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Sumário

1. Conceito

Este guia tem por objetivo orientar os procedimentos para utilização do módulo de Pedidos que destina-se a estabelecimentos que realizam controle de mercadorias consignadas e comodato de ativos imobilizados. O novo módulo está integrado com a retaguarda e utiliza as funcionalidades existentes no sistema para permitir ao cliente gerenciar os novos pedidos utilizando a base de clientes, produtos e transportadoras que já constam cadastradas.

1.1 Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
 > = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.

2. Premissas

  • A  Retaguarda Empório PRO na versão 9.01.0300 ou superior;
  • Ambiente deve possuir o sistema PEDIDOS e COMODATO habilitado.
  • Ambiente vinculado a bandeira CBE, indicando integração com o BackOffice Empório PRO.
  • Possuir produtos cadastrados como mercadoria para revenda e os produtos de Comodato cadastrados como ativo imobilizado;
  • Possuir clientes do estabelecimentos cadastrados. 


 Em caso de dúvidas quanto as parametrizações do seu ambiente contate o nosso time de suporte.

2.1 Configurações Gerais

Para emissão das notas fiscais de venda, Consignação e Comodato é necessário habilitar no ambientes as configurações gerais para emissão de notas automáticas. Acessar o menu Cadastros > Sistemas > Configurações Gerais, acessar a Guia Pedido e Comodato.

As configurações gerais de Pedidos e Comodato são separadas em Gerais, Configurações para notas de Consignação, Notas de Remessa de Comodato, Notas de Retorno de Consignação, Notas de Retorno de Comodato.

2.2.2 Gerais

Nesta opção devem ser configuradas as informações padrões para  preenchimento da série da notas fiscais, multa contratual de comodato e classificações fiscais para emissões automáticas das notas de faturamentos dos pedidos conforme segue:

  • Série a ser utilizada na emissão das notas de pedidos: o campo aceita apenas valores numéricos, e a série será utilizada para emissão de todas as notas fiscais geradas no módulo de PEDIDOS ;
  • Valor da multa Contratual:  deve ser informado nesse campo o valor em reais da multa contratual que será utilizado nos contratos dos itens de comodato;
  • Valor da multa Contratual:  deve ser informado nesse campo o valor por extenso da multa contratual que será utilizado nos contratos dos itens de comodato;

2.2.3 Configurações para Notas de Saída de Consignação

Para permitir o faturamento de pedidos com itens consignados é necessário revisar as configurações fiscais para emissão automática.

2.2.4 Configurações para Notas de Remessa de Comodato

Para permitir o faturamento de pedidos com itens remetidos em comodato é necessário revisar as configurações fiscais para emissão automática.

2.2.5 Configurações para Notas de Retorno de Consignação

Para permitir o retorno de mercadorias consignados é necessário revisar as configurações fiscais para emissão automática. 


2.2.6 Configurações para Notas de Retorno de Comodato

Para permitir o retorno dos itens enviados em comodato é necessário revisar as configurações fiscais para emissão automática.


IMPORTANTE

Em casos de dúvidas relacionadas as classificações fiscais que devem ser utilizadas no estabelecimento deve-se solicitado apoio da equipe contábil do estabelecimento

IMPORTANTE: As notas fiscais de vendas relacionadas ao pedido utilizam a classificação fiscal cadastradas no produto, seguindo o mesmo padrão que é utilizado para as vendas automáticas que são realizadas pelos PDV. Baseando se então no que o estabelecimento configurou na guia fiscal do produto e no menu CFOP por Operação.

3. Funcionalidades

Para cadastrar ou consultar pedidos é necessário acessar o menu: OPERAÇÕES -> PEDIDOS (Módulo Consignado Comodato).


Na tela inicial são disponibilizadas ao usuários as funcionalidade de inclusão de novo Pedido, Integração Vtex e Pesquisa de pedidos.

3.1 Cadastro de Novo Pedido

O Cadastro de novo pedido deve ser realizado através do botão <novo pedido+>


A inserção de um novo pedido é dividida em 4 etapas: Dados do pedido, Produtos, Pagamento, Faturamento, os campos obrigatório serão sinalizados ao usuário em cada etapa:

3.1.1 Dados do Pedido:

Nessa etapa o usuário irá informar as informar os dados base do pedido que deseja inserir na retaguarda, os campos de preenchimento obrigatório possuem indicativo indicando sua obrigatoriedade para permitir <SALVAR> o pedido.



Orientações para preenchimentos dos campos:

  • Cliente: Deve ser informado o nome ou CPF/CNPJ para o sistema realizar a busca de clientes previamente cadastrados;
  • Endereço de Entrega: Após a seleção do cliente será listado todos os endereços vinculados ao cadastro. Por padrão para incluir um novo cliente no sistema é obrigatório informar endereço, sendo que caso necessário é possível vincular ao cliente diversos endereços de Entrega. Caso o cliente possua mais de um endereço cadastrado será exibido uma listagem com todos os endereços para escolha do usuário;
  • Entrega/Retirada:  Calendário para indicar a data que os itens devem ser recolhidos no cliente ou devolvidos.
    • Hora de e Até: O usuário pode informar intervalos de horário para Retirada/Entrega;
  • Data do Evento: Calendário para indicar a data do Evento;
    • Hora de e Até: campo para indicar a hora do Evento;
  • Recolha/Devolução: Calendário para indicar a data que os itens devem ser recolhidos no cliente ou devolvidos. O usuário pode informar intervalos de horário para  através dos campos Hora de " e Até:
    • Hora de e Até: O usuário pode informar intervalos de horário para Recolha/Devolução;
    • Dias: Campo utilizado para informar em dias o período entre a data de Entrega/Retirada e a Recolha/Devolução;
  • Origem: Exibe as opções para indicar através de qual canal de comunicação o pedido foi recebido: Balcão, Site, Delivery...
  • Status: Exibe todos os status que pode ser atribuído em um pedido: Em Aberto, Confirmado, Carregado, Entregue, Recolhido, Recolhido Parcial, Cancelado e Fechado. Os status inicial é em aberto.;
  • Representante: Nome do usuário/funcionário que está cadastrado na retaguarda inserindo o pedido ou nome do funcionário que integrou o Pedido;;
  • Tipo de Frete:  Campo de seleção para indicar como o pedido será transportado:
    • Terceiros: Deve ser utilizado quando o estabelecimento contrata empresas terceiras para realização do transporte até o destinatário (cliente), podendo ocorrer cobrança de valor de frete;
    • Transporte Próprio por conta do Remetente: Quando o estabelecimento se responsabiliza pela entrega do  pedido, podendo ocorrer cobrança de valor de frete.
    • Transporte Próprio por conta do Destinatário: Quando o cliente que solicitou o pedido será responsável pelo transporte dos produtos, neste caso não ocorrendo cobrança de frete.
    • Sem ocorrência de Transporte: Quando não é necessário informar como o pedido será transportado;
  • Valor do Frete: quando selecionado a modalidade Terceiros ou Transporte Próprio por conta do Remetente o sistema permite informar valor do frete;
  • Transportadora: Exibe listagem para seleção das empresas Terceiras previamente cadastradas como transportadora no estabelecimento.
  • Observações: Campo de livre digitação para preenchimento de informações adicionais do Pedido

3.1.2 Produtos:

Nessa etapa o usuário irá informar as produtos que estão vinculados no pedido que deseja inserir na retaguarda:


Em um pedido podem ser adicionados itens do tipo VENDA, CONSIGNADO E COMODATO. Após a seleção do tipo de item em tabela de preço que será inserido no pedido é necessário digitar a descrição, Ean ou Código rápido do produto:

Será carregado o valor do produto cadastrado para o sistema preencher o campo Valor do Ativo:


A quantidade padrão constará como 1, no entanto o usuário pode alterar para a quantidade desejada e a retaguarda irá aplicar o cálculo do novo Preço Total para o item:

Para inserir o item no pedido deve ser utilizado o botão <+>:

Os totais do Pedido serão atualizados após a inserção de cada item de venda no pedido, conforme exemplos:

Adição do segundo item de venda: 

Deve ser adicionado todos os itens no Pedido e realizado o preenchimento do campos obrigatórios para a função salvar ser liberada:

Durante a edição ou visualização de um pedido é possível navegar entre as opções de Dados de Pedido, Produtos e Pagamento através das guias no topo da tela ou utilização as funções PRÓXIMO ou VOLTAR.

Para salvar um pedido não é necessário informar as informações de pagamento, podendo o usuário escolher entre <SALVAR> o pedido em edição ou utilizar a função <PRÓXIMO>para preencher os dados da guia Pagamentos.

3.1.3 Pagamentos:

Nessa etapa deve ser informada as formas de pagamento para os itens de venda vinculado ao Pedido.  A tela de pagamento permite ao usuário adicionar valores de acréscimos ou descontos ao total do pedido e a seleção das formas de pagamento já previamente cadastradas para o estabelecimento.


É possível adicionar ao pedido uma ou mais formas de pagamento para totalizar o valor geral do Pedido.


Para informar um valor recebido no Pedido deve ser utilizado as ações da forma de pagamento desejada:

Ação de Receber o pedido atualiza os totais do pedido indicando ao usuário o valor já recebido:


Após o preenchimento dos campos do pedido o pedido poderá ser salvo na retaguarda. 

IMPORTANTE: Nos totais do Pedido são sumarizados apenas os valores referente aos itens de venda pois itens consignados ou ativos vinculados ao Comodato não realizam movimentação financeira. Enquanto o Pedido não constar com notas fiscais vinculadas é liberado a edição ao usuário de todos os dados do pedido.

3.1.4 Faturamento:

O Faturamento do Pedido realiza a emissão das notas relacionado ao pedido, caso no pedido constem itens de VENDA, CONSIGNADO e COMODATO será liberado em ações <FATURAR> para cada item.

Caso o faturamento do item ocorra com sucesso será exibido alerta ao usuário indicando que o faturamento foi realizados com sucesso.



Deve ser realizado o faturamento dos demais itens do pedido, e após processo finalizado o botão <FATURAR> não será mais exibido ao usuário. Durante o processo de aprovação das notas será exibido o status Gerando NFe mas já será possível visualizar as numerações de cada nota emitida.


Após aprovação das notas o status de faturamento das notas será autorizado conforme situação na Sefaz.

O dowlnload do arquivo PDF das notas constará disponível dentro do Pedido ou no menu Nfe-> Monitoramento . Em ambos os locais são disponibilizados a opção de dowlnload do arquivo.


IMPORTANTE: Pedidos faturados não permitem exclusão de itens ou inclusão de novos produtos, somente durante a edição do pedido a ação de excluir constará liberada para utilização.

3.2 Integração Vtex

Para ambientes devidamente configurados e integrados com a VTEX é possível receber pedidos através do botão<integração vtex>.  Para cadastrar ou receber pedidos integrados ao site de Vtex é necessário acessar o menu Cadastros -> Operações ->Pedidos. 



Caso o produto vinculado ao Pedido não conste devidamente cadastrado na retaguarda será exibido mensagem de alerta ao usuário:


Deve ser realizado o cadastro do produto indicado, em Cadastros → Produtos → Produtos utilizando o código Ean/Gtin do produto.


Após o cadastro a retaguarda irá vincular o produto recebido da Integração com o Produto cadastrado pelo estabelecimento, desta forma basta realizar novamente o procedimento de INTEGRAÇÂO VTEX, e o pedido será integrado.


Nos dados do pedido será exibido o produto com a descrição definida pela franquia.

Importante o código apresentado na mensagem de alerta deve ser utilizado caso o estabelecimento precise informar a sua franqueadora ou ao time de suporte qual produto apresentou falha de integração.

3.4 Impressão de Pedido

Após realizado o faturamento do pedido, será liberado acesso a função de Impressão do Pedido, no topo da tela:


Na impressão do Pedido constará todos os detalhes do pedido, o conteúdo preenchido no campo Observações e orientações para equipe de entrega do pedido, assim como o Check List de Montagem:

As informações da lateral do pedido e do Check List de montagem devem ser preenchidas de acordo com montagem realizada:

3.5 Impressão de Contrato

Após realizado o faturamento do pedido, será liberado acesso a função de Impressão do Contrato no topo da tela:

O sistema direciona o usuário para impressão em PDF do Contrato, no contrato será listado os dados da Comodatária e todos os itens do tipo COMODATO.

O valor da multa e multa por extenso preenchida inicialmente nas configurações gerais será exibido no corpo do contrato. 


  • Sem rótulos