Todo processo de venda inicia com o cadastro de um "prospect", que tratam-se de pessoas para as quais ainda não foram registradas vendas.
Configurações da Rotina
Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.
Ambiente
O cadastro do prospect deve ser realizado no ambiente Unidade.
Permissão de Usuário
Para realizar o cadastro de prospect é necessário que o usuário esteja logado com o perfil "Recepcionista".
Executando a Rotina
Para iniciar o registro é necessário acessar Clientes > Cadastrar Prospect, no entanto, antes de iniciar é preciso efetuar uma pesquisa para verificar se o prospect em questão já não está cadastrado no sistema. Para tanto, basta informar dados abaixo.
Dados do prospect - pesquisa
- CPF: número do documento de identificação do prospect;
- RNE: número do documento de registro estrangeiro do prospect;
- Nome + Telefone: permite buscar pelo nome e o telefone do prospect;
- Pesquisar se esta pessoa já possui um cadastro na rede: ao acionar este botão será efetuada uma pesquisa em toda Rede, isso porque os cadastros seguem um modelo integrado que permite manter a unicidade da base de dados e evitar duplicidades.
Caso não sejam localizados registros, será apresentada uma mensagem e as opções: "Efetuar nova pesquisa", através da qual o sistema retornará para a página de pesquisa e "Criar novo registro" que permitirá efetuar um novo cadastro.
Alerta de cadastro não localizado
Dados do Prospect
Para iniciar o cadastro é necessário preencher os seguintes campos:
- CPF: número do documento de identificação;
- Nome: este campo é obrigatório, nele deve ser informada a identificação do cadastro;
- Nascimento: data de nascimento correspondente ao prospect. Caso o cadastro seja realizado no dia do aniversário do prospect, será exibido um lembrete;
Lembrete de aniversário do prospect
- Estado Civil;
- Mídia: este campo é obrigatório, nele deve ser informado como o prospect tomou conhecimento da unidade. Ao selecioná-lo serão apresentadas as mídias disponíveis;
- Nacionalidade: caso o cliente cadastrado seja estrangeiro, deve ser indicada a nacionalidade dele;
- Sexo;
- Ocupação: permite informar a profissão correspondente ao prospect;
- Tipo de Contato: este campo é obrigatório, nele deve ser inserida a forma como o prospect acionou a unidade;
- Atendente: este campo é obrigatório, nele deve ser selecionado o atendente responsável pelo cadastro, por padrão o sistema apresentará o usuário logado;
- Deseja receber, por meios tradicionais, eletrônicos e/ou mobile, informação comercial acerca de serviços oferecidos pela unidade: define se o prospect aceitará receber informativos da unidade, por padrão será apresentado marcado;
- E-mail: endereço eletrônico do prospect;
- Enviar E-mail:
- Adicionar outro e-mail: permite adicionar mais endereços de e-mail.
Dados do prospect
Nota
- Caso exista algum espaço em branco no campo do E-mail, ao tentar salvar será exibida uma mensagem impedindo de prosseguir.
Aviso para informar e-mail
- A data de nascimento não pode ser nenhuma data posterior a data em que está sendo efetuado o cadastro. Caso isso aconteça, o sistema irá invalidar a data.
Endereço Residencial
- CEP: deve ser informado o CEP do prospect, ao clicar em "Pesquisa Endereço pelo CEP" o sistema buscará a informação do endereço;
- Endereço: deve ser informado o logradouro e o número, ao clicar em "Pesquisar CEP pelo Logradouro" o sistema buscará através do endereço o número correspondente ao CEP;
- Complemento: deve ser inseridas informações complementares para o endereço;
- Ponto de Referência;
- Bairro, Cidade, UF e País.
Endereço Residencial
Telefones
Tipo: deve selecionar o tipo do telefone de contato: Residencial, Celular, Comercial, Fax, Bip ou Recado;
- DDD, Telefone, Ramal e Observação: deve ser informado o DDD da localidade, o telefone, ramal e observação;
- Adicionar outro telefone: ao clicar neste campo será exibido outro campo para uma nova informação de contato.
Telefones
Nota
Através do ícone "lixeira" () é possível excluir a informação do campo.
Solicitação / Observações
- Interesse: este campo é obrigatório e permite informar os serviços pelos quais o prospect tem interesse;
- Observações: permite incluir observações adicionais correspondente cadastro.
Solicitação e Observações
Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD
Caso o parâmetro da Lei Geral de Proteção de Dados esteja habilitado é necessário aceitar o termo de consentimento marcando a opção.
Termo de consentimento da LGPD
Sem aceitar o termo não será possível concluir o cadastro e um alerta será exibido.
Aviso sobre termo de consentimento
Nota
O termo de consentimento poderá ser enviado para o e-mail do prospect cadastrado caso o parâmetro de envio esteja habilitado.
Campanhas Promocionais
- Recebe benefícios de campanhas promocionais: deve-se marcar esta opção caso o cliente deseja participar de campanhas promocionais;
Ativar campanhas promocionais
Nota
Para que seja possível ativar as campanhas promocionais no cadastro do cliente, é necessário obter a contratação da Reshop, pois é ele quem dispara campanhas e promoções.
Para concluir o cadastro basta clicar no botão "Gravar", ao selecionar a opção "Voltar" o sistema redirecionará o usuário para página de consulta de prospect. Ao gravar o cadastro, será exibido um resumo de todos os dados do cliente e atalhos através do campo "O que deseja fazer?".
Resumo do prospect cadastrado
Dica
O prospect somente se efetivará como cliente quando uma venda for fechada em seu nome.