Objetivo

Este documento tem como objetivo detalhar as atualizações no Linx UX referentes às obrigações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Nesse tópico detalhamos a nova tela de Gestão LGPD e processo de Anonimização de dados de titulares, conforme abaixo:

Linx ReShop LGPD

Para mais funcionalidades dentro do tema LGPD, verifique as soluções Linx no Reshop LGPD

Tela de Gestão LGPD

A tela Gestão LGPD concentra todas as necessidades de tratamento para as solicitações de titulares, como: relatórios, anonimização de dados, exportação e integração.

Para acessar a tela Gestão LGPD, siga o seguinte caminho:

Linx Administrativo > Módulos > LGPD > Manutenção > Gestão LGPD

Ou, busque por Gestão LGPD no campo de busca do menu lateral do Linx UX.

A tela Gestão LGPD faz a busca pelo cliente nos cadastros de Cliente Varejo e Cliente Atacado, e traz algumas funcionalidades como:

  • Consulta de dados pessoais disponíveis no UX;
  • Exportação completa de dados pessoais disponíveis, com acesso de tabelas do sistema para detalhes;
  • Solicitação de anonimização e acompanhamento da execução da eliminação, até o final.

A tela Gestão LGPD não está disponível para todos os perfis de usuários. O Acesso à tela e suas informações é disponível apenas para perfil de Franqueador, dentro do ambiente administrativo, no módulo LGPD.

Anonimização

Para atender os processos de LGPD, o Linx UX permite realizar a anonimização de dados de cliente varejo e atacado cadastrados na base de dados, sempre que solicitado pelo titular dos dados (consumidor). O processo de anonimização/revogação do cadastro do titular pode ser realizado pelo Linx UX ou pelo Reshop LGPD.

Listamos algumas opções para iniciar a anonimização de dados de cliente:

  • CPF ou e-Mail > Para localização do Titular;
  • ID Cliente Varejo, ID Cliente Atacado > Para localização do Titular que já teve algum dado anonimizado;
  • Bandeira Rede;
  • ID Solicitação (Id de solicitação externa. Exemplo: ID Reshop ou ID OneTrust solicita uma anonimização para o UX (não obrigatório));
  • Sistema solicitante (não obrigatório).

Abaixo, um exemplo de como ficam os dados de um cliente que solicitou a anonimização:

  • Nome De: “Maria Silva” para: “Anônimo”
  • CPF De: “730.512.990-90” para: <valor aleatório e único, para ser usado como número de CPF inválido>

Anonimização em Lote

Para realizar o processo de anonimização em lote é necessário clicar no botão na guia Gestão de Titulares na tela Gestão LGPD para fazer download do arquivo modelo para planilha de importação.

Preencha a planilha modelo com as informações que serão anonimizadas em lote e faça a importação do arquivo na tela.

O processo de consentimento dos dados é realizado pelo titular dos dados a partir do Reshop LGPD.

Processamento

O processamento dos dados solicitados para anonimização segue o seguinte fluxo no Linx UX:

  1. Localize o Cliente Varejo para anonimização.
    Com o dado pessoal (CPF, e-mail, ID Cliente Atacado, ID Cliente Varejo) localize o cadastro de cliente varejo para a bandeira informada na chamada;
  2. Localize o cliente atacado para anonimização.
    Com o dado pessoal (CPF, e-mail, ID Cliente Atacado, ID Cliente Varejo) localize o cadastro de cliente varejo para a bandeira informada na chamada;

    O mesmo cliente pode estar cadastrado em mais de uma das bandeiras.

    Por isso a escolha de anonimização considera a bandeira, uma vez que o titular dos dados pode solicitar a anonimização na bandeira X, mas querer manter seus dados na bandeira Y.

    A tela de Gestão LGPD, mencionada acima, pode apresentar o mesmo cliente mais de uma vez. Isto pode ocorrer caso haja cadastro do cliente da mesma bandeira, porém advindos de Grupos Econômicos distintos ou cadastrado como cliente varejo e/ou atacado.

    Para estes casos, é importante que o usuário verifique e selecione na tela quais cadastros deseja anonimizar.

  3. Acesse a tabela de mapeamento de campos e verifique se o dado pode ser anonimizado, de acordo a regra configurada;
    O Linx UX grava o histórico da execução de regra da LGPD;
  4. Após a execução do processo, o Linx UX grava o log com a solicitação, regra LGPD, data hora e mensagem com o que foi e/ou não foi anonimizado. No log constam os dados dos documentos que não permitem a anonimização e a previsão para anonimização dos dados.

Para conhecimento, abaixo reunimos as informações que serão anonimizadas:

  • Cadastro de Cliente Varejo;
  • Cadastro de Cliente Atacado;
  • Documentos financeiros;
  • Notas fiscais;
  • Atendimento de vendas;
  • Dados em outros cadastros.

Após o processamento realizado, o usuário poderá verificar o retorno das solicitações, conforme exemplo abaixo:

• Status:

  1. Não iniciado: Quando a solicitação foi feita, mas o processo ainda não foi iniciado;
  2. Aguardando temporalidade: Quando a solicitação feita tem que aguardar o prazo estipulado pela temporalidade de dados;
  3. Finalizado: Quando a solicitação de anonimização não possui nenhum bloqueio por temporalidade e pode ser realizada com sucesso;
  4. Erro: Quando a solicitação de anonimização não foi iniciada ou não foi finalizada por qualquer motivo diferente da temporalidade.

• Log:

Após a execução do processo, o UX grava o log com a solicitação, regra LGPD, data hora, e mensagem com o que foi e/ou não foi anonimizado. No log consta os dados dos documentos que não permitiram a anonimização e a previsão para anonimização dos dados.