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Rejeição

778 - Informado NCM inexistente

Causa

Quando for emitida uma NF-e e o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) não existir na tabela de NCM publicada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC, será retornado a rejeição "778 - Informado NCM inexistente".

Como resolver!

Para verificar se o NCM informado é válido, pode ser consultado o seguinte link(Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC):

 http://investexportbrasil.dpr.gov.br/NCM/frmPesquisaNCMFull.aspx

No Apollo as informações cadastrais ficam nos menus:

Veículos > Cadastros > Veículos Aba Impostos campo NCM


Peças > Cadastros > Itens Aba Impostos campo NCM. Onde são atribuídos a cada produto o NCM correspondente.

O cadastro geral de NCM no sistema Apollo fica no menu:

Configuração > Cadastros > NCM

Você pode realizar a atualização da tabela e dos códigos CEST, pois o NCM informado pode estar obsoleto:

Selecionar o arquivo CSV para importação.

Selecionar os grupos para atualização.

Clicar em Iniciar Importação

Link atualizado para o atualização da tabela CEST:

https://share.linx.com.br/pages/viewpage.action?pageId=38521029

Observação: A importação deve ser realizada uma única vez em qualquer empresa pois a tabela é única.

Atenção!

Exceções à regra!

  1. A regra de validação 778 não se aplica, em produção, para NF-e com Data de Emissão anterior a 01/01/2016; 
  2. Para a NF-e, considerar nesta validação os códigos de NCM especiais definidos pela RFB para permitir o uso no Registro de Exportação (Anexo X.02).
  • Sem rótulos