NFC-e - Resolução de Possíveis Erros no Processo

Assunto
Resolução de possíveis erros comuns no processo de NFC-e

Produto

Mid/Linx DMS/Bravos

Menu

Instalador

Data

08/06/2018

Autor

@Wellington Silveira Palma

Área

Serviços – Segmento Automotivo


Finalidade
Esta página tem como objetivo a solução de possíveis ocorrências no processo de configuração de NFC-e.
Procedimentos
Após finalizada instalação do MID-e como administrador, poderão ocorrer alguns erros tanto no instalador quanto no ERP. Portanto serão propostas formas de resolução daqueles demonstrados.
Aplicação

  1. Após Clicar em Terminar conforme tela abaixo, deverá abrir o configurador do MID-e Client.



  1. Caso a aplicação não abra automaticamente, poderá procurar no menu iniciar por "Configurações" e executá-la. Caso a aplicação não abra automaticamente e manualmente provavelmente um dos requisitos não tenha sido cumprido e é muito comum ocorrer a mensagem abaixo:



  1. Acesse o Painel de Controle > Desinstalar um Programa > No menu à esquerda selecione Ativar ou Desativar Recursos do Windows > Garanta que o Net Framework 3.5 esteja instalado conforme abaixo.




Caso não esteja selecionados, favor seleciona-los conforme imagem acima e conclua a instalação retornando ao passo 2. Na hipótese de ocorrer a mesma mensagem veja se o Net Framework 4.5 também está instalado no Menu Painel de Controle > Desinstalar um Programa conforme abaixo:

No caso de não estar instalado, acesse o site da Microsoft e faça o download bem como a instalação do mesmo pelo link: https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=30653.


  1. Após estas ações o Programa para Configurar o MID-e Client deverá abrir com exito:



  1. Na configuração de NFC-e para Linx DMS/Bravos é necessário configurar o ConfiguraFrenteCaixa ou ConfiguraFrenteCaixaClient na aba Configuração e colocar o Modelo Impressora como: "NFC-e – Linx MID-e Client". Por vezes ela fica bloqueada e não há possibilidade de alterar conforme abaixo:


  1. A opção Utilizar Impressora Fiscal fica fisponível somente se no Cadastro de Empreas e Revendas > Parâmetros > PAF-ECF > Campo "Utiliza PAF-ECF" esteja desabilitado.



  1. Ao desmarcado é necessário reabrir ConfiguraFrenteCaixa ou ConfiguraFrenteCaixaClient > Configurações > Habilitar Utilizar Impressora Fiscal > Selecionar Modelo Impressora como: "NFC-e – Linx MID-e Client".




  1. Para efetivação da emissão de NFC-e, o ícone NFC-e deverá estar ativo no Frente de Caixa:



Para que esteja visível esta opção deverá ser seguida as instruções do passo 5, e analisar algumas outras parametrizações conforme abaixo:

  1. Opção de utilização de NFC-e habilitada:


  1. Formulário Preenchido:


  1. Além do cliente com a opção de emissão de Cupom Fiscal ativo:



Obs: Poderá ocorrer de mesmo seguindo todas as instruções acima a opção de NFC-e não fique ativa no Frente de Caixa, nestes casos deverá ser verificada se o cadastro do cliente está adequado para as regras deste tipo de envio. Por exemplo: existem as seguintes regras: para consumidor final: pessoa física, dentro do estado, que não seja produtor rural, sem inscrição estadual, e com CFOP´s específicos. Estas regras poderão ser distintas para cada UF, portanto verifique esses requisitos e ajuste para a possibilidade de utilizar esta opção de envio.

  • Sem rótulos