Integração do LinxDMS com o DSD Book da MBB Vans.
Produto | Linx DMS |
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Menu | Menu Linx DMS |
Data |
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Autor | Distribuição Linx DMS |
Área | P&D DMS |
Implementar a Integração do DSD Book da MBB (VANS) com o LinxDMS.
Este documento aplica-se a todas as concessionárias da bandeira MBB Vans.
A montadora irá disponibilizar para a rede o DSDbook, que é uma interface que permite que o cliente final (proprietário do veículo) possa fazer os agendamentos de serviços nas oficinas autorizadas da rede MBB – Vans.
Conforme descrito pela montadora:
A Marcação de Consulta Online permite ao cliente a reserva das datas de serviço desejados de forma conveniente.
Os clientes podem agendar seus compromissos on-line em uma maneira fácil e moderna.
Durante a reserva, os clientes têm transparência sobre todos os horários disponíveis – a qualquer hora e de qualquer lugar.
O DSDbook pode ser acessado através de vários canais de entrada, páginas do mercado, nos sites dos concessionários ou através do Mercedes me e Mercedes PRO.
Figura 1 : Fluxo do DSD Book
Fluxo do processo de agendamento
Figura 2 : Fluxograma do processo de agendamento
Funcionamento no LinxDMS
Pre-Requisitos
Gateway (Interno da Linx)
Cadastrar os dados da concessionária no Gateway do LinxDMS, que será responsável pela comunicação entre o site DSD com o Linx DMS.
O Gateway será responsável por receber a requisição do site do DSD Book (MBB) direcionar para a concessionária selecionada.
Dados que deverão ser cadastrados para a concessionária :
Dealer ID : Identificador do Dealer na MBB Mundial (GSSN - OUTLET ID)
URL : endereço de acesso da concessionária para o LinxDMS
Usuário e senha da concessionária : usuário e senha de acesso ao LinxDMS (administrador).
Estes dados devem ser informados para o time da Linx realizar o cadastro.
(No momento deve ser passado para o Analista de Negócios da MBB Edson Madruga ou para o responsável pelo Relacionamento com Montadora MBB Bruno Boffa).
Cada concessionária que for utilizar o DSDbook deverá liberar o acesso ao LinxDMS, para que o site possa consumir os endpoints e retornar os serviços, os horários disponíveis da agenda e para fazer o agendamento na Oficina.
Por questão de segurança, algumas concessionárias solicitaram um IP Fixo da Linx, para liberar o acesso apenas para este IP.
O time de engenharia da Linx (no momento Walter Oliveira Cardoso) tem a informação deste IP que foi criado para o gateway.
Parametrização do sistema para utilização do DSD
- Fabrica MBB > Parâmetros > aba Integra DSD Book
Figura 3 : Parâmetros DSD - aba Tipo Serviços Padrão DSD
Aba 'Tipo Serviços Padrão DSD'
Selecionar ‘Integra DSD Book’.
Informar o ‘Tempo de execução (Slot) na agenda do Mecânico (em minutos)’ -> indica de quanto tempo será cada slot de tempo da agenda do mecânico. Exemplo: 15 minutos, 30 minutos, 60 minutos.
Informe o código Identificador do Dealer na MBB Mundial (GSSN - OUTLET ID) da empresa/revenda.
Informe o Motivo de Cancelamento do Agendamento.
Informe os Tipo de Serviço Padrão para cada categoria de serviço -> A solicitação na agenda será gerada com este tipo, dependendo da categoria de serviço selecionada no site do DSD.
Figura 4 : Parâmetros DSD - aba Serviços Padrão DSD
Aba 'Serviços Padrão DSD'
Informe os Modelo de Serviço Padrão para o Agendamento no DSD.
Informe o serviço padrão (default) para cada categoria de serviço definido pela MBB para o DSD.
»» Estes serão os serviços default que serão enviados para o site do DSD.
2 - Cadastro de Mecânicos
Oficina > Cadastro > Mecânicos
Marcar o campo 'Permite Agendamento'
Figura 5 : Cadastro de Mecânicos - Permite agendamento
4. Fazer o De x Para da Especialidade do Mecânico com a Categoria de Serviço
Caso o mecânico tenha alguma especialidade, ele atenderá somente serviços de determinada categoria.
A disponibilidade da agenda irá considerar somente os mecânicos com esta especialidade, dependendo do serviço selecionado no site.
LinxDMS> Oficina > Cadastro > Especialidade
Figura 6 : Manutenção de Especialidades
Informe a(s) categoria(s) de serviço atendidas pela Especialidade do Mecânico.
5.Parametrizar o horário disponível para agendamento pelo DSD
Apollo > OFICINA > CADASTRO > Slots DSD Book
Nesta opção a concessionária poderá definir os horários e dias da semana que o DSD poderá realizar os agendamentos na Agenda da Oficina (Mecânico).
OBS: Os horários deverão respeitar o expediente da Oficina, ou seja, estar dentro dos limites do horário dos mecânicos.
Informar os mecânicos, dias da semana e horários que serão gerados agendamento vindos do DSD Book.
Figura 7 : Slots DSD Book
Ao clicar em Inserir ou Editar:
Figura 8 : Manutenção Slots DSD
Informe o mecânico, o dia da semana, início e fim do 1o e 2o turnos, e também o início e fim dos intervalos.
Integração DSD Book x LinxDMS
Figura 9 : Integração
1. O primeiro passo é informar o veículo e selecionar a concessionária (conta concessão/Dealer ID (GSSN)).
Após, o cliente vai requisitar os serviços (services) para aquele veículo.
Neste momento ocorre a primeira requisição do LinxDMS para o DSD.
Serão enviados todos os serviços (Mão de Obra) da empresa (conta concessão = Dealer ID informado no DSD) e o tempo de execução dos mesmos.
Serão retornados os serviços padrão cadastrados nos Parâmetros do 'FabricaMBB' descrito acima.
Campos do Json enviado:
id = Código da Mão de Obra
title = descrição da mão de obra (resumida)
description = Descrição da mão de obra
category = categoria do serviço, conforme De x Para descrito abaixo
origin = modelo do serviço (campo utilizado com esta informação para ser utilizada depois no agendamento)
baseDuration : Unidade de Tempo do serviço (em horas)
Remarks : 'OPTIONAL'.
De x Para da Categoria Serviço:
Identificação Categoria Categoria DSD
Serviço Linx DMS
A -> Preparação OTHER
D -> Diagnóstico DIAGNOSIS
E -> Elétrica OTHER
F -> Funilaria OTHER
G -> Revisão Gratuíta OTHER
I -> Geometria OTHER
L -> Lavagem OTHER
M -> Mecânica REPAIR
N -> Alinham/Balanceam OTHER
O -> Outros OTHER
P -> Pintura PAINT_BODY_WORK
R -> Serviço Rápido OTHER
S -> Acessórios OTHER
T -> Teste OTHER
U -> Preparação de Pintura OTHER
V -> Revisão MAIN_INSPECTION
Z -> Tapecaria OTHER
2. Depois que o cliente seleciona os serviços que deseja agendar, vai verificar a disponibilidade da agenda do consultor/mecânico (timeslots).
Serão retornados todos os horários disponíveis dos mecânicos, dentro do intervalo de datas informado pelo cliente, onde será possível agendar os serviços selecionados, conforme a especialidade do mecânico e categoria do serviço.
Condições para retornar os tempos livres (time slots):
--> Verifica se tem alguma Especialidade do Mecânico para atender a categoria do serviço.
Se tiver, serão considerados apenas os mecânicos desta especialidade. Senão, serão considerados todos os mecânicos.
--> Verifica se os mecânicos são produtivos e se permitem agendamento
--> Verifica os horários para agendamento do DSD de todos os mecânicos em Linx DMS > OFICINA > CADASTRO > Slots DSD Book
--> Verifica se nos horários disponíveis tem algum agendamento já programado. Se tiver, não retorna o horário como disponível.
--> Verifica se o tempo total dos serviços selecionados vão poder ser atendidos na sequência de horários disponíveis retornados
Após verificar a disponibilidade dos mecânicos da especialidade, será verificada a disponibilidade dos consultores: se tem algum consultor disponível x minutos antes do horário do mecânico.
Onde x é o Tempo de Atendimento do Horário de Recepção do Consultor.
Ex: o horário disponível do mecânico é as 08:30, então as 08:15 deve ter um consultor disponível, isto se o tempo atendimento do consultor for de 15 minutos.
Exemplo:
Cliente quer verificar os horários disponíveis de 13/03 a 13/04, para agendar serviços a e b, que somados dão total de 3,6 horas (4 horas).
Foram retornados os seguintes horários livres para agendamento do Consultor:
OBS: Os slots retornados serão de X minutos, onde X foi parametrizado no ‘Tempo de execução (Slot) na agenda do Mecânico (em minutos)’ -> FabricaMBB > Parâmetros > aba DSD Book)
{ "timeslots": [ { "dateTime": "2024-03-13T08:40:00", "duration": 30 }, { "dateTime": "2024-03-14T08:40:00", "duration": 30 }, { "dateTime": "2024-03-15T08:40:00", "duration": 30 }, { "dateTime": "2024-03-18T08:40:00", "duration": 30 }, { "dateTime": "2024-03-19T08:40:00", "duration": 30 }, { "dateTime": "2024-03-20T08:40:00", "duration": 30 }, { "dateTime": "2024-03-21T08:40:00", "duration": 30 }, { "dateTime": "2024-03-22T08:40:00", "duration": 30 }, { "dateTime": "2024-03-25T08:40:00", "duration": 30 }, { "dateTime": "2024-03-26T08:40:00", "duration": 30 }, { "dateTime": "2024-03-27T08:40:00", "duration": 30 }, { "dateTime": "2024-03-28T08:40:00", "duration": 30 }, { "dateTime": "2024-03-29T08:40:00", "duration": 30 }, { "dateTime": "2024-04-01T08:40:00", "duration": 30 }, { "dateTime": "2024-04-02T08:40:00", "duration": 30 }, { "dateTime": "2024-04-03T08:40:00", "duration": 30 }, { "dateTime": "2024-04-04T08:40:00", "duration": 30 }, { "dateTime": "2024-04-05T08:40:00", "duration": 30 }, { "dateTime": "2024-04-08T08:40:00", "duration": 30 }, { "dateTime": "2024-04-09T08:40:00", "duration": 30 }, { "dateTime": "2024-04-10T08:40:00", "duration": 30 }, { "dateTime": "2024-04-11T08:40:00", "duration": 30 }, { "dateTime": "2024-04-12T08:40:00", "duration": 30 } ] } |
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3.Após selecionar o horário disponível, o cliente solicita o agendamento (booking) na concessionária.
Será gerado um agendamento para o consultor e para o mecânico no LinxDMS, a partir do horário selecionado pelo cliente no site, para o veículo e serviços selecionados.
Consistências:
- Será verificado se o Chassi já está cadastrado no Linx DMS. Caso não encontre o chassi, será gerado um agendamento sem o chassi/placa (placa S/P)
- Será verificado se o Cliente está cadastrado no Linx DMS (procura pelo email do cliente). Caso não encontre o cliente, será gerado um agendamento e o mesmo é cadastrado como cliente Prospecção.
Gera agendamento para consultor e mecânico, com a solicitação e serviços informados pelo cliente.
O tipo de serviço da solicitação será conforme a categoria do serviço do DSD, buscando o tipo parametrizado para a categoria em Fabrica MBB > Parâmetros > aba DSD Book.
Figura 10 : Agenda do Consultor
Figura 11 : Manutenção da Agenda do Consultor - Solicitação
Figura 12 : Manutenção da Agenda do Consultor - Serviço
Figura 13 : Agenda do Mecânico
Figura 14 : Serviços Agendados
O cliente pode fazer também o Cancelamento e Reagendamento no site, que também terão reflexos no LinxDMS.
OBS:
Para o reagendamento o cliente não poderá modificar os serviços dentro do DSD, apenas será possível a manutenção de data/horário do agendamento existente. Caso o cliente queira adicionar/alterar um serviço, deverá tratar diretamente com o Dealer do agendamento.
Caso a concessionária precise alterar o agendamento recebido do portal, deverá entrar em contato diretamente com o cliente solicitando que ele realize o reagendamento através do DSD.
Não está previsto que o DMS retorne alterações na agenda para o portal DSD.
Mesmo com a implantação do DSD, os agendamentos de serviço diretamente no DMS continuarão sendo realizados.
Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.