Geração do arquivo para envio ao COAF
Produto | Linx DMS |
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Menu | Financeiro => Integração => Coaf => Parâmetros |
Data |
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Autor | Distribuição Linx DMS |
Área | P&D DMS |
Possibilitar a geração do arquivo para envio no portal SISCOAF
Todos os clientes.
Conceito
O COAF - Conselho de Controle de Atividades Financeiras foi criado em 1988, pela Lei 9.613.
O objetivo era criar um órgão que fiscalizasse o sistema financeiro para que este não fosse usado com fins ilícitos. Em outras palavras, o Coaf é a entidade responsável por fiscalizar as transações financeiras no país, coibindo a lavagem de dinheiro e a ocultação de bens.
Desenvolvimento
O sistema possibilita ao usuário a coleta de informações financeiras pertinentes ao envio para o sistema SISCOAF, permitindo a geração de arquivo no formato XML para posterior envio ao portal.
Importante: Não há comunicação via webservice, somente a geração do arquivo para importação manual no portal SISCOAF.
O contribuinte deverá informar a Resolução a qual esta enquadrado sua operação, podendo ser mais de 1 enquadramento.
1. Parametrização
Acessar o (Menu 60901) Financeiro => Integração => Coaf => Parâmetros
Imagem 1 - Financeiro => Integração => Coaf => Parâmetros
Preenchimento obrigatório dos campos:
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Imagem 2 - Financeiro => Integração => Coaf => Parâmetros
Preenchimento opcional dos campos de Critérios para pesquisa
1.Empresa/Revenda: Selecione a empresa/revenda para geração dos Dados de Consulta 2.Período: Informe o número de meses para consulta, exemplo, 6 meses 3.Tratamento de valor: Informe se quer considerar a consulta por Valor mínimo ou Valor Mínimo totalizado 4.Tipo de lançamento: Informe o Tipo de lançamento a ser considerado: caixa, Banco ou ambos 5.MEI, PEP, ME, Pessoa Obrigada, EIRELI e Servidor Público: Como padrão, o sistema assume TODOS, porém, se desejar considerar na consulta somente com estas categorias de clientes, pode selecionar e deixa-las pré-selecionadas. |
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Imagem 3 - Financeiro => Integração => Coaf => Parâmetros => Critérios de Pesquisa
2. Gerar Dados para o Coaf
Acessar (Menu 60915) Financeiro => Integração => Coaf => Comunicação => Envio
Imagem 4 - Financeiro => Integração => Coaf => Comunicação => Envio de comunicação
Havendo informado “Critérios de Consulta” no Menu Parâmetros, o sistema irá trazer automaticamente os Dados pré-definidos,
caso não tenha sido, preencher os dados na tela de Consulta
Imagem 5 - Financeiro => Integração => Coaf => Comunicação => Envio de comunicação => Consulta
Clicar na opção “Pesquisar”
Imagem 6 - Financeiro => Integração => Coaf => Comunicação => Envio de comunicação => Consulta
O resultado da consulta, será apresentado na aba Resultado
Imagem 7 - Financeiro => Integração => Coaf => Comunicação => Envio de comunicação => Resultado
3. Preparo/Geração do arquivo XML
Ao clicar no Cliente será aberto a tela de "Ocorrências do cliente"
Imagem 8 - Financeiro => Integração => Coaf => Comunicação => Envio de comunicação => Resultado => Ocorrências do cliente
Informar o detalhe da ocorrência no Campo “Edição de Detalhamento”
Imagem 9 - Financeiro => Integração => Coaf => Comunicação => Envio de comunicação => Resultado => Ocorrências do cliente
Clicar em Salvar
Imagem 10 - Financeiro => Integração => Coaf => Comunicação => Envio de comunicação => Resultado => Ocorrências do cliente
Realizar a etapa anterior para cada cliente apresentado na tela de Resultado
Imagem 11 - Financeiro => Integração => Coaf => Comunicação => Envio de comunicação => Resultado
Após finalizar clicar em “Gerar XML”
Imagem 12 - Financeiro => Integração => Coaf => Comunicação => Envio de comunicação => Resultado
Irá apresentar mensagem informando o diretório onde foi salvo o arquivo XML gerado
Imagem 13 - Financeiro => Integração => Coaf => Comunicação => Envio de comunicação => Resultado
4. Importação do XML
Acessar o portal do SISCOAF
Imagem 14 - Portal SISCOAF
Informar o diretório e selecionar o arquivo XML e importar
Imagem 15 - Diretório
5. Histórico
É possível consultar o Histórico dos arquivos gerados através
Acessar o (Menu 60902) Financeiro => Integração => Coaf => Comunicação => Histórico
Imagem 16 - Financeiro => Integração => Coaf => Comunicação => Histórico
6. PEP (Pessoa Politicamente Exposta)
Para atualizar o campo PEP do cadastro do cliente, necessário exportar o arquivo PEP disponibilizado no Portal SISCOAF
Imagem 17 - Portal SISCOAF => Relação PEP
Acessar o (Menu 60902) Financeiro => Integração => Coaf => Atualiza PEP
Imagem 18 - Financeiro => Integração => Coaf => Atualiza PEP
Selecionar o arquivo gerado no portal SISCOAF
Imagem 19 - Financeiro => Integração => Coaf => Atualiza PEP
Clicar em "Importar"
Imagem 20 - Financeiro => Integração => Coaf => Atualiza PEP
Irá apresentar mensagem de importação
Imagem 21 - Financeiro => Integração => Coaf => Atualiza PEP
Processos Linx relacionados |
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REFERENCIAS:
Nome do arquivo | Comentário | |
1 | Portal SISCOAF | https://www.gov.br/coaf/pt-br/sistemas/siscoaf/siscoaf-acesso |
2 | Lei 9613/88 | https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9613.htm#art9 |
3 | Perguntas e respostas COAF | https://www.gov.br/coaf/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes-3 |
Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.