Processo

Processo de Retorno/Retrabalho Renault

Tarefa
Objetivo
Evento
Abrangência

Recursos



Passo a Passo 

Foi estabelecido, para a bandeira Renault, um processo padronizado para tratar retornos e retrabalhos durante a recepção do cliente na oficina. Para isso foram alterados/criados os programas descritos abaixo. 


(OFIC1000)– Abertura de Ordem de Serviço
Caso o cliente tenha retornado à concessionária questionando sobre um serviço executado anteriormente e que não resolveu o seu problema (até 90 dias posteriores a data do serviço / produto em questão, conforme o CDC - Código de Defesa do Consumidor), após informar um chassi ou placa, será verificado se o veículo possui alguma O.S. encerrada há menos de 90 dias. Se houver, será apresentada uma tela para a seleção da O.S. origem do problema (conforme figura abaixo). Caso seja selecionada uma O.S., os serviços executados na ordem de serviço que está sendo aberta serão considerados como um Retrabalho. Com isso, o respectivo campo da O.S. ficará igual a "S" e não será permitido sua alteração.



Se nenhuma O.S. de origem do Retorno/Retrabalho for selecionada nesse momento, o procedimento de retrabalho seguirá o mesmo, ou seja, não seguirá o novo processo definido pela montadora.
Seguindo o procedimento de abertura da ordem de serviço, após o preenchimento das observações, caso tenha sido selecionada um O.S. encerrada em menos de 90 dias (Retrabalho), será apresentada uma tela para que possam ser informados os dados complementares de retorno/retrabalho, conforme figura abaixo: 

Campo

Descrição

Descrição

Descrição do motivo do retorno do cliente. Preenchimento obrigatório.

N.R.P.C

Não Respeito ao Pedido do Cliente. Deverá ser selecionada uma das opções apresentadas para classificação do motivo do retorno/retrabalho. Preenchimento não obrigatório.

Trabalho Mal Realizado

Deverá ser selecionada uma das opções apresentadas para classificação do motivo do retorno/retrabalho. Preenchimento não obrigatório.

Peças

Deverá ser selecionada uma das opções apresentadas para classificação do motivo do retorno/retrabalho. Preenchimento não obrigatório.

Outros

Permite descrever o motivo do retorno/retrabalho caso ele não se encontre nas opções anteriores (N.R.P.C / Trabalho Mal Realizado / Peças). Preenchimento não obrigatório.

Obs.: é obrigatório o preenchimento de uma das classificações de motivo do retorno/retrabalho. Portanto, o campo N.R.P.C ou Trabalho Mal Realizado ou Peças ou Outros deverá ser preenchido.

Solução

Descrição da solução de ação preventiva/corretiva proposta para evitar que o problema ocorra novamente, de acordo com a classificação do motivo do retorno/retrabalho informada anteriormente.

Data Prevista

Data prevista para a implantação da ação preventiva/corretiva.

Ligação p/ Cliente

Informar a data prevista para ligação para o cliente, posicionando-o sobre o andamento da ação preventiva/corretiva.

Agente Responsável

Responsável pela ação preventiva/corretiva.

Cotech Responsável

Técnico Cotech responsável pela ação preventiva/corretiva.

Gerente Responsável

Gerente responsável pela ação preventiva/corretiva.


Não será permitido prosseguir o preenchimento da OS sem a informação dos dados acima. 
Ao finalizar a inserção desses dados, o usuário será questionado se deseja imprimir o formulário de retorno. Caso a resposta seja afirmativa, o programa (RENA5000) será executado automaticamente e o relatório será emitido em arquivo PDF e com o seguinte padrão de nomenclatura: "form_retorno_numeroOS.pdf". O diretório de geração do arquivo será o parametrizado para o programa (RENA5000) no programa (COPE0100). 

Abaixo serão apresentados os demais programas que compõem esse processo. Para mais informações, acessar o documento do programa. 
(RENA5000) – Formulário Retorno/Retrabalho
Além de ser executado automaticamente pelo programa (OFIC1000), esse programa poderá ser acessado a qualquer momento através da execução manual. Neste caso será solicitado o número da O.S. de retorno para a qual será emitido o formulário. Para a emissão do formulário, a ordem de serviço deverá ser de retorno/retrabalho e é obrigatório que os dados complementares tenham sido informados. 

(RENA5100) – Relatório de Retornos
Nesse programa poderão ser listados todos os retornos/retrabalhos ocorridos em determinada filial, setor e período, de acordo com as informações preenchidas nos filtros apresentados na tela. 

(RENA5200) – Estatísticas de Retornos/Retrabalhos
Esse programa permitirá a emissão de um relatório com as estatísticas dos retornos/retrabalhos ocorridos na filial em um determinado período. 



Documentação de versões anteriores deste programa

Não há informações disponíveis.