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ASSUNTO

Manual do projeto E-Commerce da Nissan, contendo os passos de configuração e as funcionalidades no Linx DMS.

Produto

LinxDMS

Menu

LinxDMSIntegrador

Data

 

Autor

Distribuição Linx DMS
[email protected]

Área

P&D DMS


FINALIDADE

Este documento tem a finalidade de detalhar a configuração e a operação do projeto E-Commerce da Nissan no Linx DMS.

ABRANGÊNCIA

Este documento destina-se a todas as concessionárias da marca Nissan.

APLICAÇÃO

O projeto E-Commerce Nissan trata-se de um processo de troca de informações entre a Rede de Concessionárias com  o Data Lake Nissan.

Esta troca de informações contemplam os dados dos veículos novos disponíveis no estoque da concessionária que serão apresentados no portal do E-Commerce Nissan. Após a confirmação do veículo selecionado no portal, a Nissan gera um lead para a concessionária que será enviado através do Nissan DI na interface Hot Leads.


Configuração no Linx DMS

A seguir são descritos os pontos de configuração do sistema para a utilização do processo.


Parâmetros do Fábrica

Menu: Fabrica > Nissan > Parâmetros

Acessar a aba E-Commerce e preencher os campos solicitados.

      Figura 1 :  Manutenção de Parâmetros Nissan - E-commerce


Campos:

  • Utiliza E-Commerce: Marcar este campo em todas as revendas que devem comunicar com a Nissan.
  • Envia Preço Definido pela Concessionária: Campo indica se a integração envia o Preço E-Commerce definido pela concessionária. Se estiver desmarcado, será enviado o valor da Ficha Gama do veículo.
  • % Mínimo da Ficha Gama para o Preço E-Commerce: Informar o percentual mínimo para o Preço E-Commerce em relação a Ficha Gama do veículo.
  • Envia Estoque em Trânsito Montadora ao Receber a Nota Fiscal no Nissan DI: Marcar este campo se deseja que os veículos que foram incluídos no estoque  com TM-transito Montadora, sejam enviados a Nissan assim que forem integrados.

Dica : o parâmetro ficando desmarcado, não haverá o envio da movimentação do veiculo imediatamente a sua integração,  somente na próxima Carga Full, portanto, será possível editar o cadastro do veículo  e indicar o parâmetro "Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan: Indica se este veículo será enviado para o portal do E-Commerce Nissan".


  • Enviar Veículos em Estoque: Ao clicar no botão será apresentado a seguinte pergunta:

  Ao confirmar, todos os veículos em estoque são atualizados como "Veículo Disponível para venda no portal E-Commerce". Os registros atualizados são enviados pelo Linx DMS Integrador.


Origem do de Tráfego

Menu: CRM Plus > Cadastros > Origem de Tráfego

Deve ser realizado o De > Para  da da Mídia de Atração Nissan código "28. E-Commerce".

Figura 2 :  Mídia de Atração E-commerce


Permissão de Função

Menu: Configuração > Cadastros > Menus / Usuários > Permissão por Menu / Função

Para permitir a alteração do campo “Preço E-Commerce Nissan” nas telas do Linx DMS é necessário liberar a função “879 - ALTERAR PREÇO E-COMMERCE” aos usuários responsáveis.


Configuração no Linx DMS Integrador

A seguir são descritos os pontos de configuração para envio das informações.


Linx DMS Integrador

Menu: LDIConfig > Configuração > E-Commerce Nissan

Na aba Configuração, informar os dados de acesso ao banco de dados.

Figura 3 : Configuração E-Commerce Nissan


O campo “Permanência do log no Banco” controla a forma de gravação das informações do log.

Valores possíveis:

  • -1: Mantém o log sem limite de data
  • 0: Não grava log.
  • >0: Mantém o log por “n” dias conforme o valor informado.

Clicar em “Testar Conexão” para validar as informações. Clicar em “Next” somente se for apresentada a mensagem “Conexão com o Banco de Dados realizada com sucesso!”. Caso não ocorra, verifique se os parâmetros informados são os mesmos utilizados pelo Linx DMS.

Na aba E-Commerce – Estoque, informar os dados de acesso ao serviço.

Figura 4 : Configuração E-commerce Nissan 


Campos

  • Nome: Nome da configuração.
  • Descrição: Descrição da configuração.
  • Log Detalhado: Indicativo para gravação do log detalhado no banco de dados.
  • Log de XML: Indicativo para gravação dos XML’s de comunicação no banco de dados.
  • Log de SQL: Indicativo para gravação dos comandos executados no banco de dados.
  • URL:  Endereço para acesso ao servidor da Nissan - https://apigw-pod1.dm-us.informaticacloud.com/t/alliance.prd.com/p-WS-ECODMS001-set-stock

 (o endereço de comunicação foi fornecido pela Montadora portanto, pode ser alterada. Qualquer situação relacionada  a isso, a própria montadora deve ser acionada.)

  • Usuário: Usuário para acessar o servidor da Nissan - Utilizar as mesmas credencias do Nissan DI
  • Senha: Senha para acessar o servidor da Nissan - Utilizar as mesmas credencias do Nissan DI
  • Horário Inicial de Envio: Horário para envio do estoque completo da concessionária, conforme a situação dos veículos. O Horário recomendado é as 05:15:00 hrs.
  • Agendamento:
    • Intervalo: Tempo entre cada consulta das informações.

Importante: Mesmo a comunicação  via integrador ocorrendo as 05:15 hrs  para a carga full e a realização do envio dos gatilhos durante o dia, a Nissan tem horários pré-definidos para carregar as informações enviadas pelas concessionárias no portal E-commerce, estes horários são: 06Hrs, 12Hrs, 16Hrs e 20Hrs portanto, somente após estes horários os veículos irão ficar disponíveis no portal.

Estes horários foram fornecidos pela própria Montadora portanto, qualquer alteração com relação a isso ou dificuldades em visualizar os veículos no portal, a Nissan deve ser acionada.

Importante:

  1. O botão “Executar Manualmente” efetua a comunicação com a Nissan sem a utilização do serviço do Linx DMS Integrador.
  2. É criada uma única configuração para o processo. As BIR’s para comunicação serão obtidas através do parâmetro “Utiliza E-Commerce” do Fábrica Nissan.


Clicar em “Next” para acessar a aba Conclusão.

Figura 5 : Configuração E-commerce Nissan


Clicar em “Finish” para salvar as informações.

Para iniciar a comunicação é necessário reiniciar o serviço do Linx DMS Integrador.


Durante a execução do processo, é possível consultar a comunicação através do menu Configuração > Monitor Log de Execução. Esta opção está disponível apenas quando a configuração estiver com o parâmetro “Permanência do Log no Banco” diferente de 0 (zero).

Figura 6 : Monitor do Log de Execução do Linx DMS Integrador


Os registros específicos do E-Commerce podem ser acessados filtrando pelo “Módulo – dll” igual a “eLDIECommerceNissan.exe”.

Os registros com Tipo XML e SQL podem ser acessados através de dois cliques. Para o tipo XML é apresentada a requisição enviada/recebida e para o tipo SQL é apresentado o comando executado no banco.

Para verificação de informações mais completas, poderá acessar o log que fica na pasta Linx DMS Integrador, nomeado com a data conforme exemplo: “LDIServer_20220517.log”, onde 20220517 corresponde à data invertida.


Utilização no Linx DMS

O Linx DMS Integrador é responsável por enviar as informações dos veículos novos em estoque da concessionária para a o portal da Nissan. Será enviado diariamente uma carga Full contendo todos os veículos novos que estão Disponíveis  conforme a situação, e também os eventos conforme detalhamento abaixo.

O veículo é considerado disponível no estoque com base na Situação do veículo.

São consideradas as seguintes Situações:

  • Todas com Disponibilidade igual a “Disponível” e Disponível p/ Venda igual a “Sim”.

Menu Veículos > Cadastros > Tipo de Situação

Figura 7 : Manutenção de Tipos de Situação


  • Trânsito montadora.

O código padrão para a situação de Trânsito Montadora é informado nos parâmetros do módulo de Veículos, aba Faturamento da Fábrica, campo “Situação”

Figura 8 : Manutenção dos Parâmetros de Veículos  - Dados do Veículo - Situação 


Importante: Todos os veículos que estejam na situação acima serão enviados para a Nissan, tanto na Carga Full como nos eventos, porém o parâmetro “Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan” do cadastro do veículo é que vai indicar se ele deverá ser exibido ou não no portal do E-commerce. Este parâmetro será detalhado em um tópico específico deste manual. 


O Linx DMS Integrador efetua o envio do estoque nas seguintes situações:

  • Diariamente ( Carga Full): O estoque disponível é enviado para o portal no horário determinado no campo “Horário Inicial de Envio” da configuração.
  • Por evento: Durante andamento das atividades da concessionária, são enviadas as atualizações realizadas com o veículo.

Eventos:

  • Recebimento de nota fiscal de veículos faturados da Nissan
  • Recebimento de Veículos
  • Manutenção do Veículo
  • Reserva de veículo
  • Negociação de Veículo
  • Cancelamento de Proposta
  • Manutenção do Preço E-Commerce do Veículo
  • Atualização da Ficha Gama
  • Emissão de Nota Fiscal
    • Venda
    • Transferência
    • Devolução para a Montadora
    • Devolução de Clientes
    • Saída em Demonstração
  • Cancelamento de Nota Fiscal
  • Manutenção de Movimento de Nota Fiscal


A seguir, são detalhados os pontos de integração das informações com o Portal da Nissan.


Cadastro de Veículos

Menu Veículos > Cadastros > Veículos

No cadastro do veículo  é possível informar se  ele será enviado a Nissan com a disponibilidade para venda no Portal E-commerce.

Figura 9 : Manutenção de Veículos 


Opções do processo:

  • Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan: Indica se este veículo será enviado para o portal do E-Commerce Nissan.
  • Preço E-Commerce Nissan (879): Indica o valor de venda do veículo que será enviado para o portal.

Caso o valor estiver abaixo do limite determinado nos parâmetros do Fábrica  será apresentada a mensagem a seguir e não será possível prosseguir:

Figura 10 : Mensagem


O preço apresentado é o valor mínimo conforme o parâmetro do Fábrica em relação à Ficha Gama do veículo. Para a mensagem acima, a Ficha Gama é de 97.390,00 e o parâmetro de % Mínimo é igual 80.

Caso o valor estiver acima do valor da Ficha Gama do veículo, será a mensagem a seguir apenas como um alerta, ou seja, o Veículo será enviado para o portal com o valor acima da Ficha Gama.

Figura 11 : Mensagem


O preço apresentado é o valor da Ficha Gama do veículo.

Importante: Se o campo “Preço E-Commerce Nissan” ficar em branco, será enviado o valor atual da Ficha Gama do veículo para o portal.

Caso seja modificado algum dos campos a seguir, o registro do veículo será enviado para o Portal da Nissan como um evento:

  • Situação
  • Modelo do Veículo
  • Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan
  • Preço E-Commerce Nissan
  • Reservado

O botão “Integra E-Commerce” permite enviar um veículo novamente para o portal sem que sejam alteradas as informações. Utilizado apenas para reenviar o veículo, ou seja, não é necessário utilizar a todo momento.

Os seguintes campos, quando alterados na Ficha de Seguimento, também enviam uma atualização para o Portal da Nissan:

  • Ano Modelo
  • Ano Fabricação
  • Cor

Os Campos "Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan" e "Preço E-Commerce Nissan (879)", somente ficam habilitados para veículos novos em Estoque.

Recebimento de Veículos

Menu Veículos > Transações > Entradas > Recebimento de Veículos

Durante o processo de efetivação da Nota de entrada de veículos Novos também é possível informar se  o veículo ele será enviado a Nissan com a disponibilidade para venda no Portal E-commerce. Esta opção fica visível para os usuários que tem permissão para essa função.

Figura 12 : Recebimento Veículos


  • Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan: Indica se este veículo será enviado para o portal do E-Commerce Nissan. Conforme imagem  o campo vem marcado por padrão, caso não deseje realizar o envio do veículo, deve-se desmarcar o campo.
  • Preço E-Commerce Nissan (879): Indica o valor de venda do veículo que será enviado para o portal.


Atualização da Ficha Gama

Nissan DI- Configuração (679)- Ficha Gama de Veículos.

No processo de atualizada da Ficha Gama de Veículos, que é efetuado pelo Nissan DI, os valores dos modelos podem ser atualizados. A cada modelo atualizado é verificada a necessidade de envio de um Evento para a Nissan.
Isso ocorre para os clientes que utilizam o parâmetro "Envia Preço Definido pela Concessionária", dos parâmetros do Fábrica, e têm os valores dos veículos indicados no campo Preço E-Commerce Nissan (879), pois será feito o cálculo do novo valor mínimo do modelo de acordo com o percentual indicado no campo "% Mínimo da Ficha Gama para o Preço E-Commerce". Se o valor atual do veículo estiver abaixo do valor calculado, o campo Preço E-Commerce Nissan (879) será zerado e será disparado um Evento para a Nissan atualizando o valor do veículo para o valor da Ficha Gama.

Exemplo de cálculo realizado:

Parâmetro do Fabrica indicando no campo %Mínimo da Ficha Gama  para o Preço E-Commerce" = 70%

Valor do modelo do veículo (ficha Gama) = 113.000,00

Valor do Mínimo da Ficha Gama  para o Preço E-Commerce = 79.100,00

Veículo (Veículos > Cadastros > Veículos)  Com o campo Preço E-Commerce Nissan(879) = 79.100,00

Veículo teve a atualização da Ficha Gama, passando  o  valor do modelo para um valor de R$ 125.000,00, o valor %Minimo da Ficha Gama passa  a ser  R$ 87.500,00, portanto o valor do veiculo no cadastro, será Zerado.

Após a execução completa da atualização da Ficha Gama, é enviado um Correio Eletrônico para o usuário configurado no Nissan DI, contendo os veículos atualizados, conforme a seguir:


Figura 13 : Correio


Manutenção de Preços E-Commerce Nissan

Menu Veículos > Cadastros > Preço E-Commerce Nissan

Figura 14: Manutenção de Preço E-Commerce Nissan - Filtro


Programa criado para consultar os veículos novos disponíveis em estoque, respeitando os parâmetros de situação citados anteriormente.

Opções de filtro:

  • Código do Veículo
  • Chassi
  • Ano Fabricação
  • Ano Modelo
  • Cor
  • EIM – Modelo
  • Modelo Nissan (Modelo de Serviço)
  • Situação
  • Disponível para Venda no Portal E-Commerce


Ao pesquisar os veículos, é apresentada uma grade com os registros selecionados.

Figura 15: Manutenção de Preço E-Commerce Nissan - Resultado


Na grade são apresentados os principais dados do veículo e as informações do último envio de "eventos" realizados para a Nissan. Na coluna "Tipo Inclusão" é apresentado qual evento específico disparou o envio.   

Ao clicar duas vezes no registro, é possível efetuar a manutenção dos seguintes campos:

  • Preço E-Commerce Nissan (879): Indica o valor de venda do veículo que será enviado para o portal.

O valor informado é validado da mesma forma que no Cadastro de Veículos.

  • Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan: Indica se este veículo será enviado para o portal do E-Commerce Nissan.

Figura 16: Manutenção de Preço E-Commerce Nissan - Manutenção 


O registro será enviado automaticamente ao salvar as informações, respeitando a situação atual do veículo.

A grade “Comunicação com o E-Commerce Nissan” apresenta uma consulta a todas as comunicações realizadas para o veículo com os respectivos valores de Tipo Estoque, Disponibilidade Venda, Tipo Reserva.

Os valores possíveis para estas colunas são:

  • Tipo Estoque
    • 1 – Físico: Veículo disponível na concessionária.
    • 2 – Trânsito: Veículo disponível, mas em trânsito da montadora para a concessionária.
    • 3 – Devolução: Veículo devolvido para a montadora.
  • Disponibilidade Venda
    • 0 – Não: Veículo vendido, em transferência entre filiais ou em devolução para a montadora.
    • 1 – Sim: Veículo liberado para a venda.
  • Tipo Reserva
    • 1 – Venda Ecom: Veículo vendido no portal. Nesta etapa do projeto, esta opção não está sendo usada.
    • 2 – Bloqueio Manual Ecom: Veículo com o campo “Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan” desmarcado.
    • 3 – Venda Showroom: Veículo reservado ou vendido.
    • 99 – Outros: Veículos em transferência entre filiais ou em devolução para a montadora.

A coluna "Tipo Inclusão" indica o evento que ocasionou o envio da informação a Nissan.

Os veículos com Status VE-Vendidos, também serão apresentados nesta tela como forma de consulta, nestes casos, os campos não ficam editáveis para nenhum tipo de manutenção.

Figura 17: Manutenção de Preço E-Commerce Nissan - Manutenção 

Reservas

Todo veículo reservado é sinalizado para a Nissan, portanto, no envio da Carga full todo veículo que está marcado com o parâmetro “Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan”, é enviado a Nissan com o campo Disponibilidade para a  Venda como "1-SIM".  Quando ocorre uma reserva, será disparado um evento de envio  da seguinte forma:

Informação

Valor

Disponibilidade Venda

0 – Não

Tipo Reserva

3 – Venda Showroom

Mesmo que o veículo esteja marcado para ficar disponível para venda no portal E-commerce, quando é realizado uma Reserva no Linx DMS, esse veículo então é enviado com a Disponibilidade igual a "Não" porque não poderá mais ser visível no Portal. Enquanto a reserva ficar ativa, o veículo sempre será enviado desta forma na Carga Full.

Caso a Reserva expire ou seja cancelada manualmente, também será enviado um evento, e então conforme a situação do veículo, será disparado um evento de envio da seguinte forma.

Quando o veículo está com o parâmetro “Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan” desmarcado.

Informação

Valor

Disponibilidade Venda

0 – Não

Tipo Reserva

2 – Bloqueio manual Ecom


Quando o veículo está com o parâmetro “Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan” marcado:

Informação

Valor

Disponibilidade Venda

1 – Sim

Tipo Reserva

Em branco

No caso de ocorrer a Venda do veículo reservado, será enviado o evento conforme detalhamento do tópico "Emissão e Cancelamento de Notas Ficais" deste manual.

Dica:  Para as concessionária que utilizam o "Processo Apollo" para derrubar as reservas automaticamente,  quando a reserva expirar, também será disparado para a Nissan  as informações conforme detalhamento acima.


Notas Fiscais de Veículos Faturados

O Nissan DI é responsável por efetuar o recebimento das notas fiscais de veículos faturados da Nissan.

A interface “NFE Nissan Concessionária (Atacado)” faz o recebimento das Notas Fiscais emitidas pela Nissan para a concessionária. Dentre estas notas, estão as notas referentes aos veículos novos.

Ao receber a nota, caso o parâmetro do Fabrica "Envia Estoque em Trânsito  Montadora ao Receber a Nota  Fiscal no Nissan DI" esteja marcado, o veículo será enviado automaticamente para o portal da Nissan com as seguintes informações:

Informação

Valor

Tipo Estoque

2 – Trânsito

Disponibilidade Venda

1 – Sim

Tipo Reserva

Em branco

Preço E-Commerce

Igual a Ficha Gama do veículo

Caso o parâmetro esteja desmarcado, o veículo será enviado na próxima Carga Full, seguindo as mesmas informações.


A interface “Cancelamento NFE Nissan Concessionária (Atacado)” faz o recebimento dos dados de cancelamento das NF-e que foram previamente faturados para a concessionária.

Ao receber o cancelamento, o veículo será enviado automaticamente para o portal da Nissan com as seguintes informações:

Informação

Valor

Tipo Estoque

3 – Devolução

Disponibilidade Venda

0 – Não

Tipo Reserva

99 – Outros

Preço E-Commerce

Conforme o cadastro do veículo.


Recebimento de Veículos

Menu Veículos > Transações > Entradas > Recebimento de Veículos

No recebimento dos veículos novos que estavam em trânsito da montadora, é possível atualizar o “Preço E-Commerce Nissan”, na aba Veículo.

Ao confirmar a nota fiscal, o veículo será enviado automaticamente para o portal da Nissan com as seguintes informações:

Informação

Valor

Tipo Estoque

1 – Físico

Disponibilidade Venda

Conforme a posição atual do veículo.

Tipo Reserva

Conforme a situação atual do veículo.

Preço E-Commerce

Conforme o cadastro do veículo


Manutenção de Movimento de Notas Fiscais

Menu Faturamento > Notas Fiscais > Manutenção

Ao excluir uma nota fiscal em andamento referente à veículos novos faturados pela fábrica, o veículo será enviado automaticamente para o portal da Nissan com as seguintes informações:

Informação

Valor

Tipo Estoque

3 – Devolução

Disponibilidade Venda

0 – Não

Tipo Reserva

99 – Outros


Emissão e Cancelamento de Notas Ficais

Na emissão e no cancelamento das notas fiscais referentes aos veículos novos, a informação será atualizada no portal da Nissan conforme a seguir:

Operação

Tipo de NF

Subtipo

Tipo Estoque

Disp. Venda

Tipo Reserva

Emissão

Entrada

Devolução

1 – Físico

1 – Sim

-

Entrada

Transferência

1 – Físico

1 – Sim

0 – Não

-

3 – Venda Showroom

Saída

Normal

1 – Físico

0 – Não

3 – Venda Showroom

Saída

Transferência

2 – Trânsito

0 – Não

99 – Outros

Saída

Devolução

3 – Devolução

0 – Não

99 – Outros

Cancelamento

Entrada

Devolução

1 – Físico

0 – Não

3 – Venda Showroom

Entrada

Transferência

2 – Trânsito

1 – Sim

0 – Não

-

3 – Venda Showroom

Saída

Normal

1 – Físico

1 – Sim

0 – Não

-

3 – Venda Showroom

Saída

Transferência

1 – Físico

1 – Sim

0 – Não

-

3 – Venda Showroom

Saída

Devolução

1 – Físico

1 – Sim

0 – Não

-

3 – Venda Showroom


      Observações:

  1. Para as notas com mais de uma opção em “Disponibilidade de Venda” e “Tipo Reserva”, na primeira linha são os valores para os veículos disponíveis e a segunda linha são os valores para veículos reservados.
  2. Em todos os casos, o Preço E-Commerce Nissan será lido do cadastro do veículo. Se estiver em zerado ou em branco, será enviado o valor da Ficha Gama.
  3. Todos os veículos que não estão com o parâmetro marcado "Veículo Disponível para Venda no Portal E-Commerce Nissan",  tem  o envio para a Nissan do campo Disponível para venda=0 e Tipo de Reserva = 2- Bloqueio Manual. para qualquer tipo de nota.


Recebimento de Leads gerados no portal da Nissan

Após os veículos estarem disponíveis no portal, os clientes interessados podem solicitar um contato da concessionária.

Este novo lead chega na concessionária através da interface “Hot Leads” do Nissan DI e são gerados com a Origem de Tráfego que possua a Mídia de Atração igual a "28. E-Commerce".

A informação do veículo selecionado no portal é disponibilizada nas observações do lead que fica gravada na descrição da providência do contato criado.

A partir deste momento, a concessionária segue o fluxo atual para o atendimento do cliente.


DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.


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