OFIT0101 Geração KPI Duo Tec Diário/Mensal

v04.60 – Novembro/2012

Este programa tem como objetivo gerar uma planilha para medir o desempenho da oficina, cuja finalidade é visualizar a operação do Box Duo Tec.

Serão analisadas somente as Ordens de Serviço encerradas, as OS's canceladas não serão consideradas.
Para geração da planilha é necessário que exista no diretório "C:" da estação de trabalho em que está sendo gerado:

  • O arquivo "call_excel.bat" (fornecido pela Dia System) que contém o caminho do programa executável "excel.exe";
  • As planilhas "KPI_OFIT0101_M.xls" e "KPI_OFIT0101_D.xls" (fornecidas pela Dia System).

Este programa possibilita a geração das informações Diária e Mensal, respectivamente nas planilhas "KPIDTOFIT0101_D.xls" e "KPIDTOFIT0101_M.xls".


Como filtro para geração dos dados nas planilhas estarão disponíveis:

Campo

Descrição

Mês/Ano

Período inicial e final (Mês/Ano) para análise e geração dos dados, sendo o prazo máximo de 12 meses. Utilize este filtro na geração da planilha mensal. Este campo será apresentado desabilitado no processo de geração diária.

Data

Período inicial e final (Dia/Mês/Ano) para a análise e geração dos dados, sendo o limite máximo de 31 dias. Utilize este filtro para a geração da planilha diária. Este campo será apresentado desabilitado no processo de geração mensal.

Duo Tec

Selecione dentre as opções: "D – Duo Tec" (para OS que possuir pelo menos um item marcado como Duo Tec), "C – Convencional" (para OS que não possua Duo Tec) e "G – Geral" (todos os itens – sem Duo Tec e com Duo Tec). Será apresentado como default o valor válido "D - Duo Tec", sendo permitido efetuar a seleção desejada.

Cliente Aguardam

Selecione dentre as opções: "Sim" - serão analisados os dados da OS que possuir o campo "Cliente Aguarda" indicado como "S", "Não" - serão analisados os dados da OS que possuir o campo "Aguarda Cliente" indicado como "N" e "Todos" - serão analisados os dados de todas as OS's independente da definição do campo "Cliente Aguarda". Será apresentado como default o valor válido "T – Todos", sendo permitido efetuar a seleção desejada

Box

Permite selecionar o Box de Serviço Duo Tec para a geração dos dados.

Tipo Serviço

Possibilita selecionar o tipo de OS desejado para a análise e geração dos dados.


Ao confirmar a seleção dos filtros, será apresentada a seguinte mensagem "Confirmar Geração?". Caso afirmativo, será aberto um dos seguintes arquivos/planilha "KPIMOFIT0101_M.xls" e "KPIDOFIT0101_D.xls", de acordo com a seleção efetuada. Após este procedimento, será apresentada a mensagem "Ao terminar abertura da planilha tecle ENTER - Enter" e a planilha será atualizada de acordo com os filtros selecionados. Estas planilhas terão os seguintes dados:

Campo

Descrição

G.1 - Total Geral de Unidades Atendidas

Quantidade de OS encerrada que se enquadra nos critérios indicados no filtro aplicado. Não serão consideradas nessa relação Interna e Funilaria & Pintura.

G.2 - Total Geral de Unidades Atendidas / (CPUS + os's Garantia) (%)

Resultado do item G1 dividido pela CPUS + as OS's de Garantia, o resultado será exibido em %.
CPUS é a soma da quantidade de OS com serviço pago pelo cliente, independente se é Duo Tec ou não. Interna e Funilaria não serão consideradas na soma.
Exemplo: Total unidades atendidas no Duo Tec 100 (linha 10)/1000 (*CPUS + OS's de Garantia) = 10%

G.3 – Total Geral de Venda de Peças (R$)

Soma do valor de peças aplicadas na OS contabilizadas no item G.1.

G.4 – Total Geral de Venda de Serviços (R$)

Soma do valor dos serviços das OS's contabilizadas no item G.1.

G.5 – Valor Total de Vendas de Peças + Serviços (R$)

Soma das linhas 9 (item G.3) e 10 (item G.4) da planilha.

G.6 – (Valor Total de Peças + Serviços) / (CPS + OS's de Garantia) (%)

Resultado da divisão do item G.5 / CPS.
CPS: soma de todos os valores (peças e serviços) faturados pela oficina. Interna e funilaria não entram na soma. Essa soma também é relativa ao período gerado, dentro de cada dia da exibição no relatório e será exibida em percentual.
Exemplo de calculo:
Total de Vendas de Peças e Serviços = 10.000 (item G.5)
CPS = 30.000
10.000 / 30.000 = 33,33 %

G.7 – Ticket Médio (R$)

Resultado da divisão do item G.5 (Valor Total de Vendas de Peças + Serviços) pelo item G.1 (Total Geral de Unidades Atendidas).
Exemplo de calculo:
Valor Total de Vendas de Peças + Serviços = 4.000
Total de Unidades Atendidas no Box Duo Tec = 10
4.000 / 10 = 400 = Ticket Médio do Box Duo Tec

G.8 – Tempo Médio de Aguardando Serviço (min)

Média de tempo entre a abertura da OS (Data e Hora da abertura) e o Início do primeiro serviço apontado de todas as OS's tratadas no item G.1. Esse tempo será exibido em minutos. Será considerado o primeiro apontamento independente do tipo de serviço.

G.9 - Tempo Médio de Manutenção Periódica (min)

Soma do Tempo da Revisão Periódica de todas as OS's tratadas no item G.1, ou seja, somente serão considerados para o calculo serviço do tipo de OS = CPS, dividido pela Quantidade de OS com o tipo OS = CPS tratada no item G.1.

G.10 – Taxa de Eficiência Técnica da Manutenção Peródica (%)

Soma do tempo padrão dos itens marcados como CSP das OS's tratadas no item G.1 dividido pelo Tempo de Box dos itens apontados como CSP das OS's tratadas no item G.1.
Para Manutenção Periódica marcada como DT, será utilizado o Tempo Padrão para Manutenção no Box Duo Tec. e, quando a Manutenção não estiver marcada como DT, será utilizado o Tempo Padrão para Manutenção. O resultado será a média do calculo para todas as OS's tratadas no item G.1.
Exemplo 1:
Revisão de 10.000 km do Corolla indicada como *DT = Sim.
*Neste exemplo o Tempo Padrão será de 30 minutos
Tempo Apontado = 25 minutos.
Calculo: 30/25 = 120%
Exemplo 2:
Revisão de 10.000 km do Corolla indicada como **DT = Não
*Neste caso o Tempo Padrão é de 45 minutos
Tempo Apontado = 40 minutos.
Calculo: 45/40 = 112,50%

G.11 – Tempo Médio de Alinhamento (min)

Soma de todos os Tempos do serviço de Alinhamento dividido pela Quantidade de OS que tiveram alinhamento, lembrando que neste campo serão consideradas apenas as OS's tratadas no item G.1.
Observação: Tempo de Alinhamento = (Data & Hora) da Conclusão do alinhamento - a (Data & Hora) do inicio do alinhamento.
Exemplo: Entre as OS's mencionadas no item G.1, 10 tiveram alinhamento e a soma do tempo de alinhamento de todas estas OS's é de 120 minutos.
Calculo: 120 minutos / 10 = 12 minutos.

G.12 – Tempo Médio de Reparos (Itens CSR) (min)

Média do tempo apontado de Reparos Adicionais, que são lançados em itens de OS's indicadas no campo G.1 e com o tipo de Ordem = CSR. O calculo será efetuado através da soma de todos os tempos apontados dos itens CSR e dividido pela quantidade de OS's que possui um item de Ordem de Serviço = CSR
Exemplo: Soma dos tempos apontados em CSR das OS's tratadas no item G1 = 240 minutos.
Quantidade de OS's que tiveram itens marcados como CRS = 10
Calculo: 240 minutos / 10 OS's = 24 minutos.

G.13 – Taxa de Eficiência dos Reparos /Itens CSR (%)

Soma do Tempo Padrão dos Itens indicados nas OS's tratadas no Item G.1 como CSR dividido pela soma do Tempo Total de Serviço dos Itens das OS's tratadas no item G.1 e marcados como CSR.
Se o item CSR estiver marcado como Duo Tec = N, será considerado o tempo padrão normal para o calculo.
Se o item CSR estiver marcado como Duo Tec = S, será considerado para o calculo o Tempo Padrão normal dividido por 2.
Exemplo: Tempo Padrão do item marcado para o item CSR da OS's tratada no item G.1 = 100 minutos
Tempo Total do Serviço do item marcado como CSR na OS's tratada no item G.1 = 80 minutos
Se a OS estiver marcada como Duo Tec = N, calculo: 100 minutos / 80 minutos = 125%.
Se a OS estiver marcada como Duo Tec = S, calculo: (100 minutos / 2) / 80 minutos = 62%.

G.14 – Tempo Médio de Lavagem

Tempo Médio de Lavagem das OS's tratadas no item G.1, sendo que Tempo de Lavagem = (Data & Hora de Inicio da Lavagem) - (Data & Hora do Apontamento de Finalização da lavagem).
Exemplo: Total de OS's tratadas no item G.1 com apontamento de lavagem = 10.
Soma do Tempo Total de Lavagem dos veículos tratados no item G.1 = 120 minutos
Calculo: 120 minutos / 10 Veículos = 12 Min.

G.15 – Tempo Médio de Finalização (min)

Soma do Tempo de Finalização de todas as OS's tratadas no item G.1 dividido pelo Total de Veículos tratados no item G.1.
O Tempo de Finalização é o tempo entre a conclusão do último Serviço, Data & Hora do último apontamento das Ordens de Serviço tratadas no item G.1 e o apontamento da Data & Hora do campo "Data & Hora do Veículo Pronto" do programa ("OFIC2900") dividido pela quantidade de OS's tratadas no item G.1.
Exemplo do calculo:
Soma do Tempo de Finalização dos Veículos tratados no item G.1 = 120.
Total de Veículos tratados no item G.1 = 12.
Calculo: 120 minutos / 12 veículos = 10.

G.16 – Média do Lead Time Total do Processo (min)

Resultado da Soma do Lead Time Total de todas as OS's tratadas no item G.1 dividido pela quantidade de veículos tratados no item G.1.
O Lead Time Total do Processo para cada OS será calculado da seguinte forma:
Data & Hora de apontamento do campo Veículo Pronto do programa ("OFIC2900") - campo da Data & Hora do primeiro contato com o cliente) menos a Data & Hora da abertura da OS. O resultado será em minutos.

G.17 – Eficiência do Lead Time Total do Processo

Eficiência do Lead Time Total do Processo é o resultado do seguinte calculo:
Tempo Padrão do Lead Time Total do Processo / Lead Time Total do Processo (min)(item G.16).
Tempo Padrão do Lead Time do Processo: Este calculo será realizado para todas as OS´s tratadas no item G.1, e a média deste calculo é o resultado que será apontado neste campo.
O Tempo Padrão do Lead Time Total do Processo será calculado da seguinte forma:
Soma do Tempo Padrão dos itens CSR, dos itens CSP, dos itens GRS, do Alinhamento e dos itens CSO apontados na OS mais o Tempo Padrão de Lavagem cadastrado para cada família no programa ("OFIC0372"), independente da lavagem ter sido apontada ou não, mais o Tempo Padrão cadastrado para preparação de entrega cadastrado no programa ("OFIC0372").
Observação: Quando os itens CSR, GRS ou CSO estiverem marcados como DUO TEC = Sim, o tempo padrão será dividido por 2. Quando o item CSP estiver marcado como Duo Tec = Sim, será utilizado o Tempo Padrão de Manutenção cadastrado para o Duo Tec.

G.18 – Tempo Médio do Primeiro Apontamento até a Conclusão da Preparação Entrega (min)

Tempo entre o apontamento do primeiro serviço (coluna S do ("OFIT0100")) e a Conclusão da Preparação de Entrega ("OFIC2900") - informação de data e hora do veículo pronto).
É o resultado do calculo do valor médio de todas as OS´s tratadas no item G.1:
Data do Veículo Pronto ("OFIC2900") - a data de apontamento do primeiro serviço (coluna S do ("OFIT0100")). O resultado será em minutos. Soma-se o resultado em minutos de todas as OS's tratadas no item G.1 dividido pela quantidade de OS´s tratadas no item G.1. Se na OS não tiver serviço com apontamento, consequentemente, não teremos esse indicador, ou seja, não será considerado no calculo.

G.19 – Eficiência do Tempo do Primeiro Apontamento até Conclusão da Preparação Entrega

Eficiência do Tempo do Primeiro Apontamento até Conclusão da Preparação Entrega é o resultado do seguinte calculo:
Tempo Padrão do Lead Time Total do Processo / Tempo Médio do Primeiro Apontamento até Conclusão da Preparação Entrega (item G.18).
Tempo Padrão do Lead Time do Processo: Este calculo será realizado para todas as OS´s tratadas no item G.1. A média deste calculo é o resultado que será apontado neste campo.
O Tempo Padrão do Lead Time Total do Processo será calculado da seguinte forma:
Soma do Tempo Padrão dos itens CSR, dos itens CSP, dos itens GRS e dos itens CSO apontados na OS mais o Tempo Padrão de Lavagem cadastrado para a família no programa ("OFIC0372"), independente da lavagem ter sido apontada ou não, mais o tempo padrão cadastrado para preparação de entrega no programa ("OFIC0372").
Observação: Quando os itens CSR, GRS ou CSO estiverem marcados como DUO TEC = Sim, o tempo padrão será dividido por 2. Quando o item CSP estiver marcado como Duo Tec = Sim, será utilizado o Tempo Padrão de Manutenção cadastrado para o Duo Tec.
Utiliza-se o mesmo conceito do item G.17

G.20 – Veículos Entregue no Prazo Prometido (%)

Soma da quantidade de veículos Data & Hora do veículo Pronto na OS (coluna X do ("OFIT0100")) menor (anterior) à Data Prometida (coluna R do ("OFIT0100")), ou seja, todos os veículos indicados como SIM na coluna AC do ("OFIT0100") dividido pela quantidade total de veículos tratados na linha G.1.

G.21 – Taxa de Agendamento

Quantidade de Ordens de Serviços tratadas no item G.1 que possuem uma pré-ordem / Quantidade total de Ordem de Serviço tratadas no item G.1.
Total de OS tratada no item G.1 com agendamento = 100
Total de OS tratada no item G.1 = 120:
Calculo:100/120= 83,33%

G.22 – Taxa de Clientes que aguardam o Serviço

Resultado do seguinte cálculo: Quantidade total de OS tratada no item G1, cujo cliente esteja aguardando o serviço ("OFIT1000"), campo vai aguardar = Sim, dividido pela Quantidade Total de OS´s tratadas no item G.1
Exemplo: Total de OS = 100
Total de clientes aguardando = 20
20/100 = 0,2 *100 = 20%

G.23 – Taxa de Utilização do Box de Serviço

Tempo Apontado de itens da OS´s tratadas no item G.1 / Tempo Disponível do Box tratado no filtro do relatório. Na geração do relatório haverá a opção de selecionar um Box específico ou todos.
Exemplo:
Tempo apontado = 150 horas
Tempo Disponível = 120 horas,
150/120 = 1,25 *100 = 125 %


Ao carregar a planilha, todos os campos entre as linhas 1 a 5 serão preenchidas de acordo com as opções selecionadas no filtro pelo usuário no momento da geração do relatório, ou seja, será gerado o cabeçalho da planilha.

Processo Diário: a geração será por período Inicial (Dia/Mês/Ano) e Final (Dia/Mês/Ano), sendo o limite máximo de 31 dias, por exemplo: o relatório poderá ser emitido de 25/05 à 25/06. Caso o usuário selecione um período com mais de 31 dias será apresentada a mensagem: "Atenção, período informado superior a 31 dias". Nessa opção será carregada a planilha "KPIDTOFIT0101_D.xls". A linha da planilha que se refere aos dias (linha 5), será preenchida pelo sistema, portanto, se o usuário selecionou por exemplo os dias 10 a 15, somente serão preenchidas essas datas e, o dia 10 que se refere à primeira data, será exibido na coluna "E", ou seja, sempre a primeira data do filtro iniciará na linha. Caso a seleção do usuário tenha sido entre as datas 15 até 20, será visualizado nas colunas "E" até "I".

Processo Mensal: a geração será por período Inicial (Mês/Ano) e Final (Mês/Ano),. Nessa opção será carregada a planilha "KPIMTOFIT0101_M.xls". O prazo máximo para análise é de 12 meses. Caso o usuário selecione um período maior, será apresentada a mensagem "Período máximo para análise de 12 meses". Diferente do conceito do processo diário, na geração da planilha mensal as colunas serão fixas, conforme o modelo disponibilizado pela montadora, ou seja, a coluna "E" será o mês de Janeiro e a coluna "P" será Dezembro.

A geração dos dados na planilha se divide em duas partes: até a linha "31" serão apresentadas as informações "Gerais", ou seja, para todas as famílias. A partir a linha "35", as mesmas informações serão exibidas por família, na ordem que está montada a planilha Excel, tanto para a planilha diária como para a mensal.


v05.10 – Abril/2015
Alteração no modo de seleção dos tipos de OS. Na versão antiga o sistema tinha limitação de quantidade de OS que podiam ser informadas (máximo de 10 tipos, ou se deixasse o campo "em branco" como na figura abaixo, o sistema considerava TODAS as OS ).

A partir desta versão o usuário terá a possibilidade de selecionar qualquer tipo de OS dentre todas cadastradas no sistema, inclusive filtrando pelo status que indica se a OS está ativa ou inativa. Após a definição do filtro, basta posicionar o cursor no tipo desejado e pressionar "ENTER", a coluna "S/N" ficará com o valor "S" indicando que ela fará parte da emissão do relatório final. Ao pressionar CONTROL+T o sistema seleciona todos os tipos existentes (todos os valores da coluna "S/N" passarão a apresentar o valor "S"). Para desmarcar, basta pressionar CONTROL+T novamente.

O filtro "Ativo" aceita os valores "S" (SIM), "N" (NÃO) e "T" (TODOS), ou seja, selecionando "T" o sistema considerará todos os tipos de OS cadastrados (ativas e inativas).
CONTROL+F finaliza a seleção.