A venda ambulante é o modelo de comercialização dos produtos fora da loja, que não possui um cliente pré-definido. Esse tipo de venda é muito utilizado para feiras, congressos ou venda porta a porta.
No Microvix, para vender esses produtos você precisa cadastrar previamente uma remessa. Sendo:
- Remessa de Venda Ambulante: esse tipo de remessa é utilizado para venda de produtos fora da loja que não possuem um cliente pré-definido. Sendo assim, a loja emite a nota de saída da mercadoria em seu próprio nome e identifica o cliente após a efetivação da venda.
Veja abaixo como é realizada.
CRIAR REMESSA
Essa primeira etapa é utilizada para cadastrar a remessa do tipo venda ambulante. Caso tenha dúvida de como parametrizar ou alterar as configurações das remessas, clique aqui.
1. No menu clique em Faturamento e depois Remessas e Retornos (Novo);
2. Clique na seta localizada no campo nova remessa e escolha a opção venda ambulante;
3. O nome do cliente trará a informação da empresa selecionada como padrão;
4. Selecione o vendedor;
5. Escolha os itens;
6. Para gerar a remessa clique em finalizar.
- Durante a criação da remessa você pode informar os dados do transporte e informações adicionais através do campo Dados Adicionais, ou acrescentar valores e descontos através do botão Outros Valores.
Com a remessa gerada, você pode encaminhar os produtos para o seu cliente ou vendedor.
O processo de venda dos itens inseridos na remessa do tipo venda ambulante é feito através do venda fácil;
Efetivar a VENDA AMBULANTE
O acerto da remessa de venda ambulante é realizado através do Venda Fácil, deve ser feito após o cliente escolher o produto e efetivar a compra.
- O vendedor precisa ter a permissão de venda ambulante habilitada em seu cadastrado. Para ativar é necessário acessar Faturamento > Cadastros Auxiliares > Vendedores/Compradores e verificar se a opção Vendas Ambulantes ou Ambos está selecionada;
- As configurações do Venda Ambulante são realizadas nas parametrizações das Remessas e Retornos, podendo ser alterada e visualizada na opção configurações no menu do Venda Fácil.
Com o Venda Ambulante habilitado, acesse o Faturamento > Venda Fácil.
1. Informe o cliente;
2. Escolha a natureza de operação;
3. Selecione os itens;
4. Clique em pagar;
5. Informe o tipo e plano de pagamento e clique em adicionar. Os valores de desconto e frete poderão ser inclusos durante o pagamento.
6. Depois de informar os dados de pagamento, clique em finalizar. Será gerada a nota de venda dos produtos.
Ao criar a venda ambulante o sistema validará se o produto inserido possui vínculo a uma remessa. Depois de inserir o pagamento e finalizar a venda, será feita a baixa dos produtos na remessa. Clique na opção de listagem e verifique as remessas geradas, ou a devolução dos produtos não vendidos.
Acertar OS Produtos Devolvidos
A devolução dos produtos não vendidos é realizada através da Remessas e Retornos, para isso acesse a rotina e realize o seguinte passo a passo.
1. Filtrar remessa: aplique os filtros na tela inicial;
2. Localizar remessa: analise a listagem das remessas, selecione e clique em acertar remessa;
3. Selecionar produto: selecione os produtos que serão devolvidos na remessa e clique em inserir devolvidos;
4. Finalizar devolução: após inserir os itens, clique em devolver, o sistema gerará automaticamente a nota fiscal de devolução.