Este programa é utilizado para realizar consultas pelos clientes cadastrados na farmácia. Os clientes aparecerão de acordo com a quantidade de convênios vinculados a ele, ou seja, ao inserir a informação para localizar o cliente desejado, aparecerá(ão) o(s) vínculo(s) que ele possui. Desta forma se um cliente estiver vinculado à 03(três) convênios, ao buscá-lo, o ele será listado 03(três) vezes: uma vez para cada convênio vinculado.
Acesso Rápido Localização: F2 - Consulta clientes. | |
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F2 | Mensagem do cliente |
F5 | Tela de leitura biométrica |
ALT+T | Consulta por telefone |
CTRL+A | Avança a tabulação |
Filtros disponíveis
Nas opções de buscas: Por nome, Por convênio, Por cartão e Inativos, serão localizados os vínculos do cliente encontrados a partir da informação inserida para a busca.
Observe como o sistema se comportará ao utilizar cada opção de busca:
Por Nome: Permite ao usuário consultar os vínculos ativos do cliente na farmácia. Para a consulta ser realizada, poderá informar o nome do cliente ou a matrícula do cliente no convênio que deseja realizar a operação e pressionar ENTER. A busca também poderá ser realizada a partir das iniciais do nome, neste caso serão localizados os clientes cujos nomes possuem as iniciais informadas no campo de pesquisa.
Após localizar o cliente/vínculo desejado, pressione ENTER ou duplo clique sobre o registro. Desta forma o vínculo (cliente + convênio) selecionado, será carregado em tela para editá-lo/alterá-lo ou realizar a operação desejada com o mesmo.
Por Convênio: Esta opção é utilizada para localizar somente os clientes que possuem vínculo com determinado convênio. Para isso, informe o convênio desejado ou busque-o através do atalho F2 - Consulta Convênios, depois informe o nome ou a matrícula do cliente no convênio e pressione ENTER.
Após localizar o cliente desejado, pressione ENTER ou duplo clique sobre o registro. Desta forma o cliente selecionado, será carregado em tela para editá-lo/alterá-lo ou realizar a operação desejada com o mesmo neste convênio.
Inativos: Ao utilizar esta opção, o sistema localizará todos os vínculos que estão inativados. No campo de pesquisa, informe o nome do cliente, que possui vínculo inativo com algum convênio, ou informe a matrícula do mesmo no convênio em que seu vínculo está na situação INATIVO.
Após localizar o vínculo, pressione ENTER ou duplo clique sobre o registro. Desta forma este vínculo (cliente + convênio) inativo, será carregado em tela para alterá-lo ou realizar a operação desejada com o mesmo.
Observações
Se desejar ATIVAR este vínculo, é necessário selecioná-lo no Cadastro de Clientes > Vincular Convênios > aba Geral alterar o campo "Situação" para diferente de INATIVO (normal, bloqueado ou suspenso).
Por cartão: Esta consulta é utilizada para consultar os clientes da farmácia pelo código de seu cartão. Esta opção agiliza a consulta dos clientes que possuem a carteirinha/cartão. Para a busca selecione o tipo de cartão (Softpharma, Big Convênios ou Big Fidelidade), informe o número do cartão ao qual procura e pressione ENTER. O sistema localizará o cliente no convênio em que ele possui este número de cartão no tipo de cartão selecionado.
Após localizar o cliente desejado, pressione ENTER ou duplo clique sobre o registro. Desta forma este vínculo (cliente + convênio), será carregado em tela para editá-lo/alterá-lo ou realizar a operação desejada com o mesmo.
Se houver mais de um cliente, com o número de cartão informado e no tipo de cartão selecionado, ambos aparecerão.
Importante
Quando cliente estiver vinculado a um convênio do tipo: "Convênio c/ Cartão", ao realizar a consulta do cliente informando o número do cartão na aba "Por Cartão", e pressionar ENTER, o sistema não adiciona o cliente à tela em que está sendo consultado. Isso se deve ao fato de que toda venda realizada para clientes deste convênio deverá ser somente com a apresentação do cartão (cartão próprio de fidelização da farmácia), dificultando a seleção "manual" do cliente sem a identificação através do cartão.
Consultar por CPF: Marque esta opção para buscar o cliente pelo CPF do mesmo. Ao marcá-lo, insira o CPF completo do cliente no campo de pesquisa.
Consultar por Telefone/Celular: Marque esta opção para buscar o cliente pelo número do telefone/celular do mesmo. Ao marcá-lo, insira o número no campo de pesquisa.
Agrupar Convênios Vinculados: Quando marcado, independente de quantos convênios o cliente possui vínculo, o sistema apresentará o cliente apenas uma vez com a informação de convênio vinculado - Vários - e após selecionar o cliente no campo "Convênios Vinculados" da guia "Vincular Convênios" estarão todos os convênios vinculados ao cliente. Se mantê-lo desmarcado, ao buscar pelo cliente o mesmo aparecerá conforme a quantidade de vínculos que possuir, ou seja, se possuir vínculo com 03 (três) convênios o cliente aparecerá três vezes.
Atenção
Este parâmetro NÃO estará disponível em todos os programas que disponibilizam a consulta de clientes. Ele será disponibilizado conforme a necessidade de sua funcionalidade.
Dicas
O usuário pode consultar o cliente por qualquer parte do seu nome. Para isso, basta digitar o sinal de "%" e a parte do nome que deseja procurar na base de dados. Exemplo: Jose da Silva - pode ser procurado como %Silva e o sistema trará na tela todos os clientes que contenham "Silva" cadastrado no campo Nome.
Quando ao lado do nome aparecer um ícone vermelho indica que o vínculo do cliente com o convênio, mencionado na coluna "Convênio Vinculado", está com a SITUAÇÃO = Bloqueado.
Se ao lado do nome aparecer um ícone preto indica que o vínculo do cliente com o convênio, mencionado na coluna "Convênio Vinculado", está com a SITUAÇÃO = Suspenso.
Descrição das colunas apresentadas na tela
Observe a descrição de cada informação disponível nesta tela:
Nome do Cliente: Nome completo do cliente que está sendo consultado.
Convênio Vinculado: Código e nome do convênio vinculado ao cliente. Lembrando que o cliente aparecerá uma vez para cada convênio vinculado a ele, mas se marcado o parâmetro "Agrupar Convênios Vinculados", nesta coluna aparecerá a informação: Vários.
Código: Código do cliente na farmácia. Ele é gerado automaticamente pelo sistema, a partir do sequenciamento de cadastros da loja física.
Matrícula: Matrícula do cliente no convênio mencionado na coluna "Convênio Vinculado". Ela pode ser preenchida manualmente, se no momento de cadastrar o cliente, este campo ficou em branco, o sistema terá gerado um código a partir da junção do Código do Cliente + Código do Convênio. Maiores informações clique aqui.
V-P-F: Indica a data de Vencimento, Prazo ou Fechamento, das vendas do cliente no convênio mencionado na coluna "Convênio Vinculado" . Para clientes vinculados a convênios do tipo: Particulares e VIP's, pode ser aplicado vencimento e dias de prazo diferenciados. Aos clientes vinculados a convênios do tipo: Normal. é mostrado a data de fechamento convênio.
Fone: Número do telefone cadastrado para o cliente
Endereço: Endereço cadastrado para o cliente.
Cidade: Mostra o nome da cidade informada no cadastro do cliente.
ST: Informação numérica da situação do cliente onde:
0 = Ativo
1 = Bloqueado
2 = Suspenso
3 = Inativo
PV: Indica o Prazo ou Vencimento informado no vínculo do cliente com o convênio mencionado na coluna "Convênio Vinculado".
Pontos: Informa quantos pontos o cliente já adquiriu em sistema de fidelidade na farmácia.
Celular: Número do celular cadastrado para o cliente.
Configurações por usuário
O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa "Consulta de Clientes - CAR198" e clique em "Outras Opções". Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:
Desmarque a guia 1 para que o sistema não carregue automaticamente o número da matrícula na consulta de clientes de convênios com cartão.