ÍNDICE
Assunto
Configuração da integração de Ordens de Serviço da Renault.
Abrangência
Estes procedimentos destinam-se a todas as concessionárias da marca Renault que devem utilizar o processo de envio de Ordens de Serviço para a montadora.
Atenção: Antes de prosseguir com este manual, certifique-se de que leu e executou os procedimentos descritos no Manual de Instalação-Atualização do produto Linx DMS Integrador.
Aplicação
Este processo efetua a transmissão das ordens de serviço para a montadora a cada atualização dela no DMS. Exemplos: Abertura da O.S., inclusão de solicitação, inclusão de novo serviço/peça, atualização da Km, faturamento, cancelamento, etc.
Importante: Sempre que ocorrer algum tipo de erro no envio, será enviada uma mensagem no correio interno do Linx DMS para o usuário que abriu a Ordem de Serviço. A mensagem informa: empresa, revenda, número da O.S. e os erros apresentados.
A lista completa de erros é apresentada no tópico "Consulta e Envio de Informações em Lote".
A seguir são descritos os procedimentos para configuração e utilização do Linx DMS Integrador para o envio das Ordens de Serviço para a montadora Renault.
Em seguida é apresentado monitor de Log utilizado nesse processo.
Configuração do Integrador
Passos de configuração:
- Execute o programa LDIConfig.exe;
- Acesse o menu "Configuração > Renault";
- Na aba "Configuração", preencha os dados de acesso ao banco de dados;
Figura 1: Tela de configuração do banco de dados
- Clique em "Testar Conexão".
Prosseguir somente se for apresentada a mensagem "Conexão com o Banco de Dados realizada com sucesso! ". Caso não ocorra, verifique se os parâmetros informados são os mesmos utilizados pelo Linx DMS.
O campo Permanência do log no Banco possui o seguinte funcionamento: Informar o número de dias para que o log da integração seja mantido no seu banco de dados, conforme a regra descrita a seguir:
- Dias = -1: Caso seja usado o valor -1, o log será mantido na base sem um limite de dias de permanência, ou seja, não irá apagar o log. Esse é o valor que corresponde ao modelo atual.
- Dias = 0: Caso seja usado o valor 0(zero), nenhum log será mantido no banco de dados, ou seja, não serão gravados novos registros das integrações realizadas e todos os registros já existentes vinculados a este módulo (eLDIRenault.exe) serão removidos da base de dados.
- Dias = 1 (ou qualquer outro valor positivo): Determina o número de dias que o log irá permanecer no banco de dados. Ex.: É gerado um log de integração no dia 01/01/2017, se o usuário definir o valor 1 neste campo, o log irá permanecer na base até o dia 02/01/2017, sendo apagado ao completar um dia na base. O mesmo vale para qualquer outro número de dias.
- Na tela seguinte, preencha os dados para o acesso ao serviço da Renault:
Integração de Ordem de Serviço
Figura 2: Tela de configuração da integração de Ordem de Serviço
Opções disponíveis:
- Url: Endereço do webservice fornecido pela montadora.
Atualmente o endereço é: http://dmsdi.renault.com.br:8080/ESB/ServiceOrderWebServiceV3
Obs.: A URL é única para todas as configurações criadas.
- Nome: Nome do arquivo externo da configuração. Esta informação fica a critério da concessionária;
- Descrição: Descrição da configuração;
- Log Detalhado: Indicativo para gravação do log detalhado no banco de dados;
- Log de XML: Indicativo para gravação dos XML's de comunicação no banco de dados;
- Log de SQL: Indicativo para gravação dos comandos executados no banco de dados;
- Identificação do concessionário:
- BIR: Código da concessionária na montadora. Informar o mesmo valor utilizado no campo "Código BIR" existente nos parâmetros do Fábrica Renault;
- Agendamento
- Intervalo: Tempo entre cada envio das informações.
Importante: Deve ser criada uma configuração para cada revenda Renault.
- Grave as informações, clicando em "Salvar";
- Finalize as configurações, clicando em "Next" e depois em "Finish".
Figura 3: Tela de conclusão das configurações
Reinicie o serviço do integrador
- No Windows, acesse o menu Iniciar, Painel de Controle, Ferramentas Administrativas, Serviços;
- Localize e clique sobre o serviço "Linx DMS Integrador";
- Clique em "Reiniciar o serviço";
- Após este procedimento o status do serviço deve continuar como "Em Execução".
Figura 4: Tela do serviço
Configuração do Fabrica Renault
Acesse o menu a seguir para efetuar a configuração do processo no Fabrica Renault.
Fábrica > Renault > Parâmetros
Figura 5: Tela de Parâmetros Renault
Parâmetros para o processo:
- Integrar Ordens de Serviço: Marcar para iniciar a transmissão das O.S.'s.
- Categoria de O.S. de Seguradora: Informar todas as categorias de O.S. referentes à Seguradoras.
Consulta e Envio de Informações em Lote
O menu, a seguir, permite que a consulta do status atual das Ordens de Serviço.
Fábrica > Renault > Processos > Linx DMS Integrador
Figura 6: Tela de consulta de O.S.
Nessa tela é possível efetuar filtros e agrupamentos das informações.
O botão "Transmitir" permite que as ordens de serviço selecionadas sejam enviadas/reenviadas para a montadora.
Esta opção é utilizada somente para a transmissão de informações históricas ou retransmissão de algum determinado grupo de registros.
As colunas da tela a seguir, apresentam a última informação referente à comunicação do processo.
Figura 7: Tela de consulta de O.S. com transmissão
A seguir são apresentados os retornos de erro previstos pelo webservice da montadora:
Código de Erro | Descrição do ERRO |
---|---|
4 | Ordem de Serviço não enviada |
9 | Campo com tamanho irregular (Verificar) |
10 | Formato de data invalido |
11 | Tipo de XML não suportado |
12 | XML corrompido |
13 | NFe de origem não enviada |
14 | Falha ao criar o diretório |
15 | Falha ao criar o arquivo |
16 | Ocorreu um erro ao salvar o registro |
17 | Registro já enviado |
18 | Impossível inicializar a sessão |
19 | Sistema temporariamente indisponível |
20 | Um erro foi reportado a nossa central de serviços |
21 | Limite máximo de registros excedido |
22 | CPNJ inválido! |
23 | NFe inválida! |
24 | Código de BIR Inválido |
25 | Id da NFe inválido |
26 | Falha ao importar Cliente |
27 | CPF Inválido |
28 | CPF/CNPJ do Cliente Inválido |
29 | Cliente não encontrado na base de dados, favor cadastrar |
30 | Ocorreu um erro ao Consultar os Registros |
31 | Estrangeiros não aceitos temporariamente |
32 | Falha ao importar OS |
33 | Valor Inválido |
34 | CEP Inválido |
35 | Conta GAR inválida |
36 | Número de identificação da O.S. inválido (deve ser maior que 0) |
Tabela 1: Erros previstos pelo webservice
Para os registros que possuam algum tipo de Código de Retorno, é permitido o detalhamento para verificação das mensagens adicionais geradas pelo webservice.
A consulta detalhada, é acessada ao clicar com o botão direito na linha da Ordem de Serviço e selecionar a opção "Consulta Retorno Detalhado".
Figura 8: Tela de consulta de retorno detalhado
Caso o ajuste da informação for realizado na ordem de serviço, o registro será retransmitido automaticamente. Porém, se o ajuste for em outro local, no cadastro do cliente por exemplo, deve ser utilizado o botão "Salva Alterações" da tela Manutenção da Ordem de Serviço ou pode ser utilizada a tela de Consulta e Envio de Informações em Lote.
Monitor de Log
Acesse o menu "Configuração > Monitor Log de Execução":
Figura 9: Monitor do Log de Execução do Linx DMS Integrador
Nessa tela é apresentado o log das integrações. O tempo de atualização pode ser configurado na barra superior do programa.
Os logs referentes ao processo do cupom de revisão são identificados pelo módulo eLDIRenault.exe.
A coluna "Tipo" apresenta o tipo do log gravado. Os tipos "XML" e "SQL" permitem uma consulta detalhada do arquivo ou comando, respectivamente.
O botão "Pesquisar logs anteriores" permite que o histórico seja consultado.
Figura 10: Pesquisa em Logs – Aba Consulta
Nessa tela é possível filtrar os dados do log, conforme a necessidade do usuário.
Ao selecionar o filtro e clicar em "Pesquisar", será apresentada a aba Resultado com os dados da pesquisa:
Figura 11: Pesquisa em Logs – Aba Resultado