1 Conceito
A aplicação Linx Smart Order permite o registro de pedidos na comanda através do aplicativo, gerando uma pré-venda diretamente no caixa do PDV Linx Postos POS para efetuar a baixa. Além do registro de comandas, é possível fazer o gerenciamento de pedidos, permitindo a consulta de comandas abertas e pendentes, o lançamento e cancelamento de itens e a consulta de itens cadastrados através de tablets, smartphones e a grande novidade desta aplicação, a integração no equipamento SmartPOS, possibilitando realizar os pagamentos com a facilidade do aplicativo Smart POS.
O aplicativo permite acessar a câmera do dispositivo para efetuar o registro de comandas, a abertura, o lançamento e o cancelamento de itens através da captura de código de barras dos produtos e também leitura de QRcode.
2 Requisitos
Para utilizar o aplicativo Linx Smart Order será necessário:
- Ter os módulos Comanda Mobile e Comanda Eletrônica liberados na chave da Linx;
- Possuir um dispositivo Smartphone/Tablet com sistema operacional Android na versão igual ou superior a 6.0;
- O dispositivo deverá estar conectado na mesma rede em que o serviço da comanda está sendo executado;
- Equipamentos SmartPOS nos modelos A8, P2, CIELO LIO, GPOS 700 (de acordo com a adquirente escolhida).
O aplicativo Linx Smart Order está disponível para download apenas na Google Play para Android
Tela inicial do Comanda Mobile no Smartphone
Tela inicial do Comanda Mobile no Tablet
3 Terminais e Retaguarda
Para que o equipamento se comunique com a retaguarda Empório PRO / Seller será necessário realizar as seguintes configurações.
3.1 Cadastro de Equipamentos
Acessar na plataforma Empório PRO o Menú> Cadastros> Estabelecimentos> Periféricos, selecionar a aba Periféricos e incluir um novo equipamento clicando no botão.
ATENÇÃO!
Deve ser realizado um cadastro para cada dispositivo que for utilizado.
Todos os campos devem ser preenchidos conforme as instruções abaixo:
- Descrição: informar qual o nome do equipamento que será cadastrado Smart, Celular ou Tablet, exemplo da imagem acima;
- Tipo de Equipamento: será sempre SMART POS para todos os tipos de dispositivo, Smart, Celulares e Tablets;
- Equipamento: virá preenchido como Smart POS;
- Porta de Comunicação: informar qual a porta de comunicação que será utilizada para o equipamento;
- Número de Série: informar qual o número de série do equipamento (ver quadro abaixo);
- Código de Ativação: informar se houver (esta informação é obtida com a adquirência que o cliente optar).
Temos ainda a opção:
- Habilitar o modo de gerenciamento de comandas: esta opção combinada com o módulo Comanda Mobile no CNPJ do cliente, habilita o botão Comanda na tela inicial do SmartPOS, conforme vermos nos capítulos a seguir.
Após preenchido os campos clicar em.
IMPORTANTE!
Ao informar o número de série de Celulares e Tablets, não utilizar o número que é encontrado dentro das configurações do equipamento, e sim, utilizar o número de serial que é apresentado na tela inicial de ativação do aplicativo ao instalá-lo, conforme imagem abaixo.
3.2 Cadastro de Terminal
Nesta etapa será vinculado o PDV já existente com os periféricos/equipamentos já cadastrados.
Acessar na plataforma da retaguarda o Menú> Cadastros> Estabelecimentos> Máquinas e escolher o terminal que deseja vincular. Caso necessário, pode ser cadastrado um novo terminal nesta mesma rotina clicando em.
Após selecionado o terminal, será apresentado na tela a aba Detalhes, com as informações do PDV, que neste caso deve ter a opção de Trabalha com comanda ativada e se Integra Smart POS, conforme a imagem abaixo.
Para realizar o vínculo com os dispositivos, acessar a aba Periféricos, clicar no botão e no quadro Dados para cadastro do periférico, informar o Tipo de Equipamento como SMART POS e na sequencia procurar pelo equipamento na lista.
Logo após clicar no botão para adicionar o equipamento ao quadro de Periféricos Cadastrados e clicar em.
Após realizados esses procedimentos, deve ser efetuada a sincronia de dados.
Cada um dos periféricos cadastrados acima gerará um log de serviço identificado pelo nome do serviço + a porta de comunicação do equipamento.
Serão apresentadas mais informações sobre o serviçohubserver no capítulo 4 Funcionalidades.
3.3 Regras de Impressão
O cadastro das regras de impressão serão necessárias para impressão de ordem de produção.
Para cadastrar acessar a plataforma da retaguarda em Menu> Cadastros> Estabelecimentos> Comandas> Regras de Impressão, clicar no botão e preencher os campos listados.
Quadro Dados Gerais:
- Nome da Regra: descrever o nome que essa regra terá.
Quadro Regras:
- Impressora: selecionar uma impressora já previamente cadastrada (o cadastro de impressoras também é realizado em Periféricos, conforme os equipamentos do tópico 3.1);
- Lotes de Comandas: informar se houverem lotes cadastrados (campo opcional);
- Máquina: selecionar o terminal que tem vínculo com os equipamentos, conforme o tópico 3.2. Caso exista mais terminais, devem ser cadastradas uma regra para cada terminal.
4 Funcionalidades
O serviço necessário para o funcionamento da aplicação Comanda Mobile ficará dentro da pasta LinxPostos com o nomehubserver.
Esse serviço gerará um log de nome hubserver que ficará dentro da pasta log no mesmo diretório mencionado acima.
Cada equipamento que estiver cadastrado para rodar com o aplicativo Comanda Mobile, irá também gerar um log, conforme o exemplo acima, hubserver_9010, onde o número representa a porta de conexão do equipamento.
No exemplo abaixo pode ser visto os backups diários desses logs.
Atenção!
É imprescindível que o serviço hubserver esteja ativo para que o aplicativo consiga comunicar.
4.1 Ativação
A autenticação no aplicativo Comanda Mobile deverá ser efetuada conforme as instruções e imagens abaixo:
- Ao realizar o download do aplicativo Comanda Mobile, será apresentada a tela de boas vindas juntamente as informações de configuração. Para avançar, pressione o botão Continuar;
- Na sequencia deverá informar o CNPJ do estabelecimento e pressionar o botão Continuar para prosseguir com a solicitação;
- Ao Continuar, o usuário deverá optar pelo tipo de comunicação do aplicativo;
- Caso opte por utilizar o serviço de rede Wi-Fi (Conexão local), deverá preencher os dados de endereço de IP da estação que estará com o serviço ativo, e a porta. O endereço do IP deve ser o da máquina no qual o equipamento foi relacionado na retaguarda. A porta de comunicação deve ser a mesma configurada no PDV na retaguarda.
- Caso o cliente opte por utilizar o serviço através de conexão pela nuvem, não será necessário preencher nenhum campo.
Conexão local
Conexão local
Conexão pela nuvem
Após configurado o tipo de conexão, ao acessar o aplicativo, caso na retaguarda tenha sido configurada a necessidade de informar o Usuário e Senha para acesso ao Comanda Mobile, insira os dados e pressione o botão Entrar para realizar o login, como mostra a imagem abaixo:
O usuário e senha utilizados para login no Comanda Mobile são os mesmos utilizados para acesso ao PDV.
5 Permissões de acesso
Para que seja possível realizar cancelamento de itens, cancelamento de pedidos, edição de pedidos e liberação emergencial no aplicativo Comanda Mobile, a permissão de acesso na retaguarda precisa ser configurada para o operador.
Para realizar esta configuração acesse Cadastros> Sistema> Perfis de Acesso> escolha o perfil de usuário e clique no botãoPermissões, selecionando a aba App do Atendente e marcando as opões de acesso para Cancelar Item, Cancelar Pedido, Editar Pedido e Liberação Emergencial, conforme a imagem abaixo. Após realizar as marcações na retaguarda clique no botão.
Quando uma dessas rotinas não estiverem com a permissão de acesso marcada na retaguarda, a mensagem abaixo será apresentada na tela do Comanda Mobile.
Mensagem de restrição ao pressionar o botão Liberação
6 Tela inicial no SmartPOS
Utilizaremos o equipamento SmartPOS para realizar a demonstração de usabilidade do aplicativo Comanda Mobile.
Caso o cliente tenha habilitado o módulo Smart POS e o módulo Comanda Mobile no CNPJ, ao realizar a ativação e login do aplicativo SmartPOS, será apresentada a tela conforme a imagem abaixo:
Para iniciar o aplicativo Comanda Mobile basta pressionar o botão Comanda, conforme indicado na primeira imagem da sequência.
Tela aplicativo SmartPOS
Tela inicial aplicativo Comanda Mobile
6.1 Iniciar atendimento
Quando o cliente possuir apenas o módulo Comanda Mobile no CNPJ, ao realizar o login no aplicativo, será apresentada a tela inicial de atendimento, conforme a imagem abaixo.
Tela inicial aplicativo Comanda Mobile
A tela inicial do Comanda Mobile possui as seguintes funcionalidades:
- Iniciar Atendimento: permite que um novo atendimento seja iniciado;
- Atendimentos: permite fazer lançamentos de produtos nos atendimentos já em andamento, mostrando os pedidos através das comandas já registradas;
- Produtos: lista os produtos disponíveis para consumo;
- Liberação: lista as comandas pendentes permitindo a seleção para liberação emergencial.
6.2 Novo pedido
Para iniciar um novo pedido/atendimento, siga os passos a seguir:
- Pressione o botão Iniciar Atendimento na tela inicial do aplicativo;
- Na sequencia, digite o número da comanda no campo Nº Comanda ou pressione o botão no canto superior direito, para realizar a leitura do código da comanda;
- E selecione o produto desejado utilizando o campo Buscar Produto, clicando nos produtos apresentados na tela ou pressionando novamente o botão , alternando a câmera para Produto e realizar a leitura do código do mesmo.
A tela de Novo Pedido possui os campos:
- Nº Comanda: permite inserir o número da comanda já previamente cadastrada na retaguarda;
- Local: permite inserir a localização e/ou número da mesa, assim como outras informações do local. Este campo possui digitação livre, porém limitado em até 15 caracteres;
- Buscar Produto: permite realizar busca por produtos através da digitação;
- Total: mostra o valor total dos itens em sacola;
- Sacola: representando pelo botão, mostra o total de itens e permite visualizar os itens já selecionados.
Ao pressionar o botão (leitura de código), será apresentada as telas abaixo, que podem ser alternadas através do botão para mudar de leitura de código de Produto para leitura de código de Comanda e vice-versa.
Câmera para leitura de código da Comanda
Câmera para leitura de código de Produto
6.3 Lançamento de produtos na comanda
Como vimos acima, é possível lançar produtos através do botão Buscar Produto ou fazendo a leitura do código de barras através do botão . Na sequencia, veremos o processo de adicionar o produto e visualização da sacola de produtos.
- Ao adicionar um item e pressionar o botão Sacola, na parte inferior da tela, o usuário será direcionado a tela de Pedido, conforme mostra a segunda imagem da sequência abaixo;
- Ao clicar no botão, o usuário será questionado se Tem certeza que deseja limpar o pedido?, como mostra a terceira imagem.
A tela de Pedido possui as seguintes funcionalidades:
- Limpar pedido: permite excluir todos os itens do pedido;
- Remover item: representado pelo botão em cada item, permite remover apenas o item desejado;
- Observação: Permite inserir uma observação de preparo ao item do pedido;
- Adicionar ou diminuir item: representado pelo botãoem cada item, permite aumentar ou diminuir a quantidade de um mesmo item, onde o mínimo deve ser de uma unidade;
- Voltar: representado pelo botão, permite voltar para a tela de produtos;
- Prosseguir: permite registrar o pedido na comanda, conforme tela a seguir.
Rotinas de cancelamento e edição de item exigem permissão de usuário, conforme apresentado no tópico 4 Permissões de acesso.
Após adicionar os itens, ao pressionar o botão Prosseguir, será apresentada a tela abaixo, indicando que a comanda foi registrada.
No momento em que a comanda é registrada, será impressa a ordem de serviço ou o pedido será enviado ao KDS, ou o estabelecimento poderá trabalhar com as duas modalidades de serviço e adotar ambos.
Emissão da ordem de produção para a cozinha
6.4 Envio de pedido ao KDS
É possível trabalhar também com o aplicativo Monitor de Controle (KDS), onde o estabelecimento faz o acompanhamento dos pedidos efetuados pelos clientes, seu fluxo desde o preparo até chamada do consumidor para a retirada do pedido.
Em verde, a entrada de um novo pedido ao KDS
Para saber mais sobre o Monitor de Controle (KDS) clique aqui.
7 Atendimentos
Após registrar a comanda, todos os pedidos registrados e comandas poderão ser encontrados no botão Atendimentos da tela inicial.
7.1 Aba Comandas
Ao pressionar o botão Atendimentos, o usuário será direcionado a aba Comandas, que listará todas as comandas pendentes no estabelecimento.
- Na primeira imagem, apresenta a tela inicial da aba Comandas, podendo realizar a busca pela comanda na listagem apresentada na tela, através da digitação do número ou pressionando o botão de leitura de código (nesta aba Comandas a câmera é fixa no modo leitura de comandas, sem possibilidade de alternar para produto).
- Ao selecionar uma comanda, será possível editar um pedido através do botão Editar, realizar um novo pedido pressionando o botão Novo Pedido ou até mesmo cancelar a comanda.
A tela de seleção da comanda apresenta as seguintes funcionalidades:
- Status: apresenta o status atual da comanda;
- Cancelar Comanda: permite cancelar a comanda;
- Total: apresenta o valor total da comanda;
- Editar: permite realizar a edição do pedido, incluindo a alteração do Local, para quando um cliente muda de mesa;
- Listagem de itens: mostra data e hora de inclusão do item, descrição, quantidade, valor unitário e valor total;
- Novo Pedido: permite realizar um novo pedido para ser incluído nesta comanda.
Serão listados abaixo os status possíveis da comanda:
- Aberta
- Bloqueada
- Cancelada
- Livre
- Fechamento
- Finalizada
7.2 Cancelar Comanda
Dentro da aba Comandas será possível cancelar a comanda, conforme a sequencia:
- Quando pressionado o botão Cancelar Comanda, como apresentado nas telas acima, o usuário será questionado se Tem certeza que deseja cancelar a comanda?
- Após confirmar o cancelamento da comanda, será apresentada a segunda tela abaixo, informando que a comanda foi cancelada com sucesso.
Logo após a comanda ser cancelada, será impresso o cancelamento da ordem de produção na cozinha.
7.3 Aba Pedidos
Ainda no botão Atendimentos será possível acessar a aba Pedidos que listará todos os pedidos pendentes.
- A primeira imagem mostra a tela com a listagem de pedidos, onde será possível fazer a busca por um pedido, via código, através da lupa ou pela rolagem na tela.
- Ao selecionar um pedido o usuário poderá editar itens, adicionar mais produtos e até mesmo cancelar um pedido ainda em andamento.
A tela de seleção do Pedido apresenta as seguintes funcionalidades:
- Status do pedido: apresenta o status atual do pedido;
- Cancelamento do pedido: possibilita realizar o cancelamento do pedido apresentado em tela;
- Valor total do pedido: exibe o valor total do pedido apresentado em tela;
- Salvar alterações: permite salvar edições realizadas no pedido, ao adicionar mais um produto, por exemplo;
- Adicionar ou diminuir quantidade: representado pelo botãoem cada item, permite aumentar ou diminuir a quantidade de um mesmo item, onde o mínimo deve ser de uma unidade;
- Remover item: representado pelo botão em cada item, permite remover apenas o item desejado;
- Adicionar mais produtos: permite que seja adicionado mais produtos ao pedido, abrindo a tela de seleção de produtos.
Abaixo os status possíveis do pedido:
- Aberto
- Aguardando Preparo
- Preparo Iniciado
- Em Preparo
- Preparo Finalizado
- Saiu Entrega
- Entregue
- Cancelado
- Em Pagamento
- Pago
- Finalizado
7.4 Cancelar Pedido
Dentro da aba Pedidos será possível também cancelar o pedido, conforme a sequencia:
- O usuário será questionado se Tem certeza que deseja cancelar o pedido?
- Ao pressionar Sim, será apresentada a tela confirmando o cancelamento do pedido.
- Neste momento também será impresso o cancelamento da ordem de produção na cozinha.
8 Produtos
Na tela inicial é apresentado também o botão Produtos, que possibilita além de da consulta de produtos, registrar novos pedidos dentro de uma comanda.
- O usuário poderá procurar o produto das maneiras já relatadas no tópico 4.2 Novo atendimento.
- Ao pressionar sobre um produto será aberto o rodapé para seleção da quantidade desejada deste produto, conforme mostra a segunda imagem.
- Após selecionado o produto, no rodapé será exibida a sacola com o produto e na parte superior esquerda, poderá ser informada a comanda para este pedido.
- Ao clicar no campo Nº Comanda o teclado numérico será exibido para que seja digitado o número da comanda.
- Pode ser utilizado também o botão para realizar a leitura da comanda.
- Ao pressionar o botão Prosseguir, a comanda será registrada.
8.1 Produtos Pesáveis
Na tela de seleção de produtos, ao selecionar um item cadastrados como pesáveis na retaguarda, será apresentado um campo que permite inserir o peso dos produtos, podendo desta forma, fracionar os itens vendidos por KG nos estabelecimentos e fornecer mais opções para os usuários.
Os produtos cadastrados como pesáveis na retaguarda, aparecerão na listagem da tela de busca de produto com a nomenclatura Kg (conforme a primeira imagem abaixo).
- Para selecionar um produto pesável, basta selecionar um dos produtos identificados;
- Inserir o peso do produto e pressionar o botão ao lado, para incluir o produto na sacola.
Produtos pesáveis identificados por Kg
Campo para informar o peso dentro do produto
Na visualização do pedido aparecerá na descrição do produto, abaixo do valor, a quantidade do produto em Kg.
- Para seguir com o pedido, basta seguir os procedimentos convencionais;
- Informar a comanda no campo Nº Comanda, informar o local;
- Conferir o pedido e pressionar Prosseguir para registrar a comanda.
Os produtos pesáveis não poderão ser editados na tela como os demais produtos, sendo necessário remove-los em caso de irregularidades.
9 Liberação
Por fim, ainda na tela inicial, é apresentado o botão Liberação, que permite realizar a liberação emergencial da comanda para situações onde os lavabos, por exemplo, ficam fora da praça de alimentação, sendo necessário liberar Saída e Entrada da comanda para passar pelas catracas.
Esta rotina exige permissão de usuário, conforme apresentado no tópico 4 Permissões de acesso.
Para realizar a liberação emergencial, siga os passos a abaixo:
- Após pressionar o botão Liberação, será apresentada a tela para seleção da comanda aberta que será liberada, conforme mostra a primeira imagem.
- Na segunda imagem, ao selecionar a comanda, o operador irá escolher se deseja liberar a entrada ou saída emergencial com a comanda.
- Quando pressionado o botão Liberar saída, o operador será questionado se Tem certeza que deseja liberar a saída?
Ao pressionar o botão Sim, será apresentada a tela de confirmação da liberação da comanda para saída.
Lembrando que esta comanda ainda está pendente de pagamento e o cliente irá retornar ao interior do estabelecimento.
Quando é realizada a liberação de saída da comanda, para que o cliente retorne ao ambiente, passando pela catraca novamente, será necessário fazer a liberação de entrada, que seguirá o mesmo passo a passo acima, mas pressionando o botão Liberar entrada.
10 Pagamento com SmartPOS
Quando o módulo Smart POS estiver habilitado para o CNPJ do cliente, será possível realizar o pagamento das comandas via equipamento Smart.
ATENÇÃO!
Essa funcionalidade está disponível apenas para o equipamento SmartPOS com o módulo Smart POS ativo. Tablets e Smartphones não possuem a funcionalidade de pagamentos.
- Ao pressionar o botão Iniciar Atendimento na tela do aplicativo SmartPOS, o usuário será direcionado para a segunda tela abaixo, que contém as abas nativas do aplicativo, Abastecimentos e Produtos e quando houver a integração com o aplicativo Comanda Mobile na chave, será apresentada a aba Comandas.
- Nesta rotina será utilizado o conceito de Carrinhopara adicionar o conteúdo de cada uma das três abas.
- Com o aplicativo SmartPOS, será possível inserir no carrinho abastecimentos da aba Abastecimentos, inserir produtos da aba Produtos e inserir as comandas que deseja fazer recebimento na aba Comandas.
- Para realizar o pagamento da comanda, basta selecionar a comanda desejada e a mesma será inserida ao carrinho, conforme mostra a segunda e terceira imagem abaixo.
- Nesta terceira tela será possível alterar informações do produto, como quantidade, mas não será possível fazer alterações na comanda já inserida.
Para saber mais sobre as formas de pagamento com o aplicativo Smart POS, acesse o manual SmartPOS a partir do tópico 6.3, clicando aqui.
- Ao pressionar Prosseguir o operador será direcionado a tela de seleção da forma de pagamento, conforme mostra a primeira imagem abaixo.
- Selecionada a forma de pagamento, pressionar o botão Efetuar Pagamento.
- Na sequencia informar o valor pago e clicar em Confirmar.
- Ao pressionar Confirmar o pagamento será processado e na sequencia será apresentada a mensagem de pagamento realizado com sucesso, conforme a tela abaixo.
- Mais abaixo serão exibidos os botões de Novo Atendimento e Imprimir Comprovante dessa última venda realizada.
11 Baixa da Comanda no PDV
Quando o estabelecimento não utiliza SmartPOS para pagamentos ou deseja que o pagamento seja realizado no caixa, a comanda registrada virá para a tela do PDV na aba Comanda.
Para abrir a comanda, basta selecionar a mesma na tela do PDV.
Aba Comanda na tela do PDV
Ao selecionar a comanda será exibida a tela detalhada com o consumo da demanda e nesta mesma tela poderá ser adicionado mais produtos ou simplesmente realizar a baixa.
Ao pressionar o botão Baixar, os produtos virão para a tela de finalização venda, onde o operador poderá selecionar a forma de pagamento desejada pelo cliente e finalizar a venda.
Ao completar esses passos, a baixa será realizada e a comanda liberada.