ASSUNTO

Manual contendo o detalhamento do processo de Garantia para a bandeira Peugeot.


PRODUTO

Linx DMS

MENU

Incluso no Manual

DATA

 

AUTOR

Distribuição Linx DMS  [email protected]

ÁREA

P&D DMS Porto Alegre


FINALIDADE

Detalhamento do processo de Garantia para a bandeira Peugeot.

ABRANGÊNCIA

Este documento aplica-se a todas as concessionárias da bandeira Peugeot.

APLICAÇÃO

A seguir serão detalhadas as etapas de um processo de garantia.

    • Tela principal com todos os processos disponíveis

Menu "Fábrica > Peugeot > Solicitação de Garantia" será apresentado na figura 1:


Figura 1: Garantia Peugeot


Nesta tela é possível acessar todos os processos disponíveis para a garantia Peugeot.

    • Seleção de O.S. de garantia Opção "1 – Seletor"

Programa que efetua a seleção das O.S. de Garantia.


Figura 2: Seleciona O.S. Garantia


A opção Selecionar Todas desconsidera os demais filtros e seleciona todas as Ordens de Serviço disponíveis para a montagem do processo de garantia. A Ordem de Serviço deve estar faturada ou fechada para lançamentos serem selecionadas no processo de garantia.


Figura 3: Seleciona O.S. Garantia


Clique no botão Abrir Dossiê para incluir a Ordem de Serviço no processo de garantia.

    • Manutenção da Solicitação de Garantia Opção "2 - Manutenção"

Programa que efetua a manutenção das solicitações de garantia.


Figura 4: Manutenção de Solicitações de Garantia


Ao acessar a manutenção através do Seletor, o programa é apresentado na aba Manutenção:


Figura 5: Manutenção de Solicitações de Garantia


O primeiro passo consiste em clicar no botão Gravar para incluir a solicitação de garantia.
Ao clicar com o botão direito do mouse na grade de solicitações é apresentado o menu a seguir:

Figura 6: Menu da Grade de Solicitações

Opções disponíveis:

  • Nova solicitação.

Efetua a inclusão de uma nova solicitação.

  • Manutenção de Solicitação.

Efetua a manutenção de uma solicitação já existente.
A manutenção é permitida somente para as solicitações com status Em Digitação e Ok para Transmissão.

  • Manutenção do Aceite da Solicitação.

Efetua a manutenção das informações de aceite após retorno da montadora.
A manutenção do aceite é permitida somente para as solicitações com status Transmitida
Aceita.

  • Exclui Solicitação Exclui uma solicitação.

A exclusão é permitida somente para as solicitações com status Em Digitação ou OK para Transmissão.

  • Desmarca Solicitação

Desmarca uma solicitação com status Transmitida para efetuar manutenção ou nova transmissão para a montadora.

  • Manutenção de Peças Consequência/M.O. Adicional

Acessa a tela de manutenção de Peças Consequência/M.O. Adicional.
Esta manutenção é permitida somente para as solicitações com status Em Digitação ou Ok para Transmissão.


Ao selecionar a opção Nova Solicitação é apresentada a tela a seguir:

Figura 7: Manutenção de Solicitações de Garantia.

campos

  • Ordem Servico

Número da Ordem de Serviço.

  • Data da Solicitação

Informação gerada automaticamente no cadastramento da solicitação.

  • Aba Mão de obra Principal
  • Serviços Requisitados na O.S.

Listagem dos serviços existentes na Ordem de Serviço e que ainda não foram selecionados no processo de garantia.

  • Mão de obra Principal

Serviço principal da solicitação de garantia.
Se o serviço estiver presente na Ordem de Serviço, deve ser selecionado na grade de Serviços Requisitados na Ordem de Serviço através do botão Selecionar Serviço.
Se o serviço não estiver presente na Ordem de Serviço, deve ser selecionado através do botão  .
Os botões Peça Consequência e M.Obra Consequência estarão disponíveis após a gravação da solicitação. Eles são utilizados para selecionar as peças e mão de obra adicionais do processo.


Figura 8: Manutenção de Peças Consequentes/M.O. Adicional.


  • Aba Peça Causadora


Figura 9: Manutenção de Solicitações

  • Peças Requisitadas na O.S.

Listagem das peças existentes na Ordem de Serviço e que ainda não foram selecionados no processo de garantia.

  • Peça Causadora

Peça causadora da solicitação de garantia.
Se a peça estiver presente na Ordem de Serviço, deve ser selecionado na grade de Peças Requisitados na Ordem de Serviço através do botão Selecionar Peça.
Se a peça não estiver presente na Ordem de Serviço, deve ser selecionada através do botão  .

  • Aba Detalhamento


Figura 10: Manutenção de Solicitações.


  • Código Imputação

O cadastro é realizado através do menu "Oficina > Garantia > Cadastros > Tipo de Garantia".

  • Código Defeito

O cadastro é realizado através do menu "Oficina > Garantia > Cadastros > Código de Defeito".

  • Tipo Vin;
  • Tipo Incidente; Crédito
  • Presença Pane; Sim/Não

Indica se o veículo utilizou o guincho para chegar até a concessionária.

  • Nro. Acordo
  • Constatação;
  • Diagnóstico;
  • Remédio

  • Aba Aceite

Informações sobre o Aceite / Rejeição da solicitação de garantia.

  • Transmissão do arquivo de Garantia opção "3 - Geração do arquivo de transmissão"

Programa que realiza a geração do arquivo de transmissão da garantia.


Figura 11: Geração do Arquivo de Transmissão.


Selecione a opção Solicitação de Garantia, confira o campo Arquivo de Geração e clique no botão Procurar.
Serão apresentadas todas as Ordens de Serviço disponíveis para envio.


Figura 12: Geração do Arquivo de Transmissão.


O usuário deve selecionar as Ordens de Serviço para envio e clicar no botão Exportar para a geração do arquivo contendo as solicitações de garantia.
Após o processamento e geração do arquivo a ser enviado para a montadora, o Linx DMS apresenta uma tela conforme exemplo a seguir:

Figura 13: Geração do Arquivo de Transmissão.


Após a geração, os arquivos devem ser transmitidos para a montadora para validação.

  • Emissão da nota fiscal de recebimento de peças Opção "4  Recebimento Peças Defeituosas"

Programa que efetua o recebimento das peças defeituosas das Ordens de Serviço de garantia.

Figura 14: Recebimento de Peças Defeituosas.


Informe o número da Ordem de Serviço e clique no botão "raio" para buscar os dados de Contato, Data de Emissão e Cliente. Por padrão, o campo Nro. Dossiê é gravado com o próprio número da Ordem de Serviço, mas é obrigatório que o número do Dossiê real seja informado em cada item a ser devolvido para a montadora. O duplo clique na linha do item permite a alteração no campo Nro. Dossiê. Esta informação é necessária para o programa de geração da Nota Fiscal de Transporte (item 7 – Emissão da Nota fiscal de remessa – Transporte) efetuar as atualizações necessárias no processo de garantia.

  • O botão 1 - Incluir permite incluir algum item manualmente na nota de recebimento de peças defeituosa;
  • O botão 2Excluir permite excluir um item;
  • O botão 3Alterar permite alterar os dados do item;
  • O botão 4LerO.S. lê todos os itens da Ordem de Serviço para recebimento;
  • O botã6 –N.F. permite informar os dados da nota fiscal e enviar para o Frente de Caixa. Esta nota fiscal de recebimento das peças defeituosas é emitida no Frente de Caixa.


  • Após a Emissão da Nota de Recebimento de Peças Defeituosas

Após a emissão da nota de Recebimento é necessário efetuar o Aceite da solicitação de garantia. Acesse a manutenção da solicitação de garantia através do botão "2 – Manutenção".
Consulte a O.S. que deseja efetuar o Aceite.
Na aba de Solicitaiões, clique com o botão direito e em "Manutenção do Aceite da Solicitação".

Figura 15: Manutenção do Aceite da Solicitação.


Ao menos o campo Número Dossiê deve ser informado para poder dar continuidade ao processo.

  1. Emissão da Nota fiscal de remessa – Transporte Botão "5 – Remessa Peças Defeituosa"

Programa que efetua a geração da nota fiscal de remessa para a montadora (nota de transporte).

Figura 16: Remessa de Peças.


Informe o número do dossiê para a NF de transporte e clique no botão "raio".
Se o número do dossiê estiver em branco será apresentada uma tela com os dossiês disponíveis para a emissão da nota fiscal.

Figura 17: Dossiês disponíveis.


Os itens serão buscados automaticamente.

Figura 18: Remessa de Peças.


Para enviar a nota para o frente de caixa deve ser feito através do botão "5 – Nota Fiscal". A emissão da nota fiscal é feita pelo frente de caixa.

  • Geração do Relatório Posição Geral Botão "6 – Relatório Posição Geral"

Programa que efetua a geração do relatório posição geral.


Figura 19: Relatório de Posição Geral.


Ai informar alguma opção de filtro e clicar no botão Imprimir será impresso o relatório, conforme a figura 20:

Figura 20: Relatório de Posição Geral.


  • Geração de etiquetas

Botão "7 – Gerador de Etiquetas"
Programa que permite a geração das etiquetas das peças em garantia.


Figura 21: Emissão de Etiquetas de Peças para Devolução.

  • Informe o NúmeroO.S. e clique no botão "Raio". Serão listados os itens da O.S;
  • Selecione os itens que deseja e clique no botão Visualizar;
  • Será impressa a etiqueta conforme a figura 22:


Figura 22: Identificação de peças.

Conteúdo do pacote

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Nome do arquivo

Comentário

1

Fabrica.exe

Executável do programa de comunicação com a Fábrica – demais montadoras.

2

Manual Garantia Peugeot.pdf

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DÚVIDAS

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