A venda direta é assim conhecida por não necessitar da criação dos documentos de Pré-venda ou DAV para concretizar o processo de venda. Para iniciá-la, basta lançar os itens e o sistema exibirá a tela de "Seleção de Operação", na qual deve ser escolhida a opção "Venda".
Iniciar venda direta
Nota
- Caso a estação esteja configurada como "Modo Terminal" não será possível realizar a venda direta, apenas o registro de Pré-venda e DAV.
- É possível desabilitar o recurso de ficha, para tanto é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx para correta parametrização.
- Se em Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Gerais, o parâmetro "Exigir identificação do cliente a partir de R$" estiver definido com um determinado valor, ao ultrapassá-lo, o sistema determinará a identificação. Cada estado possui uma particularidade com relação ao montante necessário para identificação, por favor, verifique com seu contador.
- Se o produto não possuir um CEST configurado e o parâmetro "Habilitar obrigatoriedade do código CEST" estiver ativo, não será permitido realizar a inclusão do item na venda. Mais informações sobre a configuração do CEST vide tópico Habilitar obrigatoriedade do código CEST.
- Em caso de queda de energia ou caso sistema seja fechado involuntariamente, ao abri-lo novamente os produtos inseridos anteriormente serão recarregados na venda.
- As seguintes situações abaixo só serão aplicadas para os tipos de emissão NFC-e e SAT:
- Se o produto inserido estiver com um NCM inválido, será exibida uma mensagem de alerta com um link para a rotina na qual será possível poderá realizar a alteração.
Alerta com link para ajuste do NCM
- Se o produto inserido estiver com o GTIN (código de barras) inválido, será exibida uma mensagem de alerta com um link para a rotina na qual será possível poderá realizar a alteração.
Alerta com link para ajuste do GTIN
- Para que as mensagens de NCM e GTIN inválidos sejam exibidas, é necessário que os parâmetros "Ativar validação de NCM" e "Ativar validação de GTIN" estejam marcados em Empresa > Parâmetros Globais > Grupo Obrigações Fiscais > Subgrupo Classificação dos produtos.
Suporte Técnico
Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico Linx Microvix
Para desabilitar o recurso de ficha é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > POS e desmarcar os parâmetros "Utiliza DAV" e "Utiliza Pré-Venda".
Item Promocional
Ao inserir da venda itens em promoção, para que seja possível identificá-los, o sistema os apresentará em negrito.
Destaque do item em promoção
Produto Serial
Produtos com código serial podem ser inseridos diretamente na venda através dele, No entanto, caso exista cadastrado algum produto cujo o código corresponda exatamente igual ao do produto serial, no momento da inserção o sistema considerará primeiro o código de barras, posteriormente código de barras sem zero à esquerda, seguido de código do produto e por fim, código de serial. Esse tipo de busca somente será possível se o parâmetro "Buscar produto pelo controle" estiver marcado em Empresa > Parâmetros Globais > POS.
Além disso, ao iniciar uma venda inserindo um produto com controle, ele será automaticamente reservado para que não seja possível vender o mesmo serial em outra venda simultânea. Na tentativa de inserir, o sistema alertará da seguinte forma.
Alerta
Tais reservas poderão ser observadas ou excluídas através dos "Detalhes do Produto", disponível em Suprimentos > Estoque > Produtos > Pesquisa > Listar Itens > Menu de Opções. Na janela exibida, ao clicar em "Últimas entradas de compras/vendas", serão apresentados todos os códigos dos controles disponíveis e reservados.
Controles disponíveis e reservados
Saldo
Se em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Gerais > Grupo Nota Fiscal, o parâmetro "Bloquear Produtos sem Saldo em Estoque" estiver marcado, o sistema verificará se o produto possui saldo no depósito selecionado na venda e caso não, alertará o usuário com seguinte mensagem.
Alerta
Caso o produto tenha controle serial, após inserir o código, se não houver saldo o sistema emitirá o seguinte alerta.
Alerta serial sem saldo
Nota
- A validação de saldo nos produtos seriais será realizada independente da parametrização "Bloquear Produtos sem Saldo em Estoque", citada acima.
- Na lista do campo Depósito, somente são apresentados os depósitos configurados como "Disponível para venda" em Suprimentos > Estoque > Cadastros Auxiliares > Depósito. Ao inserir o primeiro item na venda, este campo ficará bloqueado para alteração.
O cancelamento de item é condicionado a uma permissão de usuário, caso esteja desativada, o botão de cancelar item será exibido bloqueado e para prosseguir será necessária a inserção de credenciais de um usuário com as devida autorização.
Inserir credenciais para cancelar item bloqueado
Dica
O cancelamento de item está condicionado a uma permissão de usuário, para concedê-la acesse Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo POS > Permissão "Cancelar item".
Pagamento
Para prosseguir, basta clicar em "Pagamento" e será apresentada a tela com os planos de pagamento disponíveis:
Cartão;
Cheque;
Crediário;
Convênio;
Dinheiro;
Vale-Compras;
Vale-Troca;
Resgate de Pontos.
Nota
- Para configurar os planos de pagamento que estarão disponíveis no Microvix POS, acesse: Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupos: "Dinheiro, Cheques, Crediário, Cartões e Convênio".
- Dependendo da tabela de preço selecionada, alguns planos de pagamento podem ou não estar disponíveis.
Plano de Pagamento Cartão
Para empresas que não utilizam TEF será necessário informar os campos "Documento, Código de Autorização e NSU" nas vendas com pagamento em cartão, no entanto, para que estejam disponíveis é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Gerais e marcar o parâmetro "Informar NSU e Código de autorização em operações não TEF".
Dados da operação
Além disso, é possível configurar o sistema para obrigar o preenchimento dos campos "Código de Autorização e NSU", basta que em Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Gerais o parâmetro "Obrigar preenchimento do NSU e Código de autorização em operações não TEF".
Os campos de "Vencimento" e "Valor" somente estarão disponíveis para alteração se o usuário em questão possuir as permissões "Alterar data de vencimento das faturas de cartão" e "Alterar valor das faturas de cartão" disponíveis em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo POS.
Campos bloqueados
Nota
- Na finalização da venda as informações de Código de Autorização e NSU serão utilizadas posteriormente pelo Conciliador de Cartão.
- Se o usuário logado não possuir permissão de alterar as faturas de cartão, não será possível modificar o valor e a data de vencimento das faturas geradas.
- Se o cliente não estiver com o faturamento liberado em seu cadastro (ERP > Cadastro de clientes > Aba comercial > "Faturamento Liberado"), as vendas a prazo serão bloqueadas e uma mensagem de alerta será exibida. Este bloqueio também ocorrerá nas seguintes situações:
- Se o cliente possuir faturas vencidas há mais do que a quantidade de dias configurada em Parâmetros Globais > Financeiro > Campo "Bloquear Faturas vencidas há mais de x dias".
- Se ao menos uma das seguintes opções de bloqueio de crédito estiver marcada: "Bloquear crédito p/ crediário", "Bloquear crédito p/ ch. prazo", "Bloquear crédito p/ convênio" em Parâmetros Globais > Faturamento Gerais e o total venda for superior ao limite de crédito disponível para o cliente, que pode ser consultado pelo Relatório de Extrato de Clientes, informação "Limite de crédito disponível".
- As Notas Técnicas 2012.004 e 2015.002 estabelecem que ao realizar vendas com cartões de crédito ou débito, independentemente de utilização de TEF ou não, devem ser informados alguns dados referentes a estas operações (CNPJ da Credenciadora do Cartão, Bandeira, e caso a operação seja realizada via TEF, o número de autorização). Quando o PDV utiliza TEF, todo o processo é automático, sem necessidade de parametrização. Porém, quando o PDV não utiliza TEF, e o Estado exigir informar o CNPJ da Credenciadora do Cartão e a Bandeira, deve-se marcar o parâmetro "Informar tags de cartão no NFC-e (Sem TEF)", através de contato com o Suporte Técnico Linx.
- A partir da versão do Linx Microvix POS 5.0.6.0, quando o plano de pagamento "Cartão" estiver configurado com a opção "Usa TEF" e o CNPJ não estiver cadastrado no SiTef, ao finalizar a venda será emitido um alerta. Desta forma, o usuário deverá entrar em contato com o Suporte Técnico Linx para a correta configuração.
Suporte Técnico
Informações Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx
Para informar CNPJ da Credenciadora do Cartão e a Bandeira em PDVs que não utilizam TEF, acesse: Menu > Empresa > Parâmetros Globais > ACESSO RESTRITO > NFC-e/SAT > Faturamento – NFC-e/SAT > Gerais – NFC-e > Parâmetro Informar tags de cartão no NFC-e (Sem TEF).
Plano de Pagamento Voucher
Para empresas configuradas para utilizar o servidor TEF D-TEF será possível configurar a forma de pagamento "Voucher" para receber as vendas. Para utilizá-lo, basta acessar aba "Cartão" e selecionar a bandeira configurada com operação Voucher.
Bandeiras de voucher
Caso a bandeira selecionada, possua mais de uma forma de pagamento vinculada, débito e voucher, por exemplo, o sistema exibirá as duas para escolha.
Débito e voucher vinculadas
Ao selecionar a opção voucher e confirmar o valor, o pagamento poderá ser finalizado.
Finalizar pagamento
Transação TEF
Nota
- Para que seja possível efetuar vendas com voucher é necessário que o plano de pagamento esteja corretamente configurado, para mais informações clique aqui.
- Para que o plano de pagamento configurado como voucher esteja disponível no POS é necessário que seja realizada uma parametrização, para mais informações clique aqui.
Plano de Pagamento Crediário
Não será possível efetuar vendas para Consumidor Final utilizando a forma de pagamento crediário, ao tentar, o sistema emitirá o seguinte alerta.
Alerta de bloqueio
Além disso, se em Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Gerais o parâmetro "Imprimir fatura(s) no POS" estiver marcado, ao finalizar uma venda com esta forma de pagamento, após a emissão do documento fiscal, será exibida a tela de impressão de faturas, através da qual será possível emitir também o carnê de pagamento, duplicatas, contrato do crediário e a ficha de crediário.
Impressão de faturas
Dica
No POS é possível trabalhar com o Modelo 16 para impressão de carnê, para configurá-lo acesse Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento – Fr. de Loja > Grupo Pré-Venda, parâmetro "Modelo carnê/vale-compras". Para informações sobre a configuração verifique o tópico Modelo carnê/vale-compras.
Da mesma forma, se o parâmetro "Imprimir carnê em relatório gerencial", estiver habilitado em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento – Fr. de Loja, após as impressões de fatura, será emitido o Relatório Gerencial com informações do nome fantasia da empresa, endereço, telefone, código e nome do cliente, saldo para novas compras, data da compra, total, entrada e saldo a pagar, além das informações das faturas geradas.
Plano de Pagamento Cheque
Ao tentar finalizar uma venda com pagamento em cheque para cliente "Consumidor Final", o sistema solicitará a liberação utilizando as credenciais de um usuário supervisor.
Liberar venda para consumidor final
Inserir credenciais
Além disso, nas vendas em cheque, após confirmar o plano de pagamento que será utilizado, devem ser informados os dados de: número do cheque, banco, agência, conta e autorização da garantidora para finalizar a venda.
Dados do cheque
Nota
Os campos "Banco, Agência, Conta e Aut. Garantidora" são destinados à empresas que trabalham com seguradoras de cheque que garantirão o recebimento.
Acréscimo em Índice ou Valor
Para a forma de pagamento "Crediário" serão apresentados todos os planos que não estiverem bloqueados para o sistema. Caso algum deles possua acréscimo em índice ou valor, no campo "Valor: R$" será exibido o valor do produto somado ao acréscimo.
Crediário com acréscimo em índice
Crediário com acréscimo em valor e índice
Quando o plano estiver com o acréscimo em valor e em índice, o sistema somará os dois ao valor do produto, ou seja:
- Venda = 67,50 + 6,75 + 10,00 = 84,25.
- Acréscimo em índice = 6,75 (67,50 * 10,01%).
- Acréscimo em Valor = 10,00.
O acréscimo em valor será rateado entre o valor das parcelas. Se o campo "Valor: R$" for alterado para um valor inferior ao valor do acréscimo TAC +1 centavo (neste caso o valor mínimo aceitável é R$10,01), o sistema emitirá o seguinte alerta:
Valor inferior
Nota
Para mais informações sobre arredondamento de parcelas e configuração de acréscimo por índice e valor, consulte o tópicos Planos de Pagamento.
Acréscimo ou Desconto do Plano de Pagamento
Planos com acréscimo ou desconto, ao serem aplicados a venda exibirão os valores no campo "ACRÉSC./DESC" da tela de pagamento. O indicativo de acréscimo será acompanhado de um sinal de positivo ("+") e desconto, um sinal de negativo ("-").
Acréscimo e desconto
Para a venda de produtos promocionais é possível bloquear a concessão de desconto advindo do plano de pagamento, para tanto é necessário marcar o parâmetro "Não aplicar índice de desconto do plano de pagamento em itens promocionais" disponível em: Parâmetros Globais > POS > Grupo Gerais. Desta forma, ao realizar uma venda que contenha itens em promoção e itens com valor normal, ao selecionar um plano com índice de desconto, o sistema concederá abatimento somente sobre os produtos que não estejam em promoção.
Resgate de Pontos Fidelidade
É possível utilizar a forma de pagamento "Pontos Resgate" para clientes que possuem cadastro no Microvix ERP com cartão fidelidade configurado. Ao clicar nesta opção será exibida a identificação do cliente, o CPF, o saldo de pontos disponíveis para resgate e a regra de conversão .
Resgate de pontos
Ao clicar no botão "Resgate de Pontos Fidelidade" será exibida uma mensagem informando o valor do vale troca gerado.
Vale gerado para resgate
Ao confirmar o resgate, será apresentada uma mensagem informando que o vale troca foi adicionado a compra como pagamento e o novo saldo de pontos do cliente.
Vale adicionado e saldo
Para que seja possível resgatar pontos, o valor da venda deve ser igual ou superior a quantidade disponível para resgate, caso contrário, o sistema apresentará o seguinte alerta.
Alerta sobre resgate
Nota
- A conversão de pontos em reais será aplicada conforme a definição aplicada ao parâmetro "Utilização dos Pontos em Vale-Compras", disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Cartão Fidelidade.
- Na impressão da DANFE ou Cupom Fiscal será exibida a quantidade de pontos resgatados.
- Para utilizar esta forma de pagamento "Resgate de Pontos" deve-se marcar o parâmetro "Realizar resgate de pontos no POS" disponível em: Empresa > Parâmetros Globais > Cartão Fidelidade.
- O resgate de pontos está protegido pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível ao usuário que possuir a permissão "Resgate de Pontos no POS" configurada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo CRM > Subgrupo > Permissões para Cartão Fidelidade.
- Para mais informações sobre a rotina de Cartão Fidelidade, clique aqui.
Tabela de Preço
Caso seja selecionada para venda uma tabela que possua planos de pagamento bloqueados, ao selecionar uma forma de pagamento com planos bloqueados, o sistema apresentará uma mensagem e não será possível selecioná-lo.
Tabela de preço bloqueada
Planos de pagamento bloqueados para itens em promoção
Ao realizar uma venda que contenha produtos em promoção, caso seja selecionado um plano de pagamento que esteja configurado com a opção "Permite realizar venda de produtos promocionais" desmarcada, o sistema bloqueará a utilização do plano conforme a imagem abaixo.
Plano de Pagamento bloqueado
Dica
- Ao utilizar a forma de pagamento Dinheiro, a venda poderá ocorrer normalmente;
- Para mais informações sobre a configuração dos planos de pagamento, clique aqui.
Liberação Financeira
Durante a finalização da Pré-venda ou do DAV, caso o cliente possua faturas em atraso , o sistema exibirá um alerta informando o código da fatura, o valor, a data de vencimento e a quantidade de dias atrasados.
Liberação
Na Liberação Financeira da operação de Crediário, será apresentado o limite de crédito total do cliente, as deduções referentes às faturas em aberto, o limite de crédito abatido da venda e o crédito restante, no entanto, quando este valor estiver excedido, o sistema apresentará o valor ultrapassado.
Limite excedido
FINALIZAÇÃO
Após a escolha/confirmação da forma de pagamento, o sistema realizará a finalização da venda e emitirá o DANFE (NFC-e), o CF-e (SAT) ou o Cupom Fiscal (PAF-ECF) correspondente a operação, considerando o tipo de emissão utilizada pelo usuário para o Microvix POS.
Nota
É possível realizar a impressão dos comprovantes TEF que correspondem à empresa e o cliente de forma separada, para isso é necessário ativar o parâmetro "Cortar segunda via do comprovante de TEF", disponível: Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Gerais. Desta forma, primeiramente será impresso o comprovante TEF da empresa e logo após o comprovante do cliente. Para empresas que utilizam o PAF-ECF, não será possível realizar o cancelamento do último cupom fiscal, quando o parâmetro estiver ativo.
CÓDIGO PROMOCIONAL
Para empresas que trabalham com conceito de Franqueadora e Franquia, é possível configurar o sistema para que seja impresso nos documentos ficais códigos promocionais que permitirão ao cliente participar de diversas promoções , como por exemplo, em sites de terceiros. Para tanto, é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento - Fr. de Loja > Grupo Pré-Venda e marcar o parâmetro "Utiliza geração de código promocional do documento".
Além disso, com o referido parâmetro habilitado, a Franqueadora deverá acessar ERP > CRM > Cadastros Auxiliares > Campos Adicionais e criar um campo denominado "Código Franquia" (exatamente como descrito aqui), posterior a isto, acessar o cadastro da Franquia (CRM > Pesquisa) e preenchê-lo na aba "Campos Adicionais".
Código da franquia
Este número irá compor o código promocional que será formado por Código da franquia + Número fixo (01) + Documento (6 últimos dígitos) + Mês + Dia + Ano. Após geração, o código deverá ser impresso no documento fiscal (Cupom fiscal, DANFE ou CF-e) logo abaixo da mensagem promocional, caso a empresa não esteja com mensagem promocional configurada o código deverá ser exibido sozinho.
Cancelamento da Venda
Após iniciar uma venda ela poderá ser cancelada em dois momentos: na tela inicial ou na tela de pagamento, desta forma, ao clicar no botão "Cancelar", o sistema exibirá uma listagem de motivos para o cancelamento. A informação do motivo não condiciona o cancelamento, portanto, se ele não for selecionado, mesmo assim a venda será cancelada.
Cancelar venda
Dica
Os motivos de cancelamento somente serão exibidos no Microvix POS, caso estejam previamente cadastrados do Microvix ERP, para mais informações verifique o tópico Motivos de Cancelamento de CF.
Relatório de Vendas Canceladas no POS
Para verificar a quantidade de vendas canceladas e motivo é possível acessar o relatório de Vendas Canceladas no POS em Faturamento > Relatórios. Para mais detalhes sobre os filtros e as informações retornadas clique aqui.
Regras Fiscais
No Microvix POS é possível definir regras fiscais para que ao realizar operações quem envolvam determinadas CFOPs, CSTs ou CSOSNs, sejam aplicados bloqueios ou advertências. Tal procedimento permite antecipar problemas relacionados a rejeições, fazendo com que o usuário os corrija antes de concluir a venda. Para realizar a configuração destas regras é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix.
Suporte Técnico
Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico Linx Microvix
Para informações de como configurar as regras ficais verifique o tópico Regras Fiscais para POS e Contingência/Loja.
Validação de CSOSN que não Depende de Configuração
Caso a empresa pertença ao sistema de tributação Simples Nacional, a CSOSN deve estar informada na configuração tributária do produto, caso contrário, ao inserir um item, o POS validará esta informação e será apresentada uma mensagem solicitando o ajuste correto da configuração tributária. Para consultar o sistema de tributação da empresa basta acessar Empresa > Dados da Empresa, e para realizar o ajuste da configuração tributária do produto acesse Suprimentos > Estoque > Cadastros Auxiliares > Config. Tributária.
Validação CSOSN