ASSUNTO

Integração do LinxDMS com o DSD Book da MBB Vans.

Produto

Linx DMS 

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Menu Linx DMS

Data

 

Autor

Distribuição Linx DMS

Área

P&D DMS


FINALIDADE

 Implementar a Integração do DSD Book da MBB (VANS) com o LinxDMS.

ABRANGÊNCIA

Este documento aplica-se a todas as concessionárias da bandeira MBB Vans.

APLICAÇÃO

A montadora irá disponibilizar para a rede o DSDbook, que é uma interface que permite que o cliente final (proprietário do veículo) possa fazer os agendamentos de serviços nas oficinas autorizadas da rede MBB – Vans 


Conforme descrito pela montadora:

A Marcação de Consulta Online permite ao cliente a reserva das datas de serviço desejados de forma conveniente. 
Os clientes podem agendar seus compromissos on-line em uma maneira fácil e moderna. 
Durante a reserva, os clientes têm transparência sobre todos os horários disponíveis  – a qualquer hora e de qualquer lugar. 

O DSDbook pode ser acessado através de vários canais de entrada, páginas do mercado, nos sites dos concessionários ou através do Mercedes me e Mercedes PRO. 


Figura 1 : Fluxo do DSD Book


Fluxo do processo de agendamento

Figura 2 : Fluxograma do processo  de agendamento


Funcionamento no LinxDMS 

 

Pre-Requisitos 


Gateway (Interno da Linx)

Cadastrar os dados da concessionária no Gateway do LinxDMS, que será responsável pela comunicação entre o site DSD com o Linx DMS.

O Gateway será responsável por receber a requisição do site do DSD Book (MBB)  direcionar para a concessionária selecionada.

Dados que deverão ser cadastrados para a concessionária :

Dealer ID : Identificador do Dealer na MBB Mundial (GSSN - OUTLET ID)

URL : endereço de acesso da concessionária para o LinxDMS

Usuário e senha da concessionária : usuário e senha de acesso ao LinxDMS (administrador).

Estes dados devem ser informados para o time da Linx realizar o cadastro.

(No momento deve ser passado para o Analista de Negócios da MBB Edson Madruga ou para o responsável pelo Relacionamento com Montadora MBB Bruno Boffa).


Cada concessionária que for utilizar o DSDbook deverá liberar o acesso ao LinxDMS, para que o site possa consumir os endpoints e retornar os serviços, os horários disponíveis da agenda e para fazer o agendamento na Oficina. 

Por questão de segurança, algumas concessionárias solicitaram um IP Fixo da Linx, para liberar o acesso apenas para este IP.

O time de engenharia da Linx (no momento Walter Oliveira Cardoso) tem a informação deste IP que foi criado para o gateway.



Parametrização do sistema para utilização do DSD 

  1. Fabrica MBB > Parâmetros > aba Integra DSD Book 

 

Figura 3 : Parâmetros DSD - aba Tipo Serviços Padrão DSD


Aba 'Tipo Serviços Padrão DSD'

Selecionar ‘Integra DSD Book’. 

Informar o ‘Tempo de execução (Slot) na agenda do Mecânico (em minutos)’ -> indica de quanto tempo será cada slot de tempo da agenda do mecânico. Exemplo: 15 minutos, 30 minutos, 60 minutos. 

Informe o código Identificador do Dealer na MBB Mundial (GSSN - OUTLET ID) da empresa/revenda.

Informe o Motivo de Cancelamento do Agendamento. 

Informe os Tipo de Serviço Padrão para cada categoria de serviço -> A solicitação na agenda será gerada com este tipo, dependendo da categoria de serviço selecionada no site do DSD. 

 Figura 4 : Parâmetros DSD - aba Serviços Padrão DSD


Aba 'Serviços Padrão DSD'

Informe os Modelo de Serviço Padrão para o Agendamento no DSD.

Informe o serviço padrão (default) para cada categoria de serviço definido pela MBB para o DSD.

»» Estes serão os serviços default que serão enviados para o site do DSD.


2 - Cadastro de Mecânicos

Oficina > Cadastro > Mecânicos

Marcar o campo 'Permite Agendamento'

 Figura 5 : Cadastro de Mecânicos - Permite agendamento


 4. Fazer o De x Para da Especialidade do Mecânico com a Categoria de Serviço  

Caso o mecânico tenha alguma especialidade, ele atenderá somente serviços de determinada categoria.

A disponibilidade da agenda irá considerar somente os mecânicos com esta especialidade, dependendo do serviço selecionado no site. 

LinxDMS>  Oficina > Cadastro > Especialidade 

 

 Figura 6 : Manutenção de Especialidades


Informe a(s) categoria(s) de serviço atendidas pela Especialidade do Mecânico. 


5.Parametrizar o horário disponível para agendamento pelo DSD 

Apollo > OFICINA > CADASTRO > Slots DSD Book 

Nesta opção a concessionária poderá definir os horários e dias da semana que o DSD poderá realizar os agendamentos na Agenda da Oficina (Mecânico). 

OBS: Os horários deverão respeitar o expediente da Oficina, ou seja, estar dentro dos limites do horário dos mecânicos. 

 

Informar os mecânicos, dias da semana e horários que serão gerados agendamento vindos do DSD Book. 

 

Figura 7 : Slots DSD Book


Ao clicar em Inserir ou Editar: 

 

Figura 8 : Manutenção Slots DSD


Informe o mecânico, o dia da semana, início e fim do 1o e 2o turnos, e também o início e fim dos intervalos. 

  

 

Integração DSD Book x LinxDMS 

 

Figura 9 : Integração


1. O primeiro passo é informar o veículo e selecionar a concessionária (conta concessão/Dealer ID (GSSN)). 

Após, o cliente vai requisitar os serviços (services) para aquele veículo. 

 

Neste momento ocorre a primeira requisição do LinxDMS para o DSD. 

Serão enviados todos os serviços (Mão de Obra) da empresa (conta concessão = Dealer ID informado no DSD) e o tempo de execução dos mesmos. 

 Serão retornados os serviços padrão cadastrados nos Parâmetros do 'FabricaMBB' descrito acima.

 

Campos do Json enviado: 

id = Código da Mão de Obra 

title = descrição da mão de obra (resumida)  

description = Descrição da mão de obra 

category = categoria do serviço, conforme De x Para descrito abaixo

origin = modelo do serviço (campo utilizado com esta informação para ser utilizada depois no agendamento) 

baseDuration : Unidade de Tempo do serviço (em horas) 

Remarks : 'OPTIONAL'. 

 

De x Para da Categoria Serviço: 

Identificação Categoria          Categoria DSD 

     Serviço Linx DMS                       

A -> Preparação                       OTHER 

D -> Diagnóstico                      DIAGNOSIS 

E -> Elétrica                             OTHER 

F -> Funilaria                           OTHER 

G -> Revisão Gratuíta             OTHER 

I -> Geometria                         OTHER 

L -> Lavagem                          OTHER 

M -> Mecânica                        REPAIR 

N -> Alinham/Balanceam        OTHER 

O -> Outros                             OTHER 

P -> Pintura                             PAINT_BODY_WORK 

R -> Serviço Rápido               OTHER 

S -> Acessórios                      OTHER 

T -> Teste                               OTHER 

U -> Preparação de Pintura   OTHER 

V -> Revisão                          MAIN_INSPECTION 

Z -> Tapecaria                       OTHER 

 

2. Depois que o cliente seleciona os serviços que deseja agendar, vai verificar a disponibilidade da agenda do consultor/mecânico (timeslots). 

Serão retornados todos os horários disponíveis dos mecânicos, dentro do intervalo de datas informado pelo cliente, onde será possível agendar os serviços selecionados, conforme a especialidade do mecânico e categoria do serviço. 

Condições para retornar os tempos livres (time slots): 

--> Verifica se tem alguma Especialidade do Mecânico para atender a categoria do serviço. 

Se tiver, serão considerados apenas os mecânicos desta especialidade. Senão, serão considerados todos os mecânicos. 

--> Verifica se os mecânicos são produtivos e se permitem agendamento 

--> Verifica os horários para agendamento do DSD de todos os mecânicos em Linx DMS > OFICINA > CADASTRO > Slots DSD Book 

--> Verifica se nos horários disponíveis tem algum agendamento já programado. Se tiver, não retorna o horário como disponível. 

--> Verifica se o tempo total dos serviços selecionados vão poder ser atendidos na sequência de horários disponíveis retornados 

  

Após verificar a disponibilidade dos mecânicos da especialidade, será verificada a disponibilidade dos consultores: se tem algum consultor disponível x minutos antes do horário do mecânico. 

Onde x é o Tempo de Atendimento do Horário de Recepção do Consultor. 

 

Ex: o horário disponível do mecânico é as 08:30, então as 08:15 deve ter um consultor disponível, isto se o tempo atendimento do consultor for de 15 minutos. 

 

Exemplo: 

Cliente quer verificar os horários disponíveis de 13/03 a 13/04, para agendar serviços a e b, que somados dão total de 3,6 horas (4 horas). 


Foram retornados os seguintes horários livres para agendamento do Consultor: 

OBS: Os slots retornados serão de X minutos, onde X foi parametrizado no ‘Tempo de execução (Slot) na agenda do Mecânico (em minutos)’ -> FabricaMBB > Parâmetros > aba DSD Book) 

{ 

    "timeslots": [ 

        { 

            "dateTime": "2024-03-13T08:40:00", 

            "duration": 30 

        }, 

        { 

            "dateTime": "2024-03-14T08:40:00", 

            "duration": 30 

        }, 

        { 

            "dateTime": "2024-03-15T08:40:00", 

            "duration": 30 

        }, 

        { 

            "dateTime": "2024-03-18T08:40:00", 

            "duration": 30 

        }, 

        { 

            "dateTime": "2024-03-19T08:40:00", 

            "duration": 30 

        }, 

        { 

            "dateTime": "2024-03-20T08:40:00", 

            "duration": 30 

        }, 

        { 

            "dateTime": "2024-03-21T08:40:00", 

            "duration": 30 

        }, 

        { 

            "dateTime": "2024-03-22T08:40:00", 

            "duration": 30 

        }, 

        { 

            "dateTime": "2024-03-25T08:40:00", 

            "duration": 30 

        }, 

        { 

            "dateTime": "2024-03-26T08:40:00", 

            "duration": 30 

        }, 

        { 

            "dateTime": "2024-03-27T08:40:00", 

            "duration": 30 

        }, 

        { 

            "dateTime": "2024-03-28T08:40:00", 

            "duration": 30 

        }, 

        { 

            "dateTime": "2024-03-29T08:40:00", 

            "duration": 30 

        }, 

        { 

            "dateTime": "2024-04-01T08:40:00", 

            "duration": 30 

        }, 

        { 

            "dateTime": "2024-04-02T08:40:00", 

            "duration": 30 

        }, 

        { 

            "dateTime": "2024-04-03T08:40:00", 

            "duration": 30 

        }, 

        { 

            "dateTime": "2024-04-04T08:40:00", 

            "duration": 30 

        }, 

        { 

            "dateTime": "2024-04-05T08:40:00", 

            "duration": 30 

        }, 

        { 

            "dateTime": "2024-04-08T08:40:00", 

            "duration": 30 

        }, 

        { 

            "dateTime": "2024-04-09T08:40:00", 

            "duration": 30 

        }, 

        { 

            "dateTime": "2024-04-10T08:40:00", 

            "duration": 30 

        }, 

        { 

            "dateTime": "2024-04-11T08:40:00", 

            "duration": 30 

        }, 

        { 

            "dateTime": "2024-04-12T08:40:00", 

            "duration": 30 

        } 

    ] 

} 


 

3.Após selecionar o horário disponível, o cliente solicita o agendamento (booking) na concessionária. 

Será gerado um agendamento para o consultor e para o mecânico no LinxDMS, a partir do horário selecionado pelo cliente no site, para o veículo e serviços selecionados. 

Consistências: 

  • Será verificado se o Chassi já está cadastrado no Linx DMS. Caso não encontre o chassi, será gerado um agendamento sem o chassi/placa (placa S/P) 
  • Será verificado se o Cliente está cadastrado no Linx DMS (procura pelo email do cliente). Caso não encontre o cliente, será gerado um agendamento e o mesmo é cadastrado como cliente Prospecção. 

 

Gera agendamento para consultor e mecânico, com a solicitação e serviços informados pelo cliente.  

O tipo de serviço da solicitação será conforme a categoria do serviço do DSD, buscando o tipo parametrizado para a categoria em Fabrica MBB > Parâmetros > aba DSD Book. 

 

Figura 10 :  Agenda do Consultor


Figura 11 : Manutenção da Agenda do Consultor - Solicitação


 

Figura 12 : Manutenção da Agenda do Consultor - Serviço


 

Figura 13 :  Agenda do Mecânico

 

 

Figura 14 : Serviços Agendados

 

 

O cliente pode fazer também o Cancelamento e Reagendamento no site, que também terão reflexos no LinxDMS. 

 

OBS:  

Para o reagendamento o cliente não poderá modificar os serviços dentro do DSD, apenas será possível a manutenção de data/horário do agendamento existente. Caso o cliente queira adicionar/alterar um serviço, deverá tratar diretamente com o Dealer do agendamento. 

Caso a concessionária precise alterar o agendamento recebido do portal, deverá entrar em contato diretamente com o cliente solicitando que ele realize o reagendamento através do DSD.

Não está previsto que o DMS retorne alterações na agenda para o portal DSD. 

Mesmo com a implantação do DSD, os agendamentos de serviço diretamente no DMS continuarão sendo realizados. 

DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.