Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

O processo de inventário físico dentro do SetaERP, é utilizado para ajustar o estoque da loja, mantendo-o sempre em dia, sem divergências, além de inventariar nosso estoque podemos fazer entrada e saída de produtos. Neste treinamento você aprenderá a realizar o Inventário Físico no SetaERP.


Manual de uso da ferramenta

Bem-Vindo a Terceira Fase do processo

Agora você decide se irá acertar toda a loja, ou alguma outra forma de atualizar o estoque dos seus produtos no sistema.

1)Acesse o retaguarda, estoque, inventário físico

2)Defina o código de inventário e clique em Acertar

3)Nesse momento você irá definir como será realizado o Acerto de Estoque

A primeira informação importante é o tipo de Mercadoria que foi Inventariado. Geralmente quando há inventário, usa-se a primeira opção

A segunda informação importante é a Data Base:

Informando uma data base menor que a atual, o sistema irá ignorar as movimentações (entrada e saída) que ocorreram nesse período (data informada até a data atual), desta forma, poderá ser realizado o acerto do inventário sem prejuízo para o estoque movimentado depois da data da realização do inventário. Lembrando que, o correto é realizar o inventário com a loja fechada, essa opção deve ser utilizada apenas em casos de extrema necessidade.

A terceira informação importante é a forma que será realizado o inventário:

Nesta tela, podemos realizar o acerto de estoque de diversas formas, sendo elas:

1-Algumas Marcas

  • Realiza o acerto de estoque das marcas selecionadas. 

Com o inventário já aberto é só clicar no botão Acertar, manter selecionado a opção 1 – Algumas Marcas e marcar o parâmetro Acertar estoque somente das marcas selecionados.

Por fim, no campo Selecione as Marcas Inventariadas é só ir marcando as marcas desejadas e clicar no botão OK e prosseguir com o inventário normalmente.
Obs.: Se tiver produtos contados/importados de outras marcas, esses não serão acertados.

2-Alguns Departamentos

  • Realiza o acerto de estoque dos Departamentos selecionados.

Com o inventário já aberto é só clicar no botão Acertar, manter selecionado a opção 2 – Alguns Departamentos e marcar o parâmetro Acertar estoque somente dos departamentos selecionados.

Por fim, no campo Selecione os Departamentos Inventariados é só ir marcando os departamentos desejados e clicar no botão OK e prosseguir com o inventário normalmente.
Obs.: Se tiver produtos contados/importados de outros departamentos, esses não serão acertados.

Alguns Grupos

  • Realiza o acerto de estoque dos Grupos selecionados

Com o inventário já aberto é só clicar no botão Acertar, manter selecionado a opção 3 – Alguns Grupos e marcar o parâmetro Acertar estoque somente dos grupos selecionados.

Por fim, no campo Selecione os Grupos Inventariados é só ir marcando os grupos desejados e clicar no botão OK e prosseguir com o inventário normalmente.
Obs.: Se tiver produtos contados/importados de outros grupos, esses não serão acertados.

Algumas Coleções

  • Realiza o acerto de estoque das coleções selecionadas

Com o inventário já aberto é só clicar no botão Acertar, manter selecionado a opção 4 – Algumas Coleções e marcar o parâmetro Acertar estoque somente das coleções selecionados.

Por fim, no campo Selecione as Coleções Inventariadas é só ir marcando as coleções desejadas e clicar no botão OK e prosseguir com o inventário normalmente.
Obs.: Se tiver produtos contados/importados de outras coleções, esses não serão acertados.

Por Referência

  • Pode ser informado uma única referência e acertar o estoque de todos os produtos com esta referência

Com o inventário já aberto é só clicar no botão Acertar, manter selecionado a opção 5 – Por Referência e marcar o parâmetro Acertar estoque somente dos produtos selecionados.

Por fim, no campo Informe a Referência é só ir marcando as referências desejadas e clicar no botão OK e prosseguir com o inventário normalmente.
Obs.: Se tiver produtos contados/importados de outras referências, esses não serão acertados.

Produtos avulsos (Ignora os não contados)

  • Podemos inventariar produtos avulsos, independente de marca, tamanho ou referência. Irá ignorar os produtos não contados, ou seja, não será alterado o saldo dos produtos que não estão no inventário;

Com o inventário já aberto é só clicar no botão Acertar, manter selecionado a opção 6 – Produtos Avulsos (Ignora os Não Contados).

Por fim, clicar no botão OK e prosseguir com o inventário normalmente.
Obs.: Só será acertado o estoque dos produtos que foram incluídos na contagem, os demais não serão acertados.

Entrada de produtos (Ignora o estoque atual)

  • Podemos realizar a entrada de produtos pelo inventário sem alterar o estoque atual, apenas adicionando estes produtos inventariados;

Com o inventário já aberto é só clicar no botão Acertar, manter selecionado a opção 7 – Entrada de Produtos (Ignora o Estoque Atual).

Por fim, clicar no botão OK e prosseguir com o inventário normalmente.
Obs.: Essa forma simplesmente acrescenta a quantidade contada ao estoque dos produtos presentes na contagem, os demais produtos não serão modificados.

Saída de produtos (Ignora o estoque atual)

  • Podemos realizar uma saída de produtos pelo inventário sem alterar o estoque atual, apenas dando saída dos produtos inventariados;

Com o inventário já aberto é só clicar no botão Acertar, manter selecionado a opção 8 – Saída de Produtos (Ignora o Estoque Atual).

Por fim, clicar no botão OK e prosseguir com o inventário normalmente.
Obs.: Essa forma simplesmente subtrai a quantidade contada ao estoque dos produtos presentes na contagem, os demais produtos não serão modificados.

Toda a Loja

  • Realiza o acerto de todo o estoque da loja, ou seja, substituirá todo o estoque. 


PRIMEIRA FASE: Coleta do Inventário
  • Há três formas de realizar a coleta do inventário:

        I - Contagem de Estoque dentro do Seta;

       II - Utilizando arquivo de texto (txt)

       III - Usando o seta coletor

Aprenda sobre as três formas clicando no link: Como coletar o inventário físico no SetaERP


SEGUNDA FASE: Importar os produtos do Inventário
  • Depois de finalizar a primeira fase, você precisa enviar os dados coletados para o computador. Você irá aprender como fazer essa exportação que é a segunda fase do processo.
  • Vamos para a segunda fase, clique no link e vamos para o próximo passo: Como importar os produtos do inventário físico no SetaERP
QUARTA FASE: Acerto do Estoque






  • Sem rótulos