Objetivo
Este documento tem como objetivo detalhar as atualizações no Linx UX referentes às obrigações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Nesse tópico detalhamos a nova tela de Gestão LGPD e processo de Anonimização de dados de titulares, conforme abaixo:
Linx ReShop LGPD
Para mais funcionalidades dentro do tema LGPD, verifique as soluções Linx no Reshop LGPD.
Tela de Gestão LGPD
A tela Gestão LGPD concentra todas as necessidades de tratamento para as solicitações de titulares, como: relatórios, anonimização de dados, exportação e integração.
Para acessar a tela Gestão LGPD, siga o seguinte caminho:
Linx Administrativo > Módulos > LGPD > Manutenção > Gestão LGPD
Ou, busque por Gestão LGPD no campo de busca do menu lateral do Linx UX.
A tela Gestão LGPD faz a busca pelo cliente nos cadastros de Cliente Varejo e Cliente Atacado, e traz algumas funcionalidades como:
- Consulta de dados pessoais disponíveis no UX;
- Exportação completa de dados pessoais disponíveis, com acesso de tabelas do sistema para detalhes;
- Solicitação de anonimização e acompanhamento da execução da eliminação, até o final.
Anonimização
Para atender os processos de LGPD, o Linx UX permite realizar a anonimização de dados de cliente varejo e atacado cadastrados na base de dados, sempre que solicitado pelo titular dos dados (consumidor). O processo de anonimização/revogação do cadastro do titular pode ser realizado pelo Linx UX ou pelo Reshop LGPD.
Listamos algumas opções para iniciar a anonimização de dados de cliente:
- CPF ou e-Mail > Para localização do Titular;
- ID Cliente Varejo, ID Cliente Atacado > Para localização do Titular que já teve algum dado anonimizado;
- Bandeira Rede;
- ID Solicitação (Id de solicitação externa. Exemplo: ID Reshop ou ID OneTrust solicita uma anonimização para o UX (não obrigatório));
- Sistema solicitante (não obrigatório).
Abaixo, um exemplo de como ficam os dados de um cliente que solicitou a anonimização:
- Nome De: “Maria Silva” para: “Anônimo”
- CPF De: “730.512.990-90” para: <valor aleatório e único, para ser usado como número de CPF inválido>
Anonimização em Lote
Para realizar o processo de anonimização em lote é necessário clicar no botão na guia Gestão de Titulares na tela Gestão LGPD para fazer download do arquivo modelo para planilha de importação.
Preencha a planilha modelo com as informações que serão anonimizadas em lote e faça a importação do arquivo na tela.
O processo de consentimento dos dados é realizado pelo titular dos dados a partir do Reshop LGPD.
Processamento
O processamento dos dados solicitados para anonimização segue o seguinte fluxo no Linx UX:
- Localize o Cliente Varejo para anonimização.
Com o dado pessoal (CPF, e-mail, ID Cliente Atacado, ID Cliente Varejo) localize o cadastro de cliente varejo para a bandeira informada na chamada; Localize o cliente atacado para anonimização.
Com o dado pessoal (CPF, e-mail, ID Cliente Atacado, ID Cliente Varejo) localize o cadastro de cliente varejo para a bandeira informada na chamada;O mesmo cliente pode estar cadastrado em mais de uma das bandeiras.
Por isso a escolha de anonimização considera a bandeira, uma vez que o titular dos dados pode solicitar a anonimização na bandeira X, mas querer manter seus dados na bandeira Y.
A tela de Gestão LGPD, mencionada acima, pode apresentar o mesmo cliente mais de uma vez. Isto pode ocorrer caso haja cadastro do cliente da mesma bandeira, porém advindos de Grupos Econômicos distintos ou cadastrado como cliente varejo e/ou atacado.
Para estes casos, é importante que o usuário verifique e selecione na tela quais cadastros deseja anonimizar.- Acesse a tabela de mapeamento de campos e verifique se o dado pode ser anonimizado, de acordo a regra configurada;
O Linx UX grava o histórico da execução de regra da LGPD; - Após a execução do processo, o Linx UX grava o log com a solicitação, regra LGPD, data hora e mensagem com o que foi e/ou não foi anonimizado. No log constam os dados dos documentos que não permitem a anonimização e a previsão para anonimização dos dados.
Para conhecimento, abaixo reunimos as informações que serão anonimizadas:
- Cadastro de Cliente Varejo;
- Cadastro de Cliente Atacado;
- Documentos financeiros;
- Notas fiscais;
- Atendimento de vendas;
- Dados em outros cadastros.
Após o processamento realizado, o usuário poderá verificar o retorno das solicitações, conforme exemplo abaixo:
• Status:
- Não iniciado: Quando a solicitação foi feita, mas o processo ainda não foi iniciado;
- Aguardando temporalidade: Quando a solicitação feita tem que aguardar o prazo estipulado pela temporalidade de dados;
- Finalizado: Quando a solicitação de anonimização não possui nenhum bloqueio por temporalidade e pode ser realizada com sucesso;
- Erro: Quando a solicitação de anonimização não foi iniciada ou não foi finalizada por qualquer motivo diferente da temporalidade.
• Log:
Após a execução do processo, o UX grava o log com a solicitação, regra LGPD, data hora, e mensagem com o que foi e/ou não foi anonimizado. No log consta os dados dos documentos que não permitiram a anonimização e a previsão para anonimização dos dados.