O principal objetivo do Fluxo de caixa é apurar e projetar o saldo disponível da empresa para que exista sempre capital de giro, para aplicação ou eventuais gastos. Além disso o fluxo de caixa também possibilita o controle das contas a pagar e receber dentro de um determinado período.

Apesar do nome, o fluxo de caixa não deve ser considerado apenas referente ao dinheiro da empresa. Em sua elaboração, devem ser considerados também aqueles valores que estão na conta corrente e nas aplicações de curto prazo. Estes valores são considerados equivalentes de caixa devido à facilidade para conversão em dinheiro no caso de necessidade de utilização.

O fluxo de caixa é fundamental para a gestão de uma empresa, pois permite identificar de forma precisa quais serão os valores que deverão ser pagos para cumprir com as obrigações, quais os valores serão recebidos e no fim das contas saber qual será a diferença entre aquilo que será recebido e aquilo que será pago, ou seja, qual será o saldo.


Configurações da Rotina 

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Permissão de Usuário

  • A permissão de usuário "Previsão de fluxo de caixa" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo "Tesouraria" > Subgrupo "Permissões Gerais para o Grupo Tesouraria" deve estar marcada.



Executando a Rotina

Para gerar o relatório Fluxo de Caixa é necessário acessar Adm./Financeiro > Tesouraria > Relatórios > Fluxo de Caixa, e definir os seguintes filtros:


Filtros


  • Empresas: devem ser selecionadas uma ou mais empresas. Por padrão estará selecionada a empresa logada;

  • Período: deve ser informado se o período demonstrado no relatório deve ser diário ou mensal.

    • Diário: o relatório demonstrará os valores de fluxo de caixa por dia do período selecionado;

    • Mensal: o relatório demonstrará os valores de fluxo de caixa por mês do período selecionado;

  • Data Inicial: deve ser informado dia, mês e ano inicial para a busca;

  • Data final: deve ser informado dia, mês e ano final para a busca;

  • Contas: devem ser selecionadas uma ou mais contas para a geração do relatório, por padrão, todas serão apresentadas como selecionadas. Somente serão exibidas contas analíticas classificadas como Conta Fluxo;

  • Tipo de Fluxo: deve ser selecionado o tipo de fluxo de caixa que o relatório apresentará.

    • Previsto: demonstra os valores de fluxo de caixa previsto, ou seja, os valores de faturas em aberto com vencimento no período selecionado;

    • Realizado: demonstra os valores de fluxo de caixa realizado, ou seja, os valores de faturas baixadas no período selecionado;

    • Previsto x Realizado: realiza um comparativo referente aos valores previstos e realizados;

  • Visão: deve ser selecionada a forma de exibição do relatório.

    • Vertical: apresenta o relatório na vertical;

    • Horizontal: apresenta o relatório na horizontal;

  • Considerar

    • Previsões de despesas não compensadas: quando marcado o relatório listará as despesas com data de vencimento dentro do período informado e que estão cadastradas em Tesouraria > Previsão de despesas. Esta opção somente estará disponível para as visões "Previsto" e "Previsto x Realizado";

    • Transferências: quando marcado o relatório considerará as transferências entre contas do período informado. Esta opção somente estará disponível para as visões "Realizado" e "Previsto x Realizado";

    • Utilizar previsão para dinheiro e débito: quando marcado habilita o campo "Porcentagem de Projeção", após informar a porcentagem os campos "Dinheiro" e "Cartão" passarão a apresentar valores relativos aos recebimentos considerando o percentual de projeção;

      • Porcentagem de Projeção: deve ser informado o percentual de projeção desejado referente aos valores de dinheiro e débito, ou seja, caso seja informado "10" o relatório apresentará o valor de dinheiro e débito do mesmo período do ano anterior com adicional de 10%, para informar percentuais negativos basta adicionar o sinal de menos (-) antes da porcentagem desejada.



Tipos de fluxo de Caixa

No campo “Tipo de fluxo”, será possível escolher se serão exibidos os valores de Contas a Receber e Contas a Pagar, como também, Contas Recebidas e Contas Pagas, do fluxo de caixa.


Fluxo de caixa: "Previsto"

Para visualizar os valores, de faturas que estão "Em Aberto", tanto de contas a receber, quanto de contas a pagar, deve ser selecionado o Tipo de fluxo: “Previsto”.


Fluxo de caixa: "Realizado"

Para visualizar os valores das faturas em que já houve baixa, ou seja, contas recebidas ou contas pagas, deve ser selecionada o Tipo de fluxo: “Realizado”.


Fluxo de caixa: "Previsto/Realizado"

Para visualizar os valores de ambos os fluxos, previsto e realizado, na mesma listagem, deve ser escolhida a opção Tipo de fluxo: “Previsto/Realizado”.

A única particularidade deste tipo de listagem é que são apresentados ambos os valores, previstos e realizados, de cada dia/mês conforme o filtro realizado. Os detalhes de faturas são exatamente os mesmos apresentados nos demais tipos de listagem.


Relatório de fluxo de caixa apresentado o Tipo de Fluxo "Previsto/Realizado"


NOTA

Só é possível gerar esta listagem, na Visão Vertical.



Visão Vertical / Visão Horizontal

Ao executar o filtro de pesquisa, será aberta a tela de "Fluxo de Caixa", contendo um cabeçalho com os botões "IMPRIMIR", "GERAR EXCEL" e "FILTROS e é exibido também um totalizador e a listagem dos valores das formas de pagamento de Receita e Despesa, que pode vir na Visão Vertical ou Visão Horizontal, conforme o que foi definido no campo "Visão" do filtro da pesquisa.


Exemplo da tela do Fluxo de Caixa, exibindo a listagem na "Visão Vertical"


No cabeçalho serão disponibilizadas três ações, são elas:


Cabeçalho

Imprimir

Disponibiliza a impressão da listagem do relatório.


Impressão

Gerar Excel

Disponibiliza a listagem do relatório gerado em formato "xls".


Geração de arquivo .xls, para Excel

Filtros

Através do botão "Filtros" serão reexibidos os filtros aplicados para a geração do relatório e será possível redefini-los.


Ao gerar o relatório serão apresentados quatro totalizadores principais, sendo eles:


Totalizadores principais

Saldo em Caixa

Neste totalizador é exibido o saldo em caixa do dia atual. Além disso, será exibido um emoticon feliz, caso o saldo seja positivo ou um emoticon triste, caso o saldo seja negativo.

Geração de Caixa

Neste totalizador será possível verificar o saldo do caixa no período filtrado, o valor apresentado é resultado do seguinte cálculo:

Entrada no período informado - Saídas do período informado

No cálculo não será considerado o saldo atual do caixa, desta forma será possível avaliar se o recebido será suficiente ou insuficiente parar todas as despesas.

Receber em Atraso

Neste totalizador será possível visualizar o valor de faturas a receber em aberto que estão vencidas, essas faturas nem sempre vão fazer parte do fluxo de caixa, pois podem estar vencidas a um período anterior ao período listado.

Pagar em Atraso

Neste totalizador será possível visualizar o valor de faturas a pagar em aberto que estão vencidas, essas faturas nem sempre vão fazer parte do fluxo de caixa, pois podem estar vencidas a um período anterior ao período listado.


Na visão vertical as linhas da tabela listam as datas dos valores das movimentações, mostrando também, os totalizadores na última linha. As colunas, exibem os dados de receitas, despesa e saldo, do fluxo de caixa.

As informações das faturas de Contas a Receber serão exibidas nas colunas do grupo de RECEITAS, classificadas pelos tipos de pagamento: “Dinheiro, Cartão Débito, Cartão Crédito, Crediário, Cheque a Prazo, Cheque à vista, Convênio e o total”.

As informações das faturas do Contas a Pagar, serão exibidas na coluna de DESPESAS.

Por fim, a coluna SALDO são exibidos os saldos acumulados de cada data.

Este modo de visão lista o fluxo “Previsto”, o fluxo “Realizado” ou o fluxo “Previsto/Realizado”.


Listagem do Tipo de Fluxo "Previsto"

Colunas

  • Data: serão exibidos os dias ou meses conforme o período selecionado;

  • Receitas: serão apresentados os valores a receber previsto para o período selecionado.

    • Dinheiro: será apresentado o total em dinheiro previsto para recebimento. Somente serão exibidos valores para esta coluna caso o filtro "Utilizar previsão para dinheiro e débito" estiver marcado;

    • Débito: será apresentado o total em débito previsto para recebimento. Somente serão exibidos valores para esta coluna caso o filtro "Utilizar previsão para dinheiro e débito" estiver marcado;

    • Cartão de Crédito: será apresentado o total em cartão de crédito previsto para recebimento;

    • Crediário: será apresentado o total em crediário previsto para recebimento;

    • Cheque a Prazo: será apresentado o total em cheque a prazo previsto para recebimento;

    • Cheque à Vista: será apresentado o total em cheque à vista previsto para recebimento;

    • Convênio: será apresentado o total em convênio previsto para recebimento;

    • Total: será apresentado o valor total previsto para recebimento para cada dia ou mês;

  • Despesas: será apresentado o valor total a pagar previsto para cada dia ou mês. Quando o filtro "Previsões de despesas não compensadas:" estiver marcado, o valor apresentado considerará as despesas cadastradas em Tesouraria > Previsão de despesas e com pagamento previsto para aquele dia ou mês;

  • Saldo: será apresentado o saldo previsto para o dia ou mês, conforme filtro. Neste campo é informado o seguinte cálculo Saldo anterior + Receitas - Despesas = Saldo do dia ou mês.


Linhas

  • Saldo Inicial: será apresentado o saldo inicial de todas as contas selecionada nos filtros. Através do ícone  serão exibidas todas as contas selecionadas e o saldo de cada uma;


Detalhes do saldo inicial


  • Dia ou Mês: será apresentada uma linha para cada dia ou mês, conforme filtros. Através do ícone  serão exibidas todas as contas selecionadas que possuem lançamentos previstos para aquele dia/mês e os valores destes lançamentos serão divididos por forma de pagamento;


Detalhes de dia/mês


  • Totalizadores: serão apresentados os valores totais de cada coluna;


Na visão horizontal as linhas da tabela listam as informações de receitas, despesa e saldos do fluxo de caixa. E nas colunas consta a ordenação das datas dos valores que ocorreram nas movimentações.

As informações das faturas de Contas a Receber serão exibidas nas linhas do grupo RECEITAS classificadas pelos tipos de pagamento, Dinheiro, Cartão débito, Cartão crédito, Crediário, Cheque a Prazo, Cheque à vista e Convênio.

As informações de faturas do Contas a Pagar, serão exibidas na linha do grupo DESPESAS.

Na última linha, o total acumulado de cada data.

Este modo de visão lista apenas o Fluxo “Previsto” ou o Fluxo Realizado. O Fluxo “Previsto/Realizado” não funciona na visão horizontal.

Listagem previsão visão

Coluna

  • Dia ou Mês: será apresentado uma linha para cada dia ou mês, conforme filtros.

Linhas

  • Período: serão exibidos os dias ou meses conforme o período selecionado;

  • Receitas: será exibido o valor total de receitas;

    • Dinheiro: será apresentado o total em dinheiro previsto para recebimento. Somente serão exibidos valores para esta coluna caso o filtro "Utilizar previsão para dinheiro e débito" estiver marcado;

    • Débito: será apresentado o total em débito previsto para recebimento. Somente serão exibidos valores para esta coluna caso o filtro "Utilizar previsão para dinheiro e débito" estiver marcado;

    • Cartão de Crédito: será apresentado o total em cartão de crédito previsto para recebimento;

    • Crediário: será apresentado o total em crediário previsto para recebimento;

    • Cheque a Prazo: será apresentado o total em cheque a prazo previsto para recebimento;

    • Cheque à Vista: será apresentado o total em cheque à vista previsto para recebimento;

    • Convênio: será apresentado o total em convênio previsto para recebimento;

  • Despesas: será apresentado o valor total a pagar previsto para cada dia ou mês. Quando o filtro "Previsões de despesas não compensadas:" estiver marcado, o valor apresentado considerará as despesas cadastradas em Tesouraria > Previsão de despesas e com pagamento previsto para aquele dia ou mês;

    • Sem Categoria: as faturas a pagar que não possuírem categoria associada serão apresentadas nesta linha;

    • Categorias: serão apresentadas as categorias que forem informadas nas faturas a pagar;

  • Saldo Final: será apresentado o resultado do seguinte cálculo: Saldo Inicial + Saldo Final - Despesas.



Detalhamento das Faturas

Nos valores de cada Forma de Pagamento e Totais referente às Receita ou Despesa, tanto na Visão Vertical, quanto na Visão Horizontal, há um link para que seja possível acessar o detalhamento de faturas da forma de pagamento na data selecionada.

Link no  Valor da forma de pagamento Cartão Crédito na Visão Vertical


Ao clicar em um desses valores, será aberta a tela de "Detalhamento de Faturas", conforme a figura abaixo, exibindo a lista de faturas referentes ao valor e plano de pagamento que foi clicado.


Exemplo de Detalhamento de faturas - Forma de Pagamento e Total Receitas


Cabeçalho

No cabeçalho é apresentada a data selecionada, a definição se o tipo da forma de pagamento é de Receita ou de Despesa e o valor total do detalhamento.

Quando detalhar faturas do Contas a Receber, estará descrito no cabeçalho a indicação "Receita". E quando detalhar faturas do Contas a Pagar, estará descrito como "Despesa".


Exemplo do Cabeçalho detalhando faturas de Receita ou Contas a Receber


Listagem de Faturas

Na listagem são apresentadas as faturas que compõem o valor total a receber ou a pagar, da forma de pagamento, com os seguintes dados:


Listagem de faturas


  • Data de emissão: será apresentada a data de emissão da fatura;

  • Data de vencimento: será apresentada a data de vencimento da fatura;

  • Data da Baixa: este campo estará preenchido apenas no tipo de fluxo "Realizado", pois neste caso, já houve baixa das faturas.

  • Número da Fatura/Parcela: será apresentado o número da fatura e o número da parcela;

  • Número do documento: será apresentado o número do documento emitido que origina a fatura, caso esta fatura tenha sido criada a partir de um lançamento de compra, venda, entrada ou emissão de nota no sistema. Quando a fatura for avulsa, lançada manualmente pelo usuário, não terá Nº do documento;

  • Cliente/fornecedor: será apresentado o nome e código do cliente ou fornecedor responsável pela fatura;

  • Valor: apresenta o valor da fatura; 

  • Status: será apresentado o status da fatura, que quando estiver no Tipo de fluxo: Previsto exibirá o Status: "Em Aberto", e quando estiver no Tipo de Fluxo: Realizado, exibirá o Status: "Pago"; 

  • Empresa: será apresentada a empresa na qual a fatura foi gerada;


Botões de ação do Detalhamento de Faturas

Na tela de detalhamento de Faturas é possível realizar, baixa, estorno, alteração e exclusão de faturas, ver espelho da fatura, e também exportar a lista de faturas da tela para arquivo do Excel.

Baixar Fatura

Só é possível realizar a BAIXA DE FATURA, quando no filtro do fluxo de caixa estiver com Tipo de Fluxo: "Previsto". Neste caso o Status das faturas estarão como "Em Aberto" e o botão "BAIXAR" estará disponível.

Para mais informações sobre a Baixa de Fatura, clique aqui.


Estornar Fatura

Só é possível realizar o ESTORNO DE FATURA, quando no filtro do fluxo de caixa estiver no Tipo de Fluxo: " Realizado". Neste caso o Status das faturas estarão com "Pago", haverá data de baixa e o botão "ESTORNAR" estará disponível.

Para mais informações sobre Estorno de Fatura, clique aqui.


Alterar fatura

Só é possível alterar dados de uma fatura de cada vez. 

Para mais informações sobre Alteração de Fatura, clique aqui.


Ver espelho

Só é possível ver espelho de uma fatura de cada vez. 

Para mais informações sobre Ver Espelho, clique aqui.


Exportar Excel

O botão "EXPORTAR EXCEL", disponibiliza um arquivo da listagem de faturas, que está na tela de Detalhamento, em formato .xls, que pode ser aberto no Excel. Neste caso não é necessário selecionar faturas. Todas as faturas da listagem constarão no arquivo.


Excluir Fatura

Para realizar exclusão, basta selecionar a(s) fatura(s) desejada(s) e clicar no botão "EXCLUIR". Então o sistema exibirá uma mensagem, informando sobre a exclusão e pedindo a confirmação.

É possível excluir várias faturas, de uma só vez.

Mensagem de confirmação para exclusão de faturas


NOTA

  • É preciso ter muita atenção ao realizar esta ação, pois ela é IRREVERSÍVEL. Uma vez que a fatura tenha sido excluída, não poderá mais ser recuperada.
  • O botão EXCLUIR não estará disponível na tela, quando nos filtros do Fluxo de Caixa, o campo Tipo de Fluxo estiver definido como "Realizado".
  • Não é possível excluir faturas que tenha sido realizado baixa


  • Sem rótulos