clique aqui.
- Nas 'Configurações NFC-e' (disponível em: Parâmetros > Configuração > Configurações NFC-e - par127), foi incluída a opção para 'Ativar as regras da Reforma Tributária antes da data de obrigatoriedade'. Para saber mais, clique aqui.
- Após realizar as configurações, ao emitir nas notas NF-e e NFC-e, o XML será gerado com as tags da Reforma Tributária.
- Foi disponibilizado a importação manual da nota XML (disponível em: Compras > Importar e Faturar - IMP400), contendo as tags da Reforma Tributária.
- Na 'Entrada das Notas' e 'Devoluções de Mercadoria' (disponível em: Lançamento > Faturamento > Entrada de Mercadoria - fat110), será possível visualizar as tags da Reforma Tributária, caso exista na nota de origem.
→ 34481 - Realizadas as adequações para emitir NFS-e do Fiscal Flow e Reforma Tributária: - Nas 'Configurações NFS-e' (disponível em: Parâmetros > Configuração > Configurações NFS-e - par123) foi disponibilizado a configuração para 'Habilitar a utilização do Fiscal Flow para emissão de NFS-e' e 'Ativar as regras da Reforma Tributária antes da data de obrigatoriedade'. Para saber mais, clique aqui.
- No 'Cadastro de Filiais' (disponível em: Parâmetros > Filiais - par105) configure o 'Regime Especial de Tributação'. Para saber mais, clique aqui.
- Na 'Configuração de Tributação do Item' (disponível em: Parâmetros > Configuração Tributária Item - par170), quando aberto um produto com cadastro de serviço, irá habilitar o campo 'Ind. Operação' (Código Indicador da Operação de fornecimento, conforme tabela AnexoVII-IndOp_IBSCBS). Para saber mais, clique aqui.
- Adequado em 'Configurações NFS-e' (disponível em: Parâmetros > Configuração > Configurações NFS-e - par123) na aba 'Configurações WebService' as 'Configurações disponíveis' de 'CPF/CNPJ Obrigatório' e 'Endereço do Tomador'.
- Na emissão da Venda NFS-e vão ser realizadas conforme as configurações da Reforma Tributária.
→ 34483 - Realizadas as adequações da Reforma Tributária, permitindo a visualização dos dados dos novos tributos (IBS, CBS e IS) por item e por total da nota fiscal: - No 'Gerenciador de NF-e - fat146' (disponível em: Lançamentos > Faturamento > Gerenciador de NF-e - far 146). Para saber mais, clique aqui.
- No 'Gerenciador de NFC-e - fat147' (disponível em: Lançamentos > Faturamento > Gerenciador de NFC-e - far 148). Para saber mais, clique aqui.
→ 34627 - Realizadas as adequações referente ao Ajuste SINIEF n° 32, que determina que, a partir de 05/01/2026, fica vedada a emissão de NF-e (modelo 55) de saída que faça referência a uma NFC-e (modelo 65). Essa restrição não se aplica à emissão de NF-e complementar. Com isso, foram realizadas os seguintes ajustes: - A partir do dia 05/01/2026, o sistema automaticamente fará o bloqueio da emissão de NF-e que referencie NFC-e com CFOP 5.929. Após essa data, nas 'Configurações Tributárias' (disponível em: menu Parâmetros > Configuração Tributária), na aba 'CFOP' não será mais permitido configurar os seguintes CFOPs: 5.929 e 6.929 (NF-e referente ao Cupom ECF/NFC-e/SAT).
- A partir do dia 05/01/2026, nas 'Configurações Tributárias' (disponível em: menu Parâmetros > Configuração Tributária), na aba 'ICMS/ISS', na subaba '5 Regras por UF', ao clicar em uma das 'Regras Configuradas', o sistema automaticamente removerá dos campos 'ICMS/FCP - NF-e' e 'CFOP - NF-e', a informação 'CFOP 5.929 - Nota Referente Cupom'.
- Nos Lançamentos da 'Nota Referente a Cupom' (disponível em: Lançamentos > Faturamento > Nota Referente a Cupom), ao lado do campo 'CFOP', foi inserido o ícone 'i' com as seguintes informação 'Para alterar a configuração do CFOP, acesse menu Parâmetros > Configuração Tributária (PAR113), guia ICMS/ISS, aba Regras por UF. Consulte a contabilidade em caso de dúvida.' Não será permitido emissão com CFOP 5.929, ao pressionar F1, menu de ajuda abrirá as orientações correspondes.
- A partir do dia 05/01/2026, durante a emissão da nota, independente do CFOP, o XML não conterá a tag <refNFe>, que permite ao contribuinte referenciar a NFC-e.
- A partir do dia 05/01/2026, no 'Pagamento Convênio' (disponível em: Lançamentos > Contas a Receber > Pagamento Convênio), ao emitir uma nota de convênio que possua configurada a regra de operação com os CFOPs 5.929 e 6.929, será exibida a mensagem informando que não é permitido a emissão com esses códigos. O usuário poderá ajustar outro CFOP nas 'Configurações Tributárias' (disponível em: menu Parâmetros > Configuração Tributária) para a emissão da nota. Para saber mais, clique aqui.
→ 34475 - Realizadas as adequações para suportar o tamanho maior do QR-Code na versão 3. |