Em alguns processos de devolução e troca de mercadoria, o valor da nova venda é inferior ao saldo da troca, resultando em um crédito para o consumidor. Para viabilizar ele utilize essa quantia restante em outra ocasião, foi implementado no PDV o Vale-Omni, recurso que gera uma vale-crédito a partir de um código eletrônico. Veja mais abaixo, como realizar cada procedimento envolvendo a funcionalidade.

IMPORTANTE
  • Esse recurso foi habilitado a partir do Linx OmniPOS 9.7 SPK3;
  • Antes de utilizá-lo é necessário realizar as devidas parametrizações. Consulte-as aqui.


  • No menu principal, acesse o módulo Atendimento;
  • Em seguida, informe o vendedor e os dados do cliente;
  • Então, acesse o menu do módulo, clicando na opção Devolução (ALT +H);
  • Informe o produto a ser devolvido;
  • Nesse momento será apresentada a tela do documento fiscal de origem. Você pode referenciar o documento ou realizar a operação convencional (Nº do Documento 999);
  • Em seguida, ao avançar clicando no botão Pagamento (F3);
  • Nesse momento você poderá ajustar o valor do vale, na área Valor a Pagar, caso o consumidor tenha ficado apenas com parte do saldo para uso posterior;
  • Já na nova tela, em formas de pagamento, escolha a opção Gerar Vale;
  • Aguarde até o sistema finalizar o processo;
  • Um comprovante será impresso.



  • No menu principal, acesse o módulo Atendimento;
  • Em seguida, informe o vendedor e os dados do cliente;
  • Então, acesse o menu do módulo, clicando na opção Vale-Omni (ALT+W);
  • Nesse momento o sistema fará uma busca pelos vales vinculados ao CPF informado;
  • Ao localizar, será exibido na tela o vale com as informações do código (serial), saldo e data de expiração para utilizá-lo.



  • No menu principal, acesse o módulo Atendimento;
  • Em seguida, informe o vendedor, os dados do cliente, os produtos a serem adquirido e suas respectivas quantidades;
  • Caso haja alguma promoção disponível, você poderá ativá-la;
  • Em seguida clique no botão Pagamento (F3);
  • Nesse momento o sistema fará uma busca pelos vales vinculados ao CPF informado;

  • Ao localizar, será exibido na tela o vale com as informações do código (serial), saldo e data de expiração para utilizá-lo. O consumidor pode acumular os vales para abate do saldo devedor;

  • Selecione os que deseja utilizar e clique em Confirmar ☑;
  • O sistema abaterá do saldo devedor o crédito do vale. Caso o crédito não cubra o valor total, basta selecionar uma forma complementar de pagamento e finalizar a venda.


Para cancelamento do vale-omni, basta cancelar o processo de devolução emitido, em que ele foi gerado. Com isso, o sistema já entenderá que o saldo de crédito não deverá ser mantido para aquele CPF.