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Novidades da versão


A partir da versão 2.4.5.0 de 02/08/2016 foi adicionado um bloqueio para exclusão de clientes que contenham histórico de vendas.

 

Importante


Por padrão essa operação de exclusão de clientes com histórico de vendas será bloqueada, sendo necessário a liberação de permissão de supervisor que será explicada abaixo.

A operação de exclusão de cliente com contas a receber em aberto permanece proibida.

Clientes sem contas a receber em aberto e sem nenhum histórico de vendas permanece liberada mediante NOVA permissão do cadastro de grupo de usuários.


Ao tentar efetuar a exclusão do registro do cadastro do cliente no menu Cadastros > Clientes ou através do botão  na barra de menu rápido, será exibida uma mensagem de confirmação da exclusão do registro.


Figura 01 - Confirmação de exclusão 


Ao  clicar no botão  (sem a permissão configurada) será retornado o aviso que não é possível excluir o cliente, com o caminho para as configurações necessárias para tal procedimento.


Figura 02 - Aviso de exclusão de cliente

 

Inicialmente a Filial deverá estar habilitada para permitir a exclusão de clientes, para isso vá até o menu Configurações > Filiais > Convênio e no canto inferior direito marque a opção "Permitir excluir cadastros de clientes com histórico de vendas (Somente com Senha Supervisor)" na seção Exclusão de Clientes.


Figura 03 - Configurações de filiais aba convênio


Salve a configuração no botão  ou através das teclas de atalho Ctrl + G.

Em seguida vá até o menu Cadastros > Usuários > Usuários filtre o usuário desejado e vá até a aba Permissões Supervisor e localize a permissão PERMITIR EXCLUSÃO DE CLIENTES COM HISTÓRICO DE VENDAS.


Figura 04 - Cadastro de usuários


Salve a alteração no botão  ou através das teclas de atalho Ctrl + G.

Também será necessário liberar no grupo do usuário a opção para exclusão de cadastro de clientes, para isso vá até o menu Cadastros > Usuários > Grupo de Usuário, filtre o
grupo desejado e na aba Edição (F2) selecione a opção em destaque na figura abaixo:

 

Figura 05 - Cadastro de grupo de usuários

 

Terminada essa última configuração o usuário (que seja supervisor) terá a possibilidade de excluir o cliente mesmo que possua histórico de vendas, porém essas liberações serão gravadas no relatório "Supervisor - BOM DIA".

Ao tentar excluir o cliente que não possua contas a receber em aberto, porém com histórico de vendas será exibida a mensagem abaixo, solicitando a senha de supervisor do usuário que liberará a exclusão.


Figura 06 - Liberação do supervisor
 

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