A pré-venda de produtos ópticos estará disponível apenas para as empresas que possuem a rotina ativada e os parâmetros configurados, portanto acesse Faturamento > Óptico > Configurações para o Ramo Óptico e verifique se a opção Utilizar Modalidade de Venda Óptica está marcada.

Quando ativado o parâmetro, será possível realizar a pesquisa dos produtos ópticos no Venda Fácil e fazer a comercialização.

Venda Fácil - Produtos Ópticos

Acesse Faturamento > Venda Fácil e realize o passo a passo:

1. Selecione o consumidor final: para esse tipo de venda é obrigatório informar o cliente;

2. Informe o produto: é permitido informar o produto através do código, descrição ou incluir através do campo Óptico. Ao informar, será aberta automaticamente a tela para selecionar o tipo de produto, sendo:

  • Armação: selecionando esse tipo de produto o sistema voltará a tela de venda para que seja finalizada a venda ou pré-venda;
  • Lente ou Armação e Lente: essas duas opções solicitam o preenchimento do nome da receita e direcionam a pessoa para o fluxo da venda de produtos ópticos.


Nota

  • Selecionando as opções Lente ou Armação e Lente o campo Código Gerencial - OS será liberado para preenchimento do TSO - (Talão serviço ótico);



3. Após selecionar o tipo de produto e informar o nome da receita, clique em avançar;

4. Na tela de Catálogo Óptico será iniciado o fluxo da venda dos produtos. Nessa rotina utilizamos a comercialização de armação e lente como exemplo, sendo necessário:

  • Informar a armação: ao digitar o código será anexado automaticamente a venda, ao pesquisar pela descrição serão apresentados os produtos para seleção;
  • Selecionar a lente: ao pesquisar o produto será apresentada a listagem com todos os itens. Para a próxima etapa é obrigatório o preenchimento das informações da lente que constam na receita, bem como o tipo da lente que deve ser preenchido no cadastro do produto. 
  • Informar tratamento: caso nas configuração do ramo óptico o parâmetro "Adicionar tratamento como produto na venda" esteja habilitado, ao selecionar o tipo de produto "Lente" ou "Armação e Lente", será necessário selecionar o tratamento das lentes antes de passar para a etapa da receita;




Após informar a armação, lente e tratamento, será necessário inserir as informações da receita.




Além de preencher os dados da receita, o usuário poderá anexar a imagem da receita em "Procurar arquivo".

Valores Mínimos e Máximos 

  • Esférico: mínimo -30 e máximo +30;
  • Cilíndrico: mínimo 0 e máximo 10;
  • Eixo: mínimo 0 e máximo 180;
  • Adição: mínimo 0 e máximo 4;

Regras Específicas

  • Transposição: ao ser preenchido um cilíndrico positivo será realizado o cálculo da Transposição:
    • Soma-se o Esférico com o Cilíndrico, tendo como resultado o novo Esférico;
    • Será invertido o Sinal Positivo do Cilíndrico para negativo (Multiplicar por -1);
    • Ao ser preenchido o Eixo deve-se atentar a regra:
      • Abaixo de 90 soma 90;
      • Acima de 90 subtrai 90;
  • Monofocal: ao preencher um campo de perto ou longe será desabilitado o outro tipo (se preencher perto desabilita longe, se preencher o longe desabilita o perto);

Os campos que devem ser testados para verificar se foi preenchido longe ou perto são:

  • Esférico ou;
  • Cilíndrico ou;
  • Eixo ou;
  • DNP;

Qualquer campo acima preenchido indica que a lente é de perto ou de longe de acordo com o campo inserido.

Demais tipos de lentes devem preencher normalmente os campos (Perto/longe)

  • Ao preencher o longe/complemento será realizado a soma do esférico + adição (complemento) e preencher automaticamente o Esférico de Perto, desabilitando o Esférico de Longe.
  • Ao preencher as informações escolhendo outro Tipo de Lente e alterar para Monofocal o comportamento deverá ser por padrão apagar e bloquear os campos Perto e permanecer os valores no Longe possibilitando edição.
  • Caso o usuário apague o campo Longe será permitido o desbloqueio do campo PERTO.


As regras acima serão validadas com o parâmetro "Validar informações ópticas da receita" marcado nas Configurações do Ramo Óptico.

Dados de Médicos/Clínicas

Na aba de Receitas, é possível visualizar/selecionar informações sobre médicos/especialistas e as clínicas, com os campos abaixo:


  • Observação da Receita: texto que define alguma observação a ser feita dentro da receita;
  • Médico/Especialista: seleciona qual médico deve ser mencionado na receita;
  • Clínica Parceira: seleciona qual clínica disponível deve ser mencionada na receita;

Cadastro rápido de médico/especialista na receita

Ao clicar no ícone ao lado da opção "Médico/Especialista", é possível cadastrar um médico ou especialista para ser selecionado no momento de uma venda óptica.



Todos os campos são obrigatórios, e ao cadastrar, o sistema envia uma confirmação para o usuário de que o cadastro foi sucessivamente concluído, sendo possível assim selecionar o médico incluído.

Importar dados de outra lente

Na parte de inserir as informações da receita (ou editar, para quem vem do painel de OS), o usuário poderá preencher os dados da lente aproveitando uma lente já configurada através do botão "Importar dados de outra lente". Na tela que será exibida, serão apresentados todos os produtos que foram adicionados no carrinho da venda e já configurados (dados da lente e da montagem).



Caso o usuário opte por replicar dados de uma lente já vendida, ele poderá pesquisá-la através da segunda opção "A partir de uma OS antiga" que irá trazer as OSs antigas do cliente. Ao selecionar uma das linhas, o usuário deverá clicar em "Replicar esta receita" e continuar a venda.



Após selecionar a lente a ser replicada por um dos dois caminhos, o usuário retomará pra tela original da receita com os dados preenchidos. E, o botão de importação, ficará com um novo status: "Limpar dados da lente". Caso o usuário venha do painel de OS através da opção "Editar receita", só será permitido realizar uma busca ou verificar nas OSs do histórico do cliente em questão.




Nota

  • Se o parâmetro "Utiliza na receita o Tipo de Lente cadastrado no produto" estiver marcado, para lente monofocal será possível apenas selecionar receita de lente monofocal. Para as demais lentes não haverá bloqueio na importação de receitas. Se o parâmetro estiver desabilitado, poderá ser importado qualquer tipo para monofocal.
  • O Serviço Agregado pode vir selecionado automaticamente de acordo com o que estiver vinculado ao cadastro do produto, e este não poderá ser removido;
  • Ao selecionar um Serviço Agregado o valor dele deverá ser adicionado na lente;
  • Ao preencher os valores do Esférico de Longe e Adição, o valor do Esférico de Perto será calculado e preenchido automaticamente;
  • No campo "Inserir dados da armação", clicando no ícone , será possível visualizar detalhes da armação.


  • Os campos Ponte, Altura, Aro e Diagonal Maior já vem direto do cadastro produto porém podem ser alterado na rotina;


Depois de informar os dados, clique em concluir. O sistema direcionará você para a tela inicial do Venda Fácil, onde será possível:

  • Alterar/Informar a data de entrega do produto;
  • Informar outra venda de produto óptico, possibilitando a inclusão de uma outra receita;
  • Incluir produtos que não sejam do ramo óptico.

Para selecionar o pagamento o usuário poderá selecionar três opções de finalização:

  • Salvar: irá salvar a venda como pré-venda e não cobrará pagamento;
  • Efetuar pagamento (total ou parcial): irá solicitar o pagamento e finaliza como venda direta, podendo ser pagamento total ou parcial. Será gerado o documento fiscal e a Ordem de Serviço (OS);



Nota

  • Caso o parâmetro Adicionar tratamento como produto na venda esteja ativado nas Configurações do ramo óptico, o fluxo da venda dos produtos conterá mais uma etapa onde será possível adicionar um terceiro produto óptico;
  • O preenchimento dos dados da receita serão obrigatórios somente se o parâmetro Validar Informações Ópticas da Receita estiver marcado nas Configurações do Ramo Óptico;
  • Quando a venda possuir o tipo de produto armação, o sistema permite realizar uma pré-venda ou venda direta;
  • Quando a venda possuir o tipo de produto lente, é possível apenas gerar uma pré-venda.
  • Para vender lentes a pronta entrega, é necessário que a configuração "Produto com Pronta Entrega" esteja marcado no cadastro do produto;
  • Ao marcar a opção de pronta entrega, na tela de inclusão dos produtos, o campo "Somente produtos com saldo" ficará bloqueado para alteração;
  • Para excluir um tratamento entre os itens de venda basta selecionar o ícone do item em questão e selecionar "Excluir Tratamento".
  • Quando o produto é do tipo lente e possui prazo de entrega futura definido no cadastro de produtos, a quantidade de dias informado no campo "Prev. Entrega" deve ser somado a data atual.
  • Para gerar OS a uma receita, é necessário que o produto esteja com o botão "Gerar OS" ativado, destacado com a cor roxa . Quando o botão estiver na cor cinza , não será gerada a OS;
  • Com o parâmetro "Permitir a alteração do preço da lente na hora da venda" disponível nas Configurações do Ramo Óptico ativado, será possível alterar o preço da lente durante a venda clicando sobre o e em seguida selecione a opção "Editar Preço da Lente".

Ao finalizar a venda ou pré-venda, será necessário identificar se o parâmetro de alteração de preço "Alterar o preço de venda do produto ao realizar a venda com novo valor" está marcado ou não e executar a mudança do valor no cadastro do produto.

  • Para editar uma pré-venda com sinal o usuário precisará abrir a remessa na listagem de Vendas em Aberto. Ao abri-la, selecione "Efetivar". Na sequencia o usuário poderá realizar as seguintes alterações:
      • Adicionar/Remover novos produtos não óticos;
      • Adicionar produtos óticos com pronta entrega;

Ao realizar PAGAR, será realizada a soma da venda e realizará o desconto do que já foi efetivamente lançado como antecipação.


Pagamento

Como os produtos ópticos precisam ser ajustados ou preparados e depois entregues ao cliente, o pagamento é realizado através da pré-venda.

Na tela de pagamento caso a opção de antecipação esteja ativada será necessário informar o valor mínimo apresentado pelo sistema. Depois de adicionar o pagamento, clique em finalizar e a pré-venda será gerada.

  • O pagamento pode ser alterado ou informado na efetivação da venda;
  • O limite da antecipação é configurado em Faturamento > Cadastros Auxiliares > Configurações do Ramo Óptico na opção Percentual mínimo de antecipação financeira;
  • Caso a opção do usuário seja finalizar a venda parcialmente, o botão estará como "Finalizar (parcial)", e será finalizada quando o valor restante seja igual a zero, onde o usuário pode optar por pagar 100% do valor ou menos.
  • Caso a opção do usuário seja finalizar a venda totalmente, o botão estará como "Finalizar (total), o sistema mostrará uma aba perguntando sobre a emissão do documento fiscal.
  • Caso seja pago parcialmente, será gerada uma pré-venda remessa para finalizar futuramente. Caso seja pago totalmente, ao selecionar para emitir o documento fiscal, a venda será finalizada.
  • Caso seja selecionado para não emitir o documento fiscal, também será gerada uma pré-venda remessa para finalizar futuramente.
  • Os produtos selecionados na pré-venda serão reservados e retirados do estoque.


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Tela de finalização parcial

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Tela de finalização total

Aba sobre o Documento Fiscal


Nota

  • Ao finalizar a pré-venda, caso o parâmetro "Criar automaticamente um pedido de compra para cada OS na vende de lentes" esteja marcado nas configurações do ramo óptico, será gerado automaticamente o pedido de compra para lentes.
  • Caso a empresa esteja devidamente configurada com o fluxo de antecipação financeira, ao finalizar a pré-venda com cobrança de sinal, será gerada uma NF-e de Venda com Entrega Futura. Para saber mais sobre as configurações de antecipação financeira acesse o manual clicando aqui.
  • As antecipações financeiras geradas nas pré-vendas com cobrança de sinal poderão ser canceladas através da rotina de Desfazimento.
  • Caso o parâmetro "Emitir NF-e ao realizar Antecipação Financeira (Cobrar Sinal)" localizado em Faturamento > Configuração do ramo ótico esteja ativo, a aba de Documento Fiscal não aparecerá, no caso de pagar todo o valor, gerando sempre uma NF-e de Antecipação Financeira.


Pergunta no Fim da Venda

Após o pagamento de antecipação financeira ter sido inserida, o sistema apresentará a tela de Pergunta no Fim da Venda, realizada pelo sistema e respondida baseado na experiência do usuário. A pergunta e resposta são guardadas para serem utilizadas na finalização da venda.


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Pergunta do fim da venda

Consultar ou Efetivar Venda

Para consultar ou efetivar a venda, acesse o menu no Venda Fácil e clique em Vendas em Aberto. 

As pré-vendas de produtos ópticos possuem dois tipo de status na listagem das vendas:

  • Em Preparação: quando o produto, no caso a lente e/ou armação, ainda está em produção;
  • Disponível para retirada: o produto está pronto na loja e disponível para retirada.


Dica

  • Para alterar o status de Em Preparação para Disponível para retirar, clique em uma das opção de notificar o cliente. Assim, será encaminhado uma notificação e automaticamente o status será alterado;
  • Para manter o seu cliente informado sobre a preparação do produto, consultar o tempo de entrega ou verificar os itens vendidos e valores, realize o compartilhamento da pré-venda através da URL, WhatsApp e E-mail;


Ao clicar e abrir a venda, será possível consultar, editar, compartilhar com o cliente ou alterar a data de entrega e notificá-lo sobre a modificação.



Depois de finalizar a preparação do produto e analisar as informações da venda e pagamento, clique em efetivar e será gerada a nota fiscal da venda.

  • Sem rótulos