Acessando a rotina

Com esta rotina, é possível alterar dados de uma fatura que está disponível quando o Relatório de Fluxo de Caixas, estiver com o campo "Tipo de Fluxo" definido como "Previsto".

Nota

Permissão de acesso:

  • Para que o usuário possa utilizar esta rotina, é preciso que o parâmetro “Alteração” no caminho Empresa > Segurança > Configurar usuários > Listar > Configuração do usuário específico > Financeiro contas a receber > Permissões gerais do grupo financeiro-Contas a receber, esteja marcado. 


Restrição de alteração:

  • É possível restringir quais campos o usuário NÃO poderá realizar alteração. Para isso, é preciso MARCAR os parâmetros referentes aos campos no menu Empresa > Segurança > Configurar usuários > Listar > Configuração do usuário específico ou grupo > Financeiro contas a receber > Não alterar na alteração de faturas lançadas manualmente, para o caso de faturas lançadas manualmente, e/ou no menu Empresa > Segurança > Configurar usuários > Listar > Configuração do usuário específico ou grupo > Financeiro contas a receber > Não alterar na alteração de faturas vinculadas a notas, para as faturas que são vinculadas às notas emitidas no sistema. 


Detalhamento de Fatura

Após exibir o relatório de fluxo de Caixa, definindo os filtros necessários, basta clicar em um dos valores dos tipos de pagamento ou total, tanto de RECEITA (contas a receber), quanto de DESPESA (contas a pagar), que será aberta a tela de Detalhamento de Faturas, exibindo a lista de faturas relacionadas à data do valor que foi clicado.

Para alterar dados de uma fatura da lista, é preciso marca o checkbox no inicio da linha da fatura que deve ser alterada.

Só é possível alterar uma fatura de cada vez.

Exemplo da tela de detalhamento de Faturas de Receita, com uma fatura selecionada para alteração


Nota

Só é possível alterar faturas, quando a tela de detalhamento estiver sido exibida com base no Tipo de Fluxo "PREVISTO". 

Para mais informações sobre a configuração do campo Tipo de Fluxo. clique aqui.


Ao selecionar a fatura e clicar no botão ALTERAR, será aberta uma nova janela com a tela de Alteração de Fatura.

Nesta tela são exibidos todos os campos que podem ser alterados. Lembrando que os campos podem ou não estar disponíveis para alteração, conforme o que foi configurado nas permissões do usuário.

Tela de Alteração de Fatura


O campo Cliente se refere a cliente ou fornecedor e fica habilitado para alteração somente se a fatura a ser alterada for de lançamento manual;

No caso de alterar os campos Valor, Taxa Financeira, Desconto e/ou Abatimento, ocorrerá o cálculo automático do campo Valor Líquido.

Para uma fatura de Receita (Contas a Receber), o Valor Líquido será o resultado do cálculo: Valor - Taxa Financeira - Desconto - Abatimento.

Para uma fatura de Despesa (Contas a Pagar), o Valor Líquido será o resultado do cálculo: Valor + Taxa Financeira - Desconto - Abatimento.

Após alterar os campos necessários, incluindo o detalhamento de valores, forma de pagamento e dados de contabilidade, clique no botão SALVAR. A fatura será salva com as alterações efetuadas.


  • Sem rótulos