Voltar ao Menu Principal
A partir da versão 2.4.5.0 de 02/08/2016 foi adicionado um bloqueio para exclusão de clientes que contenham histórico de vendas.
ImportantePor padrão essa operação de exclusão de clientes com histórico de vendas será bloqueada, sendo necessário a liberação de permissão de supervisor que será explicada abaixo. |
Ao tentar efetuar a exclusão do registro do cadasto do cliente no menu Cadastros > Clientes ou através do botão na barra de menu rápido, será exibida uma mensagem de confirmação da exclusão do registro.
Figura 01 - Confirmação de Exclusão
Ao clicar no botão (sem a permissão configurada) será retornado o aviso que não é possível excluir o cliente, com o caminho para as configurações necessárias para tal procedimento.
Figura 02 - Aviso de Exclusão de Cliente
Inicialmente a Filial deverá estar habilitada para permitir a exclusão de clientes, para isso vá até o menu Configurações > Filiais > Convênio e no canto inferior direito marque a opção "Permitir excluir cadastros de clientes com histórico de vendas (Somente com Senha Supervisor)" na seção Exclusão de Clientes.
Figura 03 - Configurações de Filiais aba Convênio
Salve a configuração no botão ou através das teclas de atalho Ctrl + G.
Em seguida vá até o menu Cadastros > Usuários > Usuários filtre o usuário desejado e vá até a aba Permissões Supervisor e localize a permissão PERMITIR EXCLUSÃO DE CLIENTES COM HISTÓRICO DE VENDAS.
Figura 04 - Cadastro de Usuários
Salve a alteração no botão ou através das teclas de atalho Ctrl + G.
Também será necessário liberar no grupo do usuário a opção para exclusão de cadastro de clientes, para isso vá até o menu Cadastros > Usuários > Grupo de Usuário, filtre o
grupo desejado e na aba Edição (F2) selecione a opção em destaque na figura abaixo:
Figura 05 - Cadastro de Grupo de Usuários
Terminada essa última configuração o usuário (que seja supervisor) terá a possibilidade de excluir o cliente mesmo que possua histórico de vendas, porém essas liberações serão gravadas no relatório "Supervisor - BOM DIA".
Ao tentar excluir o cliente que não possua contas a receber em aberto, porém com histórico de vendas será exibida a mensagem abaixo, solicitando a senha de supervisor do usuário que liberará a exclusão.
Figura06 - Liberação do Supervisor