Este guia tem objetivo de orientar todo o processo de controle de estoque de forma simples completa e ajudar na identificar possíveis erros e divergências nos itens de estoque.
Por onde começar?
Contagem de estoque:
A contagem de estoque mensal é indispensável para o controle de estoque. A contagem com referência do mês anterior, torna-se o saldo inicial do meu estoque no mês atual. Vamos ver os principais tópicos relacionado a contagem de estoque mensal:
A base para obter o controle de estoque é sempre realizar a contagem mensal dos itens no estoque e lançar no sistema. As contagens sempre serão o Saldo Inicial e Saldo Final, este comparado com o Estoque apurado pelo sistema. |
Devemos sempre realizar a contagem física no estoque. A contagem refere-se ao saldo inicial do mês seguinte, portanto tem que ser realizada após o fechamento da loja, no último dia do mês de referência. |
Quando o franqueador cadastra um item de estoque, é definido se o item compõe produto ou não compõe.Quando o produto Compõe produto de venda, o mesmo será possível ser acrescentado na ficha técnica de produtos. Vamos exemplificar: |
Para configurar os itens que deseja realizar o controle mensal acesse o menu: Cadastro - Estoque - Config. Contagem mensal de item de estoque. Selecione apenas os itens que deseja controlar o estoque (São os itens que vão estar na contagem mensal de estoque): |
Para lançar a contagem de estoque acesse o menu: Estoque - Contagem Mensal de Estoque. |
Referência sempre será o saldo inicial do mês seguinte. Exemplo: Referência 12/2022 será o saldo inicial de Janeiro de 2023 |
Departamento de estoque quem vem definido como padrão é o Estoque Loja. Caso você tenha outros departamentos de estoque, deverá identificar qual é o padrão e seleciona-lo, depois clique em Prosseguir. |
Na coluna Qtde inclua a quantidade existente no estoque físico. Lembrando que a quantidade deve ser exata após o fechamento da loja no último dia do mês. |
O custo médio refere-se ao valor médio pago no item considerando os últimos 365 dias. |
O valor do custo médio é alimentado através das compras (Nota fiscal de entrada) ou transferência de estoque. Se o custo médio apresentar R$ 0,00 reais significa que nunca houve entrada deste item no estoque.
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O valor do custo médio é alimentado através das compras (Nota fiscal de entrada) ou transferência de estoque. Caso identifique que o valor do custo médio esteja fora do padrão do item, verifique as entradas deste item: Acesse o menu Relatório - Estoque - Notas Fiscais de itens. Consulte o período dos últimos 365 dias e escolha o item, e marque efetivado SIM. Conforme a imagem: |
Não. Na contagem já existe o item lançado, faz-se necessário apenas incluir a quantidade dos itens de forma manual |
Você pode dar entrada em seu estoque de três formas:
Veja abaixo como realizar a entrada de notas no sistema:
Nesse módulo é feito o lançamento das notas fiscais de entrada da loja manualmente através do menu "Estoque" > "Nota Fiscal de Entrada" Basta seguir o share referente a entrada de notas: Degust One Nota Fiscal de Entrada Manual - Modelo Simples |
Você sabia que é possível importar uma nota pelo arquivo XML no Degust? Para isso, basta seguir o share referente a entrada de notas via XML: Degust One - Importação de nota fiscal via arquivo XML |
Quer consultar sua nota? Acesse: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal |
Se for exibido uma exclamação amarela, clique sobre ela para verificar o motivo do erro de importação. Durante a importação de nota, é exibido a seguinte imagem com o Status em Erro Quando clicamos sobre a exclamação, será exibido os detalhes sobre o erro informado.
Portanto será necessário realizar esse cadastro. Anote os códigos exibidos, pois utilizaremos no cadastro dos itens no Degust. Com as informações em mãos, podemos realizar o cadastro. No menu "Cadastro>Estoque>Fornecedor>Relação Item - Fornecedor" Clique sobre o botão "+ novo cadastro" e preencha com todos os dados necessários. Após cadastrar todos os itens, basta realizar o processo de importação da nota novamente.
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Através desse módulo é possível realizar a transferência de itens de estoque somente entre lojas de um mesmo proprietário. Acesse o menu Estoque / Transferência de estoque.
Para utilizar esta ferramenta é necessário que o usuário tenha acesso a mais de uma loja (destino e origem) e deverá solicitar ao franqueador que sejam liberadas as permissões no seu perfil caso necessário. |
Para realizar a transferência, acesse o guia referente: Degust One - Transferência de estoque |
O custo do item da loja origem será o mesmo na loja destino. |
Na loja destino poderá ser consultada a transferência após ser efetivada pela loja origem. Para estornar o lançamento só será possível pela loja origem (loja que fez o lançamento). |
Acesse o menu Relatórios - estoque - transferência de estoque. Além do relatório de transferência de estoque, as informações poderão ser visualizadas através dos relatórios:
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Esse módulo é utilizado para lançar entradas ou saídas de itens ou produtos para ajustar o estoque.
Acesse "Estoque" > "Ajuste de Estoque". Para verificar como este módulo funciona, acesse nosso guia completo: Degust One - Ajuste e Perda de Estoque |
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