Contexto: Material de apoio para instalação/reinstalação do D-TEF no PDV do cliente.

Componentes necessários

  •  Senha de instalação: Caso não tenha a senha de configuração para a instalação do D-TEF, entre em contato com nossa central de atendimento, através do número 0800 729 3107, opção 7, depois opção 1 ou envie a solicitação no WhatsApp (51) 3003-1400.
  • Instalador automático: Versão mais atual (Instalador_Linx_TEF_3.1.6) - Clique aqui para download.

Legenda termos técnicos

PDV: É o ponto de venda no estabelecimento, também conhecido como caixa ou terminal. Refere-se ao computador que o cliente realiza as transações.
DLL: Arquivo utilizado para comunicação com a AC - Automação comercial.
Automação Comercial: Frente de caixa, é o sistema instalado no PDV que é integrado ao TEF e se comunica para processar a transação.

Guia tutorial

  1. Precauções antes da instalação
  2. Instalação do arquivo automático D-TEF
  3. Teste de comunicação

1. Precauções antes da instalação 

1.1 Caso já tenha uma instalação anterior do D-TEF e seja preciso reinstalar, não se esqueça de desinstalar os arquivos no painel de controle e apagar as pastas para não deixar resquícios da antigo da instalação.
1.2 Acesse o painel de controle selecionando no teclado +R. Posteriormente, escreva o comando "appwiz.cpl", conforme imagem abaixo:


1.2.1 No painel de controle desinstale:


1.3 Já no explorador de arquivos, selecione disco "C:"

1.3.1 Apague as pastas abaixo:

2. Instalação do arquivo automático D-TEF

Transfira o Instalador_Linx_TEF_3.1.6 e execute  como administrador no PDV, siga as instruções solicitadas na tela, conforme imagem abaixo:

2.1 Insira o número do PDV a ser instalado, e selecione "Avançar".


2.2 Escolha o modo de instalação:

A opção "Padrão (A máquina host terá apenas um PDV)" deve ser seleciona quando a automação utiliza a comunicação via DLL.

Já a opção "Troca de arquivos (Gerenciador padrão)" deve ser utilizado quando a automação for homologada como troca de arquivos.



2.3 Peça para o cliente inserir o CNPJ do estabelecimento e a Senha de instalação, depois selecione "Validar".



2.4
Digite o nome do estabelecimento exatamente como aparecer na validação de segurança e selecione "Confirmar", depois em "Próximo".



2.5 Aparecerá o resumo da instalação. Confirme os dados e clique em "Instalar".




2.6 A instalação será realizada e todos os componentes serão configurados automaticamente.


2.7
Após a instalação, clique em "Concluir" e reinicie o Windows. 

3. Teste de comunicação

3.1 Após finalizar a instalação, faça um teste no "DposApp". Você pode localiza-lo através do menu de inicio do Windows, procurando por "DposApp", ou através do diretório padrão C:\ClientLinxTEF\Bin\DPOSApp.exe.
(Sempre execute como administrador).

3.2 Para a transação teste iniciar, é necessário colocar um valor acima de R$0,01. Se aparecer a mensagem "APROXIME, INSIRA OU PASSE O CARTÃO", significa que a comunicação está funcionando. 

Data última atualização                   Resumo do que foi atualizadoResponsável

 

Arquivo novo para utilizar na instalação, pois houve uma atualização da versão do TEF.

15 Comentários

  1. Anônimo

    BOM DIA!!

    ESTOU INSTALANDO UM TEF, E ESTA PEDINDO UMA SENHA COMO EU CONSIGO ESSA SENHA PARA DA CONTINUIDADE

    1. Anônimo

      solicite a senha no e-mail: cac.poa@linx.com.br e informe o CNPJ da loja.

  2. Anônimo

    não consigo comunicação, e agora?


  3. Anônimo

    o Meu aqui, quando aperto a tecla F2 pra testar da uma mensagem VALOR INVALIDO

    1. Anônimo

      O valor não pode ser "0".

    2. Usuário desconhecido (felipe.farias)

      Pode inserir um valor maior que zero.

  4. Anônimo

    Bom dia quando aperto F2 diz a seguinte mensagem erro ao carregar a DLL DPOSSmuClientLoja.DLL

    quando tentan entrar nas configurações, solicita uma senha, que não sei qual e, como resolvo?


    1. Anônimo

      Olá, por favor, entre em contato com a nossa central de atendimento de suporte técnico através do telefone 0800 729 3107 ou chat https://cliente.linx.com.br/livechat

  5. como faço para mudar o numero logico do meu D-TEF?

    1. Olá, envie sua solicitação para [email protected], além de detalhar sua solicitação é importante sinalizar CNPJ, nome da adquirente, número lógico e sua relação com o estabelecimento bem como nome completo. Para agilizar vc pode nos encaminhar o e-mail da adquirente onde ela lhe forneceu o lógico, caso possua. 

  6. Anônimo

    Alguem tem o link do GPDireção atualizado?


    1. Anônimo

      Olá, para que seja realizada a instalação do DTEF com integração via GP basta editar o arquivo .lspct antes de executar o Assistente de Instalação, será feito o download da última versão disponível em produção.

      [STATUS]
      DPOS8=OFF
      DPOS8GP=ON
      TEFPOP=OFF

      Lembre-se que o arquivo de parâmetros e o instalador devem estar no mesmo diretório para funcionar! 

      Em caso de dúvidas ligue para 0800 729 3107 - opção 7 na Ura. 

  7. Anônimo

    Estamos com um erro ao passar o TEF no autosystem POSTOS: ERRO ENVIAR DADOS: SSL Error 5 WindowError 0 Tente Novamente. Retire o Cartão.

    Acreditamos que seria problema na instalação do D-TEF e então desinstalamos e instalamos de novo, só que o problema se agravou, acabou DUPLICANDO a instalação do D-TEF.

    Alguém está com esse mesmo problema?

    Isso está acontecendo em todos os nossos postos. Temos uma rede de 30 unidades!


  8. Anônimo

    Boa tarde


    Solicitei a senha de instalação via e-mail, porém não obtive resposta. Qual o tempo de resposta em média?

    1. Anônimo

      Tente solicitar a senha através do atendimento via chat