O Microvix POS permite realizar vendas de produtos com controle serial mesmo sem conexão com a internet, porém para que seja possível, é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Gerais, e marcar o parâmetro "Permitir venda/cancelamento de serial sem conexão com a internet".
Após a parametrização, ao realizar uma venda de produtos com control serial com o POS off-line, será exibida a seguinte mensagem no momento da inclusão do item.
Alerta
No entanto, mesmo após a exibição da imagem, a venda poderá ser finalizada normalmente. Quando o sistema possuir conexão novamente e uma sincronização de dados for comandada as vendas serão transmitidas para o Microvix ERP.
Durante a venda off-line existe a possibilidade de inconsistências, visto que algumas validações não podem ser aplicadas. São duas as possibilidades:
- Número de serial inexistente: pode ocorrer quando o número do serial é alterado ou apagado no Microvix ERP e a informação não é atualizada no POS;
- Número de serial não disponível para venda: que pode ser ocasionado pelos seguintes motivos:
- Venda x Venda: quando um mesmo serial é vendido por dois PDVs distintos sem a conexão da internet. Neste caso, os dois documentos serão apresentados para um possível ajuste;
- Venda x Devolução: quando um serial é vendido off-line, porém já havia sido devolvido no Microvix ERP quando possuía conexão. Neste caso, será possível alterá-lo.
Para que as vendas com inconsistências não sejam transmitidas para ERP sem que as divergências sejam corrigidas é possível configurar o sistema para aplicar um bloqueio, para tanto, será necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > POS > Grupo Gerais e marcar o item "Bloqueia upload de vendas com inconsistência de produtos seriados".
Desta forma, ao acessar o POS nessas condições, será exibido um ícone de alerta no canto inferir esquerdo da tela sobre as vendas com divergências.
Alerta de inconsistência
Para que o alerta deixe de ser exibido e todas as vendas sejam sincronizadas, é necessário acessar o recurso de "Resolução de Inconsistência" disponível no menu Gerencial. Serão listadas todas as vendas que possuem itens com alguma divergência e ao clicar em "Resolver", serão exibidos os dados da venda para que o serial inválido seja corrigido.
Vendas com inconsistências
Corrigir serial
Cliente Anônimo - LGPD
Caso o cliente seja anonimizado após a operação, na listagem de vendas com inconsistência será exibida na identificação a informação "Cliente Anônimo".
Nota
- Somente serão exibidos na tela de resolução os itens que possuem divergência.
- Para que seja possível corrigir divergências de vendas realizadas por outros usuários é necessário que em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Estoque > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Estoque, a permissão "Corrigir inconsistências de serial vendido por outros usuários" esteja marcada.
Não será possível cancelar uma venda com seriais caso o parâmetro "Permitir venda/cancelamento de serial sem conexão com a internet" esteja desmarcado e o POS off-line.
- Para mais informações sobre cliente anônimo, clique aqui.