Integração Fulfillment tem por objetivo facilitar a logística e o armazenamento dos produtos vendidos pelo concessionário através do E-commerce.
É utilizado um serviço no IIS "LinxConectorEcommerce, que gerencia as Notas Fiscais Emitidas pelo E-commerce realizando a integração das informações ao Linx DMS.
Produto | LinxDMS |
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Menu | Linx DMS > Peças > Parâmetros > Aba CAC |
Data |
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Área | Automotivo |
O processo consiste na integração do Linx DMS com o Fulfillment E-Commerce, efetuando toda a geração de notas do processo Fulfillment de forma automática. Essa gravação prevê o tratamento da movimentação do estoque, integração financeira e integração contábil.
Utilização do Processo Fulfillment
Esse processo envolve etapas, desde o recebimento do pedido até a entrega da peça ao cliente.
- Nota Fiscal de Remessa Emitida pelo concessionário , envia a peça para o depósito (E-commerce) Fulfillment.
- Durante a seleção das peças pelo cliente no E-commerce, é emitida automaticamente uma Nota Fiscal de Retorno Simbólico, movimentando a quantidade para o status Fulfillment Negociação ( garantindo a disponibilidade do item para a conclusão da venda, permanecendo no depósito do E-commerce).
- Emite-se a Nota Fiscal de Venda pelo portal E-commerce em nome da concessionária, diretamente para o consumidor final.
- O Conector receberá toda a movimentação realizada no E-commerce e efetuará a integração automática das informações ao Linx DMS.
Pré-Requisitos
- Deverão ser cadastradas as transações de entrada e saída para serem utilizadas no processo, foram incluídos os campos "Fulfillment ou Fulfillment Negociação".
- Será necessária a utilização de um 'Numerador' específico para emissão das notas fiscais emitidas pelo E-commerce.
- Estas transações serão utilizadas no processo de emissão de nota de entrada e de saída dos itens. No cadastro de ambas deve ser indicado no campo Subtipo Transação os campos "Fulfillment ou Fulfillment Negociação".
- Importante! Criar a "Referência Cruzada Código Fiscal Operação" cadastrada de acordo com o tipo de transação, categoria/estado do cliente e o código de tributação do item. E criar a referência cruzada de Pagamento para as notas fiscais dos itens.
- Realizar todas as parametrizações necessárias no Portal do E-commerce.
- Para garantir o sucesso do processo de Fulfillment, é essencial que todos os pré-requisitos sejam rigorosamente atendidos antes de sua implementação. Estes pré-requisitos incluem a configuração adequada do sistema de gestão de pedidos, a integração eficiente com fornecedores e transportadoras, além da disponibilização de infraestrutura logística apropriada.
Parametrização
1. Parametrização do E-commerce e Instalação do Serviço no IIS "LinxConectorEcommerce
Para realizar a instalação do serviço IIS e configuração do Conector de Integração do Linx DMS acesse o manual disponível em: Conector Ecommerce 2.0
2. Transações
Acesse o Menu Linx DMS > Faturamento> Cadastro >Tipo Transação
Adicionamos no cadastro de transações dois parâmetros específicos para a movimentação Fulfillment:
- Fulfillment: Transação utilizada para alimentar o estoque de quantidade disponível de peças para venda através e-commerce. (Remessa). (Remessa).
- Fulfillment Negociação: Transação utilizada para "alocação' da quantidade vendida pelo e-commerce até efetivação da venda.
Figura 1: Linx DMS > Faturamento> Cadastro >Tipo Transação > Transação para Remessa> Faturamento> Cadastro >Tipo Transação > Transação para Remessa
Figura 2: Linx DMS > Faturamento> Cadastro >Tipo Transação > Transação para Retorno (Alocação).
3. Cadastro de Vendedor
É necessário o cadastro de um vendedor específico para as movimentações E-commerce.
Figura 3: Linx DMS > Faturamento> Cadastro >Vendedores.
4. Condição de Pagamento
É necessário cadastrar uma Condição de pagamento específica para as notas ficais de venda do E-commerce.
As vendas do tipo Fulfillment são sempre à vista, isto é, mesmo que o pagamento seja feito via cartão, pix ou qualquer outra forma, para o vendedor ela é à vista e o valor ficará disponível em até 8 dias na conta no Mercado Pago.
Figura 4: Linx DMS > Faturamento> Cadastro >Condição de Pagamento.
5. Código Fiscal de Operação
Figura 5: Linx DMS > Faturamento> Cadastro >Código Fiscal de Operação.
6. Código de Tributação
Figura 6: Linx DMS > Faturamento> Cadastro >Código de Tributação.
7. Referencia Cruzada
Após o cadastro das transações de remessa e retorno, bem como cadastrado o Código Fiscal de Operação e o Código de Tributação é necessário cadastrar a Referencia Cruzada.
Figura 7: Linx DMS > Faturamento > Cadastros > Referencia Código Fiscal Operação.
8. Parâmetros Controle de Estoque Fulfillment
Realizar a configuração dos parâmetros utilizados no processo Fulfillment, nesta etapa será configurado os parâmetros a serem utilizados no processo de venda, devolução e gestão dos produtos.
Acesse o menu Linx DMS > Peças > Parâmetros > Aba CAC
Figura 8: Linx DMS > Peças > Parâmetros > Aba CAC
Preencha os Campos:
- Utiliza a Integração Fulfillment: Campo que define a utilização do processo;
- Tipo de Contato: Informar o tipo de contato;
- Sub-tipo do Contato: Informar o Sub-tipo do contato;
- Forma de Contato: Informar o forma de contato;
- Origem do Tráfego: Informar a origem do tráfego;
- Vendedor padrão para o Atendimento: Informar o vendedor padrão;
- Transação Remessa para o CD: Informar a transação de remessa para o CD;
- Transação Retorno do CD: Informar a transação de retorno do CD;
- Transação Venda: Informar a transação de venda;
- Transação Entrada Devolução de Venda: Informar a transação de entrada por devolução de venda;
- CFOP Genérico: Informar o CFOP;
- Código de Tributação Genérico: Informar o código de tributação;
- Condição de Pagamento: Condição de pagamento utilizada para as notas ficais de venda. As vendas do tipo Fulfillment são sempre à vista, isto é, mesmo que o pagamento seja feito via cartão, pix ou qualquer outra forma, para o vendedor ela é à vista e o valor ficará disponível em até 8 dias na conta no Mercado Pago.
Consultas
1. Consulta Itens de Estoque
Acesse o menu Linx DMS Peças > Consulta > Itens do Estoque.
Figura 9: Linx DMS Peças > Consulta > Itens do Estoque
Após a Efetivação da Nota fiscal, o saldo da mercadoria será apresentado nos campos "Fulfillment" e "Fulfillment Negociação", ambos, indicam as quantidades disponíveis para cada estoque.
Ambos os campos atuam como um estoque "externo" ou seja, quantidades a qual a empresa possui, porém estão em um ambiente "externo".
Esses campos fazem parte da quantidade, porém em um estoque separado.
2. Consulta de Notas Importadas
Acesse o Menu Linx DMS Fábrica > Consultas de Notas Importadas Fulfillment.
É possível consultar as notas importadas.
- A nota pode ser importada com sucesso ou com erro, na coluna Situação poderá identificar o status e na coluna Descrição o detalhamento da situação.
- Clicando na linha irá abrir outra tela mostrando a descrição do status de forma detalhada.
Figura 10: Linx DMS Fábrica > Consultas de Notas Importadas Fulfillment
3. Consulta de Logs
Acesse o menu LinxDMS Web > Configurações > Consulta Log Web é possível acompanhar todas as movimentações realizadas e seus status.
Preencha o campo 'Processos" com "Fulfillment", pode ser informado os demais filtros e clique em "Pesquisar".
Figura 11: LinxDMS Web > Configurações > Consulta Log Web
Relatórios
1. Relatório Estoque de Peças
Acesse o menu Menu Linx DMS > Relatórios > Peças > Estoque de Peças.
Foi incluído os campos "Fulfillment e Fulfillment Negociação", possibilitando a geração do relatório destinado ao processo Fulfillment.
Figura 12: Linx DMS > Relatórios > Peças > Estoque de Peças
Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.