Atenção - Será mantida até junho de 2026 a compatibilidade dos produtos do ecossistema Linx ERP com o SQL Server 2012 e SQL Server 2014.

A partir da versão SQL Server 2016, seguiremos alinhados com a política de ciclo de vida oferecida pela Microsoft aos seus produtos. Confira a página oficial da Microsoft  aqui (Datas do ciclo de vida do SQL Server).









image-2024-1-29_12-9-10.png

Linx ERP

Linx ERP 8.1 Service Pack 02.25 Hotfix 030

Para acessar o conteúdo, clique nos links abaixo:

Considerações;
Novidades;
Correções;



  1. Aplicativo Instalador versão 1.0.7 

Aplicativo e roteiro para instalação de service packs e hotfixes

Linx ERP 

Linx ERP 8.1 Service Pack 02.25 Hotfix 030

Linx ERP Franquias

Linx ERP 8.1 Service Pack 02.25 Hotfix 030





Linx ERP Franquia : Esta documentação se aplica, naquilo que couber, ao Linx ERP Franquia, isto é, aplicam-se ao Linx ERP Franquia as funcionalidades aqui documentadas que forem também pertinentes a essa modalidade do produto.



Funções

FX_CM_MONTA_CARDEX_PA.SQLFX_ICMS.SQLFX_ID_EXCECAO_IMPOSTO.SQL
FX_LF_REGISTRO_IMPOSTO.SQLFX_LOCALIZA_EXCECAO_IMPOSTO.SQLFX_VALOR_ORIGINAL_FATURA.SQL

Procedures

LX_CARGA_REPOSITORIO_NFE_XML.SQLLX_CARGA_XML_REPOSITORIO_ENTRADAS.SQLLX_CM_COMPOSICAO_CUSTO_PA.SQL
LX_CM_CUSTO_PA_GRADE.SQLLX_CM_PRODUCAO_PA.SQLLX_CONCILIATION_EQUALS.SQL
LX_CTB_ATUALIZA_LANCAMENTO_RATEIO.SQLLX_CTB_CONCILIACAO_CARTAO_BAIXA.SQLLX_CTB_CONCILIACAO_CARTAO_BAIXA_MANUAL.SQL
LX_CTB_GERA_BALANCETE_SALDO_ANTERIOR.SQLLX_CTB_GERA_PERIODO.SQLLX_GERAR_CARTOES_EQUALS.SQL
LX_GERAR_CARTOES_EQUALS_REALOC.SQLLX_GERAR_PIX_PAGARME.SQLLX_GERA_ENTRADA_FISCAL_LOJA.SQL
LX_GERA_IMPOSTOS_ENTRADA.SQLLX_GERA_IMPOSTOS_RT.SQLLX_GERA_IMPOSTOS_SAIDA_LOJA.SQL
LX_GERA_ROMANEIOS_RESERVAS.SQLLX_LCF_IG_SPED_FISCAL.SQLLX_LCF_IG_SPED_PIS_COFINS.SQL
LX_LCF_IMPORTAR_CEP.SQLLX_LCF_IMPORTAR_INVENTARIO.SQLLX_LCF_IMPORTAR_SAT.SQL
LX_LCF_TEMPORARIA_ATIVO.SQLLX_LCF_TEMPORARIA_INVENTARIO.SQLLX_LF_APURACAO_FILIAL.SQL
LX_LF_EXTRA_APURACAO_FILIAL.SQLLX_LOJA_REPOSICAO.SQLLX_MOVIMENTA_COMPRAS_PA.SQL
LX_NFE_XML_IMPORTACAO_EFETIVAR.SQLLX_NFE_XML_IMPORTACAO_ESTORNAR.SQLLX_NFE_XML_IMPORTACAO_VALIDAR.SQL
LX_PROCESSOS.SQLLX_PROCESSOS_INTEGRACAO.SQLLX_VERIFICA_TRANSITO.SQL
SP_MCX_INTEGRA_DADOS_API.SQL

Triggers

LXD_LOJA_SAIDAS_PRODUTO.SQLLXI_LOJA_ENTRADAS.SQLLXI_LOJA_ENTRADAS_DIF.SQL
LXI_REPOSITORIO_NFE_XML.SQLLXU_LOJA_ENTRADAS.SQLLXU_LOJA_ENTRADAS_DIF.SQL

Views

W_AF_CIAP_MODELO_D.SQLW_AF_CIAP_MODELO_D_CREDITO.SQLW_AF_MOVIMENTO_CIAP.SQL
W_AF_MOVIMENTO_CIAP_AGRUPADO.SQLW_AF_MOVIMENTO_CIAP_MATRIZ.SQLW_CM_CONSULTA_RESUMO_CONTABIL.SQL
W_CONFERENCIA_INTEGRACAO.SQLW_CONSULTA_PEDIDO_COMPRA_ITENS.SQLW_LF_REINF_RET_ENTRADAS.SQL
W_REPOSITORIO_NFE_XML_CONSULTA_LOG.SQL

Classes

LX_ENTRADAS.VCXLX_FATURAMENTO.VCXLX_NFE.VCX
LX_VENDAS.VCX

Telas

LX001013.SCX - FILIAISLX001027.SCX - CONSULTA DE CLIENTESLX002011.SCX - LAVAGENS E TINTURARIA
LX003007.SCX - CORES BÁSICASLX004002.SCX - COMPRAS DE MATERIA PRIMALX004006.SCX - COMPRAS DE PRODUTO ACABADO
LX005045.SCX - ENTRADA DE NOTAS FISCAIS POR XMLLX005102.SCX - ENTRADA DE NOTAS FISCAIS DE PRODUTO ACABADOLX005104.SCX - ENTRADA DE NOTAS FISCAIS DE MATERIAIS
LX005109.SCX - ENTRADAS DE NOTAS FISCAIS DE CONSUMÍVEISLX005112.SCX - ENTRADA DE NOTAS FISCAIS DE PRODUTO ACABADO POR LOJALX008041.SCX - PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO
LX008063.SCX - ANÁLISE INVERTIDA DE MATERIAIS POR MAKE TO ORDERLX009003.SCX - IMPOSTOLX009007.SCX - CONTA CONTÁBIL ANALÍTICA
LX009021.SCX - LANÇAMENTO DE IMPOSTOS NA APURAÇÃOLX009022.SCX - CADASTRO DE TÍTULO A PAGARLX009025.SCX - BAIXA DE TÍTULO A RECEBER
LX009050.SCX - CONSULTA VISÃO CONTÁBILLX009118.SCX - ATRIBUIÇÃO DO CÓDIGO DE BARRALX009126.SCX - CONSULTA RAZÃO DETALHADO POR FILIAL, C. CUSTO E VISÃO CONTÁBIL
LX009151.SCX - CADASTRO DE ITENS DE COMPOSIÇÃO DO CUSTO MÉDIOLX009225.SCX - GERAÇÃO LANÇAMENTO RATEIO E SALDO ANTERIORLX009244.SCX - FLUXO DE CAIXA - DFC
LX009254.SCX - CONCILIAÇÃO DE CARTÕES - EQUALSLX009261.SCX - CONSULTA DE LOG DE OPERAÇÕES DE INTEGRAÇÃO E ESTORNOLX009280.SCX - DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CONSOLIDADAS
LX009303.SCX - CONSULTA INTEGRAÇÃO PAGAR.MELX009406.SCX - MIGRAÇÃO DAS EXCEÇÕES DE IMPOSTOSLX011028.SCX - CADASTRO DE CONTATOS
LX012006.SCX - RESUMO DA APURAÇÃOLX012016.SCX - INCLUSÃO DE DADOS / IMPOSTOS PARA GERAR FINANCEIRO FISCALLX014053.SCX - CONFIGURAÇÃO DE INTEGRAÇÕES EXTERNAS
LX080021.SCX - CONSULTA POR REPRESENTANTELX100112.SCX - DEVOLUÇÃO DE COMPRA DE PRODUTO ACABADOLX120004.SCX - SAÍDA DE PRODUTO ACABADO PARA DEVOLUÇÃO
LX120007.SCX - CONSULTA DE ESTOQUE POR COR E FILIALLX120009.SCX - MOV. ENTRADAS DE PRODUTOS NAS LOJAS VAREJOLX120010.SCX - MOV. SAÍDAS DE PRODUTOS NAS LOJAS VAREJO
LX300139.SCX - CONSULTA DE VENDA / PROMOÇÃOLX500009.SCX - MONITOR DE INTEGRAÇÃO UX LINXLX500010.SCX - MONITORAMENTO DE INTEGRAÇÕES DE ATENDIMENTOS

Relatórios

L004002AR RELAÇÃO DE PEDIDOS DE COMPRA.FRTL004002CR EMISSÃO DE PEDIDO DE COMPRA.FRTL004002CR1 EMISSÃO DE PEDIDO DE COMPRA.FRT
L004002DR PEDIDO DE COMPRA.FRTL004002ER EMISSÃO DE PEDIDO.FRTL004006AR EMISSÃO DE PEDIDO DE COMPRA.FRT
L004006BR EMISSÃO DE PEDIDO DE COMPRA (SIMPLIFICADO).FRTL004006CR EMISSÃO DE PEDIDO DE COMPRA (ALTERNATIVO).FRTL004006FR RELATÓRIO DE COMPRAS DE PRODUTO ACABADO.FRT
L009015AR RAZÃO PATRIMONIAL - ANALÍTICO.FRTL009015BR RAZÃO PATRIMONIAL - SINTÉTICO.FRTL009015CR RAZÃO AUXILIAR - ANALÍTICO.FRT
L009015DR RAZÃO AUXILIAR - SINTÉTICO.FRTL009015ER DIÁRIO GERAL.FRTL009015FR LIVRO DIÁRIO COM TOTAIS.FRT
L009015GR LIVRO DIÁRIO AUXILIAR POR TERCEIRO.FRT






Clique na imagem Saiba Mais em cada quadro para acessar as evidências de teste.




Foi realizada uma análise dos índices da tabela CTB_CHEQUE_CARTOES visando melhorias de performance no banco de dados.
Evidência da tela 009086Evidência da tela 009072



Adicionada restrição para impedir o recálculo de saldos contábeis na tela 009050 quando o período estiver fechado, evitando alterações indevidas nos balancetes.




Criado botão para copiar o código de barras completo, tanto para Títulos/Boletos quanto para Concessionárias de Serviços Públicos, evitando a fragmentação que ocorria na tela.



Foi realizada uma otimização nas telas 150059 e 300059 para melhorar a performance de carregamento e execução, reduzindo o tempo de resposta e aumentando a eficiência do sistema.





Implementado ajuste no processo de conciliação para permitir estorno individual por loja, evitando a reabertura de conciliações de múltiplas lojas em um único lote, conforme necessidade operacional do cliente.



Foi feita uma análise detalhada das telas do módulo de Ativo Fixo, identificando pontos de lentidão e aplicando melhorias para aumentar a performance no banco de dados e nas rotinas envolvidas.



Adição do campo “Descontar Controlada da Eliminação” na tela 009007 – Conta Contábil Analítica, 
O desenvolvimento oferece maior controle e transparência na gestão contábil, facilitando a configuração e a identificação das contas contábeis envolvidas em processos de eliminação que impactam diretamente os saldos das empresas Controladas.

Acesse o manual aqui.



Foi ampliada a lista de valores do campo Grupo na tela 009007 – Conta Contábil Analítica,  permitindo melhor categorização contábil.

  • O campo Grupo deve apresentar, além das opções já existentes, as opções: Custo Fixo, Custo Variável, Patrimônio Líquido, Conta de Compensação, Resultado, Não consta na Visão







Implementada parametrização que permite excluir o DIFAL da base de cálculo do PIS e da COFINS, conforme o Parecer SEI nº 71/2025/MF da PGFN, garantindo conformidade com a legislação vigente.
O sistema foi ajustado para aplicar corretamente essa regra em todas as rotinas de emissão e entrada, sem impacto em outros tributos ou regras fiscais existentes, e sem efeito retroativo.



Corrigida a lógica de apuração do evento R-4000 da REINF para considerar a data do pagamento do título como referência, conforme legislação vigente, em vez da data de recebimento da nota fiscal.



Ajuste no sistema para permitir a inserção de números no campo de código de itens de composição após o limite de 999, atendendo à solicitação do cliente.



Foi implementada uma otimização no processo de importação de dados para o Bloco K.
A nova abordagem elimina o uso de expressões complexas, o que:

  • Reduz o uso de CPU;
  • Simplifica o plano de execução;
  • Permite redução no tempo de resposta e otimiza a experiência do usuário.



Foi incluído um novo campo denominado “Indica Apuração” na tela 009003 – Imposto. Esse campo permite identificar quais impostos devem participar das rotinas de apuração. A integração com a tela 012006 – Resumo da Apuração garante que apenas os impostos com esse campo marcado sejam exibidos para seleção, sem alterar a lógica de cálculo existente.



Realizados ajustes nas funcionalidades da tela de Migração de Exceção de Imposto:

  • Melhoria na estrutura interna da tela: Alterações realizadas para facilitar o funcionamento e tornar o sistema mais leve e eficiente.

  • Correção na visualização de dados: Ajuste na forma como o sistema acessa o histórico das exceções, garantindo que as informações sejam exibidas corretamente para o usuário.

  • O manual da tela pode ser acessado clicando aqui.



Procedures e classes de Entradas e Faturamento foram ajustadas para excluir os impostos FECP Destino (70) e ISS (14) da base de cálculo dos tributos IBS/CBS, PIS e COFINS, conforme nova legislação tributária.



As procedures foram ajustadas para permitir a configuração diferenciada do parâmetro PORC_REDUCAO_BASE_IPI entre empresas distintas, atendendo às regras fiscais específicas de cada uma.



Foi realizada uma análise de performance nos índices da tabela LF_REGISTRO_SAIDA_ITEM, visando identificar possíveis melhorias no desempenho das operações de banco de dados.




ERP - Reforma Tributária - Melhorias da geração dos imposto IBC e CBS no emissão de NF-e 



Foi feita uma análise de performance nos índices da tabela LF_REGISTRO_SAIDA, com o objetivo de otimizar o tempo de resposta das consultas e operações relacionadas.




Realizada análise e proposta de solução para lentidão identificada na importação da LCF, especificamente nas rotinas LX_LCF_TEMPORARIA_INVENTARIO e lx_lcf_importar_inventario.



Desenvolvida uma tela de monitoramento para auxiliar o time de RC na identificação de inconsistências entre os sistemas Linx UX e Linx ERP, com foco em divergências de atendimentos, valores, parcelas e documentos fiscais.



Implementada melhoria no processo de remessas por consignação para garantir a correta movimentação de estoque quando a operação é iniciada pelo Linx POS. A emissão da NF de remessa realiza a baixa do estoque e classifica a mercadoria como "estoque em poder de terceiros" no ERP, gerando romaneio de saída. O retorno também é feito via POS, atualizando as telas 120009 e 005112.



Melhoria de performance na tela 003007 – Cores Básicas, que apresentava lentidão significativa em cadastros com mais de 40 mil itens.




Foi aprimorado o processo de importação de XML na tela 005045 -Entrada de Notas Fiscais por XML para atualizar corretamente os preços por tamanho na tela 005102 (Entrada de NF de Produtos Acabados).
Os valores também são gravados corretamente nas colunas “Item Impressão” e “Subitem Tamanho” do módulo de Custo Médio.

Acesse o manual aqui



Implementado ajustes e melhorias na tela 014053 – Configurações de Integrações Externas visando aprimorar a usabilidade, a consistência dos dados e a validação das configurações de acesso a sistemas externos (ex: Fiscal Flow).



Melhorar o desempenho e o controle da procedure LX_PROCESSOS, segmentando sua execução por tipo de processo,



Foi implementado o suporte ao tipo de transação "P" na integração MCX → Linx ERP, permitindo o processamento de pedidos faturados do Microvix




Desenvolvida a funcionalidade de baixa automática de pedidos de compra vinculados ao XML importado. O sistema realiza o casamento de itens entre o XML e o pedido (quantidade, preço, código), apresenta divergências ao usuário e, após confirmação, gera o documento fiscal, atualiza o estoque e contas a pagar, e registra log da operação.

Acesse aqui o manual.





Foi desenvolvida uma nova interface no Linx ERP para monitorar o trânsito e os logs dos processos de entrada de NF-e enviadas pelo sistema UX.
A tela permite visualizar registros de integração (XML/JSON), acompanhar o status de processamento e consultar logs detalhados de erros.
Também é possível validar informações como EAN e fatores de conversão.
A solução inclui filtros avançados, grid principal com dados de envio e status, além de uma aba de detalhes com histórico e conteúdo dos documentos. O objetivo é melhorar a rastreabilidade e facilitar a identificação de falhas na integração.




Permitir que o usuário informe o valor do frete diretamente no pedido de compra. O desenvolvimento, possibilita:

  • Automatizar o cálculo do valor total do pedido, refletindo corretamente nos relatórios e notas fiscais;
  • Ajustar exibição e cálculo do frete;
  • Melhorar visibilidade de custos logísticos;
  • Automatizar lógica de cálculo do pedido;
  • Facilitar aprovação de compras;
  • Integrar frete aos relatórios financeiros.









Corretiva na integração entre o sistema Equals e o ERP, para que deixe de exibir msg de erro ao tentar excluir um relatório na tela 009254



Corrigida a grafia do município “Olhos D’Água” para garantir correta integração de pedidos no ERP.




Melhoria aplicada para reduzir o tempo de salvamento em cadastros com mais de 40 mil itens.




Ajustada a view `W_CM_CONSULTA_RESUMO_CONTABIL` para retornar corretamente a descrição da conta contábil.





Ajuste na rotina de recálculo de estoque para lojas.




Corrigido erro de busca de nota fiscal na geração de títulos a pagar.




Ajuste para permitir geração correta ao selecionar múltiplas filiais.





Corrigido alinhamento entre títulos e valores das colunas na tela 080021. Corrigido erro de acesso à aba.




Foram realizados testes e validações para garantir a correta integração e processamento de pedidos de transferência de consumíveis entre os sistemas UX e ERP.



Ajuste no cálculo de custo médio.





Corrigido erro após geração de análise.




Ajuste na rotina para evitar falha de indexação.




Corrigida lógica para considerar transações do tipo ENTRADAS_109.





Correção aplicada para evitar falha ao marcar todos os registros.




Grade da tela agora se adapta automaticamente ao tamanho das colunas.




Aplicado comando `OPTION (RECOMPILE, MAXDOP 1)` para evitar travamento.





Corrigida validação durante importação de XML.




Ajuste aplicado para permitir salvamento correto em Lavagens e Tinturaria.




Corrigido erro de acesso à aba.




Corrigido alinhamento entre títulos e valores das colunas na tela 080021.Corrigido erro de acesso à aba.




Ajustado formato de exibição da data nos logs.




Corrigida lógica para permitir exclusão apenas de romaneios em aberto.





Corrigido cálculo de estorno de débito na tela 012006, adicionando validação do Id_fiscal para evitar duplicidade no cálculo de estorno.



Sugestão de índice aplicada para reduzir tempo de processamento.




Corrigida ordenação dos registros gerados pela tela 012334.





Corrigido erro de instanciamento da classe `lx_financeiro.vcx` na versão 8.1.8.





Transportadora não exibida
Ajuste no cursor `V_CLIENTES_01.TRANSPORTADORA`.




Correção aplicada para reexibir opções após atualização.





Ajuste nos relatórios para evitar falha de abertura.




Corrigido erro de modificação do campo “CAMBIO_NA_DATA”.




Corrigido o cursor para exibir corretamente os dados de vendas na aba CLIENTE da tela 001027.






Otimizado o processo de lançamento contábil, reduzindo múltiplas execuções da mesma procedure.




Ajustada a procedure LX_CONCILIATION_EQUALS para bloquear apenas movimentações contábeis, permitindo outras conciliações.





Corrigido o cálculo do valor total dos ajustes a débito no registro E110 para o estado do RJ.




Ajustado o processo para não incluir notas inutilizadas no registro A100, conforme manual da Receita Federal.




Correção aplicada para restaurar funcionamento das telas.






Corrigido o processo de importação para evitar inserção de valores nulos na tabela LCF_CFE_ITEM.




Ajustado o tamanho dos campos no cursor v_analise_inv_00_material para evitar estouro numérico.




Corrigido o processo de geração de itens físicos na tela 005102 para evitar duplicidade em devoluções de consignação.




Ajustado o processo de busca de exceção de imposto no faturamento, respeitando o parâmetro UTIL_EXCECAO_APRIMORADA e a UF do terceiro.





Foi corrigido o tipo de dado na operação de alteração da tela 005112, evitando falhas de cursor.




Corrigido o processo de busca da exceção de imposto na tela 005102, considerando a data de vigência.




Foi ajustada a validação do modelo fiscal 62 na entrada de notas, permitindo salvar corretamente a NF-e.




A tela 009126 foi ajustada para exibir corretamente os dados de centro de custo e filial por item, evitando divergências contábeis.




Foi corrigido o processo de localização automática da nota fiscal de origem na tela 100112, que antes não encontrava registros corretamente.