1. Introdução
O BR Mania App uma plataforma e-commerce para as franquias da VEM Conveniência, destinada à venda de produtos de conveniência via delivery. A plataforma facilita a procura por produtos e agiliza o processo de compra. Neste Guia apresentaremos os processos de integração entre a Retaguarda com o BR Mania App.
1.1 Glossário
“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
> = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.
2. Premissas
Retaguarda em versão 9.01.0400 ou superior;
PDV Linx Postos POS 1.1.0.58 ou superior.
2.1 Configurações do Sistema e Parâmetros
Para que a retaguarda faça a comunicação com plataformas delivery é necessário a utilização do módulo Integrações Delivery e a realização de parametrizações internas para estabelecimento. As configurações são realizadas pelo time de implantação conforme solicitação da franqueadora BR Mania.
Caso tenha dúvidas se o estabelecimento está integrado com o Br Mania APP entre em contato com o nosso time de suporte.
2.1.1 Nova forma de pagamento
Foi realizada a criação de uma nova de pagamento que será utilizada para a baixa automática dos pedidos recebidos via integração.
2.2 Credencias de acesso Packk
As credencias de acesso para integração da retaguarda com a Packk ( Desenvolvedora do aplicativo) são realizadas no menu "Cadastros → Estabelecimento → Estabelecimento, necessário acessar a empresa desejada e após <Alterar> após clicar na aba em Config. Deliverys, e aba "Packk" :
Definições dos campos:
- Forma de Pagamento: utilizar a nova forma de pagamento " BRMANIA APP".
- Id Loja: Campo para informar a identificação do Estabelecimento credenciado na Plataforma do BRMANIA APP, a informação será disponibilizada pela franqueadora.
- Token da loja (Merchant_id) : Campo para armazenar o token/Guid do Merchant_id único de cada loja.
- Código Produto Adicional: Campo para amarração do item "Frete" para aplicação no processo de venda via PDV, no entanto como a taxa de entrega será disponibilizada pela própria Vem Conveniência, não é necessário o cadastro via retaguarda.
- Regras de Formação de Preço Sugerido e Valor: Permite definir a regra de preço para cada plataforma inserindo um acréscimo em percentual, praticar um valor diferenciado para essas plataformas ou ainda, conceder um percentual de desconto para os produtos disponibilizados. Para a Packk deve ser mantido a informação Cadastro de Produto.
A incidência do frete no cupom dependerá apenas do responsável pelo frete na integração do pedido, ou seja, o próprio Lojista ou Marketplace responsável pelo serviço de logística da entrega. No momento e por padrão o frete não incide no cupom para lojistas da VEM CONVENIENCIA.
2.3 Comunicação com o Delivery
No menu Cadastros → Estabelecimento → Máquinas deve ser definida máquina que fará a comunicação com o delivery e pressionar o botão Alterar.
3 Criação de Cardápio
O Cardápio de produtos consta disponível menu Cadastros → Produtos → Delivery. Para os estabelecimentos pilotos irá constar as categorias com o sortimento padrão de produtos definido pela VEM Conveniência.
As categorias criadas especificamente para integração com a Packk possuem bloqueio de alteração nos campos, não permitindo edição da nomenclatura da categoria, produtos e variações vinculados ao produto ou a sua exclusão. Categorias definidas como padrão permitem ao usuário apenas ativar ou inativar a categorias, produtos e variações.
A definição de Preços que será enviada ao Delivery segue os valores solicitados pela franqueadora.
Categorias incluídas diretamente pelo menu de delivery permanecem permitindo aos usuários realizar inclusões, alterações e exclusões.
Desta forma as categorias que não constarem como padrão podem ser vinculadas aos demais Deliverys que o estabelecimento utilizar.
4 Integração com o PDV Linx Postos POS
Para realizar as parametrizações do PDV e necessário realizar os procedimentos descritos no guia https://share.linx.com.br/x/xcnTFQ
5 Consultar Vendas
Para consultar na Retaguarda as vendas finalizadas após recebimento de pedidos do delivery BR Mania APP é possível utilizar o relatório de Vendas por documento Fiscal, disponível em Consultas → Auditoria → Vendas por documento fiscal:
O Filtro Origem da Venda, permite a seleção da opção BR Mania APP para buscar somente vendas finalizadas no PDV que foram integradas pelo Delivery.
O Relatório de Vendas Dinâmico, disponível em Consultas → Vendas → Relatório Vendas Dinâmico permite ao usuário personalizar as informações de acordo com a necessidade do estabelecimento e também permite a seleção de Origem da Venda.